sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"OS SOBREVIVENTES"


Vi hoje no FORUM da ABUL (www.abul.com.br) uma postagem muito comentada onde postam um acidente. Após assistir o vídeo no YOU TUBE:(http://www.youtube.com/watch?v=yDu0jYiz-v8) Plane crash vídeo from inside cockpit.
Senti na pele o que poderia ter acontecido com a gente e o pior para nós. Uma perda de potencia à noite numa região do pantanal, semelhante onde ocorreu esse acidente, apesar de ter sido em outro país. Anos se passaram, mas lembrei rapidamente dos nossos momentos de sufoco, voando rentes às arvores e o pântano numa noite escura, onde o meu pensamento era só voltar. Daí vem a cruel indagação, por que esse piloto não voltou antes de chegar às arvores que estavam tão distantes e sendo no período diurno, poderia ter realizado um pouso de emergência seguro em frente, já que a topografia aos olhos da luz permitiam.
Naquela noite escura após a decolagem de uma pista no coração do Pantanal Matogrossense, na região da Nhecolândia, tivemos uma pane de motor e o avião no negrume da noite começou a perder potencia, mas Deus e meu Anjo da Guarda estavam conosco. Conseguimos sobreviver a um acidente eminente. Inacreditável, mas estamos vivos e muito vivos, após termos nascido de novo, para contar o ocorrido. Comigo estavam naquele crucial momento, naquela inesquecível e torturante noite, os meus amigo Cmte. Waldomiro Moreira e o Douglas Spoter. Com muito sacrifício consegui retornar para a pista de onde decolamos e que permanecia acessa, para nossa salvação durante aquela escura noite sem estrelas.
Nunca mais me esqueci desse momento em que vivemos o maior apuro das nossas vidas. Não posso rever o Douglas ou o Waldomiro, que esse fato vem instantaneamente à minha mente. Deixamos de ser noticia, de sair no Jornal Nacional graças a Deus. Quem estava lá naquele momento há de se lembrar disso. Inesquecível, porém verdadeiro, nossa amizade solidificou ainda mais. Somos irmãos de fé e de coragem, unidos por um momento pessoal só nosso e vividos por nós.
O Pantanal da Nhecolândia é uma dos maiores áreas consideradas. A imensa maioria de seu território está situada dentro do Município de Corumbá, ficando apenas uma pequena parcela a leste sob a jurisdição de Rio Verde de Mato Grosso. Durante o dia aquilo é maravilhoso, mas a noite é um lugar esquecido e perdido, sem luz, sem rumo, sem destino. Lá estivemos à poucos passos da eternidade.
Lembranças à parte, momentos de reencontros, de alegria e de satisfação de estarmos vivos, para contarmos em detalhes essa História para nossos amigos, nossos familiares e nossos filhos. Nascemos de novo apesar do negrume da noite e da perda de potencia do motor do corajoso Embraer TUPI,o PT-VFH que nos trouxe de volta. Eu nem tinha ainda feito treinamento para voar o A-380 da AEROGARD. Rsssssssssss à parte, emoções mil................
A verdade é que nós sobrevivemos. Um acidente não aconteceu por pura sorte (The truth is that we survived. An accident has not happened by pure luck.)
Assim estamos vivos e por gratidão Divina continuamos voando, cada qual em algum lugar. Vira e meche a gente se encontra por aí.
OBS: Com relação ao vídeo, analisei no meu ponto de vista, simplesmente o seguinte: Amigos. Assisti varias vezes o vídeo, que por sinal tem cenas muito fortes, tentando analisar o fato. Não sei em que região ocorreu o acidente, mas ao observar atentamente o decorrer das cenas do inicio da decolagem por volta de 0:13,14,15, dá para ver nitidamente que o altímetro da aeronave, se é que estava ajustado corretamente, marcava no solo 6.200 FT. Acredito que estava operando em grande altitude, onde o ar por ser mais rarefeito e em razão talvez de alta temperatura no momento e avião lotado, comprometeu o desempenho do motor a carburador. O avião pareceu-me ser um velho STINSON VOYAGE. O terreno plano lá, idêntico ao do nosso Pantanal que por sorte para nós está praticamente no nível do mar, era bom e um pouso em frente poderia ser a salvação menos trágica quando o avião não conseguia ganhar altura. Observei que a MISTURA estava totalmente fechada e acredito que se tivesse sido aberta, mesmo no solo, teria melhorado o desempenho do fraco motor. Impossível que o piloto não tenha sentido que o avião não havia adquirido maturidade para voar.   A pista era muito longa, poderia ter interrompido a decolagem para fazer uma reflexão mais apurada do que estava acontecendo naquele momento. Afinal são coisas da vida que geralmente acontecem por falta de experiência.

Logico que essa é apenas uma simples suposição minha. Para se analisar um acidente e chegar a uma conclusão final: Inúmeros fatores contribuintes e reinantes devem serem analisados conjuntamente. Então vem a indagação: Seria o primeiro voo do piloto? Ele tinha experiencia com a aeronave envolvida? etc...etc...Enfim, só ele pode explicar o que aconteceu.

AEROBAR em SDJC / JABOTICABAL-SP, "CITY OF ROSES"...


Um Bar e esplendido Restaurante em pleno paraíso aeronáutico. Assim podemos chamar o AEROBAR existente no aeródromo municipal/ SDJC em Jaboticabal-SP, a CITY OF ROSES. Minha terra, terra do Maurinho Moreira e de muitos outros amigos voadores. Pena que o SDJC, conhecidos por alguns como Aeroporto de Jaboticabal,  por outros simplesmente como Campo de Aviação, está interditado pela burocracia desde 2009.
 E isso vai ano, passa ano e nada se resolve. Sei lá se por falta de competência de alguns, por morosidade de outros ou pela Lei de Gerson.
Bom deixamos de lado esse assunto polemico e o próximo Prefeito tendo pulso forte, com certeza vai resolver esse assunto, tirando de letra e quem sabe desinterdite esse belo aeródromo que tem muita historia para contar.
Enquanto isso o AEROBAR DO DEDÃO com também é conhecido, está bombando nas dependências do antigo Aéro Clube que foi para as cinzas pela má administração e hoje é o melhor Point Gastronômico da minha "City of Roses". Se puder ir de carro, a pé, de jardineira, de bicicleta, de taxi, de carona ou da melhor maneira que preferir, não deixe de frequentar esse paraíso perdido no Aeroporto perdido de Jaboticabal-SP/SDJC.
O AEROBAR DO DEDÃO é fantástico. O Metre Rodolpho, sua esposa e dedicados funcionários irão te servir da melhor maneira. Você se sentirá no paraíso. O local é totalmente arborizado, com muitas flores naturais e uma decoração de cair o queixo do melhor decorador. É inexplicável a sensação de bem estar em ser servido, mesmo durante a noite entre uma decoração e outra.  Luzes mágicas direcionadas e indiretas, reluzentes de velhos garrafões e arandelas centenárias, em ambiente rural com conservacionismo, tradição e novas dimensões arquitetônicas. Ali os pais ficam tranquilos, enquanto os filhos brincam no parquinho, correm pelo gramado, se divertem em liberdade.
Os melhores e mais diversos pratos ali são servidos, bem como bebidas para todos os gostos e uma variedade incontestável de cervejas que alegram qualquer degustador. Bons vinhos em sua carta infinita servem aos melhores paladares. Telões ao vivo apresentam acontecimentos momentâneos importantes, com verdadeiros clips que dão vida ao ambiente totalmente familiar.
Não deixem de visitar o BAR RESTAURANTE DO DEDÃO. O AEROBAR dos amantes da aviação e onde o publico em geral costuma ir. Para conferir vai algumas fotos da ultima estada por lá em 22 e 23/JUL-2012, com o Cmte.Mauro Moreira, assíduo frequentador do pedaço com sua família e amigos. Estamos morrendo de saudades e voltaremos em breve, assim que o Maurinho e a Paula voltarem dos States.
Não sei ainda ao certo se esse casal de amigos (MAURO MOREIRA& PAULA) moram aqui ou lá na Terra do Tio Sam. Acho que são sacoleiros internacionais e vivem nessa ponte aérea. Para nós bobinhos, dizem que estão aperfeiçoando o Inglês em 20 aulas por ano nesse vai e vem.
Não procurem por eles esses dias. Estão estudando nos EUA. Enquanto isso tem gente cuidando da ARANHA do MARINHO e das flores do jardim..........
SDJC está fechado para operações de pouso e decolagens, mas o AEROBAR está totalmente aberto em Céu de Brigadeiro, com tempo CAVOK te esperando....................




quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PESCADOR DE PROMESSAS, O Rui e o Tiãozinho...


Anualmente o Cmte. William dá folga para o pai Rui e manda-o ir pescar. E o Ruizão fica todo contente e não vê a hora que isso acontece. Acabou de chegar da pescaria edição -2012 e já está programando a de 2013. Reúnem toda semana com seus amigos no Bar do Sogro do Tiãozinho, seu funcionário nota 10, seu segurança particular e assessor para assuntos aleatórios. O Tiãozinho que é pau para toda obra fica e fica. Não vai por que tem que ajudar o William na Aviação Agrícola e ainda por cima na Oficina de Manutenção de Aeronaves. Sai lagrimas dos seus olhos quando o patrão parte para mais uma aventura. Trabalha até mais que nos dias normais, movido pela ansiedade do momento.
Com sempre no regresso o Rui traz de presente um peixinho para o Tião ele fica muito impaciente esperando o patrão chegar. Às vezes fica esperando até mesmo na entrada da cidade, aguardando a caravana com a caminhonete do Rui chegando. Entretanto dessa vez o Rui exagerou no presentinho, trouxe um tremendo PEIXÃO que o Tiãozinho guarda a sete chaves na gelosa do bar do sogro e com muito orgulho mostra a todos que aparecem por lá. Só Deus sabe quando vai ter coragem de fritar o baita.
Eu juro que  vi  o peixe e como prova disso aqui vai a foto. Não sei determinar quando ele será devorado. Já me convidaram mais de dez vezes, mas sempre arrumam uma desculpa e acaba ficando prá outra hora.É só promessa. Eles fritam um peixinho qualquer lá no boteco, dão uma cervejinha e vão enrolando a gente.
Quem sabe na pescaria do "Don Rui e amigos" o ano que vem ele traga um peixinho bem feio. Assim o Tiãozinho não vai ter dó de colocar ele no óleo quente. O Ruizão não é fraco não. Sabe onde ele vai pescar com sua caravana. Lá no Velho Chico pelas banda de Pirapora, onde tem peixe de montão. Coitado do Tiãozinho que fica. Não cansa de pedir pro  patrão: LEVA EU...
Quando ele não pega peixe, olha como o homem fica. Fica verde de raiva...