quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Praça 14 Bis em São Paulo-SP e o P-47. O monumento que não existe mais...

Como as coisas nessa vida são engraçadas. As vezes fazemos certas coisas sem saber se um dia isso vai representar algo. Quando você para e passa a refletir sobre a vida, principalmente relembrando o passado, acaba achando até graça. Ela é repleta acontecimentos e as vezes conseguimos respostas para nossas indagações com o decorrer do tempo. Aconteceu comigo em 05 de janeiro de 1968, quando tinha apenas 14 anos. Eu já gostava muito de aviões e os perseguia. Onde estivesse se tivesse avião por perto queria ir ver. Já estive em cada lugar que você nem consegue imaginar, vi cada avião, do mais simples ao mais curioso e tudo era motivo para estar por perto deles.
A minha existência e a minha memória acaba me devolvendo as gratificantes lembranças de momentos que não voltam mais, mas valeu estar lá naquela época, naquele instante e que foi um dos instantâneos da minha vida, que entre tantos outros marcou um momento no meu tempo.
O bom é quando você conta alguma coisa e pode provar algo com foto, sabendo a razão e o valor daquilo, quando para muitos não significa absolutamente nada, mas para você é mais que um  verdadeiro tesouro.
 A vida é repleta de questões e questionamentos e vivendo um dia após dia, fazendo aquilo que mais gostamos e nos proporciona prazer, tudo se torna gratificante. Em 1968 já vivia com os aviões na cabeça, meu sonho em se tornar aviador começou cedo,  na minha querida Terra Natal, Jaboticabal-SP onde tive contato com os primeiros aviõezinhos. Momentos agradáveis que marcaram minha existência e me devolvem agora na memória.
Minha querida mãe Elza, uma apaixonada por fotografias  sempre procurou registrar tudo que via e eu peguei essa mania dela. Sempre acreditei no que ela falava: O que está escrito não se apaga e a fotografia é a mais bela invenção do homem, pois aquilo que você clicou ficará registrado para sempre. O papel envelhece, a fotografia fica amarela, mas aquilo que ali está registrado perpetua no tempo e revive a memória daquele momento que não volta mais.
 Me lembro que todos os anos nas férias escolares de janeiro e julho meu pai, um Caixeiro Viajante, sagradamente nos levava de trem para São Paulo-SP, terra dos seus amigos e dos nossos parentes. A viagem começava na madrugada saindo de jardineira de Jaboticabal-SP até a vizinha cidadezinha de Barrinha-SP, acho que uns 18 Klms, onde embarcávamos na Maria Fumaça até Rincão-SP. Lá havia baldeação para um trem um pouco mais confortável, com máquina Diesel com destino a Araraquara-SP e de lá direto para Sampa, a Metrópole. Então o trem era mais confortável, com restaurante e tudo mais e com direito a nova tecnologia da época, locomotiva elétrica.
Quantas e quantas viagens inesquecíveis fizemos e nesse janeiro de 1968 estando na Capital fiz que fiz para o meu pai Geraldo me levar até a Praça 14 Bis, onde descobri que havia um monumento histórico com um avião  P-47 (Republic P-47 Thunderbolt) que havia combatido durante a IIªWAR na Itália pelos pilotos brasileiros do SENTA A PUÁ. Ali então, meu pai tirou algumas fotos minha junto ao monumento que hoje não existe mais na Praça 14 Bis em São Paulo-SP. A Praça foi transformada com o passar do tempo devido o crescimento da cidade, mas eu guardei essas fotos como tantas outras no meu baú a sete chaves e aqui e agora estão para provar o registro daquele emocionante momento, em que o garoto fica perplexo com a grandeza e com feitos históricos daquela aeronave.
Assim é a vida, coisas boas que plantamos e que colhemos com o passar do tempo. Ainda hoje sempre que vou a Sampa e passo pela Praça 14 Bis que logo será remodelada, conforme novo projeto arquitetônico, ainda vejo na minha imaginação quando muitos não conseguem enxergar nada, o P-47 lá no seu pedestal.
_________________________________________________________
Acima recorte do site do Site Portal do BIXIGA, Tudo Sobre o bairro da Bela Vista. http://www.portaldobixiga.com.br/
_______________________________________________________

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

ELE VAI VOLTAR A VOAR !

Após um descanso forçado de cerca de 12 anos no fundo do hangar, desde o dia em que seu dono partiu para a Eternidade ele ficou adormecido e muito triste. Permaneceu calado e intocável no cantinho do hangar, junto com os outros aviões que viviam felizes voando. Ele perdeu a vontade, o ânimo, a alegria e mergulhou em profunda tristeza... Suas asas foram se empoeirando, seu motor adoeceu e seu óleo que circulava pelas suas conexões engrossou e escureceu, perdendo a viscosidade com o passar do tempo. Os instrumentos de voo intactos perderam a noção da sua função no contexto geral. O pequeno grande aviãozinho russo que outrora dava alegria imensurável ao seu dono, acabou se sentindo só e esquecido, mas ele nunca esqueceu das suas magnificas habilidades em voar e voar bem com segurança. 
Seu nome MAI-890-U, biplace, acrobático e um treinador nato após tantas angustias, tantas esperanças em alçar voo de novo ressurgiu cheio de alegria no dia 02 de agosto de 2018, quando sua herdeira o vendeu para dois entusiastas que se apaixonaram por ele a primeira vista.

Inacreditável, mas finalmente o  MAI-890 de nacionalidade russa, o irmão do meu ex-VODKAZINHA PU-JMS vai voar novamente. Está renovando seus documentos e após passar por um exame mecânico de revisão geral seus novos donos vão ganhar o céu, onde ele sempre gostou de estar! Muito em breve o adormecido aviãozinho vai brilhar novamente nos céus da minha querida “CIDADE DAS ROSAS”, Jaboticabal-SP, terra onde nasci e nunca mais irei esquecer os bons momentos em que lá vivi.
Quanta alegria, quanta felicidade, quanta coisa boa poderá esse pequenino Experimental proporcionar. Desejo boa sorte aos novos pilotos que vão voar essa belíssima máquina, que ao meu ver foi o melhor Experimental que eu tive e voei na minha vida, o saudoso MAI-890-U Biplace PU-JMS, que hoje pertence ao meu amigo Cmte. Cesar Lorenzon de Garibaldi-RS, um verdadeiro apaixonado como eu pelo MAI.

Assim que soube que o MAI-890-U "American Star" do saudoso amigo VANDO CARREGARI havia sido vendido e seria entregue, fiquei tão emocionado e contente que não pensei duas vezes. Parti para Jaboticabal-SP, para revê-lo e conhecer seus novos proprietários. Valeu a pena , voltei no tempo dos meus Anos Dourados. Quando ele foi retirado do hangar, onde permaneceu calado a emoção foi tão grande para todos os presentes. Como sei que o avião tem sentimentos, senti nele a renovada alegria de estar ali dando prazer a todos. Acho que estava até sorrindo pelos cuidados que estava recebendo e pelo amor demonstrado pelos seus novos donos e tenho certeza plena que espiritualmente o VANDO estava ali realizado naquele momento e feliz como todos nós !









OSMAR NO AR !

PAN, PAN, PAN .....Emergência. Nosso amigo Aventureiro do Ar, empresário, cantor, aviador, astronauta, motociclista, paraquedista e outros bichos,  OSMAR MOLEZINI, retornou a terra. Ele que andava desaparecido surgiu para alegria geral e voltou com a tocha toda! Nesse feriado prolongado de 7 de setembro agarrou a família, deixou Sampa com destino ao aeroporto de Jundiaí-SP, onde guarda sua magnifica máquina voadora e saiu voando, sem destino, curtindo a vida. 

O Velho Águia pilotou com maestria o seu EMB – Coriscão PT-NMV levando para voar entre outros o seu filho e o netinho, demonstrando suas habilidades aeronáuticas. Tirou o escorpião do bolso, encheu o tanque da águia e partiu para a felicidade, fazendo a felicidade dos seus familiares, sem se importar com taxas aeroportuárias e outras tantas.
Tomara que ágora o aviador Osmar continue as suas jornadas de fim de semana, participando dos Encontros Aviatórios, visitando amigos, vivendo a vida intensamente como ela realmente tem que ser vivida. O PLN ágora é voar, beber e ser Feliz.....essa é a questão primordial do bem estar.
Para nossa felicidade e alegria, recebemos essa noticia glamorosa dos seus recentes voos e torcemos para que cada vez mais ele saia do chão e encontre a felicidade nesse céu maravilhoso que é de todos. Para os nossos amigos Aventureiros do Ar que não acreditam que ele voltou com tudo, as fotos estão aqui para serem conferidas.
Só Deus sabe por onde ele andou esse tempo todo, mas o importante é que voltou...


















                                        OSMAR MOLEZINI e o Netinho.

BOBÓ DE CAMARÃO no CAM em Matão-SP

Toda quarta-feira tem um jantar festivo na sede social e de campo do CAM – Clube Matonense de Aeromodelismo localizada no aeródromo municipal Armando Natali em Matão-SP/SDLY. Na quarta, 05SET2017 foi a vez do BOBÓ DE CAMARÃO, especialidade do Chefe gastronômico Bussolinha que não mediu esforços, com a ajuda de alguns assistentes associados do Clube que arregaçaram as mangas. Estava uma noite fria e foi propicia para o prato escolhido. Como entrada tivemos o JAMÓN e Linguiças Especiais produzidas pela empresa SALAMANCA de Catanduva-SP, degustes cedidos graciosamente pela família do nosso querido amigo, empresário e piloto de Paramotor ROBERTO CARNEIRO.  
Muitas cervejas, muita alegria e muita descontração entre os presentes. Cada jantar festivo é comunitário e sem lucro algum para o CAM, cujas despesas são divididas entre os participantes presentes.O BOBÓ de Camarão é um delicioso prato da culinária afro-brasileira com requintes extraordinários introduzidos pelo Chefe Bussolinha. É um prato de consistência cremosa, para ser servido com arroz branco e uma variada salada de folhas verdes, feito com camarões refogados em temperos verdes com leite de coco misturados no purê de mandioca e azeite de dendê, gengibre e camarões secos. 
Todos saíram encantados com a noitada gastronômica. É a ocasião em que associados do CAM, familiares, amigos e convidados aproveitam para trocar conhecimentos na área de aeromodelismo, programar encontros, visitas a outros clubes e organizar os voos do fim de semana. Geralmente acaba sendo programado por unanimidade o prato para o jantar da próxima reunião de quarta-feira.
Ocasião em que ficou acertado para a próxima quarta-feira (12SET2018) CUPIM NA PANELA.



























































www.salamanca.com.br