sexta-feira, 23 de outubro de 2009

No tempo dos BANDEIRANTES.































Bons tempos foram aqueles em que o pára-quedismo desportivo civil conviveu em harmonia com os militares do 4º ETA - Esquadrão de Transporte Aéreo, baseado em São Paulo-SP. Foi intensa a ajuda e colaboração dos aviadores dessa unidade, na época sob o comando do Brigadeiro do Ar. Mendes, pessoa de uma generosidade sem igual e amante do pára-quedismo nacional. Foi ele que nos cedeu inúmeras vezes aeronaves BANDEIRANTE do seu Esquadrão e mesmo durante as operações de treinamento da sua unidade, proporcionou a integração dos pára-quedistas civis ao sistema militar da FAB. Seu relacionamento amigável com o Presidente da FPPq- Federação Paulista de Pára-quedismo, órgão representativo dos pára-quedistas civis do Estado de São Paulo, na direção do seu Presidente. Francisco Leite de CARVALHO, fez com que grandes recordes de pára-quedismo foram realizados. E nós tivemos a oportunidade de participar gratuitamente de muitos lançamentos a 12.000 e 15.000 Fts(pés) de altura, não só na nossa ZL- Zona de Lançamentos em Araraquara-SP(SBAQ), bem como em outras localidades, entre elas, Bebedouro-SP, Baurú-SP, Lins-SP, Marília-SP, Jaboticabal-SP,Penapolis-SP,Pirassununga-SP, Ribeirão Preto-SP, etc...
Por ocasião das operações do 4ºETA-SP em Araraquara-SP(SET,2002), pudemos participar das operações experimentais da 1ª cozinha aerotransportada, que foi sucesso total. Nessa ocasião o Brigadeiro Mendes fez questão de estar presente no convivio de dezenas de pára-quedistas, abrindo as portas dos seus acampamentos de campanha e oferecendo um excelente e inesquecivel almoço aos presentes, fruto das operações da Cozinha Experimental Aerotransportada, na operação de lançamentos de carga para tropas no solo, alimentação vinda do céu em containers próprios, para armazenamento, preparo das refeições desidratadas e prontas.
Boas recordações ficaram daquele tempo, mas o atual governo, cortou muitas verbas da FAB- Força Aérea Brasileira na intenção de contenção de despesas e todos nós perdemos, pois nunca mais conseguimos saltar de BANDEIRANTES. O tempo passou, recordações ficaram nos nossos corações e com isso a esperança de um dia ainda podermos contar com a colaboração e o apoio dos militares da aeronáutica para novas confraternizações no ar e na terra.
Agradecimentos ao 4ºETA-SP que irmanado no espírito desportivo sempre nos cedeu uma porta aberta para a realização graciosa dos nossos saltos de grandes altitudes. O amigo, CARVALHO - Presidente da FPPq, continua lutando para que os bons tempos voltem e com ele nós torcemos para que a FAB supere essa crise e volte nos brindar.
OBS: Afinal, hoje (23.OUTUBRO) é comemorado o DIA DO AVIADOR e o DIA DO PÁRA-QUEDISTA, motivo dessas boas recordações.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

NIVER da TÊ.
































PQD. Juninho, anfitrião casse A.



















Dnª Cléo, a mãezona, cozinheira de primeira.









Renato, a esposa Tê, o filho e a Betty









Familiares e amigos reunidos

A aniversáriante Tê entre a amiga Betty e a cunhada.

Aconteceu nesse final de semana,16/17/18-OUT o aniversário da Tê em Ibitinga-SP. Para a família Skydive Ibitinga (http://www.skydiveibitinga.com.br/) tudo é motivo de comemoração e esse aniversário da Tereza, esposa do PQD. Renato foi comemorado em família com os amigos. A casa da Dnª Cléo, mãe da galera Tomaz sempre é o coração das reuniões familiares, onde os irmãos mesmo distantes comparecem para um fim de semana festivo e dessa vez não faltou ninguém. Não se tratava do tradicional Aerojeep promovido por eles, mas foi com a mesma intensidade que tudo aconteceu. Muita alegria, muito amor, muita comida saborosa, muitas cervas e chopes em ritmo de sem parar.
É muito bonito ver tanta gente reunida e alegre, espírito de união imposto pela Dnª Cléo que não mede esforços na cozinha para alegrar a todos e não deixar ninguém descontente. Especialista de primeira em gastronomia, cria incriveis pratos que são degustados rapidamente. É impossível não gostar dessa gente de bem com a vida, amigos do peito e do coração. Como convidados incansaveis desse grupo familiar, ali estivemos e foi tão duro dizer Adeus e até um próximo encontro na hora da despedida. O tempo passou rápido, acabamos de chegar e já sentimos saudades. Bom estar entre gente familia e assim é hoje o SKYDIVE IBITINGA, amor dessa gente. Pára-quedismo é um esporte em que só sobrevive as entidades, onde os integrantes vivem em harmonia em espirito familiar e isso é um exemplo de uma organização que deu certo. Os irmãos pára-quedistas: JUNINHO e NETO,os irmãos assessores, o cunhado RENATO, o chegado MONTANARI, os amigos e mais a galera das mulheres que além de companheiras são dobradoras de pára-quedas nas áreas de saltos nos fins de semana, integram esse maravilhoso quadro de bem com a vida. Todos lutam por um ideal em comum, o engrandecimento do esporte, participando ativamente da formação de alunos com responsabilidade e técnica, aliada a estrutura da entidade, que possui padronização em material de salto de ultima geração. Nota-se o capricho e a organização dessa equipe, pela uniformização da vestimenta e dos velames na cor oficial adotada, laranja e preto, caracteristica marcante do Skydive que nasceu para dar certo.
Estar entre eles é um privilegio de poucos. Ser amigos deles é uma coisa muito gratificante. Obrigado por mais esse momento tão alegre em que estivemos habitando os vossos corações. Tereza, dobradora nota mil, parabéns por mais um niver......... Até um próximo encontro e que seja ele breve...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DATAS INESQUECIVEIS, CPJ e OS MEDIEVAIS...









Alunos, Betty e Maurico. Instrutor Jairo.








































03.05.1971, data de reabertura do CPJ- Clube de Pára-quedismo de Jaboticabal-SP, 04 .07.1982, data de fundação de "OS MEDIEVAIS"-EQUIPE CIVIL DE PÁRA-QUEDISTAS em Monte Alto-SP(www.osmedievais.kit.net), são datas inesqueciveis para quem viveu intensamente o esporte do pára-quedismo nos áureos anos 70 e 80. Período de muitas histórias, muitas aventuras e de grandes realizações pessoais para uma turma de amigos aficconados pela arte do salto de pára-quedas, numa época em que predominava ainda os velames redondos. Fizeram misérias com os pára-quedas, brigaram pelo interesse da entidade e levaram aos mais longínquos rincões do Estado de São Paulo, Minas Gerais e Goiás o nome da CIDADE DAS ROSAS, enobrecendo o esporte realizando demonstrações e shows públicos de pára-quedismo por ocasião de aniversários de cidades, festas aviatórias, participando de torneios e campeonatos de pára-quedismo, ajudando o esporte a crescer, como entidades de formação de alunos pára-quedistas e atletas.
Foram grandes acontecimentos que até hoje marcam nossos corações pela grandiosidade dos bons momentos vividos juntos, em harmonia, amizade, coleguismo e lealdade.
O tempo passou, envelhecemos, mas as fotos e as lembranças ficaram no fundo do baú. Valeu a pena ter vivido esses momentos inesquciveis de glamour. Afinal, Enquanto houver uma porta aberta e um ronco de avião, estaremos presentes...