Aconteceu nos dias 23 e 24 de junho em Ribeirão Preto-SP, no Centro de Eventos TAIWAN, o CONGRESSO NACIONAL DE AVIAÇÃO AGRICOLA-2010, com a participação de Pilotos Agrícola,Palestrantes, Empresários do Setor de Aviação Agrícola, Expositores, Revendedores de peças e componentes aeronáuticos para o segmento aeroagricola, etc. Congresso esse promovido anualmente pelo SINDAG - Sindicato Nacional de Aviação Agricola. A ANAC- Agência Nacional de Aviação Agrícola esteve presente apresentando o Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional, bem como o CENIPA com a Palestra de Investigação de Acidentes Aeroagrícolas entre outras. Nos dias anteriores, 21 e 22 de junho aconteceu o 1º Workshop de Gestão Aeroagrícola realizado no Hotel Plaza Inn Master também em Ribeirão Preto-SP.
Participar de um Congresso pode ser muito rentável em todos os sentidos, desde o aprendizado sobre as novas tecnologias que surgem durante o ano, aumentando o conhecimento. Momento especial também para compra de equipamentos, peças para reposição e troca de experiências, como a parte social do evento que é rever velhos amigos e fazer novos, conhecendo os concorrentes e confraternizando com os mesmos. Eu, por exemplo tive o prazer de rever meu velho amigo e companheiro de aviação executiva e agrícola, o Cmte. PAGR Albino Panosso Filho, meu conterrâneo, piloto e proprietário da Companhia de Aviação Agricola AEROLIDER de Rio Brilhante-MS. Irmão do Gino Panosso criador e proprietário da MICROSPIN de Jaboticabal-SP, fabricante e fornecedor de equipamentos especializados como Atomizadores Rotativos Aeronáuticos, Pré-Misturadores e Separadores Metarizzo e demais componentes para suporte técnico de aplicação aeroagrícola, a 17 anos no mercado. Encontrei com dezenas de amigos da saudosa Aviação Agrícola dos mais longínquos rincões, ex-alunos meus e uma infinidade de conhecidos na área, como o Prof. Wellington De Carvalho da UFLA- Universidade Federal de Lavras e outros tantos. Eu aprendi mais e sai com novas idéias altamente positivas para o setor, que apesar de não estar gerenciando mais no momento, participo como integrante ativo dando suporte, aliado aos meus amigos Coordenadores de Aviação Agrícola, Engº Agronomos: IVAN BRANDIMARTI e EDER GIROTTO, do Grupo para o qual trabalhamos. Valeu realmente esses momentos proporcionados pelo Congresso dessa natureza, pois o CONGRESSO anual de AVIAÇÃO AGRICOLA, tem uma posição sustentável de destaque para as empresas que participam. Ali encontramos inovações admiráveis em todos os sentidos. É um orgulho para nós que somos amigo dele também na Aviação Experimental, encontrar com o Mega Senior Cmte. Chiquinho Galindo de Ituverava-SP dos grandes Encontros e hoje radicado em Ribeirão Preto-SP com sua empresa. Um dos maiores expertes na tecnologia embarcada dos DGPS agricola. Falar do pequeno Chiquinho Galindo e ao mesmo tempo GRANDE homem no conhecimento dessa crescente tecnologia não é preciso, por que ele é hoje reconhecidamente um grande profissional que desenvolveu o próprio DGPS GALINDO. Tornou-se respeitável nesse segmento por ter decolado uma nova tecnologia com a criação do seu descomplicado Software, destinado aos operadores aeroagricolas, trabalhando em cima de antigos DGPS que estavam parados no tempo. Com 12 anos no mercado, fez com que o custo de aquisição e uso do DGPS na Aviação Agricola caísse assustadoramente, com a criação do seu AGMoveMap, o mais novo Mapeador Eletrônico do mercado brasileiro montado na plataforma dos primeiros DGPS que estavam encostados pela evolução dos novos modelos mais evoluido e mais caros. Com isso o operador consegue gerar mapas de voo em tempo real mais sofisticado que os novos equipamentos, juntamente com os relatórios de voo em formado JPEG, de forma simples e pratica, fazendo com que continuem sendo usados o antigo equipamento DGPS que estava encostado no fundo do hangar.