sábado, 7 de abril de 2018

Sobrevoando Matão-SP/SDLY em 06ABR2017...

Matão-SP, aeródromo municipal Armando Natali/SDLY. Ninho dos AVENTUREIROS DO AR, onde passamos boa parte das nossas vidas, entre aviões, aeromodelos, drones, ultraleves, aviões experimentais, paramotor e muitos amigos. Tudo em perfeita harmonia, paz, coleguismo e serenidade. É um lugar publico bastante aconchegante na TERRA DA SAUDADE e quando o pessoal chega por lá, costumam dizer: "HOJE VOU SER FELIZ! e é assim que a coisa funciona. Viver a vida intensamente acima de tudo, olhando o mundo a nossa volta, podemos ver que existem muitas coisas que suscitam alegria, felicidade e gratidão. Voar então nem se fala...É maravilhoso, é fantástico, é sensacional, é gratificante como tudo que fazemos por prazer...
Realizei um sobrevoo no aeródromo na quinta-feira/06ABR 2018 e fiquei como sempre muito feliz. Aqui estão as fotos desse lugar maravilhoso naquele momento...Vale a pena passar algumas horas lá com os amigos !

quinta-feira, 5 de abril de 2018

CERVEJA e SOMBRA FRESCA!

É isso o que acontece nos fins de semana no aeródromo publico  Armando Nataly em Matão-SP, o SDLY.
Amigos aviadores, amantes da aviação, seja  piloto de Ultraleve ou de Paramotor,  depois de um dia intenso de trabalho, levam uma vida feliz reunindo-se as portas dos seus hangares. Tudo por um bom bate papo, um happy hours, aproveitando positivamente o momento de descontração. Ali  no aconchego dos amigos acontece muitas coisas, mas a melhor delas é a felicidade de estarem juntos. Amigos compartilhando um bom papo , relembrando algumas aventuras. Ser feliz é tão bom, quando vivemos em harmonia com os amigos e com nós mesmos. Em Matão-SP, nos fins do dia sempre algum Aventureiro do Ar aproveita para um voozinho local, curtindo a paisagem e a natureza para depois reunirem no frescor da porta do hangar e entre conversa vai, conversa vem sempre, uma cervejinha gelada para tirar a poeira e o cansaço.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Recordar é Viver.....BRAGA e VEIÔ...


Esse nosso país tem memória muito fraca. O brasileiro não cultua os seus ídolos. Tem hora que eu não entendo como são essas coisas.  Nós mais velhos, contemporâneos de um lindo tempo que não volta mais, fomos criados em um regime militar, aprendemos a exercer o civismo, cumprimos com nossas obrigações com a pátria, nos inspiramos em nossos heróis que lutaram  na 2 WAR...Admiramos os pracinhas da FEB que lutaram e deram muitas das suas vidas por nós, louvamos e veneramos os aviadores da FAB, os heróis do Senta a Pua, ou Senta o Pau. E o povo brasileiro, mesmo do nosso meio aeronáutico, esquecem-se dos nossos ases, nossos inspiradores de sonhos e também nossos ídolos, que alimentaram em nós a chama da nossa vocação, num tempo em que não era fácil. Dificuldade na comunicação, na formação de pilotos através dos Aéro Clubes, etc...
Quantos e quantos pilotos brevetados num tempo difícil se lembram da ESQUADRILHA DA FUMAÇA com seus velhos NA T-6 TEXAN que percorriam o Brasil de norte a sul incentivando os jovens daquela época para a carreira da aviação, fosse ela militar ou civil....e o Velho BERTELLI com seu  biplano BUECKER fazendo verdadeiras manobras acrobáticas de arrepiar os cabelos.E os inesquecíveis Vôos do Bêbado, quando algum  Aero Clube lhe emprestava uma velho J-3, ou ou CAP-4, ou mesmo um garboso PAULISTINHA, demonstrando sua habilidade na pilotagem de um avião diante dos olhos de centenas e milhares de pessoas que na sua maioria temia o avião.
Não é por acaso que a própria FAB e os integrantes da ESQUADRILHA DA FUMAÇA, liderados pelo Coronel Braga, lhe concederam os titulo honorário da FAB.
Ambos, com o decorrer do tempo e da própria idade partiram para a eternidade, mas deixaram boas lembranças... Inesquecíveis para muitos, como pra mim mesmo. Tive a oportunidade de conhecê-los e sou muito feliz por isso, muito gratificante foi para mim, um menino apaixonado por aviões, que nasceu para voar, que corria para o Campo de Aviação da minha querida Jaboticabal-SP todos os anos no mês de julho,  data de aniversario da cidade, cuja tradição era a apresentação deles por lá. Já que recordar é viver, aqui  está a fotos dos meus  dois Ases e ídolos do meu tempo.
Costumo dizer que recordar  não é só reviver o passado  e  sim viver o passado, nem que seja momentâneo !

Isso é muito legal, pois foram momentos únicos e felizes de um tempo que se distancia a cada dia, mas a sensações são as mesmas vividas naquela época maravilhosa, pura, desinteressada e incentivadora que ocorreram num passado distante. Não podemos abandonar as boas lembranças que vivem conosco. Quem não viveu o passado, como vai viver o futuro?
Minutos  atrás foi ontem, passou, mas a memoria desse instante passado ficou guardada em mim. Sentei-me com vontade de escrever esse texto, tive dificuldade em começá-lo, vontade de desistir, mas a s reflexões, as fotos que guardo com muito carinho daquele tempo, me deram animo e força para ir em frente. Minutos atras se foi, virou ontem...."agora é agora" e está aqui o que eu pude fazer revivendo o passado. Reviva o seu, o meu foi lindo e será inesquecível. Vamos lá amigos AVENTUREIROS DO AR.
Reviver é viver !

terça-feira, 3 de abril de 2018

Aeroclube de Ribeirão Preto- SP completa 79 anos !

O ACRP completou no dia 02 ABRIL 2018, 79 anos de atividades, comemorado com festa pelos diretores da atual diretoria.  Passou por situações difíceis, mas conseguiu sobreviver e está em plena atividade na formação de pilotos.
HISTÓRIA do ACRP, segundo o site da entidade :
Na década de 30, Ribeirão Preto foi tomada pela febre voraz da aviação, semeadas por pilotos pioneiros que aterrissavam suas frágeis aeronaves em meio à campos áridos e cafezais da região.
 Inspirados nestes homens e nos grandes feitos aeronáuticos na época, o então médico e piloto Dr. Luiz Leite Lopes junto com outros cidadãos ilustres da cidade se uniram num esforço mútuo de fundar um aeroclube na cidade de Ribeirão Preto.
 No dia 2 de abril de 1939 esse sonho foi concretizado, na casa de número 24 da Rua Álvares Cabral, foi lavrada a ata de fundação do aeroclube de Ribeirão Preto, neste dia estavam presentes os senhores Leovegilda Uchoa, Arnasvindo Azevedo Marques, Carlos de Souza Aranha, Vicente Battarelli, João L. do Val, Luiz Cardoso do Aragão, Domingos E. Centola, Fernando de Souza Aranha, Paula Uchoa, Cássia L. do Val, Henrique Piccotti, Osória Junqueira, Francisco Conrado, J.G. Mattos e por motivos desconhecidos o Dr. Leite Lopes não pode comparecer a reunião.
Nos tempos áureos da aviação brasileira, Ribeirão Preto se destacou por possuir um aeroclube bem atuante politicamente, muita personalidades ilustres passaram pela entidade ao longo dos anos, dentre elas podemos citar: Salgado Filho, Getúlio Vargas, Assis Chateaubriand, dentre vários outros.
Em homenagem ao Dr. Luiz Leite Lopes, que foi o primeiro presidente eleito do aeroclube, o aeroporto de Ribeirão Preto foi batizado com seu nome. Médico de formação, Leite Lopes era um entusiasta da aviação, que nas suas horas de folga como médico dedicava todo o seu tempo ao aeroclube e na qualidade de presidente da entidade, foi consagrado por seu idealismo, pioneirismo e pela árdua luta para transformar o aeroclube de Ribeirão Preto em uma das mais conceituadas escolas de formação de pilotos do Brasil.
A história do aeroclube de Ribeirão Preto se confunde com a própria história da aviação no Brasil, pois bem perto daqui, na fazenda Arindiúva, saiu Alberto Santos Dumont para conquistar Paris e se consagrar mundialmente com a invenção do avião.Localizado na terceira maior cidade do estado de São Paulo, oferecendo toda a infraestrutura e lazer necessários para alunos de outras localidades.
Endereço do ACRPAv. Thomaz Alberto Whately, 390 - Parque Industrial Cel. Quito Junqueira, Ribeirão Preto - SP


segunda-feira, 2 de abril de 2018

Fim de tarde com amigos Pilotos de Paramotor em Matão-SP/SDLY...


Praticamente todos finais de tarde, depois do expediente de trabalho estafante de cada um, os Pilotos de Paramotor Matonense reúnem-se no aeródromo publico municipal Armando Nataly/SDLY para curtirem um voozinho de Paramotor. São eles, os empresários: ROBERTO CARNEIRO, JUNINHO CHIOZINE e JUNINHO MIGUEL. Cada qual conta com sua Co-pilota de terra, que auxilia de diversas maneiras no voo descontraído de cada um. Seja na simples assistência de solo, durante a decolagem e pouso, na comunicação radio ou mesmo nas operações de resgate quando o pouso ocorre fora da área predeterminada. Após os voos eles se reúnem em um dos hangares do campo para um bom bate papo, uma cervejinha gelada e alguns petiscos.
Quando estamos em Matão-SP no hangar temos o prazer de vivenciar esses momentos alegres e descontraídos e até mesmo de participar do Happy Hours com eles...
O registro fotográfico a seguir aconteceu no dia 28MAR2018...
 ROBERTO CARNEIRO, Piloto de Paramotor com a filha ROBERTA, sua Co-pila,auxiliar de terra.
                                          ROBERTA CARNEIRO, DELFINO, ROBERTO CARNEIRO e BETTY.
                                                   JUNINHO CHIOZINE voando sobre SDLY com seu Paramotor.
                                    JUNINHO CHIOZINE após o pouso em SDLY com o amigo ROBERTO CARNEIRO.
                                          JUNINHO CHIOZINE, BETTY, ROBERTO CARNEIRO e DELFINO.
JUNINHO CHIOZINE, BETTY, ROBERTO CARNEIRO e DELFINO.
                                    ROBERTA, JUNINHO CHIOZINE, BETTY, ROBERTO CARNEIRO e DELFINO.

BUCHADA no CAM, 28MAR2018....


Na quarta-feira/28MAR2018 aconteceu no CAM- Clube de Aeromodelismo Matonense em SDLY, uma  maravilhosa BUCHADA com a participação de amigos, convidados, aeromodelistas e familiares. A cada semana, um integrante do CAM proporciona uma noite festiva gastronômica. Estivemos lá e aqui estão as fotos do acontecimento que foi até altas horas. O preparo foi feito com muito bom gosto... e a Buchada foi servida com arroz branco e salada de folhas e logicamente com muita cerva gelada !
Quem não apreciava o prato do dia, optou por carne de porco grelhada na chapa com pães.... Assim todos saíram satisfeitos e realizados.