sexta-feira, 25 de setembro de 2009

AVIAÇÃO EXECUTIVA - PILOTO PARTICULAR DE TRANSPORTE AÉREO REMUNERADO.

Cmte.Delfino em A LUTA DA GENTE. EMB. XINGÚ-II,PT-MCI.

Cmte. Delfino. BELA NOITE PARA VOAR...

AVIAÇÃO EXECUTIVA - PILOTO PARTICULAR DE TRANSPORTE REMUNERADO

CARGO: COMANDANTE DE AERONAVE
O Comandante da aeronave, independente do tamanho ou modelo da mesma, é o Representante Legal do EXPLORADOR ( Pessoa, organização ou empresa que se dedica ou se propõe a dedicar à exploração de aeronaves, podendo ser o próprio proprietário) , e tem suprema autoridade sobre a aeronave desde o momento em que recebe a mesma para inicio do vôo, até a sua entrega depois de concluído o vôo. Da porta para dentro é de sua responsabilidade. Da porta para fora a responsabilidade é do administrador do aeroporto.
Em comando
, quer esteja manobrando os comandos ou não, será responsável direto para que a operação se realize de acordo com as Regras do Ar, podendo delas se desviar somente quando absolutamente necessário ao atendimento de exigências de segurança.Tem autoridade decisória em tudo o que com ela se relacionar, enquanto estiver em comando. Estão diretamente subordinados ao comandante os demais tripulantes e o co-piloto. O Comandante é o responsável pelo treinamento do Co-Piloto. APTIDÕES FISICAS, MENTAIS e COMPETÊNCIAS: São avaliadas pelos exames médicos periódicos, pela Junta Medica em Hospital da Aeronáutica e por Checadores credenciados do Ministério da Aeronáutica,que avaliam o perfil e profissionalismo do Comandante (1P). O Co- Piloto (2P) é avaliado e treinado pelo Comandante, antes do mesmo ser avaliado por Checador Credenciado do Ministério da Aeronáutica. A avaliação inicial para contratação do Comandante é feita por Curriculum Vitae e cartas de apresentações, de empresa anteriores para as quais exerceu as funções de Comando.
CURSOS: PILOTO COMERCIAL DE AVIÃO (PCA), ou PLA- Piloto de Linha Aérea para empresas de Táxi Aéreo e Empresas de Aviação Comercial para aviões e PILOTO COMERCIAL DE HELICOPTERO (PCH) para helicópteros, com experiência mínima anterior de comando de 2.000 horas/vôo, comprovada em CIV- Caderneta Individual de Vôo ou DECLARAÇÃO DE HORAS DE VÔO, fornecida pelo DAC- Departamento de Aviação Civil. OBS: Somente os detentores de Licença de Piloto Comercial ou superior (PLA), podem trabalhar, receber remuneração e serem registrados no cargo.
FORMAÇÃO ESCOLAR: Mínimo exigido para exercício da profissão e obtenção da licença de vôo Piloto Comercial (PCA,PLA ou PCH), é o nível Colegial ou equivalente.
HABILITAÇÕES TÉCNICAS PARA EXERCICIO DA PROFISSÃO: Deve possuir validos: Habilitação Técnica (CHT) emitida pelo DAC e Certificado de Capacidade Física de 1ª Classe(CCF), emitido pela Junta Médica do HASP/SP ou outro órgão de medicina da aeronáutica ( nacional ou internacional).
CONHECIMENTOS MINIMOS NECESSÁRIOS ao CARGO: Ter realizado Cursos/ Ground School, da aeronave que esteja operando. Ter sido aprovado em vôo de Cheque Inicial ou Re-Cheque anual, por Examinador Credenciado do DAC/ANAC e ter sido considerado apto. Ter participado de Cursos de Segurança de Vôo e Seminários de Atualização. Ter realizado Cursos de Gerenciamento de Cabina e outros específicos da aeronave, com conhecimentos primários de manutenção da mesma (em cujo equipamento esteja exercendo o cargo). Conhecimento em Inglês Técnico de Aviação (Fraseologia padrão internacional). Hoje em dia é exigida pela ANAC a proeficiência no Inglês. Ter realizado treinamento em simuladores de vôo anualmente. Não deixar de voar o equipamento (aeronave especifica) por mais de 03 meses. Manter as habilitações em dia.
OBS: É de responsabilidade do EXPLORADOR, fornecer uniforme, material de navegação, recursos para realização dos cursos de atualizações, treinamentos, renovações de habilitações técnicas e outras especificas da categoria.
FAIXA SALARIAL:
Obs: Deve ser respeitado o teto mínimo salarial imposto pelo SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS, órgão da categoria que estabelece as normas empregatícias dos Aeronautas.
Comandante (1P) de Aeronave Turbo-Helices e Jatos Executivos. (TOP DE LINHA)
Co-Piloto(2P) de Aeronave turbo-helices e Jatos Executivos = 80% do salário do Comandante. Co-Piloto em treinamento (Sem Experiência Anterior) para o Cargo de Co-Piloto =50% do salário do Comandante
Comandante (1P) de aeronaves mono e multimotores a pistão = 70% salário do Comandante de Turbo-Helices e Jatos Executivos.
Co-Piloto (2P) de aeronaves mono e multimotores a pistão = 80% do salário do Comandante. Co-Piloto em treinamento (Sem experiência anterior) para o Cargo de Co-Piloto = 50% do salário do Comandante.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Não faça vôo VISUMENTRO. PLN "Z" é que deu zebra.

































Se você conseguir sair como esse piloto "BELÊ", senão você vai para o "BELELÊU"

Não faça vôo VISUMENTRO. Isso é parte da doutrina de vôo de quem voa praticamente todos os dias e acaba encontrando condições meteorológicas IMC na rota. Eu e meu amigo Cmte Albino nos idos anos 70 quando começamos a voar não havia simuladores de vôo para pratica do vôo por instrumentos(IFR) e os aviões monomotores ainda não havim sido certificados aqui no Brasil para a pratica do vôo IFR. Como trabalhavamos para Construtoras de Terraplanagem tinhamos que voar quase todos os dias por boa parte do Brasil, devido o montante de obras espalhadas ( O Cmte. Albino na Construtora PRIVATO e eu na Construtora IGARACÚ, ambas com sede em Araraquara-SP, inicio da nossa aviação executiva e primeiro emprego). Nossa experiência era de Aéro Clube e recém brevetados, mas começamos a se preocupar em aprender a voar em condições de tempo ruim e por instrumento para não cometermos besteira e nem perdermos a vida e de nossos passageiros. Tivemos algumas aulas e noções de vôo guardado IMC com um LINK TRAINER do Rocca, que havia em São Paulo-SP e depois sózinhos entranto e saindo de nuvens. Procuravamos camadas altas em condições VFR ou com chuvas leves para ir treinando. Muitas vezes entravámos na camada de nuvem acima de nós procurando segurar o monomotor, voavámos dois Cessna C-182 Skylane novinhos na época.
Muitos morreram e muitos irão ainda morrer, nessa de forçar a barra, quere ir a todo custo, ou querer chegar. Já que o lema da aviação é: SE BEBER NÃO VOE, então, o tempo fechou: PILOTO no Bar, AVIÃO no hangar. Faça primeiramente uma analise e com calma. Será que vale a pena arriscar ?
Naquela época, quantas vezes não conseguimos segurar a aeronave e saiamos da camada em faca ou em atitude anormal, mas conseguiamos recuperar a aeronave e do susto, por que estavámos arriscando treinar e alto. Imaginem vocês, nós que temos hoje respectivamente 38/Albino e 37/Delfino anos de aviação e mais de 15.000 hs de vôo trabalhadas, oque já passamos. Entretanto tivemos muita sorte, pois estivemos perto do acidente e fomos perdoados pelos nossos erros primários de pilotagem IFR em condições IMC. Inventamos nossos problemas de descida T sobre 180º e arriscamos a pele guardando na camada.
Assim, começamos a observar naquela na decada de 70, quando o tempo mudava, praticamente nos meses do fim do ano, muitos acidentes ocorriam com os monomotores. Colisão com montanhas, serras e precipitação contra o solo por perda de controle da aeronave em condições IMC eram comum a cada ano. O próprio PLN - Plano de Vôo categoria "Z", já diz que deu ZEBRA e devemos esquecer o VFR, passando para o IFR para nossa proteção, quando em condições meteorológicas adversas diurnas ou noturnas.
Perdemos grandes amigos que tentaram voar Visual, querendo ver o solo e entraram Instrumento quando menos esperavam, pois o tempo muda muito rápido e pega de surpresa. Talvez o despreparo psicologioco e a falta de treinamento os levou ao acidente, vitimando pessoas que estavam em suas companhias, confiando na sua pilotagem. Aparentemente um simples nevoeiro pode ser um grande labirinto.
Você não precisa ter carteira IFR, ou mesmo se ela está vencida não importa, você deve saber e treinar sempre voar em condições IMC. Ter conhecimento e segurança para não entrar em uma fria. Além dos Regulamentos a Meteorológia é fator principal e deve estar na ponta da lingua de que voa para não ser pego de surpresa. Todo piloto deve saber avaliar e conhecer as condições de tempo.
Não foi muito diferente com o amigo Cmte. José Erilio Facina, pilotando um EMB-Corisco aspirado a caminho do Rio de Janeiro-RJ e com o Cmte. Marzio Munhoz, meu padrinho de casamento, com seu EMB-Carioca o PT-NDB na Serra do Mar, vindo de Ilha Bela-SP (naquela época existia uma pista publica homologada na ilha). O tempo estava ruim, mas eles tentaram voar VISUMENTRO e não deu certo. Os aviões eram novos. Alguma coisa aconteceu e acabaram falecendo.
O que precupa novamente hoje é que com essas mudanças de tempo, quase toda semana tem um monomotor indo para o chão, sem contar os Experimentais e os acidentes com pilotos de recreio de fim de semana que acabam se envolvendo em trágicos acidentes, perdendo suas vidas, destruindo suas máquinas e matando seus acompanhantes por tentar voar em condições IMC. E olha que antigamente não tinhamos os meios de comunicação e a disponibilidade em tempo real das condições meteorológias de hoje, suprida pela Internet,telefones celulares,GPS,etc...
Portanto se você não voa Instrumento (IFR), seu avião não é homologado e não está equipado para vôos IFR, se não tem ou não teve treinamento adequado NÃO FAÇA VÔO VISUMENTRO. O tempo não perdoa os incautos e corajosos e enfrentar mal tempo, O DESCONHECIDO, é besteira. Não vá, dê meia volta e volte, vá para a alternativa, não arrisque. Hoje dá certo, amanhã não dá. Deixa para voar outro dia, pois as condições meteorológicas não são eternas. As vezes se você atrazar em uma hora a sua saida, não encontrará com O DESCONHECIDO pela frente, pois certamente terá passado.
Arriscar não vale a pena, respeite as condições meteorológicas e certamente viverá por muito mais tempo. É preferivel perder o emprego, mas não perder a vida. Um novo emprego e melhor você consegue, mas a vida é uma só.

ALMOÇO NA POUSADA DA LIMEIRA-MG,12SET2009.

Vista parcial do Parque Nacional da Serra da Canastra-MG.
Delfino ao pé da Cachoreira Casca D'Anta, a mais alta do Parque Nacional da Serra da Canastra-MG.
A Betty no vôo de retorno a SDBA.
Um dos Chalés ao lado da pista de pouso da Pousada da Limeira.
Lembranças, souvenirs e camisetas da Canastra para todos os gostos.
Despedida na decolagem.



























Verduras e legumes, queijos são produzios na Pousada da Limeira.
Comida mineira ao fogão de lenha de excelente qualidade.

















Cmte. Whayne, a namorada e a Betty.









Betty no triciclo da Pousada e com Dnª Zuita.

















Cmte. Whayne,Delfino e William.

Recepção pelo Cmte. Whayne na pista de pouso.

A serra da Canastra com seu Parque Nacional é um dos lugares mais lindos e visitados por turistas ecológicos. ‘A mais de dez anos costumamos freqüentar a Pousada da Limeira do nosso amigo Cmte. Whayne, por ser um local privilegiado pela existência de uma pista de pouso de 650 mtsx30 de grama bem cuidada, chalés e oferecer um excelente refeitório a mineira. Sempre que alguma oportunidade aparece procuramos fazer uma visita para o amigo e sua família, os quais sempre nos receberam de braços abertos. São mineirinhos muito hospitaleiros e acho que até já fazemos parte da família. Assim sendo, resolvemos trocar a Festa estilizada de aviação que se realizaria em Barretos-SP nos dias 12-13/SET e preferimos ir passar o dia na Pousada da Limeira no sábado, 12.09.2009. (www.pousadadalimeira.com.br) com nossos amigos e grandes anfitriões, aproveitando para um almoço 'a mineira. O dia estava bom e muito agradável. Decolamos de Batatais-SP(SDBA) bem cedo e partimos para a serra. A paisagem vista por quem voa é maravilhosa e o local inspira uma grande e harmoniosa paz. Antes do pouso realizamos um grande sobrevôo pelo Parque Nacional da Serra da Canastra, nascente do rio Velho Chico, cumprimentamos a Cachoreira Casca D’Anta e pousamos, tendo sido recebidos pelo amigo Cmte. Whayne no seu triciclo.
Fomos também calorosamente recebidos pela sua mãe Dnª ZUITA, seu pai ORACY, sua irmã e seus funcionários com farto café de boas vindas que valeria por uma refeição. A saudade daquele lugar era tamanha que aproveitamos para curtir a pousada e colocar a conversa em dia. O almoço como não poderia deixar de ser, a moda mineira, foi convidativo a um merecido descanso. Decolamos de volta para Batatais-SP por volta das 14:00 hs e aproveitamos para sobrevoar a cidade de Delfinopolis-MG, ver o estado da pista de pouso para uma próxima aventura e o rancho do Ruy Teles. Foi um grande passeio que ficará marcado nas nossas vidas. Afinal, o que vamos levar dessa vida é os bons momentos que vivemos e as doces recordações dos amigos que conquistamos.
TRIPULAÇÃO da viagem: Cmtes- Delfino e William. PAX: Betty.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

NOSSOS DOIS 1ºs AVIÕES EM SOCIEDADE nos anos 70.



Cessna-170 PT-AMA "Pajé de Aço" e C-182P 1974 PT-JCH, inicio da nossa aviação em sociedade.

Conheci o meu amigo Albino Panosso Filho no fim dos anos 60, começo dos anos 70. Garotos na época éramos assíduos freqüentadores do Aero Clube (ACJ) no Aeroporto de Jaboticabal-SP, pois tínhamos um sonho em comum, voar. Arriscamos o começo da carreira no aeromodelismo a cabo que estava em plena ascensão nos fins de semana no Aero Clube, mas logo vimos que não levávamos jeito para a coisa. Partimos para o pára-quedismo no inicio do ano de 1.971 e por fim no ano de 1.972 já estávamos voando como alunos do Aero Clube. O Albino teve mais sorte e antes de mim conseguiu Brevetar pelo Aero Clube de Jaboticabal-SP, enquanto o Instrutor de Vôo, Cmte Ernesto Etelvino Biancardi ainda exercia suas atividades no ACJ. Ocorre que em seguida o Cmte. Ernesto Biancardi, tendo sido convidado pelo governo para ser um dos instrutores do Curso de Piloto Agrícola no CENEA- Centro Nacional de Engenharia Agrícola do Ministério da Agricultura e Aeronáutica na Fazenda Ipanema em Iperó-SP, próximo a Sorocaba-SP, deixou de ministrar instrução em Jaboticabal-SP. Assim sendo, acabei por força das circunstâncias indo me Brevetar em Marília-SP. O destino nos uniu novamente em 1979, quando acabamos fazendo junto o Curso de Piloto Agrícola (PAGR) no CENEA, tendo com um dos instrutores o nosso conterrâneo, Cmte. Ernesto Biancardi.
Nossa amizade fortaleceu tanto e perdura até hoje, apesar da distancia em que nossas vidas tomaram o rumo na aviação. Nesse ínterim, por volta de 1974 compramos juntos o nosso 1º avião numa batalha exaustiva de vôos panorâmicos e lançamentos de pára-quedistas para pagá-lo. Fomos muito felizes com o nosso primeiro brinquedo, o CESSNA-170 asa de tela PT-AMA. Mais tarde, vendemos o avião e encontrando um terceiro sócio. Assim adquirimos um novo Cessna, modelo C-182 P SKYLANE,1974,PT-JCH. Entretanto a sociedade com esse terceiro sócio que não era do ramo da aviação não deu certo. Abandonamos o negocio um ano depois vendendo a aeronave e com o pouco dinheiro que restou, cada qual seguiu seu rumo. Hoje o Cmte. Albino é um prospero empresário de Aviação Agrícola, tendo sua empresa e seus aviões baseada em Rio Brilhante-MS. Eu como ele, após tanta luta, deixei a aviação agrícola e me tornei Piloto Executivo de uma multinacional e assim vivemos nossas vidas e continuamos felizes, tendo constituído nossas famílias e um grande circulo de amigos. Encontrei no fundo do baú, fotos das nossas duas primeiras aeronaves em sociedade e isso deixa uma tremenda saudade, apertando o coração. Senti, como fomos felizes com as duas no inicio da nossa historia como proprietários de aeronave, já que voávamos aeronaves dos nossos patrões, desde que conseguimos o Brevet de Piloto Privado nos idos e dourados anos 70 da aviação.
OBS: A foto com o PT-AMA em Jacarezinho-PR, foi um dos ultimos vôos com a saudosa aeronave.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

XVIIIº FESTA de SAN GENNARO- Batatais(SP), Encontro de amigos.



























































San Gennaro, una festa popolare di origine italiana, ma molto apprezzato dai brasiliani, i figli degli italiani. Anualmente acontece na cidade de Batatais-SP a exemplo de outras tantas cidades no Brasil e no Mundo, a tradicional FESTA DE SAN GENNARO na praça da matriz . Com musicas típicas, shows e comidas diversas, muito vinho,cerveja e refrigerantes. A turma do barulho faz a festa. Aconteceu entre os dias 04 a 07 SET e 11 a 13 SET/2.0009 a sua espetacular XVIIIº edição. Estivemos por dois dias (11-Sexta e 12-Sabado) participando dos festejos, ocasião em que reunimos com alguns amigos da cidade, de Ribeirão Preto-SP e inclusive de São Paulo-SP para uma confraternização, já que temos os mesmos gostos. Aviação e uma boa comida anda com a gente.
SAN GENNARO, também é comemorado até nos Estados Unidos. Aconteceu entre os dias 10 a 20/SET de 2.009 a 82ª Festa anual de San Gennaro em Nova York, com o maior e mais respeitado festival religioso ao ar livre nos States. Acontece sempre nas ruas da cidade histórica de LITTLE ITALY ( Pequena Itália), assim denominada por ser o menor bairro de Manhattan, que no inicio do começo do século 20, serviu como de abrigo para centenas de milhares de imigrantes italianos que tentaram sua sorte grande nos Estados Unidos. A Festa de San Gennaro, Santo Padroeiro de Nápoles está presente em todos que tem sangue italiano em suas origens. Geralmente os italianos além de barulhentos são também muito festivos, por isso a comemoração e celebração da festa são feitas com muita alegria e descontração. Tempo de ver, rever e fazer novos amigos.
Pudemos sentir isso quando estivemos em 1989 em NAPLES-Florida/USA , A LITTLE BIT OF PARADISE, cidade de origem italiana. É a jóia da Costa do Golfo da Flórida. Inundado por sol durante todo o ano, arrefecida pela brisa das águas-marinhas do Golfo do México, rodeado de exuberante vegetação tropical, abençoado com uma recompensa rica de frutas e legumes. Descobrimos suas belas praias com areias como o açúcar em pó e histórias interessantes de imigrantes italianos e suas casas elegantes. Pudemos compartilhar do estilo de vida dos habitantes daquele paraíso chamado PEQUENA NAPOLE, que desfrutam de passeios de barco, pesca, golfe e tênis o ano inteiro. Além de um tour de compras na cidade passamos o REVEILLON 1989-1990 entre os imigrantes que vivem em congraçamento com os americanos natos. Estivemos visitando seus resorts luxuosos e restaurantes premiados pela gastronomia local. O slogan da cidade é: Bem-vindo ao Nápoles .... um pouco do paraíso.
Na capital, em São Paulo-SP, também acontece a tradicional XXXIVº FESTA DE SAN GENNARO-2009 no Bairro da Mooca na zona leste, onde quem gosta de musicas e comida italiana pode visitar a festa ate o dia 20 de outubro de 2009. As barracas estão instaladas nas ruas San Genaro e Lins.
Di solito nel mese di settembre è il più preparato una grande festa in omaggio al più noto d'Italia in tutta la mundo.San Gennaro.