sábado, 1 de dezembro de 2018

A VIDA é muito Curta, então curta, aproveite e Viva a Vida!

O tempo passa em uma velocidade vertiginosa, o tempo voa mais que os aviões, por que ele não tem volta, segue sempre em frente, quer você queira ou não...
Com a idade , quando começamos a prestar mais atenção nas coisas, aprendemos o além do que comum.Observando hoje capítulos que aconteceram no nosso cotidiano e nos passaram despercebidos, pois estávamos acelerados nas nossas lutas, no nosso trabalho e nas nossas conquistas, acabamos encarando a vida de forma diferente.
 Exemplos nos mostraram que ninguém vai levar nada dessa vida passageira, além das coisas boas que fizemos, que vivemos e que compartilhamos com nossos familiares e amigos. Deixar de fazer certas coisas quando já estamos na reta final e quando ainda podemos é o maior erro que pode nos levar depois ao arrependimento, quando já é tarde demais e o tempo está se esgotando. Então queridos amigos AVENTUREIROS DO AR, Borá ser Feliz acima de tudo, vivendo intensamente e aproveitando ao máximo o que  ainda o tempo nos permite.


Hoje na reta final, quase atingindo a marca dos 65 anos de vida, posso dizer que vivi bem. Foram maravilhosos os meus dias. Lógico que tive muitos fracassos, muitas derrotas, mas nada me impediu ou vai me impedir de seguir em frente. Seja em tempos de Céu de Brigadeiro, ou seja, em tempos de Turbulência. A vida mostra claramente que não existe mal que perdure para sempre ou felicidade que nunca termina.


Nunca estudei tanto com minhas dificuldades e com as dificuldades da minha família. Num tempo extremamente incerto e difícil, enfrentei o ginasial  quando cobravam da gente inicialmente o Frances e o arcaico Latim, a religião, a musica, as artes e finalmente o Inglês sem muitas perspectivas, em uma época complicada e sem grandes informações. A meu ver acho que perdemos tempo com o Latim e o Frances, mas as regras eram essas. Coisas lógicas impostas por nossos educadores, os quais respeitávamos a qualquer custo, por educação e por medo, vivendo um ambiente de coleguismo entre os amiguinhos apesar de tudo.
O Latim ao meu ver era para entender a religião e fazia parte das missas e da grafia nas fachadas comerciais, o Frances sabe lá para o que servisse. Acho que era para entender os aviões, a minha praia...Afinal foi na França que o nosso querido SANTOS DUMONT deu um impulso relevante e histórico para a aviação.
Quando ainda garoto comecei a frequentar o nosso Campo de Aviação em Jaboticabal-SP, minha Terra Natal nos anos 60 , percebi que os pilotos daquela época ainda usavam termos em Frances nas suas pequenas aeronaves, desde os pedais ao acelerador, quando a navegação feita por eles era traçar um CAP.
E assim vivemos os nossos áureos dias, Anos Dourados da nossa meninice, infância, adolescência e juventude.
Cada qual chegou aonde chegou graças ao seu esforço, vivendo em uma época aonde havia muitas incertezas e as poucas informações,as quais eram muito precárias.
Ontem ainda criança, eu e os meninos da minha época olhávamos para o céu cheios de esperanças, de que um dia seriamos Aviadores, igual àqueles que sobrevoavam a minha cidade.
Os primeiros aviões que eu vi eram os pequenos Teco-Tecos que tinham um ronco suave e voavam mansamente, colorindo o céu com seus motorzinhos de 65HP a 90 HP e os estridentes North American T-6 Texam de treinamento, da Escola de Aeronáutica de Pirassununga-SP, cor de laranja com seus motores radiais de 600HP, que por vezes apareciam pela “CIDADE DAS ROSAS”. Sobrevoando a cidade e pousando no aeródromo local, que costumávamos chamar carinhosamente de Campo de Aviação, no fundo Colégio Agrícola. Traziam a insígnia da FAB - Força Aérea Brasileira e números. Eram lindos de serem vistos, marcantes pelo seu ronco inesquecível de bravura.
Certas vezes algum majestoso avião de transporte Douglas DC-3 apareciam, mas eram bem mais raros.  E quantas e quantas vezes dei uma escapada rumo ao Campo de aviação, para registrar fotograficamente esses aviões que faziam parte da minha vida e dos meus sonhos.
Assim iam desfilando, um a um, enquanto do gramado do quintal da minha casa na Rua Juca Quito, n°980 eu tentava identificar os modelos e prefixos desses aviões, armado de um singular binóculo DFV Vasconcelos.
 Minha mania era registrar tudo que observava e assim fui colecionando em um reservado caderno escolar as anotações sobre os movimentos dos aviões que via, munido também de uma bussola para determinar aparentemente de onde vinham e para onde rumavam. Se fossem em direção ao Campo de Aviação eu dava um jeito de ir até lá.
Confesso que entre tantas peripécias, consegui destruir um radio a válvula BELMONT do meu querido avô, mexendo em suas bobinas na tentativa de escutar o que os pilotos falavam nos seus rádios, mas foram tentativas frustrantes. 

Em julho, no mês de aniversario da cidade aconteciam as grandiosas, tradicionais e esperadas Festas Aviatória para deleite de todos os Jaboticabalenses, com a presença da ESQUADRILHADA FUMAÇA, do Ás ALBERTO BERTELLI e de tantos aviadores e seus aviões. Tempos esses que não voltam mais.


sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Palestra INGLÊS ICAO, na ARES Escola de Aviação.


No sábado/24NOV2018,aconteceu na Escola de Aviação ARES no Vale Eldorado/Ninho das Velhas Águias,SDVH, uma palestra para interessados no curso de Inglês ICAO para Pilotos, Controladores de Trafego Aéreo, Comissários de Voo, Mecânicos de Aviação entre outros.  


















terça-feira, 27 de novembro de 2018

FESTA DE FIM DE ANO no CAM em Matão-SP.

A temporada de festas comemorativas ao fim de ano já se iniciou. Nesse final de semana de 24/SAB e 25/DOM de Novembro de 2018, aconteceu em Matão-SP/SDLY, na sede social e de campo do CAM-Clube Matonense de Aeromodelismo a Festa de Confraternização Anual, com a presença de aeromodelistas da região,convidados, familiares e amigos.Estivemos presente e aqui estão as fotos do evento para serem conferidas.
Apesar do tempo chuvoso foi uma sensacional festividade, com muito churrasco, boa musica, muita cerveja gelada, muita alegria e descontração.




                                          MARLENE, Chefe de Cozinha....
AMARILDO e XURUPITA, responsáveis pela fornalha.


                          Aeromodelista VAI QUE DÁ de Araraquara-SP
                                        GAROTAS, Relações Públicas do CAM
                                ZEZÉ - Presidente do CAM recebendo visitantes.
Aeromodelistas do CAM: CARLÃO, POF e MARCELÃO.
                                                                   PAULÃO e BETTY
                    ZEZÉ - Presidente do CAM, MARLENE e BUSSOLINHA - Chefes de cozinha. 
         BUSSOLINHA com a mão na massa preparando o rango e ZEZÉ na supervisão culinária.
    Cardápio: FEIJÃO GORDO, ARROZ CARRETEIRO E COSTELA NO BAFO, com vinagrete e salada.

                             JOÃOZINHO, responsável pelo BAR ALL CAPONE.
                          MARCELÃO na concentração antes dos voos.
                                                         TIRA GOSTO...
                BUSSOLINHA e ZEZÉ inspecionando o novo assador de costelas do CAM.
 
                               Pré COSTELA...............Churrasco TIRA GOSTO
                            RAPHAEL Aeromodelista e Churrasqueiro e DELFINO.
                                                   BETTY e XURUPITA
                                RAPHAEL, BETTY e XURUPITA , Mãos a obra.
                                              Aeromodelista MARCELINHO








                                              DELFINO e BUSSOLINHA
                                                   ZEZÉ e BUSSOLINHA
                           ACAMPAMENTO para pernoite dos visitantes.
                                                        CAFÉ da MANHÃ.
                                          COSTELA, carro chefe do dia.
                       ZEZÉ e AMARILDO na preparação da tão esperada COSTELA.
     MARCELINHO e sua tatuagem em homenagem ao Grumman AA-5 TRAVELER PT-IIN