quinta-feira, 25 de março de 2010

NO MANCHE, PAI E FILHO...



Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. No meu modesto entendimento, já que havia ficado muito tempo longe da minha Terra Natal, Jaboticabal-(SP), sempre achei que o meu amigo Cmte. Mauro Moreira é que havia levado o seu filho Caio para o mundo da aviação. Entretanto, a verdadeira historia é que seu filho foi quem acabou levando o pai para a aviação. Um historia muito bonita em que pai e filho sempre estiveram e permanecem juntos sempre que podem, dependendo da folga do garoto, voando o avião da família e curtindo os bons momentos que a aviação os uniu. O Cmte. Mauro Moreira em papo de boteco esse fim de semana na Lanchonete, Bar e Restaurante do “DEDÃO” no Campo de Aviação em Jaboticabal-SP (SDJC), onde estivemos, disse que o negocio dele sempre foi correr atrás de uma pelada no meio de um monte de calções suados, num campo apertado e com muito sol na cabeça, para no final de um jogo independente do resultado, tomar umas loirinhas suadas no boteco da esquina com os amigos.
O filho Caio em convivência com os primos que vinham passar as férias na CIDADE DAS ROSAS, cujo pai garimpeiro tinha um Taxi Aéreo e um monte de aviões, acabou pegando gosto pela coisa. O Gabriel, seu primo mais velho, com 16 anos já voava a maioria dos aviões do pai e sua tia Mithie Enoki, mãe do Gabriel, tinha Brevet de Piloto Privado (PP) pelo Aero Clube de Jaboticabal (ACJ). Ela com os filhos aventuravam-se em grandes navegações pilotando sozinha os mais variados aviões do marido Miguel Argentino, na cidade ou na selva. O garoto Caio resolveu ser piloto profissional e disse ao paizão Mauro que gostaria de seguir essa carreira. Assim sendo juntos foram correr atrás desse sonho de menino do interior. Na convivência com o filho que queria tanto e a todo custo voar, acabaram indo, como sempre iam ao Campo de Aviação conhecer o Aero Clube local mais profundamente e também voar aeromodelos com o pessoal de lá, trocando as peladas suadas de fins de semana pela brisa suave do vento, o ronco dos pequenos motores e pelo visual da biruta, saco de vento, que determinava aquele local, onde os aeromodelos e os ultraleves também tinham o seu espaço. Mauro quis saber como funcionava os ultraleves, pois jamais deixaria seu filho voar num troço daqueles sem conhecer. Contando com o incentivo do primo e amigo Cmte Vando Carregari (que Deus o tenha em magnífico lugar) começou a entender como o filho poderia tirar proveito disso para conseguir sua carreira naquela estrada da vida que até então era desconhecida deles. Nesse convívio sempre acompanhando o filho, resolveu voar também, pois achou bacana aprenderem juntos as primeiras notas musicais dessa nova arte, onde o animo tão grande fez com que comprasse para voar com o filho o primeiro ultraleve, 1/5 de um Microleve MXl 2-A onde voaram muito. Depois adquiriram um Microleve ML-300 sem a participação de sócios e animados ainda mais adquiriram um ultraleve FOX V-5 biplace . Com ele os voos se intensificaram dando mais afinco e dedicação. Do V-5 veio o ultraleve avançado PELICAN novinho produzido pela Flyer do Brasil, PU-FFF e as horas foram acumulando. A dupla inseparável, pai e filho, acabaram obtendo a habilitação CPD para vôos locais até 50 km do aeródromo e em seguida o CPR para as grandes navegações.
Nesse decorrer de tempo o Caio foi crescendo e adquirindo maturidade e acabou indo para Bauru-SP fazer faculdade na UNESP. Como não poderia deixar de ser, o garoto que já gostava muito de avião acabou visitando o Aero Clube de Bauru, onde existia uma estrutura educacional mais forte que a oferecida em Jaboticabal-SP, sua Terra Natal. Sem perda de tempo se inscreveu ali para tirar o Brevet inicial de PP- Piloto Privado e em seguida o de PC – Piloto Comercial e INVA – Instrutor de Vôo de aviões. Acabou acumulado um bom tanto de horas de voo nos aviões do Aero Clube, na Terra do famoso Lanche BAURÚ, como instrutor e como Co-piloto em um bimotor Baron com o Cmte. Kemal de uma imobiliária local, tendo depois voado outro Bimotor Baron para um conceituado fazendeiro de Ribeirão Preto-SP, que possui fazendas em Goiás. Tudo em conciliação com seus estudos na faculdade. Nessa do Cmte. Mauro com CPR na mão e sua esposa Paula irem de ultraleve PELICAN, o PU-FFF, visitar o filho na maioria dos fins de semana em Bauru (SBBU) na época em que o garoto era instrutor de vôo lá, fez com que o Mauro se animasse a prestar a Banca Examinadora para PP. Outro bom motivo, fazer as horas de vôo em AERO BOERO em Baurú-SP, tendo instrução com o próprio filho e com os instrutores da época: Rodrigo (Português) e Fernando obtendo o Brevet de Piloto Privado lá, foi a razão para ficar mais perto do filhão.
O garoto voador e cheio de sonhos acabou passando na seleção para pilotos da TAM – Transportes Aéreos Marília, e hoje o jovem Cmte. Caio Enoki é co-piloto na TAM, voando Airbus-319-320-321 acumulando aproximadamente 3.000 horas de voo. Conseguiu atingir o inicio da sua brilhante carreira, fruto de um sonho de criança, graças à ajuda dos pais que não mediram esforços para que ele obtivesse suas asas e conseguisse as aerovias superiores da sua vida. Em contrapartida deixa essa bonita história de vida, em que o filho conseguiu levar o pai para o seu mundo. Tomara que um dia o Cmte. Caio Enoki deixe de ser Co-piloto (2P) e seja um dedicado Comandante (1P) em vôos internacionais. Merecedor de toda essa luta e dedicação plena, certamente tudo acontecerá no seu devido tempo e no momento certo. Enquanto isso ficamos aqui torcendo pelo seu sucesso, e assim o Menino Voador Caio vai estudando esses grandes e complicados aviões já, que o nosso mundo da aviação é bem diferente. Parabéns, você merece. Estamos torcendo por você.

segunda-feira, 22 de março de 2010

HORAS FELIZES na Lanchonete do DEDÃO em SDJC



















































No aeródromo publico conhecido por alguns como aeroporto de Jaboticabal-SP, e por outros como campo de aviação ou simplesmente Aéro Clube existe um point de renome. O conhecido Bar, Lanchonete e Restaurante do "DEDÃO", do mestre da gastronomia na Cidade das Rosas. Aos finais de tarde e nos fins de semana, os Happy hours ( Horas Felizes) acontecem ali, onde se concentra grande numeros de pessoas amantes da aviação. Ao som musical requintado e pela boa comida servida, com exclusividade aos gostos de cada um, em ambiente aberto, arborizado e ilustrado com pinturas clássicas das ex- aeronaves que constituíram a ultima frota do Aéro Clube de Jaboticabal-SP. São brindes em detalhes de boas recordações, que esses aviões históricos da Escola da Aviação local, deixaram naquele lugar.
O restaurante tematico em ambiente familiar é aberto ao publico em geral, sendo palco de reuniões gastronomicas, bate papo entre amigos na convivência com os aviões particulares, ultraleves e aeromodelos que dão vida à aquele campo de aviação. No passado foi local de muitas festas aviatórias,as quais ficaram para a historia e de onde saíram centenas de pilotos que se encontram nos mais variados segmentos da nossa aviação. Foi nesse ambiente mágico que nos reunimos nesse domingo, 21/MAR/2010, com os amigos aviadores dali em um jantar cheio de muita prosa e momentos alegres compartilhado por todos. Comemorou-se o 1º Voo Solo de ultraleve do amigo MILTON MONTANS.