quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

ERNESTO BIANCARDI, O INSTRUTOR DE VOO !

Ernesto Elvino Biancardi, o inesquecível INSTRUTOR BIANCARDI foi um desses heróis e ídolo na nossa infância e juventude. Foi meu instrutor no Curso de Aviação Agrícola em 1979, junto com o meu amigo conterrâneo Albino Panosso Filho, no extinto CAVAG na Fazenda Ipanema em Iperó- SP. Como mestre formou a grande maioria dos Velhos Águias do ACJ, conquistando seu espaço no tempo, tornando inesquecível. Na minha concepção, acho que o aeroporto de Jaboticabal-SP deveria ter seu nome em gratidão pelos seus feitos, quando esteve por lá liderando a pioneira instrução primária dos aviadores jaboticabalenses, como muitos outros instrutores fizeram pelos Aéro Clubes da década de 30, 40 e 50, os quais por uma fatalidade fecharam-se as suas portas, frente crises políticas enfrentadas, desincentivo das prefeituras, falta de colaboração dos próprios associados, e do próprio órgão gestor  de Aviação Civil, que dependia do governo para passar verbas para as entidades de ensino. O Instrutor Biancardi foi mais que um mito, o primeiro Instrutor de Voo do ACJ. Foi ele quem ensinou a voar, nos primórdios dias do Aéro Clube nos Piper J-3, os primeiros pilotos da “CIDADE DAS ROSAS”.
O caso do ACJ, que foi fundado na década de 40, não foi muito diferente dos demais Aeroclubes, mas como todas as histórias que tem um principio, um meio e um fim, o Encerramento do ACJ poderia ter sido mais bonito. Não acreditei  que alguns homens de boa fé, haviam perdido o amor pela entidade, que esteve no auge, que foi glória e tão representativa social e educacional para a cidade e região
Agora, simplesmente só resta olhar pra frente e caminhar na saudade daquilo que jamais voltará. Felizes aqueles que ali  tiveram a oportunidade de conviver com serenidade e se  lembrar do passado glamoroso, dos Anos Dourados da pureza, da nostalgia, do amor e da dedicação desinteressada, com que foi conduzido o Campo de Aviação das nossas vidas na querida “CIDADE DAS ROSAS”.
Se teve alguém tão importante nesse contexto foi um Instrutor, o INSTRUTOR ERNESTO ELVINO BIANCARDI.
Certa vez, já brevetado pelo Aero Clube de Marilia-SP, após ter retornado para Jaboticabal-SP, estava voando Solo um Cessna-170 e por ingenuidade comecei fazendo umas cracinhas com o Cessna, dando inúmeros rasante de atravessado na pista, de frente para o hangar principal onde hoje funciona uma Oficina de Manutenção de Aeronaves (AEROCENTER), em cima das pessoas que estavam no gramado e completando o show desagradável  com algumas reversões a baixo altura. Após pousar, quando já estava guardando o avião no hangar do ACJ, o Instrutor Ernesto Biancardi que havia deixado seus amigos no outro hangar, onde estavam jogando baralho veio ao meu encontro. Com toda classe, deixou os curiosos se afastarem e me deu uma tremenda bronca construtiva. Foi um tremendo puxão de orelhas que fiquei arrasado. Escutei o que merecia sem abrir a boca e  acho que foi isso que me tornou outro tipo de piloto, mais consciencioso e responsável. Assim que terminou o sermão da segurança de voo, retornou ao seu jogo habitual de baralho. Na hora senti até raiva, mas ao fazer uma auto-reflexão das cagadas que havia acabado de fazer, compreendi que ele estava certo com toda sua experiência. Eu era simplesmente um MANICACA mesmo.
Foi difícil criar coragem naquele dia, para pedir desculpas ao Velho Instrutor. Esperei terminar o jogo e no final da tarde criei coragem e encarei o PEITO de AÇO. Eu e o meu amigo Albino, havíamos apelidado carinhosamente o ERNESTO como PEITO DE AÇO, tal a sua atitude sempre rígida e sempre em posição ereto, quando colocava as mãos na cintura e ficava com o peito para frente... Grande Ernesto, homem maravilhoso, sério, responsável e verdadeiro que formou centenas de pilotos, no Aeroclube e depois no CAVAG - Curso de Aviação Agrícola no CENEA do Ministério da Aeronáutica e do Ministérios da Agricultura, na Fazenda Ipanema em Iperó-SP. Ele partiu, mas deixou um legado muito grande.
Nada mais justo, mais honesto que um ato de gratidão pelo verdadeiro merecimento. Sempre achei que o Aeroporto Municipal de Jaboticabal-SP deveria em primeiro lugar ter seu nome. Afinal foi ele o precursor de tudo e senão fosse ele nós não teríamos o ACJ.
Quem sabe agora com o esperado asfaltamento da pista de pouso/decolagem e algumas reformas, algum politico se lembre do pioneiro ERNESTO ELVINO BIANCARDI, O INSTRUTOR !










Em recente pesquisa, descobri que já foi feita proposta de nomeação do Aeroporto de Jaboticabal-SP, com o nome do Instrutor Ernesto Biancardi. Encontrei esse documento datado de 14 de agosto de 2003,só não sei se foi aprovado tal texto:

PARECER COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO PROJETO DE LEI Nº 404/03 I – EXPOSIÇÃO DA MATÉRIA EM EXAME A presente propositura de autoria do Vereador LUIZ CARLOS LAURINDO, Denomina de "Ernesto Elvino Biancardi" o Aeroporto de Jaboticabal, e dá outras providências. II – CONCLUSÃO DO RELATOR :  Após estudo da propositura, esta Relatoria observa que nada impede, do ponto de vista orçamentário, a tramitação da matéria até a sua decisão final pelo Colendo Plenário desta Casa de Leis. III – DECISÃO DA COMISSÃO:  Os Vereadores componentes desta Comissão de Finanças e Orçamento que abaixo assinam, acolhem integralmente o parecer exarado pelo Relator. Sala das Comissões “, 14 de agosto de 2003. MAURÍCIO BENEDINI BRUSADIN,  JOSÉ CARLOS HORI,  Presidente LUIZ CARLOS LAURINDO


Voos de Paramotor na Terra da Saudade!

Matão-SP / SDLY, Aeródromo Municipal Armando Natali, “TERRA DA SAUDADE”, praticamente é presenteada com lindos voos de Paramotor, nos finais de tarde quando as condições meteorológicas permitem. O céu fica colorido e a paisagem muda com a presença dos amigos voadores. O trio, Roberto Carneiro, Juninho Chiozine e Juninho Miguel fazem parte de um grupo seleto e diferenciado. Enquanto nós gostamos de aviões eles adoram seus Paramotores e sempre estão reunidos, compartilhando as mesmas emoções voando. Já realizaram grandes navegações, sempre bem planejada e previamente programada, com equipe de solo para resgate. Abrilhantam harmoniosamente os céus do aeródromo SDLY, em perfeita coordenação com os aeromodelistas e pilotos de aeronaves que ocupam o mesmo espaço, sempre preocupados com a segurança.
Aqui estão as fotos dos Aventureiros do Ar em um final de tarde Feliz!
Um verdadeiro Show com muita técnica e treinamento.


























terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Turma animada do VALE ELDORADO...SDVH

Viver em clima de festas, em perfeita harmonia com a natureza, entre montanhas e uma paisagem exuberante, com clima puro e saudável é o sonho de qualquer aviador. Principalmente quando se tem uma pista de asfalto homologada, um dos mais exuberantes Por do Sol, grandes terrenos para construção de casas e hangares, com estrutura própria de abastecimento e manutenção de aeronaves, escolas de pilotagem e tudo mais... Carinho, dedicação e amor integram o espírito dos Aventureiros do Ar de lá.
Ser Feliz é entre tantas coisas, qualidade de vida e ali se tem qualidade de vida e razão para se viver bem, tranquilo e sossegado, perto da civilização. Só tem uma coisa. Você precisa ficar atento, uma vez estando lá nesse paraíso maravilhoso e encantador, cheio de aviões antigos, nostálgicos e novos, você não vai querer voltar pra casa. Então com a graça de Deus, logo estaremos lá com nossos queridos e amados amigos. esse é o nosso maior e ultimo sonho, viver com os amigos em SDVH.




















































        Condomínio Aeronáutico Vale Eldorado - SDVH
Aeroporto / FAZENDA VALE ELDORADO

ICAO: SDVH / Privado
Localização
BRAGANÇA PAULISTA - SP
Coordenadas
23 0 15S / 46 38 5 W
Elevação: 831m
Distância do Centro: 11,13Km
Distância da Capital / São Paulo-SP : 60,42Km
Operação: VFR Diurno
Pistas
Cabeceiras
Dimensões
Superfície
Resistência/PNC
04/22
740 x 20m
Asfalto
7/F/B/Y/T
Informações do Aeroporto
PRIV UTC-3 831 (2727)
04 – (740 x 20 ASPH 7/F/B/Y/T) – 22
RMK – (*) a .
Circuito de tráfego deverá ser realizado pelo setor oeste do AD, fins evitar
obstáculos naturais.
b . RWY 22 OPR CTN devido OBST natural (elevação de terra 2,0M HGT) a
esquerda da RWY.