quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aeroporto de Uberaba-MG antigamente...


Toda historia tem passado, presente e futuro... Bonito é quando alguém preservou a historia. Às vezes você faz uma fotografia, retrata um momento aparentemente insignificante, mas depois, muitos anos depois, essa foto já envelhecida tem um valor incontestável. Felizes aqueles que preservaram a historia. No nosso caso especifico, parte da historia da aviação que amamos.

Conheci recentemente no Vale dos Dinossauros/SSFH em Uberaba-MG o Fred, Controlador de Voo em SBUR-Uberaba (MG). Assim como gosto de coisas antigas ele é um grande pesquisador do passado da glamorosa aviação. Falamos bastante sobre o aeroporto de Uberaba-MG, do seu valor na integração mineira e de outros fatos marcantes ocorridos ali. Lembrei-me do meu primeiro voo empregado comercialmente no inicio dos idos anos 70, quando decolei de Araraquara-SP, na época SSAK com destino a Brasília-DF, com o Cessna-182 P Skylane/1974 o PT-KAZ novinho em folha da extinta Construtora Igaraçú Ltda., levando engenheiros que participariam de uma licitação para construção de algumas pistas de pouso para a CESP, durante as construções das barragens no Estado de São Paulo. Meu primeiro pouso foi no velho aeroporto de Uberaba-MG para abastecimento, tanto na ida como no regresso dias depois, onde fui muito bem recebido com um Sargento da Aeronáutica que operava o radio.
O CTA. Frederico da Costa Gomes, conhecido por FRED não só prometeu como cumpriu o prometido. Enviou-me algumas fotos antigas da sua coleção retratando os idos anos do Campo de Aviação e do Aeroporto de Uberaba-MG, provavelmente da década de 40 e 50 e agora com a sua nova TWR – Torre de Controle, as quais aqui estão inseridas.























Obrigado grande Fred pela gentileza das fotos. Boa sorte no Controle Uberaba/SBUR nessa missão de guiar e orientar os aeronavegantes... Abraços, e lembranças também ao amigo CTA. Danilo, o qual fez falta no Vale dos Dinos..

Aproveitando carona na historia, aproveito para anexar também uma velha foto dos primos da minha mãe no antigo Campo de Aviação de Pirajuí-SP, frente a um Piper J-3, a qual guardo a sete chaves no meu baú, provavelmente também da década de 50.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Inauguração do Hangar “Di e Di” do Cmte. Moura no Vale dos Dinossauros/SSFH em Uberaba-MG (Parte 03)

Já participei de inúmeras inaugurações na minha vida, mas confesso que nunca vi uma tão emocionante como essa. No dia 08/SET/2012 inaugurou-se o Hangar do nosso amigo Cmte. Moura, batizado de “Hangar Di e Di” em homenagem aos seus pais Cláudio e Raquel.

Tudo foi possível graças ao casal Dr. Lenin e esposa Bonequinha, os quais cederam espaço na sua propriedade agrícola no Vale dos Dinossauros em Uberlândia-MG para que aos poucos ali fosse instalado um verdadeiro condomínio aeronáutico, onde estão nascendo outros hangares.
No “HANGAR DI e DI” funcionará a “Escola de Ultraleves Free Wings Uai”, divisão de Minas Gerais inaugurada na mesma data, em sociedade com o Cmte. Paulo de Tarso MADEIRA de Ribeirão Preto-SP.
Só festa e muita alegria foi o espírito de confraternização da dupla inauguração.
Cmte. Moura usando das palavras falou aos presentes do seu sonho de criança pelo voo, com o apoio dos pais. Agradeceu a todos e se emocionou muito quando os filhos lhe fizeram surpresa, lendo verdadeiras declarações de amor pelo pai que conseguiu o que queria na sua vida. Família feliz, amigos felizes. 































Parabéns e muito sucesso ao Moura, Madeira e todos os amigos do VALE DOS DINOSSAUROS-SSFH. Foi muito bom estar com vocês...

UBERABA / Vale dos Dinossauros, MG SSFH 19 46 56S / 047 48 43W
PRIV UTC-3 743 (2438)
01 – (700 x 18 TER 5600Kg/0.50MPa) – 19
RMK – (*) PRB OPS de ACFT sem RDO, sendo compulsória comunicação RDO bilateral
com o CTL Uberaba em 120.80MHZ.