quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Regê, as CASTANHAS SAPUCAIA e nós !


Temos aqui no Encantador Vale Eldorado, um amigo que é Guia de Turismo e viaja constantemente a trabalho. Conhecidíssimo  Regê...pelas suas habilidades, por falar fluente  Francês, Inglês, Espanhol e Italiano e amigo de todos. Atualmente atuando na região norte do país, trabalhando com turismo. Além de guia e organizador de excursões gastronômicas, recebe muitos estrangeiros que querem conhecer a flora e a fauna brasileira, tão difundida lá fora. As regiões Amazônicas e do Pará moram no seu roteiro de trabalho, além do litoral do extremo norte do Brasil.


Regê, além de Aventureiro é também Piloto Comercial, e pretende realizar um dos seus maiores Sonhos, voar aviões anfíbios na Amazônia. Está tão disposto que vai mudar em breve definitivamente para Manaus, unindo o útil ao agradável.  Com ele vai sua tripulação inseparável, sua esposa, nossa querida amiga Samanta.



Entre tantos Mimos, ganhamos um valioso presente que fez questão de nos trazer na sua ultima viagem, vindo da região amazônica, depois de passar vários dias organizando o receptivo e recebendo turistas.
Ficamos encantados e mais ainda, por saber do sacrifício que fez para trazer três preciosidades. Ouriços cheios de Castanha Sapucaia. Preciosidade que poucos conhecem.
A Castanha Sapucaia é uma arvore nativa brasileira, que pode chegar a 30 metros de altura, cujo nome científico é “Lecythis Pisonis” e floresce sempre próximo aos rios da floresta Atlântica e em alguns ecossistemas da floresta Amazônica e do Pará.
Os frutos quando maduros, chamados popularmente de ouriços, soltam uma espécie de tampa, deixando cair dezenas de sementes marrons de casca dura, onde está armazenada as amêndoas. Fato curioso é que o nome “Sapucaia” se origina da língua tupi, que significa “Fruto que faz saltar o olho”

Assim que o Regê e a Samanta chegaram em casa trazendo essas preciosidades, nossos olhos é que saltaram de tanta alegria. Foi uma das melhores surpresas que tivemos em nossas vidas e como não poderia deixar de ser tivemos que comemorar o acontecimento.
Os três ouriços da Castanha Sapucaia serão transformados em lustres. Foi a nossa primeira ideia e ao pesquisar na Internet, quando descobrimos que são aproveitados desta e de outras formas e assim são comercializados, como luminárias.

Obrigado Regê e Samanta, queridos amigos. Isso é Gratidão...
Ficamos muito Felizes !

Boa sorte na nova jornada de vida... Vocês são Jovens, Corajosos e Aventureiros e só vence na vida quem realmente se aventura.












                            REGÊ..........SAMANTA........DELFINO.......BETTY