sábado, 5 de setembro de 2009

MINI GOLDEN GATE, Rio Paranaiba,MG-MS.

Acima, foto da GOLDEN GATE BRIDGE em San Francisco-CA,USA.
Presidente Lula inaugurando a ponte.



Por do Sol na Ponte.











Com amigos visitando a Ponte.








Voando com o EMB-TUPI PT-VFH do A.C.Batatais-SP


















Voando com o Bimotor PIPER TWIN COMMANCHE do Cmte.William.


















Voando com meu Grumman AA-5 Traveler.









Esq.MG,Fazenda Congonhas. Dir.MS.

Em 1989,quando comecei a voar para a empresa, onde esse ano completo 20 anos de serviço como Piloto Executivo, o meu primeiro vôo oficial e inaugural no novo emprego foi para a Fazenda Congonhas-MG, próxima ao Porto Alencastro, divisa de MS-MG e o vilarejo São Sebastião do Pontal-MG, posteriormente emancipado.
Naquela época a ligação Minas Gerais a oeste com o Mato Grosso do Sul, cuja divisa é o Rio Paranaíba, era servida por balsas e o Porto Alencastro estava inserido dentro da divisa da fazenda. Comentava-se da construção de uma ponte para ligar os dois estados. Entretanto, as obras iniciavam-se e em seguida eram paralisadas por questões políticas. Tive a sorte de acompanhar todo andamento dessa construção, pois acampamentos foram instalados dentro da propriedade da fazenda e estávamos ali a cada semana, já que a agropecuária forte da empresa estava em ascensão, e nós usávamos a cidade de Paranaíba-MS para refeições e dormitório, sendo freqüentadores assíduos dos serviços de balsas para a travessia. Sua construção foi paralisada porque o governo de Minas Gerais não liberou os recursos relativos a sua contrapartida do projeto. Como era meu costume fotografar, fui registrando nos meus sobrevôos todo os momentos da obra e até hoje quando passo por ali ou vou na fazenda da empresa, faço uma visita pelo local. Quando com mais tempo disponível vou fotografar no solo meus passeios por ela e levo os amigos para conhecer uma das MAIS LINDA PONTE do Brasil. Acompanhando todo esse vai e vem acabei adquirindo um grande amor pela ponte e todas vezes que para lá voava, era costumeiro o sobrevôo do porto para ver as balsas e o andamento das obras. Obras que acabaram ficando paralisadas por muitos anos, tendo sido tudo abandonado em cinco ciclos de construção, entre paradas e retomadas dos trabalhos, os quais foram iniciados em 04 de novembro de 1.993, no governo Itamar Franco. A Ponte do rio Paranaíba, cuja obra levou cerca de dez anos de duração, acabou encurtando o caminho até os portos do Atlântico em 300 Km. Pude acompanhar de perto, desde os mergulhos iniciais no rio, toda sua fundação e a gestação demorada. Com estrutura estaiada da ponte de metal e concreto de 662,7 metros de comprimento e 16 de largura que liga a margem sul-mato-grossense à mineira do rio Paranaíba foi por mim batizada de “Mini Golden Gate”, pois tem muita semelhança com a internacionalmente famosa ponte GOLDEN GATE de San Francisco-Ca,USA.
A ponte sobre o rio Paranaíba, teve e tem uma importância para o desenvolvimento das regiões do Pontão e do Triângulo Mineiro, além de estimular a diversificação da economia local, amparada na agricultura e na pecuária que fluem com maior rapidez e segurança.
Já perdi durante todos esses anos a conta de quantos sobrevôos realizei sobre a ponte e com quantos aviões estive ali curtindo aquele visual fantástico, obra prima que cativa qualquer um. Centenas de passageiros que voaram comigo tiveram a oportunidade de apreciar tal beleza, obra prima de engenharia. Procuro sempre que possível fazer uma reta longa para pouso na cabeceira 11 da pista da Fazenda Congonhas-MG, Município de Carneirinho-MG,PRIV,UTC-3 ( SNEW- VFR Diurno,1423m x 19m,asfalto, cabeceiras:11 e 29,5.700KG, altitude:1374ft/419m,coordenadas: S 19º 39’ 48” – W 050º 57’ 06”). A pista está a cerca de 4.000 mts da ponte.
Finalmente a ponte sobre o rio Paranaíba, situada nas divisas dos Estados de Mato Grosso do Sul(MS) e Minas Gerais(MG) foi inaugurada pelo Preside LULA no seu governo no dia 11 de outubro de 2003. Muitos aviões de convidados utilizaram a pista SNEW, ocasião em que foi montada uma infra-estrutura dentro da propriedade da nossa empresa, próxima a ponte, para receber o Presidente Lula, sua comitiva, políticos e convidados para o evento de inauguração. Solenidade que reuniu cerca de 2 mil pessoas na margem mineira. Entretanto a diretoria da minha empresa não compareceu, pois impossibilitado pelas condições meteorológicas adversas da ocasião não permitiram nossa decolagem de Araraquara-SP (SBAQ) nossa base operacional. Até hoje a cada vôo para SNEW, ou passando por lá não deixo de executar o meu tradicional sobrevôo e tirar algumas fotos para a posterioridade.
Quem desejar visitar ou sobrevoar a MAIS LINDA PONTE, pode também utilizar da pista de pouso publica asfaltada de Paranaiba-MS (SSPN) distante 18 Km dali, onde existe o Posto de Abastecimento de AVGAS do Cmte. Nelsinho,tel:(067)9292-6495, ou com seu sócio,Cmte.Ademilson(067)9966-1112.
Resumo Informativo da Ponte de Porto Alencastro - MG/MS
Localização
Paranaíba (MS) e Iturama (MG)
Rodovia
BR - 497
Comprimento total
662,7 m
Largura da Ponte
16 m

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

4ºFESTIVAL AÉREO-2009 de Matão-SP.













































Nesse final de semana, 29/SAB e 30/DOM de agosto de 2.009, aconteceu em Matão-SP, no aeródromo SDLY o 4ºFESTIVAL AÉREO de Matão, edição 2.009.
Famosa Festa anual, Encontro de amigos, promovida pelo velho amigo Cmte. Bruno Bambozi, amigos de Matão e colaboradores da Prefeitura Municipal. Foi a oportunidade de estarmos novamente reunidos com os amigos nesse agradável fim de semana. Excelente festa aberta ao publico, onde além de rever os antigos, tivemos a oportunidade de conhecer e fazer novas amizades, encontrando com pessoas que só conhecíamos pelo Fórum da ABUL. Entre outros, tivemos o prazer de conhecer pessoalmente o simpático Cmte. de Linha Aérea (PLA) Pizzato da velha guarda da aviação comercial, o qual hoje integra nosso grupo de vôo, expondo suas experiências com agradável bate-papo. O Pizzato foi da era AC/DC da VASP, ou seja, antes do Canhedo e depois com o Canhedo. Aconteceu uma palaestra proferida pelo oficial Adenizar Fior da AFA sobre a nova área TMA da Academia deixando claro aos presentes todo o seu funcionamento e operacionalidade, tirando duvidas de muitos quantos aos vôos VFR realizados por nós da aviação aerodesportiva, já que a grande maioria dos presentes está inserida dentro dessa TMA. Houve passagens do novo jato executivo FENON da EMBRAER- Unidade de Gavião Peixoto(SBGP), acrobacias com os Cmtes: Tike Bazaia e Domingos da ACRO, pára-quedismo pelos amigos do Skydive Ibitinga que também abrilhantaram a festa. No sábado (29/AGO) foi servido um suculento churrasco com muita cerveja e refrigerantes a todos os presentes. Dezenas de aviões e pilotos compareceram ao evento, que teve um publico atuante lotando o aeródromo.