sábado, 13 de agosto de 2011

OSHKOSH-2011 com MICHAEL GOULIAN...



































































Conheci recentemente o Michael Goulian durante o OSHKOSH-2011. Um dos maiores pilotos de acrobacias dos Estados Unidos. Amigo do meu querido amigo Cmte. Sergio Canineo, que viveu longos anos nos Estados Unidos e teve a sorte de passar alguns anos junto com o Micael Goulian treinando acrobacia na sua escola. Eu não tive a mesma sorte que teve o Canineo de ser filho de um dos mais antigos Comandantes da Ex-VASP e as chances que também teve em viver lado a lado aqui no Brasil com o Coronel Braga, um dos maiores Comandantes da antiga ESQUADRILHA DA FUMAÇA com seus tradicionais, inesquecíveis e nostálgicos aviões com motor radial NA. T-6 vulgarmente conhecido entre os pilotos mais antigos. A única coisa que temos em comum é que como ele somos apaixonados pelos North American T-6.
O Cmte Sergio Canineo que hoje voa Boeing Cargueiro B-727/200 é fanático até hoje por acrobacias e quando pode não perde um Show Acrobático. Assim me levou para assistir a um tremendo Show do Goulian durante as festividades do Air Show Oshkosh-2011. Confesso que nem acreditei muito que tinha tanta amizade com o Michael, mas fui lá com ele conferir. Após uma das melhores apresentações acrobáticas que já vi, o Goulian ao fazer o desfile em carro aberto diante o publico que isoladamente estava da pista de pouso, ao ver o Sergio Canineo que estava ao meu lado, gritou de tremenda alegria, desceu do veiculo e veio até nós, fazendo com que invadíssemos a faixa de isolamento para abraçar com muito orgulho e carinho o Canineo e depois a mim, apresentado a ele como seu amigo. Foi muito emocionante o Goulian ter se lembrado do Canineo entre toda aquela multidão que o aplaudia. O inacreditável aconteceu de uma forma que os demais Gringos não entenderam nada, pois os americanos são muito reservados. A verdadeira razão dessa amizade é que o Canineo já havia morado também com o Gouliannos EUA, nos seus áureos tempos de acrobacia. Adorei esse encontro e para mim foi o ponto alto da minha viagem. Foi muito bom ter encontrado com o Cmte. Sergio Canineo que partiu para a aviação comercial e por acaso depois de muito tempo, nos encontramos no aeroporto de Milwaukee,WI/USA, na viagem a caminho da feira de Oshkosh.
MICHAEL GOULIAN ( http://mikegoulian.com/) mora em Maynard,MA/USA e adora voar é claro. É um dos aviadores mais populares que estão em destaque no ranking da acrobacia aérea nos Estados Unidos. Um arrojado piloto acrobático de manobras agressivas e nervosas como é conhecido, fora do estilo normal de voar, desenvolvendo uma técnica muito pessoal e invejável, que fazem dessas manobras sua assinatura, tirando o fôlego dos seus fãs. Na maioria dos fins de semana, de abril a novembro, lá está ele pilotando e treinando sempre com muita intensidade, alto desempenho exibindo-se em vôos solos de acrobacia, um verdadeiro espetáculo para quem tem a chance de vê-lo voando. Impulsionado por uma paixão pela velocidade e competição, Michael teve a honra de representar os EUA por 5 anos em Budapest Campeonato Mundial RED BULL AIR RACE, voando seu famoso avião verde e branco EDGE#49 e no RED BULL AIR. Goulian teve a sorte de ser recompensado com algumas das maiores honrarias das indústrias aeronáuticas. Em 1990, tornou-se um dos mais jovens Campeões Nacionais dos EUA, quando ele assumiu o titulo com apenas 22 anos de idade. Em 1995 venceu a ultima palavra em acrobacia aérea dos States, o Campeonato Nacional Acrobático Ilimitado. No mundo do AIR SHOW, Michal foi condecorado com o Troféu Art Scholl em 2006 e Bill Barber em 2009, grandes prêmios para SHOWMANSHIP AIRSHOW. Michael Goulian se orgulha nas ultimas duas décadas por ter sido incluído como “Os grandes da Acrobacia Aérea”, ganhando tanto prestigio e honrarias, compartilhando com sua equipe com muito orgulho.




Sobre o Michael, segundo a Wikipédia/ Enciclopédia livre: Michael George Goulian, nasceu em Winthrop,Massachusetts,EUA em 04/SET/1968. É um aviador americano que corre na RED BULL AIR RACE WORLD SERIES com o número 99. Ele nasceu em uma família ligada aos negócios da aviação. Sua família fundou uma das maiores escolas de vôo do nordeste americano em 1964. O pai de Michael, Myron Goulian (também conhecido como "Mike") era um examinador da FAA. Michael cresceu lavando aviões e varrendo o assoalho do hangar. Ele começou seu treinamento de acrobacias durante seu tempo na escola de pilotagem. Sua carreira continuou com ele ganhando muitos títulos nos Estados Unidos e no resto do mundo.Ele é casado com Karin Goulian desde 2000, e gosta de esquiar, jogar hockey no gelo e golf. A filosofia do Michel Goulian é “ A perfeição é esperado, a excelência será aceito”

OSHKOSH-2011 a B-29 "FIFI"




























































































































































































































































































































































































A clamorosa Fortaleza Voadora B-29 "FIFI" foi sucesso durante OSHKOSH-2011. Ao som musical da época da 2ª Guerra Mundial despertou aos curiosos a supremacia dessa B-29 de tecnologia tão avançada para aquela época. Fantástica foi a visitação interna, passando pelo compartimento de bombas até a cabina de comando e pelas escotilha dos atiradores. É uma verdadeira viagem ao tempo, com o cheiro caracteristico do metal envelhecido, do óleo e da gasolina. Valeu conhecer a famosa "FIFI". Cada um dos seus motores leva o nome de uma garota querida da tripulação, inserido no seu capô externo. Era a esperança de que cada um funciona-se bem durante cada perigosa missão.