sexta-feira, 5 de março de 2010

Peripécias na Serra da Canastra – MG,FEV 2010.






















































































Vale à pena conhecer a Pousada da Limeira na Serra da Canastra. Aquele lugar é um paraíso completo pelas pessoas que fazem dali um local encantado. É pela magia agradável dos seus proprietários, que acabam tornando-se amigos de todos os seus hospedes, proporcionando aos mesmos todo conforto. Estar na Pousada da Limeira é descobrir lugares maravilhosos que só a natureza oferece, portanto, sempre que podemos estamos por lá. Se fosse possível estaríamos ali todos os finais de semanas e feriados, mas a distância impede essa vontade. Cada viagem para lá significa uma mudança nos nossos destinos, onde momentos repletos de felicidades alteram o curso dos acontecimentos de uma maneira inesperada, modificando o modo de agir de cada um. Ali tudo se baseia em acontecimentos inesperados e imprevistos, onde os passeios são criados derrepente na expectativa de cada um, com a intenção de desbravar todo aquele paraíso já que o intuito é conhecer sempre novos lugares e retornar aos que mais nos agradou. A Serra da Canastra - MG é uma caixinha de boas surpresas, onde cada passeio por lá é muito agradável e nós recomendamos, pois a Canastra possui uma das mais deslumbrantes paisagens do Brasil. Ela se alterna entre campos de altitude onde a visão é magnifica, cerrados e matas ciliares junto a rios e nascentes. O acesso mais procurado para visitas ao Parque Nacional fica em São Roque de Minas-MG, sendo 08 km da cidade até a Portaria nº1 e mais 06 km até a nascente histórica do Rio São Francisco, o Velho Chico. O Parque Nacional da Serra da Canastra – MG, está no momento passando por um processo de ampliação de 71 mil hectares para 200 mil hectares e abrange área de 06 municípios, sendo eles: São Roque de Minas, Vargem Bonita onde fica a Pousada da Limeira (www.pousadadalimeira.com.br), Delfinópolis, São João Batista do Glória, Capitólio e Sacramento. Aproveite e coloque no seu roteiro de viagem uma visita por lá.

segunda-feira, 1 de março de 2010

CACHOEIRA da CHINELA na Serra da Canastra-MG













































































CACHOEIRA DA CHINELA. Não me perguntem por que se chama “CHINELA”, pois acho que alguém perdeu seu chinelo por lá, sei lá. Aproveitando a estada pela Serra da Canastra nesse feriadão de fevereiro de CARNAVAL-2010, estivemos pela segunda vez visitando a “Cachoeira da Chinela” com amigos que antes não estiveram por lá. Valeu a pena pela beleza natural da sua queda de águas cristalinas e piscina natural formada ali, convidativa a um banho de cachoeira. A propriedade particular onde está localizada é de velhos moradores do local, que cobram R$3,00 por pessoa, para visitação e uso da “Chinela”, o que é muito barato pelo cafezinho oferecido aos visitantes ao modo antigo. Feito em um ritual interessante preservado pelos moradores dali, que conservam ainda hábitos e costumes de uma época que não existe mais, para nós habitantes das grandes cidades. Assim preservam suas origens, desde a moradia antiga que é o cartão postal do Portal de Entrada para a Cachoeira, onde o único acesso é caminhando pela mata natural e sua trilha até o palco das águas. Existe inúmeras cachoeira ao logo do Parque Nacional da Serra da Canastra-MG e todas elas devem ser visitadas, na medida do possível, dependendo da disponibilidade de dias para passeios. Aproveitamos também para passear pela serra, onde nosso carro podia transitar com segurança e assim estivemos vistando lugares incrivelmente maravilhosos. Estivemos como de costume no BUTECO do RA, passando pela Cachoeira Casca D'anta, pelo Morro do Carvão e o Vale dos Cândidos, onde a elevação natural do terreno nos fornece lindas paisagens vistas em mirantes naturais ao longo das sinuosas e rusticas estradas abertas nos morros. Visitamos também o vilarejo entre a Pousada da Limeira e a Casca D'anta, cidadezinha de SÃO JOSÉ DO BARREIRO-MG, nas coordenadas: S 20º 20' 42" - W 046º 28' 56"
Quem não conhece a Serra da Canastra, seu Parque Nacional preservado e gosta de aventuras ecológicas, deve fazer um passeio por lá. Nós amamos aquele paraiso e sempre que possivel estamos por ali, de avião ou de carro, desbravando novos caminhos, conhecendo novas pessoas, revendo os velhos amigos e fazendo outros tantos, pois o povo mineiro da serra é muito hospitaleiro. Tem hora que, nós até achamos que somos habitantes dali.