sábado, 27 de agosto de 2011

OSHKOSH-2011, visita a QUEST AIR...






































































































































OSHKOSH é também uma grande feira de oportunidades e negócios, onde estão grandes expositores demonstrando seus produtos. Entre pequenos e grandes fabricantes de aeronaves e componentes aeronáuticos, sempre tem alguma coisa de interesse para alguém. Aproveitei para visitar a QUEST AIR para conhecer o tão comentado avião KODIAK, um produto diferenciado e desenvolvido para concorrer com o famoso mono turbina Cessna-208 CARAVAN. O mono turbina KODIAK é menor que o CARAVAN, mas tem um grande potencial nas operações em missões de solidariedade, socorro e apoio técnico pousando em locais remotos e sem infra-estrutura de boas pistas. Utiliza o sistema full Stoll que lhe dá uma grandeza em pousos e decolagens curtas, entrando e saindo de lugares, onde outros aviões da mesma categoria nunca ousariam ir. Esse avião tão comentado pelo meu amigo Capt. Nathan Edward Kanagy, que hoje trabalha na QUESTAIR, veio para revolucionar os negócios. Por esse motivo está passando por homologação junto a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil para receber certificação para ser operado no Brasil, onde as maiorias das precárias pistas de pouso estão na região das fazendas do Pantanal, Mato Grosso, Pará, Amazônia, etc.. Locais aonde o KODIAK vai se dar bem tal a sua versatilidade, dando opções para seus operadores utilizá-lo em operações aero-anfibias com instalação de flutuadores ou em áreas de gelo com a introdução de esquis. Adorei a aeronave e acredito que eles estão no caminho certo entrando no mercado brasileiro, o qual meu amigo Nathan conhece muito bem, por ter morado aqui, onde passou boa parte da sua vida com a família, sendo seu pai um ex-piloto missionário que participou de muitas missões de solidariedade nas áreas indígenas, proporcionada pelos missionários de ASAS DE SOCORRO, entidade americana que sobrevive até hoje instalada em Anápolis-GO. Voou aqui na Selva com o pai e os amigos.
Infelizmente por motivos de trabalho, não encontrei com o meu amigo Capt. Nathan, que não pode estar em OSHKOSH esse ano, mas fui muito bem recebido pelos seus colegas da QUEST AIR.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Homem dos Planos de Vôo de SBAQ....





























Depois tem neguinho que reclama do DAESP. O DAESP cobra e não cobra pouco, mas tem eximinios funcionários que vestem a camisa. Experimente um pouso e um pernoite em algum aeródromo administrado por ele. Sairá triste, vai doer um pouquinho no bolso, mas tudo tem uma compensação. Além de serem fieis servidores a maioria dos funcionários em compensação vestem a camisa e fato curioso é que no aeroporto de Araraquara-SP/SBAQ, tem um funcionário lendário chamado NATAL por ter nascido no Natal de algum velho ano passado, que depois de aposentado ainda presta serviços para o DAESP.
O cara é fera e pau para toda obra. Serviçal de sol a sol, roça a grama com um velho e obsoleto trator CBT, tão velho como ele. Dirige uma velha ambulância. Defende o time de futebol fundado por ele a dezenas de anos, batizado de AEROPORTO e vive com o dedão do pé inchado pelas peladas arranca toco do campo improvisado na área aeroportuária. Gosta duma cervejinha no fim de semana quando dá suado correndo 110 jardas, mas durante o expediente ninguém segura o Natal. Ele segura a mangueira do caminhão de abastecimento, seja lá AVGAS ou QAV/JET com uma maestria e rigidez sensacional. Troca as luzes e acende o balizamento noturno. Mora em baixo do Radio Farol, NDB-205 MHZ e aciona o gerador quando por falta de eletricidade sai do ar. NUnca deixa ninguém na mão. É ainda amigo do ALFREDO, outro ícone cheio de história e aventuras que já se aposentou, perdeu um dedo e saiu do aeroporto. Amava o cara não sei por quê. Acho que é por que o Alfredão emprestava para ele um velho Chevy Opalão 08 cilindros para ir ao Forrô nos fins de semana dançar com as minas e tomar um gorrô. Outro amigo dele é o Oreudo. E a maior das suas façanhas, que eu ia me esquecendo, que descobri ainda hoje é que o Natal sabe mechê no computador e passar Plano de Vôo, seja para a Academia, Sampa ou Brasília ou qualquer lugar do mundo. O bicho é fuçado, conhece meteorologia só de oiá para o céu e regulamento de trafego aéreo nem si fala. Ô sujeitinho simples, mas safado. Devia ser o Administrador de SBAQ, pois conhece cada palmo de terra daquele campo, onde já apanhou muita guariroba e macuco sem ser formado PHD em faculdade alguma. A escola dele foi a vida e a vida ensinou a matemática do tempo, onde não se brinca enquanto as horas avançam. As cinco da matina o Natal e seu amigo Gauchinho tá lá fazendo um gostoso cafézinho, para servir os demais amigos servidores do Aeroporto Estadual Bartholomeu de Gusmão. Quem não conhece o Natal está perdendo a chance de conhecer uma pessoa alegre, extrovertida, brincalhona, mas cheio de responsabilidade que nem Deus imagina. Quem faz meus Planos de Vôo é ele e confesso que sempre deu certo. Só podia dar certo, pois o professor dele foi o Ribertão, outro ícone de SBAQ que veio de Barretos-SP dar um passeio na city e acabou ficando por aqui.
Se alguém quiser deixar o Ribertão feliz, convide-o para um vôo em algum TWIN COMANCHE, de preferência no PT-CHT. Ele vai adorar...... Tentei levar ele para voar no PT-CVP, mas ele caiu fora....O Riberto tem histórias para contar.

Por favor, nos ajudem.....Nosso Sonho não pode morrer...























































































O dia 31de julho de 2011 amanheceu lindo, sem suspeita alguma e prometia ser um belo dia para a Feira de aviação da Florida-USA, a SUNn’FUN-2011. Entretanto inesperadamente o céu ficou carrancudo, fortes ventos invadiram a calorosa Florida e avançaram sobre o aeroporto Lakeland Linder Regional Airport, onde acontecia a feira e centenas de pessoas se reuniam no aeroporto. A tempestade rapidamente fez seu caminho através da área de aeronaves expostas, virando tudo. Acontecia um inesperado Tornado que destruíu muitas aeronaves e casas na região, causando o maior caos. Alguns biplanos e aeronaves leves foram arremessados ao ar e amassados como latas de cerveja, enquanto aviões de maior porte levantaram e caíram em valas de drenagem ou sobre os outros. Barracas foram arrancadas pelos fortes ventos e chuva. Graças a Deus nenhum ferimento grave foi constatado, apenas perdas materiais de grande monta. Ventos que supostamente chegou a 90 KM/H em Tampa-FL naquela ocasião, segundo dia de tempestades severas na região.
Cada um ficou com o seu prejuízo. Garotos menos favorecidos que tinham um avião experimental e que estavam naquela ocasião na feira, o qual sofreu verdadeira demolição pela ação do Tornando, resolveram recorrer a ajuda pedindo donativos para recuperação do que restou. Conseguiram um lugar para se instalar na feira de OSHKOSH-2011, mostrando o que sobrou da aeronave e pedindo ajuda para recuperar seus prejuízos.
Foram inteligentes em levar os restos do avião para OSHKOSH-2011, que passou a comover todos que ali passavam, dando um donativo. Qualquer contribuição em dinheiro por mais insignificante que fosse, dava o direito de autografar uma das asas da aeronave. Eu e meu amigo Juliano Toporoski, engenheiro do CTA- São José dos Campos-SP passamos por lá, ficamos comovidos e contribuímos com US$10 dólares cada um, autografando aquela asa amarela danificada e desejando boa sorte aos garotos. Quem sabe, Deus ajude os meninos e a gente consiga vê-los voando no próximo ano na Feira de Lakeland na Florida.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cmte. Haroldo, seu helicóptero, sua familia, sua vida e os amigos...




























































































































































































O Haroldo de São Carlos é um verdadeiro piloto de helicóptero que voa por amor. Praticamente todos os finais de semana, decola com sua esposa e filha e vai fazer o que realmente mais gosta. Voar e voar por prazer...
Durante os Feirões de Carros que acontece pela nossa região está ele no seu Azulão fazendo vôos panorâmicos com os sortudos compradores de carros, que ganham de presente um passeio pelo céu.
Eximinio piloto de asa rotativa, com bastante experiência no seu equipamento o Haroldo faz verdadeiras façanhas operando seu R-44, enquanto sua esposa e filha ficam em terra dando cobertura, agilizando e organizando os vôos. E assim, nesse fim de semana, 20/SAB e 21/DOM de Agosto-2011 estavam eles de novo aqui em Araraquara-SP, durante mais um Feirão de Veículos que se realizou em frente à UNIP- Universidade Paulista. Fomos cumprimentá-los e como sempre fomos bem recebidos por essa família que é muito unida. Isso faz voltarmos no passado. Dá saudades dos tempos em que eu e a Betty e um velho Cessna -170, o PT-AMA voávamos praticamente todos os finais de semana fazendo panorâmicos por todo Estado de São Paulo. Das nossas aventuras aéreas conseguimos incentivar muitos garotos que depois se tornaram pilotos da nossa aviação e isso o Haroldo faz com muita maestria e dedicação, incentivando jovens para esse Mundo maravilhoso, chamado Céu de todos.