sexta-feira, 17 de abril de 2009

SEXTA-FEIRA SANTA, Encontro na TERRA DOS DINOSSAUROS.

KR PU-CHE e PU-RJE e muita conversa.
AMIGOS REUNIDOS.




ENCONTRO de Construtores de Aeronave KR.

Sexta-feira Santa,11.04.2009, tinha motivo especial para de improviso, aproveitando o feriado, fazer um pequeno encontro de amigos da aviação. E assim foi,pela iniciativa do Cmte. Celso Calegari, que convidou amigos próximos, para um rápido encontro na sua base em Monte Alto-SP(SDMO).
Estiveram presentes os amigos, Cmte Renatinho e seu filho de Catanduva com o Experimental de sua construção, com motor CONVAIR,KR:PU-RJE e o Cmte: Luiz Antonio Cherichi(Totó) de Jaboticabal com seu filho, no KR de sua construção com motor Wolkswagen:PU-CHE . Compareceram entre outros amigos, o Montealtense Cmte.Laerte Ulian, proprietário também de um KR construido em Monte Alto(SP) e o Cmte. Luiz Benedetti de Araraquara(SP). Foi um dia de grande confraternização, velhas lembranças e bons momentos. Pode-se dizer que foi um encontro de KR, já que o Cmte Celso construiu no passado inumeros deles e com o seu KR vou centenas de horas, tendo inclusive participado com o mesmo da saudosa REVOADA DO VELHO CHICO.
Monte Alto é um
município brasileiro do Estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º15'40" sul e a uma longitude 48º29'47" oeste, estando a uma altitude de 735 metros.Monte Alto foi construída exatamente sobre o divisor de águas entre a bacia hidrográfica do Mogi Guaçu e a bacia hidrográfica do Turvo-Grande. A altitude média é de 735m, entretanto, alguns pontos ultrapassam os 800m.Assim, a cidade possui o clima tropical de altitude, que se evidencia acima dos 600m e se caracteriza por apresentar verões chuvosos e quentes e invernos secos e frios, em que geadas e temperaturas muito próximas do ponto de congelamento não são incomuns. Segundo a classificação climática de Köppen, Monte Alto possui o clima Cwa, que é assim caracterizado: a primeira letra, que é “C” e é sempre maiúscula, informa que se trata de um clima mesotérmico, com a temperatura média do mês mais frio inferior a 18°C e superior a –3°C e que há pelo menos um mês em que a temperatura média é igual ou superior a 10°C. A segunda letra, que é “w” e é freqüentemente minúscula, explicita que as chuvas ocorrem predominantemente no verão, e que o mês menos chuvoso tem precipitação inferior a 60mm. A terceira letra, que é “a” e é sempre minúscula, indica que os verões são quentes, com a temperatura média do mês mais quente igual ou superior a 22ºC. Monte Alto entre outras atrações é conhecido pelo seus museus: Museu de Paleontologia com diversificado acervo com fósseis de dinossauros que teriam vivido há aproximadamente 70 milhões de anos atrás e outros animais que viveram durante o período cretáceo 65 a 110 milhões de anos. Museu Arqueológico com diversificado acervo encontrado em escavações em sítio arqueológico no bairro Água Limpa (zona rural)que confirmam que há mil anos antes da descoberta da américa, já haviam índios semi-sedentários em Monte Alto.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

UM VÔO DE ANFIBIO PARA UM ALMOÇO INESPERADO.

Aeroporto Municipal de Batatais (SDBA)
Partindo de Batatais(SDBA)
























DELFINO e CMTE.WILLIAM.


Lake Renegade na Praia do Fabiano.
Delfino,William e Ruy.








Almoço no Restaurante do Fabiano. Delfino,William e Ruy.
Recepcionados pelo Fabiano.







Garbosamente estacionado na praia frente ao restaurante do Fabiano.


Novo posto e centro de serviços próximo a balsa de Delfinopolis(MG) para apoio aos turistas.
O LAKE sobrevoando o Rancho do RUY





Era uma manhã ensolarada e muito quente, típica de verão, 05 de setembro de 2.008. Estávamos em Batatais-SP (SDBA) na Oficina Hangar-2 Manutenção de Aeronaves do Ruy Teles, do pai do Cmte. William, empresário de Aviação Agrícola, que entre outros aviões tem uma aeronave anfíbia, o LAKE RENEGADE de 250HP. Resolvemos, aproveitar o período ocioso do almoço em que a oficina paraliza suas atividades, para ir almoçar no Restaurante do Fabiano, no atracadouro da balsa de Cássia(MG)-Delfinópolis(MG), onde o Ruy tem um rancho próximo.
Com a maestria do Cmte William, eximinio piloto de anfíbios, decolamos de SDBA e minutos depois de voar por 45 milhas (MN), pousamos suavemente no Rio Grande, indo atracar na praia do rancho do próprio Fabiano a poucos metros do seu restaurante no porto da balsa de Cássia(MG). Servimo-nos de um tradicional almoço mineiro com peixes e após o almoço caminhamos pela praia, indo até o rancho do Ruy que fica na mesma margem, próximo dali. Após um pequeno relax no rancho, voltamos caminhando até o LAKE que nos aguardava na praia do Fabiano. De volta a água o Cmte. William executou uma linda decolagem e após algumas passagens nas imediações, retornamos para Batatais-SP para mais um dia de serviços na oficina e deixar um o PT-LIM seguro repousando no seu hangar.
O LAKE é um avião muito versátil. O avião anfíbio requer um cuidado maior durante os pousos e decolagem na água. O esquecimento do trem de pouso abaixado durante uma amerissagem pode resultar em uma pilonagem e conseqüentemente um banho inesperado ao piloto, sem falar nos danos materiais. Porém pode-se ir a lugar que outros nem pensariam, salvo se com um helicóptero. O LAKE RENEGADE permite uma melhor visualização na hora do pouso e para a escolha do lugar a ser utilizado para o pouso, aliado a potência do seu motor Lycoming de 250 HP, injeção direta e seis cilindros, com hélice tripá de passo variável e velocidade constante.Tendo em vista que uma aeronave anfíbia permite o pouso em lugares remotos, onde o combustível pode não ser de fácil obtenção, existe a possibilidade de abastecer os flutuadores das pontas de asas do LAKE que também servem de tanques de combustível. Essa aeronave foi desenvolvida para vôos longos, por isso tem uma boa autonomia. Além dos tanques principais das asas que são comunicantes, possui também um tanque central dentro da cabina. Detalhes a parte, é só não esquecer os coletes salva-vidas e levar o velho e salvador remo e uma corda. Por fim é só alegria para felicidade de quem dispõe de uma aeronave dessa categoria. Cmte. William e Don Ruy, grato pelo almoço e pelo saudável passeio. Adorei...












Um feriadão não muito diferente dos outros (SDMO).

Juliano e Delfino no Gruman AA-5 Traveler "BETTY"



Matheus,Lucas,Juliano,Ligia,Beatriz e Delfino.



Juliano,Matheus e Lucas a bordo do Traveler AA-5,PT-IIN na serra.


Serra de Monte Alto, ao lado da pista de Monte Alto-SP, SDMO.



















Hotel ESTÂNCIA SANTA AMÉLIA, Restaurante do DEDÃO.
Matheus e o primo Lucas.
Matheus,Lucas,Juliano,Ligia e Beatriz.
O feriadão da Semana Santa e Páscoa (10,11,12/ABRIL/2.009), não podia ser um feriadão diferente dos outros, e nem tão pouco diferente de alguns finais de semana, em que, nós amantes da arte de voar, procuramos um local ao vento, para curtir com prazer o esplendor da natureza, compartilhando com nossos amigos e familiares o lindo lado do viver a vida-beleza, dando chance a emoção com muito lazer, com sol e amor. Estar junto do avião, curtir uma porta de hangar, compartilhar histórias com os amigos aventureiros do ar, brindando os bons momentos em que estivemos juntos é algo que não tem preço.
Assim foi esse nosso feriadão. Meu sobrinho Juliano veio de São Paulo (SP) com a família para curtir as maravilhas do interior, onde nasceu e ganhou as primeiras asas para voar longe e acabar pousando na metrópole SAMPA.
Aproveitamos para curtir juntos, momento alegres e felizes com parte da família que gosta de estar perto dos aviões. Estivemos em Monte Alto-SP e Jaboticabal-SP, onde temos ainda raízes e aproveitamos para voar com o meu GRUMAN AA-5 Traveler , carinhosamente batizado de “BETTY
Fizemos alguns vôos para curtir a Serra de Monte Alto, Terra dos Dinossauros e aproveitamos para almoçar no sábado (11/ABRIL) no famoso e tradicional Restaurante do DEDÃO, nosso amigo de grandes jornadas e o maior ás da gastronomia jaboticabalense. Hoje solidamente instalado junto ao HOTEL ESTÂNCIA SANTA AMELIA, no trevo de acesso Jaboticabal-Monte Alto (SP), KM 341 da Rodovia Brigadeiro Faria Lima.
Foi maravilhoso os momentos que estivemos juntos e registramos com nossas câmeras fotográficas.

domingo, 12 de abril de 2009

1ºENCONTRO MINEIRO DE AMIGOS da Aviação Aerodesportiva de Formiga-MG (SNFO)

A despedida do amigos em SNFO para a viagem de regresso com meu AA-5.










Lagoa da Prata (MG)







Cmte. Christian e Delfino.





















As co-pilas da Festa.


Almoço na residencia do Cmte. Lucélio (amigos)








Amigos no almoço em ARCOS(MG)










Amigos de MG, almoço na residencia do Cmte.Lucélio,ARCOS(MG)









Cmte. Nazareno e o Instrutor Vinicius.







.
Delfino,Ismael (guarda-campo de Formiga-MG/SNFO) e seu filho.



1ºVôo Solo do Cmte. Nazareno, recebendo os cumprimentos do Instr.Vinicius.






Betty,Karine (Esposa do Christian) e Cmte. Christian.








Meu AA-5 e o Paradise do Cmte. Edmar no seu hangar em SNFO.







SNFO - Formiga (MG)

Muitos fatos interessantes acontecem no decorrer de nossas vidas. Deparamos com muitas pessoas em nosso caminho e algumas delas se tornam nossos grandes e verdadeiros amigos. A gente acaba adquirindo uma afinidade muito grande por algumas pessoas que nos cercam e inexplicavelmente acontece uma grande amizade, cheia de respeito e consideração um pelo outro. A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Conhecemos na Serra da Canastra, na Pousada da Limeira-MG (www.pousadadalimeira.com.br) os Cmtes Vinicius e Christian, onde tivemos a oportunidade de passar 04 dias maravilhosos juntos. Tornamo-nos amigos e por essa amizade o Cmte. Vinicius que é instrutor de vôo pela Escola EMPRAER de Lagoa da Prata-MG (www.empraer.com.br), nos convidou para uma visita a sua base em Formiga-MG(SNFO). Por falta de Checador Credenciado da ABUL na sua área, fui convidado para aproveitar a viagem e checar dois alunos seu, para obtenção do CPD (Certificado de Piloto Desportivo), o Edmar e o Lucèlio, ambos propretários de aeronaves PARADISE. A convite deles, estive no final de semana de 03 a 06/ABRIL/2.009 com a minha esposa Betty, com meu avião, visitando-os em Formiga-MG(SNFO) e ARCOS-MG por 04 dias, onde realizei o cheque CPD dos dois. Possuem aviões próprios (cada qual tem um ULM Paradise novo com cerca de 150 hs/cada + ou -). Com a instrução ministrada pelo Instrutor Vinicius de Divinopolis(MG) agregado a Escola e Industria EMPRAER de Lagoa da Prata-MG, possuem bastante conhecimento nas aeronaves.
Tive a oportunidade de voar com eles e senti que o Instrutor Vinicius,é um excelente instrutor padronizado e transmite um bom treinamento aos alunos, nos moldes do curso PP, demonstrando segurança, padronização, fraseologia aeronáutica e treinamento de vôo, bem como procedimentos de emergência, além de acompanhá-los em vôos longos de navegação e operação nos corredores VFR de Belo Horizonte.
Os dias que estive em MG nesse fim de semana, observei bastante a união de todos e a padronização segura, imposta pelo instrutor Vinicius. Tive a oportunidade de voar com outros alunos em seus aviões pela região que é maravilhosa e senti que todos estão sendo bem instruídos e confortavelmente falam a mesma língua, muito diferente do que ocorre aqui por SP. Gostei da turma e senti que precisam de ajuda, para ampliar seus horizontes, pois voam quase todos os finais de tarde e acumulam bastantes horas nos seus aviões. O amigo Cmte.Dr. Ivan de Lagoa da Prata(MG)-Médico Credenciado da ABUL, esteve lá conosco no seu RV-9 e todos juntos fizemos um grande Encontro de Amigos de MG por 04 dias. Fomos muito bem recebidos com o peculiar carinho mineiro, com muitas festas proporcionadas pelos Cmte. Edmar e Lucèlio em suas residências.