sábado, 14 de março de 2009

3ª Viagem a POUSADA CABURÉ,27/28 de abril 2.007

Paulenir tem o maior carinho pela pista de pouso.



Pista de Pouso para operação VFR diurna e noturna, porta de entrada da Pousada para quem vem de avião.

Luzes de auxilio na rampa de aproximação.

Aproximação Final na Caburé(SSLB)
Decorriam os Anos Dourados da década de 70. Estava eu iniciando na aviação Arco e Flecha, aventurando-me as navegações de longa distancia, convivendo com fazendeiros intrépidos. Muitas fazendas estavam sendo abertas e negociadas no Pantanal, onde o único meio de locomoção era os pequenos aviões monomotores. Fazia parte desse cenário a linhagem de aviões Cessna, pela sua robustez comprovada durante anos e até os nossos dias atuais, como o avião mais versátil para operações nessas condições precárias. A mesma linha de aviões, mais tarde provou ser a pioneira nas pistas de pouso dos garimpos do Pará e da Amazônia e voam por esse Brasilsão todo.
Os primeiros aviões desses fazendeiros corajosos foram da marca Cessna, o monomotor asa alta, convencional ou triciclo que era pau para toda obra, pois transportava o que cabia dentro deles. Minha origem foram os convencionais C-140,170,180 e 182 Skylane. Fui, portanto Cessneiro desse o começo da minha carreira e mais tarde ao longo da vida adquiri vários Cessnas-170 e 182 que foram o meu ganha pão e sobrevivência financeira. Admiro, respeito e reconheço o que um Cessna é capaz de realizar nas mão habilidosas de um piloto responsável. Foram tantas as minhas aventuras, em uma época, quando voávamos somente pela bussola (Hoje os pilotos modernos, dispõe de GPS e outros auxílios a navegação). Com todo esse sacrifício e sem muitas informações aeronáuticas, tínhamos que conhecer navegação, e bem, para não nos perdermos. Encontrar as coordenadas geográficas, plotando num velho mapa Esso o nosso destino, atento a declinação magnética para descobrir o rumo a ser seguido com o único auxilio da bussola era um intenso trabalho, mas gratificante no final da viagem. Nossos auxílios eram os rios, cidades e estradas quando existiam, com os olhos ávidos na fumaça e no vento para compensar nosso rumo e a meteorologia acabava pregando muitos sustos em nós. Assim ,não menos diferente foi a história do pai do Paulenir,piloto que se aventurou pelo Pantanal em pequenos aviões e abriu a Fazenda São Paulino (SSLB), onde hoje está a famosa Pousada Caburé do Pantanal Matogrossense, santuário preservado de aves e animais do pantanal. Sempre posso, nos meus vôos, quando próximo dessa fazenda, acabo fazendo um pouso técnico na Caburé para rever os amigos, tomar um café e até mesmo fazer um pernoite. Eu particularmente aprendi a amar o Pantanal e tive o privilegio depois de muitos anos, em conhecer o amigo Paulenir durante a 1ª REVOADA PANTANEIRA, o qual nos proporciona momentos tão alegres e felizes junto aos seus familiares, funcionários e amigos.

sexta-feira, 13 de março de 2009

2ª Viagem a Pousada Caburé no Pantanal Sul (23.04.2007).

Pista de Pouso SSLB,Pousada Caburé.
Paulenir e Delfino.

Paulenir#47 e Delfino#44




Recepeção aos pilotos e passageiros na Pousada.








Pista homologada VFR dirno e noturno.
Pista de Pouso,SSLB
Voar pelo Pantanal é uma aventura maravilhosa para os pilotos pantaneiros que se acostumam a uma operação diferenciada. É fantástico operar nas pistas que mudam de configuração nas secas e nas cheias, requerendo um procedimento cauteloso, onde não pode haver erros. O Pantanal Mato-grossense, localizado a SW do Estado de Mato Grosso e NW do Estado de Mato Grosso do Sul, constitui-se numa planície sedimentar de aproximadamente 100.000 km2, com altitudes inferiores a 200m acima do nível do mar, o que facilita a operação de aeronaves. Nela corre, de norte a sul, o rio Paraguai e, de leste a oeste, seus tributários do lado brasileiro destacando-se os rios São Lourenço, Cuiabá Taquari, Negro, Aquidauana e Miranda. Durante a estação chuvosa que vai de dezembro a abril, a concentração pluviométrica sobre os rios da região faz com que estes, devido à pequena declividade, extravasem o excesso d'agua, inundando quase a totalidade da área. No quadro formado pelas enchentes, inúmeras lagoas ("baías") aparecem ou ampliam-se, e braços d'água ("corichos") interligam-se e nesse ambiente é que está localizada a Pousada Caburé do meu amigo Paulenir e família, o Aventureiro #47. Certos trechos, mais elevados e a salvo das enchentes, são os preferidos para implantação das sedes das fazendas de gado, principal atividade econômica da região. Quem como eu, conheceu o Pantanal nos anos 70, sente hoje ao sobrevoá-lo que a degradação chegou. O homem destrói boa parte dessa natureza ecológica, colaborando pela destruição do mesmo. Isso é muito triste realmente. Quem deixar para conhecê-lo mais tarde com certeza não vai conhecer o verdadeiro Pantanal dos nossos antepassados. Com pensamento voltado para a conservação e preservação do Pantanal, com responsabilidade, o Paulenir e família adotaram um projeto singular de respeito à natureza, não deixando que o homem destrua parte dessa beleza. Pelo menos a área da Pousada Caburé (www.pousadacabure.com.br) tem uma política ambiental rígida e todos os hospedes tem que entender que essa conservação vai garantir o futuro da nossa fauna e flora pantaneira. Seus funcionados estão integrados no sistema de preservação e na Pousada Caburé ninguém, caça ou pesca, apenas aprecia as belezas do Pantanal nos safáris fotográficos diurnos e noturnos. Se todos os demais responsáveis pelo Pantanal, seja do Sul ou do Norte, tivessem a mesma mentalidade essa destruição não ocorria. Nossos filhos vão agradecer um dia a aqueles que fizeram com sacrifício essa conservação.

segunda-feira, 9 de março de 2009

1ºESQUADRÃO PÉ DE CANA, de Araraquara(SP).




A Equipe OS AVENTUREIROS DO AR nasceu em 25.05.2.005 em Araraquara (SP), Brasil. Um grupo de aviadores, aventureiros corajosos, integra este grupo de vôo. Participando de inúmeras revoadas, em julho de 2.006 , entre tanto outros encontros e festivais aviatórios, esteve na Pousada Caburé (MS), participando da 1º Revoada Pantaneira, onde, na convivência de novos amigos resolveu fundar o seu 1º ESQUADRÃO PÉ DE CANA, cujo lema é: Se for voar não beba, mas se for beber ligue para nós. Cada integrante do grupo escolheu seu numero para identificação dentro do 1ºESQUADRÃO PÉDE CANA. O numeral #01 ficou para o Presidente do grupo, Cmte. Luiz Benedetti. O Cmte Delfino, escolheu o numeral #44, por cujo número tem certa afinidade e assim sucessivamente cada um escolheu o seu número preferido.

AEROFESTA GUAXUPÉ(MG),Revoada 2.006.

Aventureiros do Ar:DELFINO e BENEDETTI, com amigos de Batatais(SP),SDBA.


Cmte. Gardenal,ladeado pelos Cantores:GINO e GENO.




Cmte. Osmar e Gardenal.

Escolares prestigiaram o evento.
Nos dias 18,19,20 de agosto de 2.006 aconteceu mais um AEROFESTA GUAXUPÉ (MG). Encontro de amigos, promovido pelo Aéro Clube de Guaxupé(MG) pelos amigos Cmtes.Rogério Sabbag, Renato,Salvinho entre outros tantos aficcionados pela aviação aerodesportiva, que colaboraram com o evento. Evento que reunião como dos anos anteriores inúmeros aviões, ultraleves, experimentais. Muita festa, muita alegria, muita confraternização com o povo mineiro, acolhedor nato.