sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PINGUIM, o REI do RADIAL...








































A aviação evoluiu e os motores aeronáuticos também evoluíram, mas o tradicional motor radial não perdeu sua majestade. Voaram durante a 2ªWAR, depois na aviação comercial do pós guerra e estão voando até hoje.
A Aviação Agrícola teve a sorte de poder contar com esse potente motor de cilindros em estrela e assim os pequrenos aviões cresceram, puderam levar mais carga a um custo beneficio relativamente grande, cobrindo maiores áreas de aplicação. Foram os antecessores das turbinas que movem hélices ou impulsionam os jatos de hoje.

Poucos mecânicos de aviação como o "PINGUIM" continuaram trabalhando na manutenção desses heróis de 09 cilindros, o mais cobiçado deles, com seus 600 HP. Grandes mestres da mecânica , como os antigos Mecânicos Aer :Nelson,Sidynei, Edson e o saudoso Nivaldo da Aéro Agricola Caiçara Ltda , onde voei por dez anos(1979-1989) antes de retornar para a Aviação Executiva.Nos proporcionaram a satisfação de poder voar com esses motores, nos NA T-6, nos THRUSH SR-600 agrícolas e Grumman AGCAT. Vieram depois os colegas com os primeiros Air Tractor Radial, antecessores dos Turbinas.
É um motor relativamente barato se comparado aos demais e com peças de reposição encontradas ainda por fornecedores americanos. Ter um avião equipado com motor radial quando você tem serviço pesado para ele é uma tranqüilidade pelo seu rendimento
. Os motores radiais, também chamados Motores em Estrela – são motores de combustão interna e simetria radial, com pistões dispostos em torno de um ponto central conhecido como arvore de manivelas. Esta configuração ainda é muito utilizada para mover as hélices de aeronaves. Estes motores têm sido de utilização principalmente aeronautica, sendo raros em outros tipos de veículos. Um exemplo curioso de aplicação de um motor de 9 cilindros em estrela num veículo terrestre foi o tanque M4 Sherman durante a 2ª WAR.Em novembro/2011 tive a oportunidade de encontrar com o conhecido mecanico aeronautico “Pinguim”, um dos remanescentes apaixonado por motores radiais, especialista nessa nobre arte. Encontrei com o "Pinguim" na Oficina de Manutenção Hangar-2 em Batatais-SP/SDBA, trabalhando na revisão geral do motor radial P&W de 09 cilindros e 600 HP da aeronave agrícola Thrush, recém adquirido pelo Cmte. William Teles/AGROTELES AVIAÇÃO AGRICOLA. E não é que o Thrush voou e está trabalhando na pulverização de lavouras de cana de açucar. O carro chefe dos trabalhos executados pela Aéro Agrícola AGROTELES são dois Thrush-600.