sábado, 9 de abril de 2011

Os irmãos AA-5 PT-IIN e PT-JHM vão se encontrar...

Adquirir um avião é uma decisão muito importante na maioria dos pilotos, empresários, fazendeiros e amantes da aviação, que por uma questão ou outra precisam por necessidade ou por lazer de uma aeronave.
É um ser metálico que acaba entrando na família de uma forma inesperada muitas vezes.
É como adotar um filho. Decisão que deve ser bem orientada e planejada, para trazer alegria e satisfação durante os vôos e a certeza de uma escolha correta. Todo avião precisa de uma família para amá-lo e cuidar da sua vida útil, como se fosse um filho biológico. Se quem adquire uma aeronave não pensa assim, certamente esse vinculo não dará certo de forma alguma. Costumo dizer que um avião deve ter uma família dedicada.
Reconheço também que na fase que antecede a compra do avião dos seus sonhos e da sua necessidade o interessante é conhecer profundamente o bem adquirido, lidando com todas as duvidas e procurando conscientizar das incertezas, dos mitos e preconceitos que outros menos esclarecidos possam pintar sobre a sua aeronave. O segredo do negócio, após determinado o modelo de avião que preenche as suas necessidades é aprofundar no treinamento sobre todas as condições operacionais da mesma, porque esse avião a meu ver tem sentimentos e se você entendê-lo e tratá-lo bem não terá problema algum. Dedique a ele amor, carinho, ternura e passe a imaginar que esse metal alado faz parte da sua vida, da sua historia, da sua família e dos seus verdadeiros amigos.
Quando sua aeronave apresentar os primeiros sintomas de um resfriado procure logo um Dr. em Mecânica de Aeronave. Leve-o a uma Oficina Homologada e Credenciada de sua confiança para não ter surpresas maiores depois. Não o deixe no abandono, esquecido no fundo de um hangar escuro. Pense antes dessa decisão o quanto ele foi importante para você e não o despreze nunca. Se não puder mantê-lo, encontre para ele um Pai ou uma Mãe adotiva e assim após a venda, em outro lar certamente encontrará o carinho e a dedicação para continuar voando bem.
Quando estava engatinhando na aviação lá na Escola em Marília-SP, conheci um Piloto das Selvas de ASAS DE SOCORRO que me ensinou uma coisa muito linda, a qual carrego comigo e procuro transmitir aos novatos. É o sentimento de agradecimento pelo voo nele realizado. O avião que você voa faz parte da sua vida. Ele te transmite com a experiência e segurança a tranquilidade até nas piores situações, pois você o conhece bem e ele já se acostumou contigo. Existe um elo conquistado de união através das atitudes e comportamentos. Vi esse gringo evangelizador, beijando o spiner da hélice do seu Cessna-180 após chegar do voo, na Oficina de Manutenção, e foi isso que ele me ensinou nos meus quase vinte anos. Até hoje ao termino de cada voo, beijo o spiner da hélice da minha aeronave, falo com ela, acaricio seu capô ainda quente e agradeço por mais uma voo tranquilo e seguro que tivemos. Nenhuma aeronave que passou pela minha vida durante esses 39 anos de aviação me deixou na mão. Apenas deixou saudades boas, dos momentos que estivemos juntos cruzando esse misterioso céu anil. Um dia você que voa como eu vai entender isso. O tempo necessário para esse entendimento legal varia em cada um e depende do sentimento e da criação de cada elemento. Quem já nasceu para voar e desde pequenino se envolveu nesse mundo misterioso da aviação, realmente consegue entender isso muito rapidamente.
Além da aeronave da empresa para a qual presto meu serviço como Comandante a mais de 21 anos ininterrupto eu tenho um avião adotado na minha família. É o querido GRUMMAN AA-5 TRAVELER, cuja identidade obtida em 1973 é PT-IIN.
Ele veio de uma grandiosa família que se espalhou pelo mundo. Nasceu nos Estados Unidos como todos os seus irmãos e foi adotado aqui no Brasil, por um simpático médico do Paraná que acabou vendendo-me mesmo a contra gosto a aeronave, pois estava velho e não conseguia mais voar o avião. Havia deixado-o esquecido no fundo do seu Hangar em Cascavel-PR, onde numa noite fria e chuvosa com muitos ventos, eu fui com o meu amigo Cmte. William Teles ver essa criança.
Ao ser aberta a velha porta do Hangar onde uma fraca luz amarelada descortinou essa jóia de avião, senti que era o que eu procurava para integrar minha família.
Foi amor à primeira vista, o mesmo sentimento que você sente quando adota um filho. Amor, carinho e ternura hoje eu tenho por esse avião. Aprofundei-me na sua vida e comecei a conhecer sua história e dos seus irmãos mais novos e mais velhos de forma verdadeira e naturalmente. Estou cuidando dele como sempre cuidei de todos os outros aviões que tive e os que passaram por mim. O PT-IIN faz parte da minha família.
Descobri que entraram no Brasil apenas 03 aeronaves dessa linhagem Grumman. Um modelo AA-1 YANKEE, o PT-DSK em 1969, o meu AA5 TRAVELER PT-IIN em 1973 e o AA5 TRAVELER PT-JHM em 1974. Voaram por algum tempo e por alguma razão desconhecida foram encostados em algum hangar da vida, saindo do sistema operacional de controle de suas situações de aeronavegabilidade. Atualmente o único voando em situação normal perante o RAB/ANAC é o meu "IIN". Mas fiquei demais feliz ao saber que o irmão do meu TRAVELER o "JHM" foi recentemente adquirido pelo Sr. Noboro e está passando por uma revisão geral no hangar de Manutenção Chayeene em Atibaia-SP para voltar em breve à situação normal de aeronavegabilidade. Quanto ao "DSK" não sei onde anda ou se já pereceu. Assim a família Grumman no Brasil vai achando suas origens
Já sabia sobre o aparecimento dessa aeronave, irmão do meu AA-5 em Atibaia-SP e hoje fico mais feliz ainda ao receber do meu querido amigo Cmte. Waldomiro Moreira algumas fotos desse avião em fase final para o prosseguimento dos vôos. Por ocasião do seu novo batismo no ar com certeza irei com o meu AA-5 visitá-lo lá em Atibaia-SP. Os irmãos tem muito que conversar.............
Consulta por Tipo ICAO

Tipo ICAO : AA5
PT-IIN
PT-JHM
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Consulta por Tipo ICAO
Tipo ICAO : AA1
PT-DSK
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MATRÍCULA: PT-DSK
Fabricante: AMERICAN GENERAL

Modelo: AA-1

Número de Série: AA-1-0450

Tipo ICAO : AA1

Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE

Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL

Peso Máximo de Decolagem: 680 - Kg

Número Máximo de Passageiros: 001

Categoria de Registro: PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS

Número dos Certificados (CM - CA): 6210

Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência: 171104

Data de Validade do CA: 24/11/09

Data de Validade da IAM: 06/06/09

Situação de Aeronavegabilidade: CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) VENCIDO

Motivo(s):

• IAM vencida
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MATRICULA: PT-JHM

Fabricante: AMERICAN GENERAL

Modelo: AA-5

Número de Série: AA5-0413

Tipo ICAO : AA5
Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE

Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL

Peso Máximo de Decolagem: 998 - Kg

Número Máximo de Passageiros: 003

Categoria de Registro: PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS

Número dos Certificados (CM - CA): 7523

Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência: 180510

Data de Validade do CA: 31/12/01

Data de Validade da IAM: 16/12/93

Situação de Aeronavegabilidade: CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) CANCELADO

Motivo(s):

• IAM vencida
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MATRICULA: PT-IIN
Fabricante: AMERICAN GENERAL

Modelo: AA-5

Número de Série: AA50215

Tipo ICAO : AA5

Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE

Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL

Peso Máximo de Decolagem: 998 - Kg

Número Máximo de Passageiros: 003

Categoria de Registro: PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS

Número dos Certificados (CM - CA): 6721

Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência: 141008

Data de Validade do CA: 17/09/15

Data de Validade da IAM: 310811

Situação de Aeronavegabilidade: Normal
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O "BILI"

Estou para conhecer um aeródromo, um campo de aviação, ou um pequeno aeroporto que não tenha adotado um Cachorro. Como não é diferente dos demais, o Aeródromo Municipal/Publico Armando Nataly (SDLY) teve nos seus áureos dias, por volta dos anos 90, o seu querido caõzinho, o "BILI". Carinhosamente batizado e adotado pelos usuários  de SDLY, mais precisamente pelo Toninho que tem um Hangar naquela localidade. Não só ele que fala com muita saudades do "BILI", mas todos os seus familiares e amigos que conviveram com o adorável cãozinho.
O "BILI" apareceu por acaso no hangar do Toninho. Foi bem recebido e acabou sendo adotado. O cãozinho morava naquela época do outro lado da pacata avenida de acesso ao aeródromo. A cidade foi crescendo, os bairros próximos ao Campo de Aviação foram aumentando e o acesso de ligação acabou sendo a avenida que de pacata tornou-se perigosa. Foi ali, atravessando essa avenida, correndo para ir ver o Toninho no seu hangar que o "BILI" tragicamente foi atropelado por um carro, falecendo no local, onde estava acostumado atravessar centenas de vez quando o alarme do hangar do Toninho disparava ao abrir as portas.
Todos, sem distinção alguma gostavam do "BILI". Era o rei do pedaço. Aos sábados o Toninho e seus familiares levavam o Cãozinho para um trato na Boutique Dog. Tomava banho de shampoo com direito a todo serviço que um cão de estimação tem. Voltava bonito para o Hangar do Toninho e passava o fim de semana por lá, recebendo todo carinho e amor da família e dos amigos.
Certo dia caiu uma chuva torrencial no aeródromo, inundando o gramado do pátio de aeronaves e o "BILI" até brincou com um caiaque ali. A verdadeira dona do "BILI" morava do outro lado da então perigosa avenida e não se importava com o amor do cão pelo pessoal do Campo de Aviação e do Hangar do Toninho. Sabia que ele era bem tratado por lá e adorava aquele recanto.
No dia derradeiro do acidente todos ficaram tristes. Correram para socorrer o "BILI", mas já era tarde demais. Choraram pela perda do cãozinho amigo que tanto tempo esteve alegrando o hangar. Até hoje o Toninho fala dele com emoção e muito sentimento de dor. Orgulhosamente preserva uma foto fantástica da enchente em que o "BILI" garbosamente está brincando com o caiaque.
Lembranças boas que ficaram na vida daquela gente de bom coração que até hoje mantém os laços de amizades, preservando o hangar, onde aos finais de semana é full festas.
O "BILI" partiu para sempre, foi sepultado no quintal da casa da sua dona. No hangar do Toninho em SDLY ficaram as lembranças, a saudade e a foto do "BILI"
  

quinta-feira, 7 de abril de 2011

SOBREVOANDO a "TERRA DA SAUDADE", Matão-SP


































Resolvemos no final de semana de 27 de março de 2.011, sobrevoar pela manhã a cidade de Matão-SP, a conhecida “TERRA DA SAUDADE”, para fotografar o aeródromo publico Armando Natalli (SDLY) divulgando a nossa base operacional aos amigos "Aventureiros do Ar". Uma cidade muita aberta a pequena aviação geral e esportiva. Tal é o fato da Prefeitura zelar com o maior carinho pelo aeródromo, conservando-o como cartão postal e de visitas, sendo considerada uma das entradas da cidade. Novos proprietários de aeronaves estão pleiteando área ali para construção de seus hangares, fugindo dos centros urbanos de maior densidade, onde existem órgãos fiscalizadores atuantes que administram esses aeroportos com cobrança abusiva de taxas. O nostálgico vôo panorâmico foi proporcionado pelo Cmte. Roberto Delallibera de Jaboticabal-SP no seu Cessna-182 SKYLANE PT-BZO, tendo como tripulantes extras eu e o Cmte. Osmar Molezini de São Paulo-SP que estava nos visitando com seu avião EMB-CORISCO PT-NMV. UM POUCO DA HISTÓRIA DE MATÃO-SP: A partir de 1890, quando os primeiros fazendeiros de café se instalaram na região, o núcleo populacional começou a se formar. Por volta de 1894, iniciou-se a construção da capela e a primeira missa foi celebrada no dia 25 de março de 1895, data considerada a de fundação da antiga vila do Senhor do Bom Jesus das Palmeiras.O número cada vez maior de colonos que chegavam para cultivar suas terras e o estabelecimento de casas de comércio e indústrias impulsionaram o desenvolvimento da região.A prova maior do interesse que a região despertava foi a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquara em fins de 1889, um dos principais fatores de desenvolvimento do município.Em 19 de setembro de 1895, foi criado o distrito policial de Bom Jesus das Palmeiras e, em 7 de maio de 1897, passou à categoria de distrito, mudando o nome para Matão, do município de Araraquara. Em 27 de agosto de 1898, criava-se o município.Fundação/aniversário: 27 de agosto de 1898 (112 anos). Matão é um município brasileiro do Estado de São Paulo. Localiza-se a 585 metros de altitude, na latitude 21°36'12" sul e na longitude 48°21'57" oeste. Sua população aferida pelo IBGE em 2009 era de 78.222 habitantes, distribuídos em 527,0 km² de área.Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Anualmente, na data do aniversário da cidade é realizado na "TERRA DA SAUDADE" o tradicional ENCONTRO DE AVIAÇÃO AERODESPORTIVA, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Matão-SP, organizado pelo matonense Cmte. BRUNO BAMBOZZI, Representante Técnico da ABUL/RRABUL - Associação Brasileira de Ultraleves, (www.abul.com.br).