sexta-feira, 8 de junho de 2012

Toninho Lopes, o rei das tintas...

O Toninho Lopes é o mais antigo habitante do Campo de Aviação de Matão-SP, hoje internacionalmente conhecido como aeródromo municipal Armando Natali, sigla ICAO: SDLY.

Ele fincou sua bandeira ali quase que junto com os Ingleses, os quais cederam a terra para a construção do Campo de Aviação. Nos idos anos 60 o Toninho era o pioneiro ali. Naquele tempo em que ele tinha cabelos brancos. Afinal ele é o homem do tempo que vai ficando mais jovem com o decorrer da idade.   

                                                                 Ele tem vaidade e viaja na contramão da historia, mas é um grande amigo, um grande companheiro, um exemplar vizinho de hangar. Ele tem o famoso e tradicional "Hangar das Tintas", enquanto o meu chama-se "Hangar Delfi’s". Seu sorriso é maior que sua boca. Seu coração sempre esta aberto para acolher seus amigos no seio da sua grandiosa e não menos querida família. 
                    Seus filhos que eu confundo sempre, Sandro e Leandro são sua dupla, se bem que não cantores, mas que já cantaram muitas meninas. Um dia da caça, outro do caçador e o Cupido acabou dando uma flechada certeira nos dois. Acabaram felizes e eles estão felizes e bem casados. Todos são nossos amigos. Grandes amigos das horas boas e ruins. O Campo de Aviação para eles é parte do seu lar. Fez os filhos, os netos e a família gostarem de aviões e do hangar e ali construiu seu ninho. Se ele não aparecer por lá no fim da tarde ou em algum fim de semana é por que está doente. E esse cara não fica doente nunca, pois tem sangue de Dinossauros nas veias, olhos de águia e força de leão.
Nos anos 70 ele achou que sabia fazer tinta. Derreteu carvão e misturou com  jenipapo, colocou alguns fixadores, estudou a quimica da quimica e desenvolveu a famosa tinta grafica que começou a alimentar as primeiras impressoras dos jornais da época. Vendeu para o Estadão. A tinta era tão pesada, acho que menos que sua consciencia hoje e por isso o Jornal o Estadão era um monstro, além de sujar a camisa quando colocado embaixo do braço. Mas o Toninho cresceu e hoje é um gigante no ramo de tintas e fixadores.
Acho que até descobriu alguma tinta que secretamente volta o brilho e a cor dos seus cabelos, iguais os da sua juventude com os ingleses. Hoje está milionário fabricando tinta mais evoluida, mais leve e mais consitente. Descobriu o caminho das pedras e só fabrica tinta em pó altamente resistente e mais duravel sem manchar as coisas. Basta um sopro, pronto está pintado.
Ali naquele Campo de Aviação que conheçe como a palma da sua mão ele se realiza. Voa como um pássaro sem destino, só pela liberdade e vontade de voar. Suas máquinas voadoras são a extensão da sua fabrica, da sua vida e a razão de viver. O Toninho das tintas tem muitas histórias do Arco da Velha. É uma ave rara em extinção, daquelas que só o tempo se encarrega de preservar. É um Velho Águia cheio de ternura, carinho e amor, um conquistador nato, um gavião, um grande amigão.
Todos gostam do Toninho, por que o Toninho é sincero e objetivo e prá falar a verdade, do tempo que conheço esse homem, estarei mentido se alguma vez disser que o vi fazendo algum comentário maldoso ou falando mal de alguém. Afinal ele é um cara de bem com a vida e vive a vida que leva...
                                               Ele é um Cavalheiro, um Gentleman muito fino e reservado, como um velho vinho de valor incontestável. Apreciador de antigas musicas, coleciona centenas de discos de vinil , os quais diz ser seu maior tesouro material.
Ser amigo dele é uma dádiva, já que tem uma seleta roda de amigos. Toninho o ultimo dos Dinos do aeródromo de Matão.


Confissão de um ex-Velho Águia Delfi's:
Nos anos 70, no inicio da aviação   que  hoje se tornou parte integrante da minha vida e da minha razão de viver, quando peguei nas mãos o antigo LP Full Coletion da Perla, voltei no tempo. Eu tive a grata satisfação de ver a Perla novinha, como eu nos meus 20 aninhos, por ocasião de um dos meus vôos mensais para ASSUNÇÃO no Paraguai quando a ex-Construtora Igaraçú de Araraquara-SP (Cujos registros constavam na cidade de Igaraçú do Tiete-SP, near Barra Bonita-SP do outro lado do rio Tiete) para a qual trabalhava como piloto, construiu a rodovia entre Cel.Olviedo e Villarica no território paraguaio. Oh, que saudades, Bons tempos, Velhos tempos. Old Time good Times of my life.....A "Betty" ainda não estava nos meus projetos de vida, pois ela surgiu depois, embaixo de uma asa de avião e ficou para sempre...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vendo aeronave CONQUEST-180...

Se você está procurando para comprar uma aeronave leve de fácil pilotagem, entre a grande maioria existente no mercado, a oportunidade de fazer um excelente negócio chegou. O Dr. Hélio Gama de São José do Rio Preto-SP esta vendendo seu CONQUEST-180.

Segundo a própria fabrica (www.inpaer.com ), essa é a opção inteligente para iniciantes e pilotos. O próprio Hélio pode dar maiores esclarecimentos, em cujo anuncio aqui inserido tem os contatos.
Palavras da INPAER IND. AERONAUTICA: É uma satisfação apresentar uma aeronave que proporciona facilidade de voar com o máximo de diversão. Projetado com linhas suaves e acabamento luxuoso o CONQUEST LIGHT se destaca em todos os aspectos das demais aeronaves, oferecendo conforto e o melhor custo benefício do mercado brasileiro de aeronaves leves.
Com motorização ROTAX 100 HP que oferece até 1200 km de alcance e velocidade de cruzeiro de até 110 Kt, esta maravilha da engenharia nacional vai levá-lo a descobrir um novo mundo.
Inicie sua jornada pelas portas amplas, com fácil acesso à cabine luxuosa, com assentos em couro e cockpit forrado. Olhe para o painel, que pode estar equipado com avionicos de ultima geração e piloto automático, ou com instrumentos básicos para o puro prazer de voar.
Todos os modelos incorporam uma célula de sobrevivência que minimiza os impactos sobre os ocupantes, aumentando a segurança daqueles que se utiliza de aeronaves pelo puro prazer de voar.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

QUEM NÃO É FRACO, NÃO É FRACO NÃO...




Quem não é Fraco não é Fraco não. Quem tem muita bala na agulha para gastar também não é Fraco não... Entre muitos amigos, tenho dois que não perdem uma dessas oportunidades da vida. Recentemente o Cmte. Luiz Benedeti, empresário, fazendeiro e piloto de ultraleve aventureiro ,  foi até a África correr de Leões e depois esteve na Índia em BOMBAIN para visitar a filha, aproveitando para hipnotizar serpentes e dormir num colchão de pregos. Podia ter comprado qualquer Experimental da vida, mas foi logo comprar o famoso e internacional Pelican PU-AEN, ex-Nalin.  Isso não é nada diante da grandiosidade das aventuras dessa turma de AVENTUREIROS DO AR

                                                                      
Ontem o meu amigo Cmte. William Teles, também fazendeiro, empresário e piloto agricola nas horas de folga,  decolou para LONDRES para ver as horas no BIG BEM e de lá vai para DUBAI dar um saltinho de pára-quedas. Os bichos não são fracos não. Nem precisava ir tão longe para Saltar de Pára-quedas, mas Saltar  no céu de Dubai é mais chique, é mais charmososo. É mais romantico e ainda mais romantico quando está ao lado da pessoa amada...  E eles estão certíssimos, pois dessa vida não vamos levar nada a não serem as boas amizades e o que fizemos de bom.
                       
Enquanto isso, nós aqui nesse Brasilzão de Deus vamos curtindo esse final de semana com um feriadão de Corpus Christi amanhã bastante chuvoso. Nem por isso vamos deixar de tomar uma geladinha e comer uma boa feijoada, pois afinal como diz o meu amigo Machadinho: " NINGUÉM É DE FERRO".  Amanhã, se abrir uma brisa no céu antes de termos tomado uma gelada, certamente vamos fazer um Turno de Pista para aquecer os motores das nossas máquinas voadoras, já que no final da tarde certamente os nossos motores estarão fervendo a cilindrada...............
Boa sorte a todos os meus amigos. Vocês merecem. Bons vôos sempre.
Abraços da dupla de dois, DELFINO Meia boca e Betty Mardita....
Dentre  outros meus amigos colunáveis e grandes empresários aventureiros locais, temos mais esse: o Fabricio Ramos,empresário e piloto de ultraleves nos monentos tranquilos da vida que leva. Na próxima falarei dele e suas peripécias.... Aguardem...

O inventor Prof. Pardal "NESINHO PICK" e sua engenhoca quase voadora...

A grande maioria das pessoas sempre tem algum deslize. Muitos deles até são inventores nas horas de folga e entre nós voadores tem um amigo que é considerado o Professor Pardal da vez. Engenheiro mecânico de formatura, piloto de ultraleve nos fins de semana e criador das mais mirabolantes e estranhas engenhocas. Até lâmpadas ele fez quando era garoto ainda. Leu muito GIBI e se inspirou no personagem Prof. Pardal, que tudo cria para facilitar sua vida.
Vocês nem imaginam o que esse ser extraterrestre, nosso grande amigo habitante da “Terra da Saudade” já inventou. Coisas incríveis que até Deus duvida e não é que essas estranhas robóticas funcionam mesmo. Certa vez, o Hangar em Matão-SP que ocupa, hangarando seu Ultraleve Microleve, acabou ganhando mais um hospede. Isso complicou um pouco os seus voos nos fins de tarde e nos fins de semana, pois muitas vezes o IPANEMÃO agrícola estava na frente e tinha que removê-lo para fora do hangar, para tirar sua dócil e pequena libélula voadora.
                            
Daí ele pensou, repensou, correu para casa e no seu laboratório pessoal, aproveitando coisas inaproveitáveis construiu o "TIRA AVIÃO NA MOLEZA". Acompanhado do seu assessor para assuntos aeronáuticos aleatórios, seu assistente direto e incentivador pessoal, o grande Girassol como é conhecido, apostou na ideia e ajudou nos trabalhos de campo no Campo de Provas do aeródromo Armando Natali/SDLY em Matão-SP. E não é que a geringonça deu certo. 
Assim acabou o sofrimento do NELSINHO PICK, inventor nas horas de folga, nosso amigo Professor Pardal solucionador de qualquer problema mecânico, elétrico, gelosos e outros bichos...E agora é só alegria e felicidade. Ele tem voado com um tremendo sorisso e anda pensando em novas criações. Para nós ele é o criador de idéias do Armando Natali Space Center................