quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Saudades dos amigos e da PANTANAL Linhas Aéreas em Araraquara-SP.


Da esq. para dir:Cmte. Elmo, Moacyr Junior,Delfino e meu filho Matheus.SBAQ,06.10.2005.

Cmte. Moacyr Franco(ex-BRA) de Tripulante Extra na PANTANAL com o Cmte. Elmo.

Bons tempos aqueles em que a PANTANAL LINHAS AÉREAS fazia a linha São Paulo,SP(SBSP) - Araraquara,SP(SBAQ) - Uberaba,MG(SBUR) duas vezes por dia. Inumeras vezes estive voando com os amigos Cmtes. da Pantanal que faziam essa linha. Era uma mão na roda sair de Araraquara-SP as 06:40 hs/AM e pousar depois de 00:40 min. de vôo em São Paulo-SP e no inicio da noite regressar para a Morada do Sol. Os passageiros que prosseguiam para Uberaba-MG tinham mais 00:40 min de vôo, onde o avião e tripulação pernoitavam para retornar na manhã seguinte, fazendo o trajeto inverso.. Estávamos no meio da linha.Por alguns anos a Pantanal supriu a rota, mesmo com poucos passageiros, pois o araraquarense não prestigiava a empresa usando seus serviços. Realmente os preços não eram competitivos pela falta de passageiros e estando a 270 Km da capital, a Empresa Cruz de onibus da cidade, criou a Linha Executiva por um valor cerca de 03 vezes mais barato que o avião. A linha Executiva de ónibus, com saída as 06:00hs/AM, com serviço inicialmente de bordo( café,água e bolachas) e sem parada, fazendo o percurso em cerca de 02:30hs, tinha retorno da capital com saída de SAMPA as 18:00hs/PM.
A empresa para qual trabalho utilizava bastante dos serviços da Pantanal Linhas Aéreas e assim por inúmeras vezes estive voando o trecho. O curioso é que a grande maioria dos Cmtes da Pantanal, na maioria aqui da região eram meus conhecidos. Entre eles, os Cmtes. Arrobinha(Jaboticabal-SP),Vicente e Passusi (São Carlos-SP) e o Elmo (Campo Grande-MS) eram meus amigos. O Cmte.Arrobinha havia nos anos 70 sido meu aluno no pára-quedismo e depois no Aéro Clube de Jaboticabal nos anos 80 e sempre mantivemos uma boa amizade. Em 1972 quando eu fazia o curso de Piloto Privado(PP) em Marília-SP, ele cursava Odontologia em Lins-SP, onde acabou formando-se Cirurgião Dentista antes de se tornar piloto, seu sonho de infância. Sempre que passava por Lins-SP a caminho de Marilia não deixava de visitá-lo. E assim ele fez todas as vezes que pousou em Araraquara, perguntando por mim ao controlador da Radio 131.60 MHZ, Riberto. Estando na cidade, sempre que possível dava uma chegada no aeroporto para vê-lo e conversar no intervalo do pouso e decolagem.Em 06 de outubro de 2.005, o Cmte. Elmo do vôo, trouxe para Araraquara o meu grande amigo Cmte. Moacyr Franco, o Junior, que estando de férias na ex- BRA LinhasAéreas, onde voava como Cmte. Internacional veio passar uns dias em casa. Aproveitei para registrar o momento da sua chegada, quando fui com meu filho recebê-lo no aeroporto. Revendo meu álbum de fotos lembrei-me desses bons momentos e resolvi registrar aqui essa passagem em nossas vidas. Pena que a Pantanal foi embora, deixou de operar em SBAQ e todos os araraquarenses perderam com isso. Hoje ir para Sampa ou se vai de ónibus ou de carro.O avião está muito longe das nossas realidades. "Muitas pessoas entrarão e sairão de sua vida, mas apenas os verdadeiros amigos deixarão pegadas em seu coração".

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

3ºFestival de Ultraleves e Boi no Rolete-2009 de Tatui-(SP)




As famosas e deliciosas linguiças do Cmte.Jeovan.



























Cmte. Hélio Gama e Zeti.




















Cmte. Celso Bunemer e Betty.

O tradicional Boi no Rolete.













































Cmte. Osmar e Delfino e a dupla inseparavel e de bom exemplo:RUBINHO e DOUGLAS tomando água.
Cmtes: Jeovan Alencar e Osmar Molezini.
Cmte.Jeovan Alencar e Betty

Aconteceu nos dias 15.08.2009 (Sábado) e domingo (16.08.09) o 3º Festival de Ultraleves-2009 de Tatuí-(SP), tradicionalmente conhecido como a Festa do Boi no Rolete do amigo Cmte. Jeovan Alencar da Escola Freedon de Aviação em parceria com o Aero Clube de Planadores de Tatui. A realização desse 3ºEncontro de Ultraleves de Tatui-SP já é tradição. É a oportunidade de estarmos novamente entre amigos e tantos aviões. O Boi no Rolete foi sucesso total. Fomos ainda brindados por um delicioso churrasco/ almoço que nos ofereceu no domingo (16/AGO). Quem foi embora antes não experimentou da lingüiça do Jeovan, mas o ano que vem tem mais. Fomos os últimos a deixar Tatuí-SP( Delfino e Betty(PT-IIN)e Osmar(PT-NMV) e já estamos com saudades. O evento reuniu dezenas de aviões e centenas de amigos. Ficamos hospedados como de costume no Hotel DelFiol na praça central da cidade, onde pudemos assistir no sábado pela manhã a tradicional corrida de 10KM, que faz parte do calendário das comemorações do Aniversário da Cidade. Os amigos, Cmte. Hélio Gama e esposa de São José do Rio Preto-SP e os Cmtes: Rogério e Renato de Guaxupé-MG, que vieram de carro, serviram nos nossos translados.

Não fomos ao XIºULTRAFLY-2009 e perdemos dois amigos.


"Cmtes. Edson e Tennessee, infelizmente o tempo continua fechado, frio e chovendo leve e intermitente em Araraquara-SP e região até o momento. A frente estacionou por aqui, como já é de costume ficar parada até Ribeirão Preto-SP. Desde terça-feira (18AGO) estamos com tempo encoberto, chuvas, visibilidade restrita. A meteorologia promete abertura parcial amanhã ( Sábado/22-AGO) e fechamento novamente no Domingo/23-AGO, até a próxima quarta-feira 26/AGO.Estava nos nossos planos ir para o XIºULTRAFLY-2009 hoje (21.AGO) à tarde e regressar no domingo pela manhã, pois temos compromissos inadiáveis na Seg.Feira/24-AGO. Tornou-se impossível devido ao mau tempo pela arriscada volta no domingo e pela distancia.Certamente a sua região de MG ao E(leste) de nós estará com tempo melhor, mas os que estão aqui no W(oeste) terão problemas para ultrapassar a frente em condições VFR. Se Deus quiser a gente se vê na Aerofesta do Cmte. Bruno Bambozzi em Matão-SP(SDLY) no próximo fim de semana (29 e 30-AGO)"-MENSAGEM POSTADA NO SITE ABUL em FORUN. Com base nesse pensamento, aliado as péssimas condições meteorológicas reinantes, deixamos o avião guardado no hangar e resolvemos ficar em casa. Voar a trabalho é uma coisa, voar por lazer é outra. Não podemos misturar estações e correr riscos, comprometendo a nossa integridade,forçando a situação muitas vezes um passeio pode se transformar em tragédia. Afinal ir a uma festa, um encontro de amigos com chuvas não é nada agradável. Entretanto a caminho do XIºULTRAFLY de Araguari-MG nesse sábado perdemos dois amigos em um acidente aéreo que poderia ser evitado pela prudência. Encontrei no Jornal de São José do Rio Preto a trágica noticia que é transcrita abaixo:

AcidenteAvião cai e mata aviadores de VotuporangaSão José do Rio Preto, 23 de agosto de 2009
Giseli Marchiote

02:15 - O empresário de Votuporanga Antonio Aparecido Fernandes, 58 anos, e o presidente do Aeroclube da cidade, José Tolentino Filho, 68 anos, morreram ontem pela manhã após o avião em que estavam, um monomotor, cair no pasto da fazenda São Sebastião, a 20 quilômetros de Comendador Gomes (MG). Os dois pilotos deixaram Votuporanga por volta das 8 horas de ontem com destino a Araguari (MG), onde participariam de um evento. A aeronave era pilotada por Fernandes. O avião foi localizado às 9 horas por um dos moradores da fazenda quando ele foi alimentar o gado. A neblina tomava conta da região. Partes do avião foram encontradas em um raio de 200 metros do local onde estava o monomotor, prefixo PU TSN. Não havia sinais de incêndio. Os corpos de Fernandes e Tolentino Filho foram lançados para fora do avião e apresentavam fraturas expostas, além de traumatismo craniano. O monomotor havia sido comprado por Fernandes há pouco mais de um ano. Peritos da Polícia Civil estiveram na fazenda para apurar as causas do acidente. Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se deslocariam ontem à tarde do Rio de Janeiro para verificar a fazenda e examinar a aeronave em busca de indícios sobre o motivo da queda. Não há previsão de quando os laudos ficarão prontos.