terça-feira, 28 de abril de 2009

AMIGOS PARA SEMPRE.

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

A DESCOBERTA DE UM NOVO CONCEITO DE VOAR.




De volta aos bons momentos do passado, transcrevo abaixo na integra a Reportagem publicada na Revista AVIAÇÃO EM REVISTA Ano 56(1993), nº608 ( a mais antiga publicação aeronáutica,desde 1938), com o titulo Aviação Desportiva: DEPOIMENTO: ULTRALEVE ,A DESCOBERTA DE UM NOVO CONCEITO DE VOAR.
No dia 18 de abril de 1993 a SINOS Corporação Aeronáutica Ltda, que representa no Brasil a AVIATIKA, russa, trouxe para Araraquara (SP) duas aeronaves de demonstração modelo MAI 890, ultraleve biplano, monoplace, realizando demonstração técnica da aeronave para pilotos da aviação geral, pilotos desportivos de ultraleves interessados em conhecer essa nova máquina, que se encontra hoje disponível para venda no mercado.
Nunca, em nenhuma ocasião, um ultraleve despertou o meu interesse. Vivia fugindo deles. O MAI-890 da AVIATIKA me fascinou muito e logo a primeira vista me encantei pela perfeição do projeto.
Após verificar os detalhes técnicos da construção, aerodinâmica, robustez, performance e alta tecnologia aeronáutica empregada pelos russos aceitei o convite para realizar um vôo.
O MAI-890 está enquadrado na categoria ultraleve, mas prefiro chama-lo de um aviãozinho leve após ter voado.
Não sei se você pode se apaixonar tanto assim por uma máquina, mas a realidade é essa para quem voa o avião pela primeira vez. Muito compacto, robusto, extremamente hábil e dócil de comandos e também muito fácil de voar. De ascensão rápida, perfeitamente seguro e confortável. Totalmente acrobático você tem o comando o tempo todo em qualquer posição da aeronave.
Diria até que é um aviãozinho ideal para iniciantes, pois aceita erros de pilotagem e pousa praticamente sozinho, bastando colocá-lo em atitude de pouso. Seu trem de pouso triciclo extremamente forte torna praticável o pouso em qualquer tipo de pista. Mesmo em terreno ligeiramente acidentado ou na grama, a operação é muito confortável para o piloto em comando. Tem excepcional característica de pouso e decolagem curta.
A visão para quem está voando é total e a maior tranqüilidade é que todas as inspeções técnicas de manutenção são realizadas visualmente.
Se você ainda não voou o aviãozinho, procure fazer um vôo. Você vai acabar descobrindo um novo conceito em voar !
NOTA inserida em 28ABR2.009: Naquela ocasião quem representava essa aeronave produzida pela AVIATICA-Russa e distribuída pela SINOS é a extinta FREE WINGS REPRESENTAÇÃO e ASSESSORIA AERONÁUTICA de Araraquara do piloto de ultraleves: Sr. Miguel Felício. Hoje proprietário da POWER WING e ALPHA- Manutenção de Aeronaves e construção de kits, instalada em Tatui-SP (
www.powerwing.com.br), o qual tem um MAI-890 Biplace que fora meu, o saudoso PU-JMS.
Quem esteve em Araraquara-SP (SBAQ) em 1.993, demonstrando a aeronave, inclusive realizando inúmeras manobras acrobáticas com a mesma, foi o Cel.AV. Gustavo Albrecht, hoje reconhecido Presidente da ABUL
(
www.abul.com.br), o qual me concedeu a oportunidade de realizar esse inesquecível vôo. Alimentei por muitos anos o sonho de ter um MAI biplace e depois, com muito sacrifico consegui possuir um, cuja historia esta incluída nesse blog.