sábado, 2 de junho de 2012

A RAINHA DO LAR, a RAINHA DO AR...BETTY

Hoje, 02 de junho a minha RAINHA DO AR, a BETTY que não é a Betty Boop, acordou bem cedo. Olhou para o calendário do tempo e concluiu depois de muitas contas, que havia acabado de completar seus gloriosos sessenta aninhos. Feliz da vida pela vida que tem, agradeceu a Deus por mais essa gloriosa conquista. Ela conquistou o mundo, conquistou minha alma, me prendeu ao seu lado por 36 anos. Companheira, amiga, sincera e verdadeira e até corajosa foi um dia, quando resolveu saltar de pára-quedas para estar mais ainda ao meu lado. 
                        
Descobriu comigo, cheia de aventuras, quando da partida do nada para o tudo, enfrentou diversas batalhas de sol a sol para construir o nosso lar. De panorâmico em panorâmico, de pista em pista com um velho Cessna C-170 nos anos 70 da nossa juventude, o saudoso PT-AMA, trabalhou ao meu lado vendendo passeios pelo céu, enquanto eu um artista em pleno palco celestial, nem sempre muito azul anil, mas entre nuvens, levei centenas e centenas de pessoas para a realização dos seus sonhos... Voar. Não só nós pioneiros ganhamos com isso, mas todos certamente ganharam com as nossas aventuras aéreas. Muitos que voaram na nossa companhia naquele tempo, naquele avião asa de tela, tornaram-se pilotos tempos depois e isso engrandece a nós que tivemos a oportunidade de inicia-los nesse maravilhoso caminho do horizonte, onde existe espaço para todos.
O legal de tudo isso é que a partir de hoje ela, minha velhinha, acaba de receber um troféu da vida. Poderá andar de ônibus circular grátis, estacionar nos locais reservados para idosos, furar fila e até então ser respeitada pelos mais novos. E não é que ela tem muito fôlego ainda. Conseguiu apagar 60 velinhas de uma vez só e por isso estamos todos nós felizes. Um sopro parecido com um tsunami que entortou as bordas do bolo.    
                                                         Companheira inseparável não só no céu, mas até embaixo d'água é aquela que acorda antes do Galo cantar, dos Bem Te Vi mergulharem na piscina, dos Passarinhos cantarem e do Rouxinol assobiar na janela. Ela sai sorrateira da cama em plena madrugada, pensativa, preocupada com todos os tripulantes do lar e mais ainda comigo, que vou partir para mais uma jornada de trabalho nas alturas, uma etapa de vôo perto ou mesmo distante cheio de surpresas que o dia impõe.  
                                                                                              Com o café pronto à mesa, deseja um bom dia para todos, sabendo que seu dia mal está começando. Suas tarefas quotidianas e diárias estão apenas começando: A casa para cuidar, a roupa para lavar, a comida por fazer, tudo com um sorriso maior que o seu tamanho, muita vezes visualmente feliz, mas ocultando os seus problemas, as suas desilusões, os seus arrependimentos no palco da vida que descortina um enredo sem fim e onde tudo acaba terminando bem, melhor do que se esperava. No final do dia quando os que estavam fora retornam para o lar, onde a rainha não deixou cair a peteca , como a ultima das Dinossauras vivas recebe a todos de braços abertos, sem demonstrar o minimo das suas preocupações. Vem a noite, chega o novo dia e lá está a RAINHA DO LAR, a RAINHA DO AR   pronta para mais uma etapa a ser cumprida. E a vida continua..... Amanhã de manhã vou tomar um café......
Parabéns à minha querida guerreira, corajosa e intrépida Betty da minha vida.......FELIZ ANIVERSÁRIO....Obrigado por ter me aguentado esse tempo todo. 

A dor da aposentadoria...


O tempo passou. Os anos chegaram e a dor da aposentaria chegou.
Hoje recebi o e-mail de um grande amigo onde seus sentimentos superavam suas lagrimas. Um grande homem que desmoronou ao sentir que o seu tempo, o tempo de dar um tempo, o tempo de parar acabava de chegar.
Anos haviam se passado num piscar de olhos e o HOMEM do CHOCOLATE PAN estava se derretendo. Pan daqui, Pan de lá e após 37 anos seu tempo acabou chegando a reta final. Aquele grande homem de branco que mais parecia um médico, amigo verdadeiro dos verdadeiros amigos. Lógico que com seus defeitos que são poucos diante da sua grandiosidade e do seu grande coração, talvez mais que os nossos, deixa tristemente uma laguna ,uma grande cicatriz na história empresarial de uma grande e tradicional família, que escreveu certo por linhas tortas e apostou no seu sonho e com os seus sonhos alimentou os nossos.     
                                                 
Não há quem não se lembra gloriosamente dos cigarrinhos de chocolate, da doce moeda, da caixinha de lápis, dos ovos de páscoa e de umas infinidades de produtos que a PAN através dos nossos pais nos brindou. Nós moleques de ontem sabemos e acreditamos nessa família de bem, que deixou sua marca consolidada numa época épica em que o chocolate só tinha um nome,
           PAN.   
                                                                                                                                           E o grande Cmte. OSMAR entrou na nossa vida, no nosso circulo de amigos que voam por amor a liberdade. Voando seu EMB- Corisco por todos os cantos, participando da maioria dos encontros de aviação, vendo e revendo os amigos, curtindo um boa prosa, uma cerveja gelada, um bom vinho, um Logan, um charuto. Amante das coisas boas da vida, dessa vida da qual a gente não leva nada a não ser as boas amizades, os bons momentos...
Uma nave espacial estaria aterisando em Marte, no Campo de Marte, para trazer aos paulistas nos idos anos daquela época, uma nave cheia de chocolates e de vida. Sonho e mais sonhos, mas que os SONHOS DE VALSA, cuja sinfonia perdeu-se no tempo.
Aquele homem de branco, sentiu coragem. Pegou sua pena e escreveu seus sentimentos de tristeza, solidão e angustia, transparecendo sua alma e enviou aos amigos verdadeiros do coração. Triste sim pela aposentaria que acaba de bater a sua porta e a insegurança dos novos dias.
Os verdadeiros amigos, os amigos da alma, sentiram sua dor e compartilham com ele esse momento de transição, desejando-lhe toda felicidade do mundo junto a maravilhosa família que tem, alicerçado nos filhos que teve que junto com a esposa são seu maior tesouro.
Vá em frente grande OSMAR, você é a bola da vez nesse time e nós sabemos e temos certeza que logo esse sentimento de tristeza irá passar e seus olhos se encherão de brilho novamente e seu coração sofrido que não é pequeno vai sorrir novamente diante de tudo isso.
Quem não passou ainda pela aposentaria vai passar. Orgulhe-se disso, você conseguiu, você venceu.
Abração e beijo no coração dos amigos que te considera muito,
Delfino e Betty e um mundão de outros verdadeiros amigos...

Meus caros e prezados amigos
Participo-lhes que, a partir de 1/6/12, não mais estarei na Direção Comercial da Pan Produtos Alimentícios Nacionais S/A.
O meu "prazo de validade" para a Pan venceu e, assim sendo, não estarei mais atuando como executivo da mesma. Em contrapartida, provavelmente, estarei ocupando uma cadeira no "Conselho de Administração" da mesma. Em outras palavras, a partir daquela data, e após 37 anos de inteira dedicação profissional à mesma, passo a ser considerado, "literalmente" um "APOSENTADO". E o pior (...), "desempregado" e mal remunerado pela aposentadoria.
O fundamental em tudo isso é que continuo sendo a mesma pessoa, com muitos defeitos (que todos vocês já conhecem), e, claro, com algumas qualidades que deverão permanecer ainda por mais algum tempo. Isto se o "tal" do "alemão" não me vier "visitar" logo. Espero que "ele" permaneça onde está.
Meus telefones, residencial e celular, respectivamente, continuarão os mesmos. Assim, o meu novo E-mail em breve lhes informarei.para que possam continuar enviando-me mensagens de quaisquer tipos, como sempre o fizeram.
À primeira oportunidade, e terei, poderemos conversar melhor sobre este assunto pessoalmente.
Enquanto isso... Abraço do amigo Osmar Molezini...................................................................

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Encontro de amigos, Lucélia-SP AIR FEST-2012


No sábado, 19/MAIO aconteceu a edição anual-2012 AIR FEST, do Encontro de Amigos Aviadores de Lucélia e região, onde compareceram 56 aeronaves vindas dos mais longínquos rincões. Foi uma grande confraternização entre amigos e seus familiares, ocasião em que as condições meteorológicas propiciaram a realização desse grandioso evento.
Pernoitamos no Hotel Cazuza Palace da vizinha cidade de Tupã-SP, para onde fomos transportados em confortável Van. Houve recepção na Cachaçaria Água Doce para um delicioso jantar entre amigos.
Para mim foi triplamente memorável esse encontro, pois além de rever grandes amigos dessa aviação aerodesportiva, tive o prazer de conhecer pessoalmente o meu chara Delfino Golfeto, proprietário da franquia da rede de Cachaçarias Água Doce do Brasil (www.aguadoce.com.br) .
                           
Na mesma ocasião, depois de muitos anos encontrei-me com o Cmte. Luiz Alberto Gambassi, o qual havia me vendido no passado (nos anos70 de Jaboticabal-SP) um dos mais lindos Cessna-170/ A do Brasil, o inesquecível PT-BJO.  
                                                                                     
Ali no aeródromo de Lucélia-SP, durante o almoço festivo proporcionado aos visitantes, encontrei-me também com um primo em terceiro grau da minha mãe, o Cmte. de Boeing: Teotônio Lara, hoje aposentado, do qual tomei conhecimento da sua existência ainda quando jovem iniciante na aviação, na época em que ele já voava na VASP e nunca o havia visto. Muito gratificante também foi rever o amigo de longa data, Dr. Casemiro, médico credenciado pela ABUl-ANAC para realização de exames médicos de CCF e CMPU na cidade de Ibitinga-SP.
Realmente coisas incríveis acontecem na nossa vida que até Deus duvida. São as perolas dos nossos tesouros, desses encontros inesperados que motivam a nossa alegria, impulsionando-nos.
Agradecemos o Cmte. Auad pelo convite inicialmente formulado para esse brilhante AIR FEST e a todos colaboradores do Aero Clube de Lucélia-SP, bem como ao Cmte. Delfino Golfeto que nos proporcionaram esses momentos agradabilíssimos.



A cidade de Lucélia no Estado de São Paulo localiza-se na latitude Sul: 21º43'13"S e longitude Oeste: 051º01'08"W, estando a uma altitude de 438 metros. Sua população é muito simples e hospitaleira. Os pilotos dali e da região são unidos e muito receptivos e não sabem o que fazer para agradar os visitantes. 
                                                                                                          Fomos recebidos com muito carinho pela família aerodesportiva local, integrantes unidos de um lar aviatório exemplar. 
                                                                                                                 
                                                                                                                                                     Acabamos de retornar e já sentimos falta dos amigos, pois tivemos um fim de semana agradável. Foi um almoço pra lá de espetacular no sábado/19-MAIO à sombra de frondosas arvores no próprio aeródromo do Aéro Clube de Lucélia-SP, onde degustamos um saboroso churrasco, regado com muita cerveja e descontração.

                                                                                                  Retornamos na manhã do domingo/20-maio com o Grumman AA-5 Traveler PT-IIN para participar em Matão-SP/SDLY do 12º Encontro Regional de Aeromodelismo em um vôo totalmente visual graças ao São Pedro do Céu que nos proporcionou excelentes condições meteorológicas.