quinta-feira, 24 de março de 2011

BOA VIAGEM para os meus amigos que vão para a SUN'nFUN-2011.






























Infelizmente, por motivos profissionais, uma vez que não consegui na empresa folga para o período da feira, pois estou numa escala de vôos nessa ocasião sem condição de mudança alguma, não estarei esse ano com os amigos na SUN’n FUN-2011 na Florida-USA (www.sun-n-fun.org)
Desejo aos meus amigos mais sortudos que estão indo para a SUN’n FUN-2011 (29MAR-03/ABR) uma boa viagem e muito divertimento na calorosa Florida-USA. Espero que no SUNSET GRILL tomem uma BUDWEISER por mim. Estarei lembrando-se deles todos os dias e que se lembrem também de mim, no HOOTERS. Já que a imaginação vai longe, voarei para lá em pensamento e estarei com eles durante todo passeio. A obrigação faz com que eu fique aqui voando pelos céus do meu Brasilzação sem limites pensando neles todos os momentos. E não foi por falta de convites que recebi e continuo recebendo. Fui convidado pela QUESTAir fabricante do KODIAK, pela VULCANAIR, pela Cessna Aircraft Co, pela AYA- Associação de Pilotos e Proprietários de Grumman, pela TAM Monomotores, pela ALL'TOURS, pela CANDIOTA Turismo e particularmente por uma gama de sinceros e verdadeiros amigos, os quais me convidaram e sentiram pela minha impossibilidade de estar viajando com eles para a Florida. Fazer o que, a vida é assim mesmo, cheia de possibilidades e também de impossibilidades, onde fica em primeiro lugar a dedicação pelo trabalho que tanto amamos (voar) e depois as folgas, os passeios e a diversão. Em Julho se Deus quiser, quando as coisas estão mais tranqüilas na minha empresa, em pleno período de férias, quem sabe sobre alguns dias livres para ir à Feira de Aviação de OSHKOSH, Wi-USA com os amigos.

terça-feira, 22 de março de 2011

O KODIAK da QuestAir...


























































































































































































Estou voando na mesma companhia, desde 1989. Conheci o Capt. Nathan em 1997 quando a minha empresa estava negociando um Cessna Skylane novo diretamente nos Estados Unidos e o Capt.Nathan trabalhava na Cessna Aircrafth Company em Wichita- Kansas/USA. Assim nos tornamos amigos. Mr. Nathan veio ao Brasil algumas vezes, quando tínhamos negócios com ele ligados a sua representação Cessna nos States (EVAN ENTERPRISES,INC). Esteve aqui na minha casa e certa ocasião viajamos juntos de carro até São José do Rio Preto-SP para ver uma aeronave C-210 Centurion que estava a venda.
Um grande amigo, um grande aviador e verdadeiro companheiro. Afinal, seu pai era um missionário americano, Piloto de Selva com larga experiência de vôo em pistas curtas pelas aldeias indígenas. Viveu com a família em uma chácara em Cuiabá-MT, voou com o pai aqui na selva, até que o pai aposentado e de missão cumprida, retornou aos Estados Unidos onde vive até hoje.
O Capt. Nathan tem todas as licenças americanas para voar o que quiser a hora que quiser e você não vai ficar surpreendido se um dia ele estiver conversando contigo, tomando um café altas horas da noite e derrepente à americana sai te dá um EVER MORE ( Até Mais), decola durante a noite e desaparece no céu escuro rumo ao States.
Recentemente ele tentou me ligar inúmeras vezes, mas estava voando fora de área de cobertura celular e não conseguiu falar comigo. Ligou em casa, deixou recado e como demorei em retornar, pois estava viajando, mandou um e-mail. Fiquei muito feliz ao ler o e-email do Capt. Nathan que há tanto tempo estávamos sem contato. Liguei rapidamente para ele e qual não foi minha surpresa. Ele havia deixado os negócios na Cessna Aircraft e ágora estava trabalhando como Piloto Chefe para a QUEST AIR (http://www.questaircraft.com/), fabricante do revolucionário turboélice KODIAK. Estava convidando-me para ir ágora na famosa Feira de Aviação na Florida-USA, a SUN&FUN-2011(29-MAR a 04-ABR), onde estará demonstrando a aeronave KODIAK. Havia visto essa aeronave em 2005 quando estive em OSHKOSH nos Estados Unidos. Naquela ocasião já fiquei encantado com o avião. Estava na condição Experimental, em testes a fim de receber a certificação do FAA americano para ser comercializado como aeronave certificada, o que aconteceu em 2009. Nunca imaginei que um dia o meu amigo Capt. Nathan seria um dos homens chave no processo KODIAK. Seu amor pelo Brasil é tanto que uma das suas diretrizes é certificar o avião aqui no nosso país, dando suporte técnico para a aeronave com um representante de vendas aqui. Um deles já está pintado nas cores brasileira. Ele conhece a situação das pistas precárias do sertão exploradas por fazendeiros, agricultores e conhece o potencial dessa aeronave para as nossas operações em pistas curtas. O KODIAK foi desenvolvido para todas as necessidades básicas, configurado para ser uma aeronave segura de pouso e decolagem curta aliada ao sistema Stoll e se tornou sucesso internacional. Veio para combater os concorrentes Caravans e GrandCaravan da Cessna com as suas vantagens, entre elas,de ser menor e com uma turbina altamente potente.
O projeto KODIAK nasceu com o apoio primeiramente da Mission Aviation Fellowship (MAF) dos Estados Unidos (www.maf.org) , uma vez que foram um marco para o desenvolvimento do trabalho, nas finanças, na fé, e todo o caminho de volta para a concepção dessa nova e revolucionaria aeronave. Então, foi uma honra profunda para a recém criada QUEST AIR entregar seus aviões ao custo (custo pago por doações provenientes quase totalmente de uma igreja).
Todos integrantes da QUEST AIR dizem: A "MAF "tem sido o nosso pai e nosso irmão nesta aventura e não é exagero. Cada passo que deram foi possível porque as pessoas, como os da "MAF", lhes deram a chance de fazê-lo. O gratificante disso tudo, já que na sua maioria são pilotos e missionários de socorro, portadores da palavra de Deus é a satisfação do trabalho com o produto KODIAK, contado em pessoas salvas com material médico, ajuda de emergência e carinho. Ainda assim, é a mesma missão. Agora, com toda a carga preciosa que a "MAF "carrega, é o trabalho KODIAK para entregar a boa notícia sempre que necessário. E eles dizem: essa é a nossa bênção.
Conheça o Designer
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O Kodiak começou em 1985, quando Mission Aviation Fellowship (MAF) através do piloto David L. Voetmann conheceu Tom Hamilton, criador dos aviões Glasair e GlaStar, e descreveu um projeto do avião necessário para operar no país África. Tom Hamilton fez um trabalho de missão no passado e foi trabalhar em um projeto. Ele diz: O Kodiak se parece muito com um Caravan, mas não é com base nele, disse Hamilton. Hamilton descreveu várias das principais características da aeronave:
• A aeronave tem uma borda descontínua principal perto da ponta da asa. A inclinação bordos de ataque para manter a turbina/ motor mesmo reduzido deixando a asa voar com baixa velocidade passando o ar através de uma fenda.
• A carenagem é afinada para maximizar a potência de decolagem, e as quatro pás de hélice de 96 polegadas contribui para esse objetivo.
• A hélice quadri-pá tem 19 polegadas de comprimento para taxiar em terrenos acidentados.
• A envergadura foi restrita intencionalmente para que a aeronave possa encaixar nos confins apertados de pistas de pouso de pequeno porte.
• As aletas, conjunto Flap de escape de ar na face traseira, quando totalmente inclinadas para baixo, podem aumentar a gama de alta sustentação nas operações restritas no sertão.
• O avião foi projetado para ser facilmente removido, para uma rápida conversão para float (flutuadores) em operações anfíbias. Os suportes da asa e os apoios do motor foram projetados desde o início para aceitar os flutuadores e desembarque de cargas.
A estratégia de marketing:
Há quatro opções de pacotes que ainda estão em fase de planejamento. O primeiro é o avião de base. O segundo é um avião utilitário que pode ser rapidamente alterado de carga para transporte de passageiros ou meio a meio. O terceiro é o pacote de Aventura, que tem mais do interior de um veículo utilitário-esporte. Ele terá um interior duradouro para que você possa ir pescar e jogar seu peixe na parte de trás e não danificar o interior. A última é a opção Executiva ou VIP com um luxuoso interior. A QUEST AIR diz com segurança: "Nós teremos algumas opções sugeridas para coincidir com cada um desses pacotes, disse Schaller”. O Garmin G1000 glass cockpit vai equipar os painéis de vôo de todos da serie no Kodiak. A taxa de produção inicial foi de 36 aeronaves, nos dois primeiros anos, e uma por semana depois disso. Curioso é o que contam sobre a supremacia da operação da aeronave em lugares remotos:
Foi assim que o Modern STOL Design inspirou confiança através da tecnologia:
Para pousar na localidade Allison Ranch exige-se uma curva de 60 graus no final, e cada nó acima de 70 significa usar mais de pista para o pouso. Com margem de muita segurança o KODIAK lídera na ajuda e dá a um piloto qualificado a capacidade de fazer essa abordagem possível.
Veja como: A seção externa do aerofólio oferece elevador e controle de aileron completo em velocidades inferiores comparativamente com aviões menores do seu tamanho, podendo até voar com menos velocidade. A mudança repentina no meio do caminho aerofólio abaixo da asa cria um vórtice que mantém o fluxo de ar em movimento quando você mais precisa.
Esta é apenas uma das muitas características que lhe dão a confiança necessária para voar em velocidades e ângulos normalmente associada com os aviões da metade do tamanho do KODIAK. Conheça os clientes
Franklin Graham, filho do evangelista Billy Graham, opera Samaritan's Purse Internacional de Socorro e usa várias aeronaves em sua obra. Um desses, no futuro será um Kodiak, e se a aeronave realiza como esperado, ele pode adquirir duas aeronaves adicionais para utilização em altas temperaturas e altitudes do Darfur.
O que lhe vendeu foi uma demonstração em que Capt.Mahon decolou em menos de 300 metros e manteve uma taxa de subida de 4.500 pés / min a 1.500 pés. Enquanto organização Graham's opera Cessna Caravans, ele disse que o Caravan não tem o desempenho em pistas curtas como o KODIAK. "Eu vi o seu desenvolvimento e é isso que oferece uma qualidade mais duradoura", disse Graham. Um piloto entusiasmado, Capt. Graham é de tipo nominal do efetivo da Organização que voa desde DC-3 e um Cessna-185, mas seu preferido é o modelo Piper Super Cub, modelo de 1956 com 160 HP.
Outro cliente Kodiak é a Salmão Air em Salmon, Idaho-USA, que opera para destinos remotos do sertão com 13 aviões, incluindo o Cessna- 206 Stationairs, Piper PA-34-350 Chieftains e um Britten-Norman Islander e encomendou um. Joann K. Wolters, ex-proprietária da Air Salmão e co-proprietária de uma empresa que aluga aviões para Air Salmon, disse que ela e seu marido, Dan Schroeder, está comprando um com opções para mais duas aeronaves. A principal razão é o sistema de Kodiak Ice TKS (anti-gelo escoa fluido através de furos microscópicos na bordos de ataque e é encaminhado para fora). Embora seja menor do que uma Caravan (peso bruto máximo é de 1250 libras a menos), o motor tem 75 HP mais, e ele pode decolar de uma pista de pouso no sertão com peso bruto máximo. Eu que já voei em áreas de garimpo, operei em muitas pistas remotas, acredito plenamente no sucesso da aeronave KODIAK aqui no Brasil. É o avião perfeito para as nossas necessidades....
Limites e Recomendações:
Airspeeds
VX (best angle of climb)................. 72 KIAS
VY (best rate of climb).................. 100 KIAS
VFE (max flap extended)............... 138 KIAS
VMO (max operating)..................... 182 KIAS
VR (rotation).................................. 55 KIAS
VS1 (stall, clean)............................ 77 KCAS
VSO (stall, in landing configuration).60 KCAS
For more information, contact Quest Aircraft
Co., 1200 Turbine Drive, Sandpoint, Idaho
83864; 866-262-1112; www.questaircraft.
com
All specifications are based on manufacturer’s
calculations. All performance figures
are based on standard day, standard atmosphere,
sea level, gross weight conditions
unless otherwise noted. Specifications
Powerplant......... Pratt & Whitney PT6A–34
Propeller.....Hartzell 4-blade feathering, rev.
Length......................................... 34 ft 2 in
Height..........................................15 ft 3 in
Wingspan.................................... 45 ft 0 in
Wing area.....................................240 sq ft
Wing loading..........................30.1 lb/sq ft
Power loading............................ 9.67 lb/hp
Seats.....................................................10
Cabin length.....................................190 in
Cabin width........................................54 in
Cabin height.......................................57 in
Empty weight................................3,770 lb
Max ramp weight...........................7,305 lb
Useful load....................................3,535 lb
Payload w/full fuel.........................1,359 lb
Max takeoff weight........................7,255 lb
Fuel capacity, std...........320 gal (2,176 lb)
Performance
Takeoff distance, ground roll..........1,001 ft
Max demonstrated crosswind component...
......................................................... 20 kt
Rate of climb, sea level...............1,371 fpm
Cruise speed/endurance w/45-min rsv, std
fuel, 12,000 ft
@ 75% power, best economy....................
........................................... 172 kt/45 gph
@ 55% power, best economy....................
...........................................137 kt/34 gph
Service ceiling.............................25,000 ft
Landing distance, ground roll............ 705 ft