sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O COMANDANTE e O SONHO BRASILEIRO...







































Quando nós nascemos, não conseguimos prever o nosso futuro. Não sabemos o que iremos encontrar pela frente na nossa jornada terrena. Inocentemente não sabemos avaliar os obstáculos que encontraremos nas nossas navegações e nem sabemos o tempo real da duração do nosso voo. Assim foi com o Cmte. Rolim, que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente em Marilia-SP, onde obtive o meu Brevet de PP - Piloto Privado de Avião nos anos 70 e quando ele estava engatinhando com seu sonho de construir essa TAM maravilhosa que é hoje. Naquela época seu Taxi Aéreo Marília estava no auge dos acontecimentos e ele me confessou uma coisa que até hoje os mais ávidos não fizeram. A sonhada linha Do Oeste. Todas as empresas regionais de aviação do Brasil voam muito mais no eixo norte-sul e esqueceram-se das linhas do Oeste. Acho que aquele era um Sonho dele, o qual não conseguiu realizar naquela época de pioneirismo e pequenos aviões, pois tinha muitos outros Sonhos e o tempo corria rápido. Quem sabe algum dia alguém de visão como ele enxergue o vasto campo do Oeste-Leste e mude o eixo das atenções nas rotas domesticas.
Anos depois, já brevetado, encontrei-o aqui no aeroporto Estadual Bartholomeu de Gusmão em Araraquara-SP/hoje SBAQ, o pequeno grande homem COMANDANTE Rolim Adolfo Amaro, pilotando garbosamente um Beech Be DH-8, desbravando a linha para a Morada do Sol e o interior paulista, quando a TAM já operava os pioneiros aviões Cessna-402 e Bandeirantes, nos quais ele acreditou, depositando confiança na nossa indústria nacional. Em outras ocasiões, mais tarde encontrei com o “COMANDANTE” em algumas manhãs no saguão do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, frente aos balcões da TAM cumprimentando e conversando com os passageiros. Era um verdadeiro gentleman, um homem com um carisma muito grande que todos faziam questão de cumprimentar ou trocar algumas palavras sempre elogiosas. Algumas das suas características marcantes eram a simplicidade e o carinho com que se interagia com as pessoas. Gostava de conversar quando alguém ia ao seu hangar e era muito atencioso com os alunos Manicacas daquela época, sem perder a calma mesmo nas perguntas mais grotescas, mantendo uma fala mansa e agradável. Era muito carismático e todos queriam estar ao seu lado e escutar suas historias. Historias que ficou gravado nesse pioneirismo, legado por ele, conquistado com muita luta, preservado pelos seus familiares.
Familiares que sentem sua ausência todos os dias e que acredita que ele esteja voando tão alto o quanto ele sonhou e permanece no céu que desbravou durante o tempo que esteve na terra, arando seus campos, plantando suas flores e colhendo seus lírios. Era nosso idolo...
Eu me considero um abençoado de tê-lo conhecido, mesmo que por pouco tempo e reconhecer quem foi esse verdadeiro e arrojado “COMANDANTE”, espelho vivo e exemplo para os nossos vôos mais altos. Posteriormente por ocasião da compra de um Jato Cessna pelo meu patrão, conheci o filho dele Mauricio, mas nunca mais o vi. Sempre em frente, desistir nunca. Acho que era sua meta principal, seu estimulo para as grandes conquistas.
Logo que foi publicado o livro da historia da sua vida, adquiri um exemplar que devorei em uma leitura de três dias. Todos que gostam de aviação deveriam ler esse livro, cujo titulo é: “O SONHO BRASILEIRO” de autoria do jornalista Thales Guaracy, editado pela A Girafa Editora Ltda, de são Paulo (http://www.agirafa.com.br/). Já reli esse livro mais duas vezes de tão emocionante que é.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quem deseja escrever bem...






Há pouco tempo, participando de um Seminário, repentinamente chega um velho amigo e desesperadamente me pede para ajudá-lo a escrever uma pauta de ultima hora, para ser apresentada ali, justificando a importância e a iniciativa em valorizar o evento. Fui pego de surpresa, mas sem alternativa agarrei uma caneta e o que veio na minha mente naquele momento, coloquei para fora no papel branco sulfite, aflorando a razão e o por que. Aquilo ficou gravado em minha mente e achei que deveria escrever algo no meu Blog, demonstrando a razão do escrever bem para incentivar as pessoas. Sem demagogia e nem merecedor de tantos elogios, comecei a pensar e cheguei à seguinte conclusão: Um dos princípios básicos para quem deseja escrever bem, enriquecer o vocabulário, desenvolvendo a atividade com criatividade e muito mais, tem que ter o habito de ler desde pequenino. Livros devem fazer parte das nossas vidas e a leitura como algo prazeroso só tem a nos ajudar a escrever a nossa própria historia.
Eu tive a chance de iniciar na leitura de livros, pois na minha infância e juventude não havia o computador. Freqüentei as bibliotecas das Escolas Estaduais em que estudei e assim passei a amar a leitura e fazer dela parte da minha vida. Aliado a isso, Deus me deu a graça de lembrar tudo com muita clareza e isso me faz feliz, incentivando-me a retratar episódios do cotidiano vivenciados. Graças à isso, me dei sempre bem em redações. Naqueles tempos, dos Anos 60 meu pai depois de deixar a profissão de Caixeiro Viajante começou a lidar com eles e se transformou num vendedor de livros e Enciclopédias da época, como a Barsa, o Atlas Mundi e o tão não menos famoso, Dicionário Ilustrado Lellis em três tomos (volumes). Ganhei meu primeiro livro chamado MENENICE e logo em seguida o PEQUENO PRINCIPE de Saint Exupéry, que só depois vim a descobrir que o autor dessa verdadeira obra era Aviador e também Escritor de grandes romances como CORREIO SUL e VOO NOTURNO, entre outros, que também acabei lendo.
Desde então, os livros começaram a fazer parte da minha vida e já na escola, desde o primário vieram os livros de Monteiro Lobato, Julio Verne, Malba Tahan, entre outros, que se tornaram meus companheiros.
O interesse pela leitura, mais tarde partiu para o mundo da aviação, meu sonho. Hoje percebo claramente que quem lê desde cedo só tem a ganhar. Aprende a escrever melhor, turbina a imaginação, desenvolvendo o raciocínio pegando carona no que leu, transformando o senso critico e muito mais. Qualquer um consegue escrever e registrar suas histórias ou criar seus contos, mantendo um nível alto de conhecimento e rico vocabulário. Ler é um momento de grande aconchego e troca, dando tranqüilidade e segurança ao mesmo tempo em que a leitura é um mergulho no conhecimento.
Muitos livros que não pude comprar naquela época, mas que guardei os nomes e os autores e alguns que li emprestados das bibliotecas publicas e que acabei devolvendo, ágora a medida que vou encontrando em sebos acabo comprando, para enriquecer meu acervo. Tenho uma grande biblioteca em que reservei 90% dela para os livros relacionados à aviação que tanto amo. Tudo se tornou possível e mais fácil, quando há algum tempo encontrei na Internet a ESTANTE VIRTUAL (www.estantevirtual.com.br) e assim as portas da facilidade se abriram. Ali você encontra os livros que deseja e consegue comprá-los a preços altamente acessiveis, pois a Estante Virtual é o maior Sebo de Livros que reúne livreiros do Brasil todo.
Coloque uma estante de livros na sua vida e sempre que tiver alguns minutos disponíveis dedique-se a leitura. Assim você vai navegar pelo mundo misterioso das letras e fazer grandes descobertas. Uma delas: O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro”, por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil em 29.10.1810 e A Estante Virtual foi criada há cinco anos com o objetivo de disponibilizar tecnologia de comércio eletrônico para a comunidade de sebos e livreiros. E o que aconteceu foi uma verdadeira revolução na forma de comercialização de livros usados e novos no nosso país. Sinta o prazer da leitura e deixe que um livro seja seu companheiro....