sábado, 6 de julho de 2019

1976, Área de Saltos inesquecível do CPJ em Jaboticabal-SP.

Em 1976, acontecia muita coisa na CIDADE DAS ROSAS, minha querida JABOTICABAL-SP, da minha infância, da minha meninice, da minha juventude, dos meus Sonhos.. Vivíamos paraquedismo, desde a reabertura do CPJ – Clube de Paraquedismo de Jaboticabal-SP, em 03 de maio de 1971.
Praticamente todos os finais de semana havia área de saltos na ZL- Zona de Lançamento no aeródromo municipal, chamado por alguns como aeroporto e por outros simplesmente como Campo de Aviação / SSJB, não muito diferente dos outros lugares onde o esporte do paraquedismo estava ativo.
O publico em geral prestigiava os lançamentos, comparecendo em massa no Campo de Aviação, como nós paraquedistas costumávamos dizer naquela época. Íamos muitas vezes a pé, caminhando até o nosso querido quintal de casa, a nossa ZL. Outras vezes de carona,com os aviadores que iam para o ACJ.
Uma boa recordação, entre muitas outras tantas foi uma área de saltos em 1976, quando empregávamos para lançamento o Cessna-170 A  PT-AIZ, gentilmente cedido pelo seu proprietário, Alberto Rother que também era piloto.Essa área inesquecível para muitos que lá estavam e participaram deixa até tristes lembranças,pois alguns queridos amigos já partiram para a Eternidade, mas aqui ficaram boas recordações. Naquela área de saltos, naquele maravilhoso e ensolarado dia o piloto lançador de paraquedista era o Cmte. Canrobert Marques Costa. Ele era o Instrutor de Voo do ACJ – Aeroclube de Jaboticabal naquela ocasião.
 O instrutor de paraquedismo naquele dia era o Luiz Carlos Ruaro, que estava lançando seus alunos de primeiro salto. Outros breventando no seu quinto salto, quando ocorria o tradicional banho de lama. Ambos já partiram sem dizer Adeus.. A simbiose da vida é assim, uns vão outros vêm, o tempo passa, o tempo voa...
Naquele dia eu não estava saltando, mas curtindo com os amigos os bons momentos que a vida nos oferece e aproveitei para registrar fotograficamente o acontecimento. O fato de estar lá e participar de uma área de saltos são muito gratificantes. Afinal o paraquedismo  continua até hoje circulando no nosso sangue. Éramos muito felizes, animados e muito unidos no nosso ideal de saltar de paraquedas. Nada tirava nosso foco. 
Doces recordações de um tempo que não volta mais. Áureos tempos do paraquedismo esportivo em Jaboticabal em plena convivência com o ACJ.




quinta-feira, 4 de julho de 2019

Visitando o CPL- Clube de Pára-quedismo de Limeira-SP, nos anos 70.

No embalo dessa quinta-feira à noite, 04.07.2019, quando devia estar falando do aniversário de 37 anos de fundação histórica da nossa EQUIPE CIVIL DE PÁRA-QUEDISTAS “OS MEDIEVAIS”, enquanto a chuva mansa cai lá fora, com prenuncio da entrada de uma frente fria, vem em mente alguma coisa e  aproveito para recordar uma visita inesquecível ao CPL. A convite dos irmãos STEIN, pára-quedistas e fundadores do CPL- Clube de Pára-quedismo de Limeira-SP, no dia 13 de setembro de 1970 estive visitando a entidade em uma das suas atividades de saltos, realizada na ZL – Zona de Lançamento existente no aeródromo municipal de Limeira-SP. Fui de ônibus, saindo da minha Terra Natal Jaboticabal-SP, dos meus Sonhos e das minhas grandes realizações aeronáuticas. 
Foi um fim de semana fantástico no convívio com os pára-quedistas de lá que estavam em plena atividade. Futuramente, os irmãos STEIN do CPL acabaram nos emprestando pára-quedas RESERVA, pois não tínhamos por ocasião da reabertura do CPJ em 03 de maio de 1971. Havia sobrado do CPJ- Clube de Pára-quedismo de Jaboticabal-SP apenas alguns pára-quedas PRINCIPAIS e sem o ventral de RESERVA, os saltos não seriam possíveis. Tivemos muita sorte em encontrar grandes amigos que nos deram a mão para reativação do CPJ.
Se não me falha a memória os irmãos STEIN, chamavam: JOSÉ ANTONIO e CARLOS ALBERTO.
Por ocasião da minha visita ao CPL, fiz grandes amizades. Inclusive com o pára-quedista e piloto lançador de pára-quedistas Rui Pereira que estava realizando os lançamentos com um Paulistinha na ocasião, para ajudar o Cessna que também executava os lançamentos naquele dia. Quem voava o Cessna-170 A PT-AFU naquela ocasião, com o qual acabei fazendo depois em 1971 o meu primeiro salto em Piracicaba-SP, era o Cmte Belo, de Piracicaba-SP.
Voltei a encontrar o Rui posteriormente em Marília-SP, quando realizava na escola de Aviação Civil do Aéro Clube local meu curso pratico de voo, para obtenção da licença de PP- Piloto Privado.
Assim que o Rui Pereira me descobriu lá em Marília nossos laços de amizades aumentaram, principalmente por termos sido pára-quedistas,  que naquela época era uma família muito unida. Em Marília ele  morava na Rua Nelson Spilman, perto da Igreja e eu em um Pensionato para estudantes, na Rua Gel. Galdino de Almeida, em frente a funerária Bom Jesus. Lá ele voava executivo como também seu irmão Rubinho, que depois acabou falecendo durante uma cirurgia.
O Rui assim que tirei o PP, me levou para voar com ele para me ensinar voar pelo ADF e fazer fonia. Ele voava duas aeronaves de um grupo se não me engano de Manaus-AM. Era um Cessna-207, o PT-BKE e um Baron 55, o PT-BRL. Imaginem um garoto Manicaca recém brevetado em CAP-4 e Paulistinha  P-56 sem experiência alguma, entrar e assumir o comando de tremendo C-207, um monstro de avião aos olhos do iniciante.
É a mesma coisa, hoje um recém brevetado em Cessninha ou Paulistinha enfrentar um CARAVAN. No Baron confesso que só carreguei malas, mas fui muito feliz. Varias vezes pernoitei junto com o Rui, na casa dos seus pais que residiam em Limeira-SP. Pessoas humildes, mas sensacionais e o Rui não deixava de visitá-los sempre que podia. Ele me ensinou a não tremer e nem gaguejar ao falar com o PTT com as rádios, mas juro que tremia de medo até perder esse medo e tudo ser natural.
Voar com um cara tão tranquilo como ele era, tudo era sensacional. Varias vezes me deixou na esquerda do PT-BKE meio perdido e foi lá traz sentar no ultimo banco para eu me virar. O avião para mim era muito grande, comprido demais para minhas ínfimas habilidades. No fim nunca mais me esqueci dele e até tenho saudades. Acho que foi um amor à primeira vista. Entre outros lugares, como Londrina-PR, São José do Rio Preto, Araçatuba, etc... fizemos vários voos para Baurú-SP e Presidente Prudente-SP, onde a operação era coordenada via rádio da FAB na inesquecível frequência 126.70 Mhz/ Rádio de Aerovia.
O Rui foi um pai para mim, e através dele conheci o Cmte. ROLIM da TAM  lá mesmo em Marília e vários pilotos, quando estava começando no pequeno Táxi Aéreo Marília em um velho hangar. O Falco, o Agricio, o Zé Moroni, o Quarezi , o Bombini, o Nelinho e outros tantos. O Rui tinha um grande amor por Marília-SP e acabou casando com a filha do DAC de lá, Sr. Arcanjo. A vida é bela, é maravilhosa para as pessoas de bem e Deus me deu a oportunidade de conhecer tantas personalidades nesse mundo maravilhoso e fantástico da aviação, nos Anos Dourados das nossas vidas. Os anos 70 e 80 foram o máximo pra mim. 
Posso dizer que realizei-me profissionalmente e escrevi meu nome nos anais da história, essa mesma história saudosista, que gosto de relembrar em todos os momentos da minha vida... A aviação antigamente era um circulo de amizades sinceras e verdadeiras, desinteressadas e sem mesquinharias. Pena que hoje as coisas mudaram, a vocação foi esquecida e os interesses para serem conquistados, se tornaram abruptamente agressivos. Isso é lastimável e muito triste, quando o poder e o ego tem que ser conseguido pela força, sem se preocupar com o outro lado da moeda.
Isso vale mais que um Milhão de dólares. A amizade eterna é um Tesouro e poucos conseguem conquistar seu Milhão de dólares de amizade. Eu me julgo rico, bilionário nesse sentido e sou Feliz acima de tudo.

Deus e o meu Anjo da Guarda me deram muitos amigos e sou extremamente Feliz por ter chegado aonde cheguei, apesar das dificuldades que encontrei e com a ajuda desinteressada de quem me ajudou. Não guardo magoas de quem tentou me prejudicar, de quem eu ajudei e depois me negou ajuda, mas acredito piamente na justiça terrena. Aqui se faz aqui se paga e pela minha pequena experiência na aviação não é diferente.




















quarta-feira, 3 de julho de 2019

Niver do PEDRÃO, Aviador e Mecânico do VALE ELDORADO...

Nosso querido amigo e irmão PEDRÃO, o personagem mais carismático do VALE ELDORADO, querido por todos, com uma alma tão branca, que irradia muita felicidade e contentamento acabou de completar mais uma primavera...Completou mais um aninho de vida e de luta no Dia de São Pedro, sábado 29JUN2019. Iniciou uma nova jornada, e nesse momento de alegria por você estar completando mais um ano de vida, todos nós, seus amigos do Encantado VALE ELDORADO, queremos lhe dizer, que temos muito orgulho em compartilhar da sua amizade. Parabéns querido amigo. Saiba o quanto é querido e amado por todos, além da sua SUELEM, mulher maravilha que preenche com tanto carinho os seus tênues momentos de felicidades. Um homem que nasceu com a vocação de voar e ajudar todos, com seus préstimos e esmerados serviços de manutenção de aeronaves. Sempre alegre e sorridente, Feliz da Vida !
Está sempre aberto e pronto para resolver qualquer problema, seja ele qual for, com um sorriso maior que sua boa e com uma simpatia maior  que o seu próprio coração, recebendo todos com o maior carinho a qualquer hora, a qualquer momento. São poucas as pessoas que possuem sua índole e que são agradáveis, como você só sabe ser ! Nunca reclama de nada, tudo está bom para ele. Nem mesmo, ter que vir todos os dias para o Vale Eldorado, exercer suas funções profissionais e regressar para o seu lar em Bragança Paulista-SP no final do expediente, para um curto descanso, enfrentando sinuoso caminho de terra em quase toda sua totalidade, em uma região montanhosa e cheia de surpresas, consegue  tirar o seu bom humor.
O nosso amigo PEDRÃO é o cara...Aviador,brevetado nos anos 70, Aventureiro do Ar, apaixonado pela mecânica aeronáutica que tira de letra e não tem medo de desafios, esse é o PEDRÃO que conhecemos bem... Que esse dia tão cheio de felicidade, compartilhada por nós, seja o inicio de mais um ano de vitórias e grandes conquistas na sua trajetória e que com prosperidade,consiga realizar todos os seus sonhos. Esses são nossos sinceros desejos...
Só quem conhece o PEDRÃO e convive com ele, consegue avaliar suas qualidades excepcionais. Que você nunca esqueça, mesmo nas horas difíceis, que você é uma pessoa especial e iluminada, que surgiu em nossas vidas. Amamos você e queremos agradecer nesse momento tão especial, por tudo que tem feito para que essa amizade sincera e verdadeira fique cada vez maior. 

Nossos abraços e homenagens pelo seu irradiante dia.
Parabéns querido amigo, viva a vida intensamente, você merece...
Abraços.
Delfino e Betty, e demais amigos do Vale Eldorado...