domingo, 8 de novembro de 2009

AS GAROTAS DE OURO dos ANOS DOURADOS do pára-quedismo.

OS MEDIEVAIS em Araraquara-SBAQ, com suas instalações e ZL-Zona de Lançamentos.
As Garotas de Ouro do Pára-quedismo,da esp.p/direita:Vanessa,Olga,Betty e Valéria.
Delfino e Betty, casal PQD.
Pára-quedas Hiper-sustentado PC-Paracommander e a Betty no seu 1º salto.

Os Anos Dourados do pára-quedismo desportivo civil foram os idos anos 70. Áurea época dos pára-quedas redondos remanescentes do Exercito e utilizado pelos civis para treinamento, formação de alunos, shows e demonstrações publicas. Naquela época, poucos eram os pára-quedistas, os quais se reuniam em clube espalhados pelo Brasil como família. Havia um grande coleguismo, uma forte amizade e uma união. Existiam as Federações em alguns Estados e no geral tinhamos a fiscalização e orientação técnica da UBP - União Brasileira de Pára-quedismo, formada por oficiais oriundos do Regimento Santos Dumont da BRIGADA PÁRA-QUEDISTA do Exército Brasileiro. Hoje o órgão máximo do pára-quedismo nacional, com a extinção da UBP é a CBPq- Confederação Brasileira de Pára-quedismo (www.cbpq.org.br) com sede em Boituva-SP no CNP - Centro Nacional de Pára-quedismo. Naquela época, nós tivemos o prazer de integrar a reabertura do CPJ- Clube de Pára-quedismo de Jaboticabal-SP e depois nos anos 80, fundar a nossa entidade, reconhecidamente como OS MEDIEVAIS-EQUIPE CIVIL DE PÁRA-QUEDISTAS (www.osmedievais.kit.net). A Betty foi a primeira pára-quedista de OS MEDIEVAIS, tendo realizado 16 saltos semi-automáticos de T-10 e com o seu TU-7 Static Line. Posteriormente, com a nova mudança definitiva para Araraquara-SP, trouxemos conosco o nosso clube, OS MEDIEVAIS e no aeroporto Estadual Bartholomeu de Gusmão (SBAQ), hoje pertencente ao DAESP - Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, em instalações próprias pudemos formar dezenas de alunos araraquarenses e da região, dando prosseguimento ao desenvolvimento sustentável do pára-quedismo, já que daqui saíram bons pára-quedistas e grandes instrutores de pára-quedismo, os quais posteriormente vieram a constituir seus núcleos, suas entidades. OS MEDIEVAIS foi a entidade pai de muitos, que reconhecidamente até hoje não esquecem.
Em 1982, com a formação de mais 03 alunas a equipe feminina de pára-quedismo de OS MEDIEVAIS, ficou assim constituída: Betty,Valeria,Olga e Vanessa. As GAROTAS DE OURO dos ANOS DOURADOS do pára-quedismo.

DELFINO e BETTY, GALERINHA NÃO BALANCE A MESA...














































Marcos e sua irmã.
Niver do Cmte. Marcos, 35 primaveras na Pista do aeroporto de Araxá-MG.

Quem foi convidado e teve a oportunidade de ir ao aniversário do amigo Cmte. Marcos Miyazaki, comemorado em Araxá-MG em 22 de Agosto de 2.008, ganhou como lembrança uma caricatura feita a grafite/crayon por um verdadeiro artista contratado para a Big Festa em um restaurante de luxo naquela cidade. Aniversário que vai ficar para a história de amigos verdadeiros, tidos com carinho pelo Marcos e sua família.