sábado, 9 de janeiro de 2016

Voo Pré Solo do RODRIGO FIORANI !

31 de Dezembro de 2015, o ultimo dia do ano. Para fechar com chave de ouro aconteceu o Voo Pré Solo do RODRIGO FIORANI (Digão pra alguns e Santos Dumont para outros,Rsss) no Grumman AA-5 Traveler, o PT-IIN.
Aqui fica a promessa do tão esperado Voo Solo que certamente acontecerá em 2016.
Partimos de Matão-SP/SDLY, com 02 TGL em Monte Alto-SP/SDMO e mais 01 TGL em Jaboticabal-SP/SDJC, com retorno a Matão-SP/SDLY, após uma hora de voo, onde o "Digão" suou a camisa!
Olha aí o futuro Comandante Fiorani, todo concentrado nas ultimas instruções, preparativas para o seu tão esperado Voo Solo, no Grumman AA-5 Traveler, o PT-IIN. Tendo eu como seu instrutor e orientador, transmitindo as ultimas aulas, antes de liberá-lo solo com a minha aeronave.
Enquanto eu aperto o cerco e dou risadas, o Digão Santos Dumont molha a camisa, mas tem que ser assim. Um voo cheio de emergências diversas e pressões, para ver se ele não espana o parafuso. Rsssss
                    Dessa vez ele vai ou racha !
Grumman AA-5 Traveler, um avião monomotor acrobático de fácil pilotagem, mas que requer muita atenção nas velocidades durante a decolagem e pouso, principalmente em pistas curtas. Entretanto é um aviãozinho dócil com os seus 150HP / motor Lycomming de 04 cilindros carburado, leva 01 tripulante e 03 passageiros confortavelmente. Seus bancos traseiros conjugados, podem serem convertidos em assoalho para cargas, o que é facilitado pela sua nacele deslizante que ajuda muito não só no embarque de passageiros ou cargas. Durante o voo nos dias quentes é possível voar com parte da nacela aberta.
Com uma autonomia de 04:00 horas de voo,restando 00:30 de reservas (00:15' em cada tanque) a 200 Km/H, tem dois tanques (um em cada asa, com capacidade de 75 lts cada um). Seu consumo é de aproximadamente 30 lts/Avgas/hora. Tem um custo beneficio muito grande frente a outros aviões da mesma categoria.
De fabricação americana (USA) Nos anos 70 foi utilizado como treinamento primário pela Força Aérea Americana, graças a sua versatilidade e robustez. 

Painel simples e de fácil interpretação, facilita em muito o voo, principalmente para os iniciantes.....e muitas vezes o jovem piloto, tenso, acaba atrapalhando o voo sereno e tranquilo da aeronave, que dispõe originais da Grumman/USA: de um PA-Piloto automático de 01 eixo, VOR + ADF + VHF +  Transponder "C" + ELT + Aquecimento de Pitot + faróis de pouso e decolagem + Luzes de navegação e anti-colisão, dando-lhe a condição de voos VFR/diurno e noturno e IFR...... Etâ bichinho bom....
 o céu é mole, mas a terra é dura.......
       Se ele apertar muito, vai tirar água do manche. Kkkk
              Aproximando-se de Monte Alto City, para  duas TGL ( Toque e                  arremetida no solo) no aeródromo/SDMO. Vista do lago do Clube Campestre....



           Monte Alto-SP, aproximando-se do aeródromo SDMO.

 Aeródromo Publico de Monte Alto-SP/ SDMO, Terra Natal do Rodrigo Fiorani......o Digão!


                                  Aproximação na RWY 35 para TGL em SDMO.




           Segunda aproximação na RWY 35 para TGL em Monte Alto-SP/SDMO.



Sobrevoando a cidade de Jaboticabal-SP a caminho do aeródromo/SDJC para TGL .


                              Aeródromo SDJC em Jaboticabal-SP a vista .

 Aproximação na RWY 24 em SDJC - Jaboticabal-SP, para um TGL e DCT Matão-SP/SDLY.


   No solo durante a arremetida na RWY 24 em SDJC - Jaboticabal (SP)
Retornando ao Aeródromo Municipal Publico Armando Nataly/SDLY em Matão-SP, para pouso final e hangaragem da aeronave no Hangar Delfi's.







                Final para pouso em Matão-SP/SDLY.

           Rodrigo após o Pré Voo com a madrinha Betty !

Fim de um exaustivo voo de instrução pesada de  aproximadamente uma hora, nunca se viu um piloto tão realizado e esperançoso como o Rodrigo Fiorani, nosso "Digão/Santos Dumont", cujas asas estão acabando de empenar e pegar brilho."Logo logo estará singrando os céus solitariamente, para nossa maior alegria,satisfação e orgulho". Tomara que o aprendizado durante todo ano de 2015, não só ministrado por mim, mas pelos demais amigos aviadores que gostam muito dele,tenha servido de base para suas novas aventuras,grandes navegações, sobrevivência e novas façanhas aerodesportivas.

HANGAR ISOLUX ( azul) e HANGAR DELFI'S (vermelho) em SDLY, Matão-SP.


Rodrigo Fiorani, querido amigo, seu futuro está em suas mãos. Tudo depende de você.... Vá em frente, não desista dos seus sonhos !.
A vida é assim...dificil no começo e mole pro gato no fim.Rsssss
  
A velha águia de volta ao seu ninho.... Hangar Delfi's em Matão-SP/ SDLY....






                 Pinta de Comandante ele já tem.....








            O treinamento foi bom..... Digão suou a camisa (observe) Kkkkkk