quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Jaboticabal-SP com amigos ! Fim de Semana no Campo de Aviação...

AVIADOR que é AVIADOR adora ter e fazer novas amizades, sempre que pode. Conviver com amigos que nos agradam não pelo o que eles tem, mas pela pureza e pelo sentimento desinteressado de cada um, acho que essa é a chama da pura felicidade e satisfação, em conjunto com a alegria emanada em cada um.
O que torna tudo tão especial é o momento e ser Especial não significa que você é o melhor ou o excepcional. Cada qual tem sua habilidade, seu jeito de ser e viver e seu próprio interior. A gente gosta da beleza interior, não das aparências.
Você não precisa se destacar na multidão, nem ser a cereja do bolo. Basta ser uma pessoa memorável e especial que irradia satisfação e alegria com individualidade. Aquela pessoa com a qual nos sentimos a vontade e que sentimos falta quando não estamos juntos, transmitindo uma grande saudade logo que parte, assim que vira a esquina da nossa vida, pois irradia sua individualidade, o que significa ser você.
Já que estou falando de Felicidade e Alegria, já está batendo uma tremenda saudade dos amigos, com os quais estivemos reunidos em um fim de semana maravilho na minha Terra Natal, a querida JABOTICABAL-SP dos meus eternos sonhos
No final de semana, 20 e 21OUT2018 estivemos por lá em agradáveis momentos, com amigos e familiares que se torna inesquecível pelo carinho com que fomos recebidos.

Queremos agradecer a hospitalidade de todos....afinal, todos são Especiais para nós !


                         O Aviador MAURO SERGIO MOREIRA,churrasqueiro oficial de SDJC...

                                O Aviador MOACYR PORTO BORGHI e NELSINHO DAMATTO.
Os Aviadores: MAURO MOREIRA e MOACYR BORGHI e PAULINHA ENOKI MOREIRA. 
 BETTY e o Aviador CAIO FERREIRA.
                             BETTY e os aviadores: CAIO FERREIRA e LEONARDO.
                                             LEONARDO e CAIO FERREIRA.
                                                             MARTUCCY BABY...
                                                MOACYR PORTO BORGHI
                                    Os irmãos ROSA & ROSINHA

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

O Sonho de ter um avião chegou...

Se seu sonho é ter um aviãozinho próprio para lazer ou mesmo para negócios, passeios e curtas viagens, nada melhor que um pequeno monomotor de baixo custo operacional. A bola da vez são os pequenos aviões Experimentais de construção amadora. Um avião que cabe no seu bolso e que pode ser comprado em parcelas. Assim nasceu em Três Corações-MG a indústria de aeronaves leves KRAUSS (www.kraussaero.com.br)
Fabricante de aviões para o mercado de Ultraleves e Experimentais se tornou uma empresa que atua no mercado da Aviação Experimental, com o desenvolvimento de novas aeronaves a partir de plantas de aeronaves antigas e clássicas que estão voando até hoje, como é o caso dos treinadores Piper J-3, do Piper PA-18 e do Paulistinha, empregando novos materiais que não eram disponíveis naquela época. Muitos desses aviões fizeram parte da vida de muitos pilotos, cujas relíquias estão hoje disponíveis no mercado graças a KRAUSS AERONÁUTICA, Indústria e Comércio de Aeronaves Ltda, tornando-se fabricante de alguns aviões dos nossos sonhos.
















Ao longo do tempo, tive o prazer não só de ter voado essas relíquias, mas de ter sido feliz proprietário de dois J-3, com os quais fiz grandes passeios pelo céu e só me deram alegria e felicidade. Ser livre, voar livremente ao sabor do vento é algo inacreditavelmente fantástico! No inicio do meu aprendizado voei CAP-4 e Paulistinha P-56 e J-3. Depois alguns Pipers PA-18, inclusive no Curso de Formação de Piloto Agrícola no CAVAG
Aeronaves de dócil pilotagem e desempenho fora do comum, que aceitam erros, pousam em lugares desprovidos com custo operacional e de manutenção baixíssimo, frente a outros monomotores.
Se você sonha em ter um, se você tem o objetivo de curtir grandes momentos voando e passeando, o momento chegou com condições de pagamento que cabem em qualquer bolso. Vale a pena fazer um contato e visitar a fabrica. Algo além da sua imaginação te espera...e seu Sonho será realizado.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Hoje 23OUT2018....DIA DO AVIADOR . Nosso dia !

São poucos os Eleitos que tiveram o privilégio de conhecer os mistérios do céu. Hoje, 23 de outubro de 2018 é comemorado o DIA DO AVIADOR e o DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA. Quem conheceu o voo jamais se esquecerá e uma vez tendo experimentado essa sensação de liberdade jamais abandonará o céu ! Aviadores são homens especiais que se dedicaram e se comprometeram a seguir essa profissão tão maravilhosa e tão técnica, que por dedicação e amor conseguiram sobreviver, tendo histórias para contar. Qualquer um que voa, seja por lazer ou por trabalho tem o mesmo valor.Todos são voadores, não importa se de asa fixa, ou rotativa. Os que pilotam uma aeronave são AVIADORES !
Eu comecei meu PP em 1972 e devo muito aos meus incentivadores do extinto ACJ – Aéro Clube de Jaboticabal-SP, minha Terra Natal, mas as circunstâncias da vida fizeram com que eu me desloca-se a trabalho para uma cidade na alta mogiana, Getulina-SP. 
 Dali para MARÍLIA-SP foi um pulinho e terminei meu curso pratico de PP-Piloto Privado na Escola de Aviação do Aéro Clube de Marília e nunca mais parei de voar. Falar que tudo foi uma maravilha estaria mentindo. Tive altos e baixos momentos, superados com muito sacrifício e labuta. A aviação não era essa beleza que é hoje, cheia de facilidades. Vivíamos um tempo difícil, época em que os pequenos aviões estavam fazendo parte integrante na vida da grande maioria dos fazendeiros que estavam se aventurando pelo norte, enfrentando o Mato Grosso, o Paraná, o Goiás, as Minas Gerais, o Pará e tantos outros longínquos lugares, abrindo suas fazendas com a maravilhosa ferramenta de trabalho, o Avião e precisavam dos Aviadores.
Homens corajosos para enfrentar a meteorologia adversa pousavam em lugares improvisados enfrentando muitos desafios. Não tínhamos grandes cartas aeronáuticas, mas um mapa Esso, um mapa ferroviário, uma bussola, um transferidor, uma régua e um relógio já era quase tudo que podíamos almejar e cada qual se virava como podia. Na região do Estado de São Paulo-SP a comunicação Ar - Ar era feita por VHF na frequência 125.80 Mhz, no Paraná 123.40 Mhz, no Mato Grosso 122.9 Mhz. Nossos auxílios eram alguns ADF, as Brodcasts em AM, os radio de aerovias operado por militares da FAB na frequência 126.70 Mhz, os quais nos ajudavam com as informações meteorológicas decifradas no boletim QAM. A região era ainda precária em rodovias e o avião era o sucesso do momento. Tínhamos a Radio Baurú, Prudente-SP, Urubupungá e era uma beleza quando conseguíamos falar com eles e com algumas outras, nossos Anjos da Guarda.
Somos sobreviventes de um tempo que não volta mais, mas deixa muitas lembranças e orgulho em ter feito parte integrante de algum capitulo da nossa história. Como quase que diariamente estávamos no céu lembro de muitos amigos, companheiros alados que voaram na minha época. Foram dezenas e alguns ainda estão voando até hoje como eu.
Devemos aos nossos instrutores, homens experientes  e cheios de dedicação que se propuseram a nos instruir, a nos dar conselhos, orientando nosso Norte na carreira que almejávamos. Em razão do tempo, as maiorias deles já partiram para a Eternidade, mas jamais serão esquecidos. Quem teve a oportunidade de voar nos anos 70 sabe realmente o que eu estou falando. Imagine aqueles aviadores dos anos 30,40, 50, 60.
 Os aeroportos de São José do Rio Preto, Baurú, Barretos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e o Aerorural de Araçatuba viviam repletos de pequenos aviões que serviam os fazendeiros. Havia muito emprego e a maioria deles absorvidos por Pilotos Privados.
Ser Aviador era uma coisa brilhante, cheia de glamour, respeito e valorização pelos patrões, onde você acabava sendo parte da família na convivência diária. Entretanto as coisas mudaram. A crise pegou também a aviação e as facilidades hoje aumentaram com o advento da internet, da telefonia e das rodovias que foram criadas.
Hoje após 46 anos de aviação, 65 de idade e tantas aventuras eu me pergunto. Valeu a pena ter escolhido essa profissão. E vou encontrar resposta em um momento tão difícil em que o nosso país da esperança enfrenta, onde os velhos aviadores acabam sendo esquecidos e desvalorizados, mergulhados em uma miserável aposentadoria, sem reconhecimento algum.
Se bem ou mal , o tempo passou...Fizemos a nossa parte escrevendo histórias e mais histórias.
Agora só nos resta aproveitar o tempo que nos resta, com saúde e felicidade, alegria, companheirismo.
Desejo a todos os meus amigos AVIADORES Parabéns pelo nosso dia. Somos uma família de AVENTUREIROS DO AR !  Boa sorte e bons voos a todos, sempre...