quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DUPLA FELICIDADE














































































Só nós sabemos como foi nossa luta, nossas decepções em alguns momentos, mas a alegria hoje do nosso sonho realizado. Dois amigos, cada qual com um sonho. Eu em construir meu novo hangar, por mim batizado de "HANGAR DELFI’S "e o meu irmão do peito e amigo Cmte. Waldomiro Moreira, em construir seu avião, por ele batizado de "CHERRY RED". Duas tarefas, duas linhas diferentes, mas com partida juntas pela corrida do tempo até a reta final de conclusão hoje. Vencemos a corrida do tempo e os imprevistos desde a largada, mas o troféu da realização pessoal foi conquistado. Corajosamente, assumimos a enorme responsabilidade de iniciar nossas obras distintamente, gerando e levando conosco tudo o que de bom estes vastos momentos nos deram. A alegria final para hoje transmitir aos demais amigos as nossas virtudes.
Tanto eu como o Waldomiro, nascemos em casas de pouco luxo, mas com muito amor e aprendemos a lição dos nossos pais de construir um lar, onde não falta nem pão, nem educação e nem tampouco amor. Esse mesmo amor contido que transmitimos ao coração dos nossos amigos mais íntimos, nossos irmãos de fé. Assim aprendemos a aceitar os valores da vida e mesmo com sacrifício enfrentar as desavenças dela e senão com muito trabalho nessa corrida construirmos nossos sonhos. Verdadeiramente conquistados pelas orientações que tivemos. O Capt. Waldomiro, sempre esteve presente na minha luta pelo HANGAR e eu na dele pelo AVIÃO, tendo ele como virtude estar sempre disponível para ajudar e encorajar os outros, com uma capacidade de doação extraordinária. Pessoa que aceita com resignação e força de vida, vergando, mas nunca partindo, sendo estrela guia que dá força.
Deus nos deu o direito e a responsabilidade de correr, transportando conosco as esperanças naquilo que propusemos fazer, cada qual com um ideal, distantes, mas perto. Hoje estamos felizes porque acabamos de ultrapassar mais um obstáculo e obter nossos valores dessa enorme responsabilidade, levando conosco os áureos da conquista. Agorá estamos felizes com nossos sonhos realizados, mas sabemos que atrás de um sonho sempre vem outro.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Terço em louvor a NOSSA SENHORA DO LORETO em Monte Alto(SP), 11/DEZ/2010








































































































































































SER CATOLICO ACHO BOM DEMAIS. Fui criado no cristianismo e como cidadão, tenho o discernimento de saber definir as minhas decisões para evitar maiores conseqüência. Fui criado e educado nos princípios da igreja cristã, com meus pais, ouvindo a palavra de Deus, no principio em latim e depois na evolução dos nossos dias, com as novas escolhas do vocabulário em português e as novas liberdades, com as canções. Muito difícil de contar depois de muitos anos seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, quantas missas e eventos católicos foram.
Acredito piamente no meu SÃO JOÃO BOSCO, Anjo da Guarda que nunca me abandonou desde o dia em que nasci e era justamente seu dia, 31 de Janeiro. Minha mãe fervorosa católica, freqüentadora da Diocese e conhecedora sem igual da palavra de Cristo e da grande maioria do Santos, quis que eu chama-se JOÃO BOSCO, mas para não contrariar meu pai, optou em aceitar colocar em mim, o nome dos meus avôs paterno/JOSÉ e materno/LUIZ e assim nasceu JOSÉ LUIZ, que voa e aqui escreve. Muitas provações tive na vida e acredito como minha mãe no catolicismo.
Adotei também como minha protetora, quando ingressei na aviação em 1972 a nossa gloriosa NOSSA SENHORA DO LORETO e tenho comigo um amuleto Dela.
Então, os amigos da aviação da ASSOCIAÇÃO AERODESPORTIVA DE MONTE ALTO-SP, Terra Natal da minha esposa Betty, católicos fervorosos como eu, resolveram fazer acontecer em um dos hangares do Aeródromo Municipal Cmte. Izidoro Nunes (SDMO), na noite do sábado 11/DEZ/2010 um Terço em Louvor da nossa querida NOSSA SENHORA DO LORETO – Padroeira dos Aviadores e lá estivemos para participar das orações. Na ocasião levei a minha imagem de N.S.LORETO que há alguns anos ganhei do meu amigo particular Cmte. William Teles de Batatais-SP. A mesma ainda não havia sido consagrada e recebida uma benção oficial e nesse ato ela foi abençoada para estar comigo no meu novo HANGAR DELF’IS que está nascendo.
Após as cerimônias religiosas a Associação Aerodesportiva serviu aos presentes salgadinhos e refrigerantes e distribuiu folder com a Prece dos Aviadores e santinho da Santa, com sua historia e oração.
Os aviadores mais chegados do Cmte . Celso Calegari, acabaram reunindo ao fim da noite, no tradicional e famoso Bar e Empório Basílio no centro de Monte Alto-SP ,para brindar o acontecimento com uma chopada sem igual.

VIRACOPOS, onde os aviões a pistão estão com os dias contados...



















































































Campinas-SP, “TERRA DAS ANDORINHAS”, onde o Aeroporto de Viracopos/SBKP chegou como esperança para a Aviação Comercial de passageiros e Cargas, está saturado como a maioria dos aeroportos brasileiro. Foram esquecidos, pela falta de investimento aeroportuário, que acabou sendo engolido pelo tempo e acabaram superlotados. A aviação cresceu estrondosamente nesses últimos anos. Linhas foram abertas, empresas novas de aviação comercial foram criadas, milhares de aeronaves compradas e a estrutura dos aeroportos brasileiro não foram aumentadas e tão pouco melhoradas. O que eu vinha acompanhando ao longo dos anos e o que temia está acontecendo. Os pequenos aviões a pistão, monomotores ou bimotores estão com os dias contados para operarem nesses aeroportos que recebem os gigantes aviões a jato.
Recentemente, (nos dias:05/06-DEZ) estive operando alguns rotineiros voos na rota Araraquara/SBAQ para Campinas-Viracopos/SBKP e já encontrei problemas para pousar lá. Com jeitinho brasileiro e com muita educação conseguiram conceder os meus pousos e pequena permanência no solo/pátio junto ao pátio reservado as aeronaves estrangeiras e para nacionalização, mesmo sem querer. Existe um NOTAN no ar que avisa que para realizar tais pousos existe a necessidade de passar um fax ou ligar para lá no mínimo com duas horas de antecedência para verificar a possibilidade de existência de vaga no solo, mesmo para curta permanência. Para evitar os pequenos aviões que também tem seus direitos sobre os demais grandões, já cortaram a venda de combustível AVGAS/Gasolina de aviação naquele aeroporto. Abastecimento só de QAV/Querosene de aviação.
No interior do aeroporto as facilidades não são muitas. Restaurante, cafés e quiosques lotados. Bancos para espera ocupados, o maior movimento sem a mínima estrutura para o enorme números de voos que para lá foram remanejados. A AZUL Linhas Aéreas, com base operacional naquele aeroporto acaba ocupando quase todo aeroporto. Para os pequenos monomotores o negocio é realizar a entrada Visual (VFR) pelos portões de entrada dos novos corredores existentes na Terminal/TMA São Paulo. E quando você se aproxima em um dos portões monitorando na frequência livre adotada para voos nos corredores, com o Controle São Paulo/Radar bilateralmente, tem sido mais fácil. Não sei até quando. Acho que o Controlador da Torre/TWR sentindo sua necessidade acaba facilitando sua aproximação e pouso. Uma vez no solo e guiado ao novo estacionamento próximo cabeceira 15 da pista/RWY que sempre está cheio, você se sente um grão de areia no deserto. Se você vem em voo instrumento/IFR mesmo em condições meteorológicas visuais/VMC tudo se torna mais complicado hoje, pela velocidade reduzida dos pequenos aviões entre os grandes e velozes jatos que aí operam com uma grande freqüência. Nesse caso, o controlador já indaga se tem autorização para pouso e vaga no estacionamento. Caso não tenha não autoriza e a alternativa acaba sendo aproximação Visual/VFR no Campo dos Amarais no perímetro urbano da cidade de Campinas-SP.
Achei sempre os Controladores/as de VIRACOPOS muito gentis, educados e facilitadores. São pessoas que acima de tudo, além de amarem a profissão que exercem tem sentimentos e muitas vezes se colocam nos nossos lugares, ajudando e facilitando as coisas. Meus sinceros agradecimentos a todos eles/as. Assim VIRACOPOS vai vivendo, até o dia que oficialmente a aviação leve pequena fique toda nos Amarais.