sábado, 13 de dezembro de 2014

De volta ao passado.... Cmte.Antonio CARVALHO no ACJ em Jaboticabal-SP/SDJC

É realmente muito gratificante quando a gente acaba descobrindo outros pilotos que passaram pelo Aéro Clube de Jaboticabal-SP em outra  épocas, em outros tempos. Afinal sabemos que esse Aéro Clube tem história e mais história para contar. Muito aviadores passaram por lá e escreveram suas histórias de vida. Não conheci o Cmte. Carvalho (Antonio Carvalho) que hoje voa na GOL LINHAS AÉREAS, mas acabei descobrindo que é amigo do meu grande amigo também Comandante na GOL, o Fernando Coco que é aqui de Araraquara-SP.
O Cmte. Carvalho acabou descobrindo o meu Blogger e me achou, isso que é legal mesmo...
Como eu deixei a CIDADE DAS ROSAS em 1972 e só voltei para lá depois de brevetado em Marília-SP, muitas coisas se passaram. Fui Instrutor de Pilotagem Elementar no ACJ por um bom tempo, intercalando com Aviação Agrícola também, mas ele não esteve nas turmas que brevetei por lá.
O importante é que hoje o encontrei de uma forma diferente. Acabei descobrindo que a sua família materna é de lá e ainda têm parentes morando na cidade. Primo do falecido Dr. Pedro Melicio que foi por um bom tempo Juiz na City.
Conversei recentemente com os contatos dele no extinto ACJ- Aéro Clube de Jaboticabal-SP, com os quais fez grande amizade quando foi sócio da entidade e esteve voando por lá o Piper Cherokee-180D PT-IBI. São eles entre outros, os aviadores: João e Roberto Dellalibera, o Dentinho e o João Berlingieri da Funerária Santa Isabel, que por sinal foi meu aluno no ACJ e todos ficaram emocionados de ter noticias do Comandante Antonio CARVALHO. Em certa ocasião, como residia em São Paulo-SP  e voava no Aéro Clube de lá, chegou a representar o ACJ em eventos do extinto SERAC-4 do DAC- Departamento de Aviação Civil, na posse do Cel. Juan Henrique.
O mais interessante é que apesar de voar grandes jatos comerciais, não perdeu o carinho pelos pequenos aviões do inicio da sua carreira e continua voando pequenos monomotores, tendo adquirido uma Aeronave Experimental RV-7, que fica baseada em Caçapava-SP.
Prometeu-nos um voozinho para Jaboticabal-SP/SDJC com seu RV-7 para rever os parentes e os amigos e mandou também algumas fotos da época, as quais estão aqui.
Esperamos que ele apareça muito em breve com seu avião na nossa querida Jaboticabal-SP, onde os amigos e Campo de Aviação o espera de portas abertas............. BOA SORTE e BONS VÔOS SEMPRE, amigo do ar.....



sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Fim de Semana Legal em Jaboticabal-SP,SDJC...

Os fins de semana em Jaboticabal-SP são sensacionais.
Um verdadeiro encontro de amigos amantes da aviação aerodesportiva. Em sentido muito real a vida no Campo de Aviação é completamente gratificante e saudável, pela paz e harmonia que ali habita.
A verdadeira essência da amizade também habita aquele maravilhoso lugar. Realmente existe muitos lugares onde nos sentimos bem, mas cada qual tem seu mundo, suas inspirações, seus desejos. Pode não ser para alguns, mas para mim que ali vivi desde pequeno, esse lugar é esplendoroso, fantástico e cheio de muitas aventuras e histórias. Do aeromodelismo para o pára-quedismo e do pára-quedismo para a aviação. Foi assim que tudo começou lá. Afinal, fazendo o que vem do coração e assim fazendo não conseguimos ficar insatisfeitos e tristes... É o lugar exato para doarmos um pouco do nosso tempo para alguém, com boas palavras e atos de gratidão. 
Esse lugar tem um significado muito grande para mim e para muita gente...
Mahatma Gandhi fez uma conotação muito boa quando escreveu seu pensamento: "Toda noite, quando vou dormir,morro. E, na manhã seguinte, quando acordo, renasço."
No decorrer do ano as folhas mudam de cor, mas as arvores do Campo de Aviação permanecem ali para marcar presença. O bar do aeródromo abre e fecha num piscar de olhos por falta de freguesia. Por isso as arvores que nos abrigam do sol, enquanto degustamos deliciosos petisco e cervejas geladíssimas num bom bate papo, acabam ficando triste. Essa é a história da vida real do SDJC, onde nada é para sempre, pois tudo se transforma a cada visita. 
O interessante é nós brasileiros, que mesmo em situação de crise, estamos sempre feliz...
Esperar o quê ?
Os momentos são derradeiros e devemos aproveitar cada segundo como se fossem os últimos na nossa vida. Quem sabe, com a vinda da tão esperada Oficina de Manutenção de Aeronaves aquele lugar tão festivo e agradavelmente frequentado pelo publico, além dos aviadores de carteirinha, acabe se transformando novamente no palco de mais aviões, grandes festas, memoráveis confraternizações
O avião do passado no presente é a alma do lugar...a essência da vida.
Para alguns, que importância pode ter isso ? Mas, para nós que nascemos em Jaboticabal-SP com a vocação de voar, conseguimos ver como é mais importante do que quase tudo que temos e conquistamos. Foi ali mesmo, convivendo com os aviadores de um passado remoto, que junto com outros garotos da minha época aprendi os primeiros B a Bá dessa maravilhosa arte que é o voo em si. 

A pura verdade é que eu não preciso ir muito longe. O meu paraíso chamado carinhosamente de Campo de Aviação está bem pertinho de mim. Meus amigos aviadores estão lá protegendo o pedaço, defendendo com unhas e dentes, dando vida ao lugar, festejando e dando emoção as pessoas que por lá aparecem, não deixando a peteca cair. Eu faço assim: quando posso estou com eles.
Acredito que, para todos que convivem no Campo de Aviação é também muito fascinante e gratificante suas histórias de liberdade e de vida. Certa vez me disseram: "Haverá um momento em sua vida em que todos os seus sonhos vão se realizar. Acredite, sonhe e vá em frente". Somos todos Aventureiros do Ar...
Os anos vão se passando, cada um no seu tempo...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

QUAL A COR DO SEU PÁRA-QUEDAS ?

Jaboticabal-SP, berço do CPJ- Clube de Pára-quedismo de Jaboticabal nos anos 70 e da Equipe Civil de Pára-quedistas "OS MEDIEVAIS" nos anos 80, está se transformando com a ajuda da Prefeitura Municipal em um CENTRO REGIONAL DE PÁRA-QUEDISMO, dado as condições favoráveis e de segurança da sua ZL - Zona de Lançamento.
Para concretização e inicio das atividades, aconteceu uma maravilhosa área de saltos no final de semana (08/SAB e 09/DOM de NOV 2014, com os amigos do Skydive Ribeirão Preto-SP, que também integrará o Centro Regional, entre outras entidades de pára-quedismo convidadas. Aqui estão as fotos para serem conferidas...

Pára-quedista FUSCÃO de Ribeirão Preto-SP

                    MARCELO LONGO com passageiros de SALTO DUPLO

                     INSTRUTOR PQD WALDIR PETERLINKAR e BETTY
                              CMTE. Lançador de PQD. BOARETO 
     Pára-quedistas: BETTY de "OS MEDIEVAIS" e TADEU do "CPJ"
            MARCELO LONGO preparando passageira para SALTO DUPLO

 CESSNA-195 AERONAVE PARA LANÇAMENTOS    



           Pára-quedista FUSCÃO e Instrutor PQD MARCELO LONGO


Cmte. BOARETO




 Cmte. RODRIGO FIORANI, Instr.PQD WALDIR e Cmte. IGNÁCIO
Está programado para o próximo final de semana (13/SAB e 14/DOM-DEZ 2014) uma grandiosa área de saltos em SDJC/Jaboticabal-SP, com duas aeronaves (Cessna-180 e 195) e um helicóptero
Serão realizados Saltos Duplos com interessados.