quarta-feira, 28 de março de 2018

Meu querido AA5 TRAVELER, PT-IIN...

O AA-5  TRAVELER, o Viajante, de quatro assentos é um derivativo maior do AA-1 e compartilha 60% das estruturas menores da aeronave. É basicamente (para acomodar quatro lugares), portanto, mais pesado e tem um motor mais potente. Primeiro voou em 1970, e as primeiras aeronaves foram entregues no final de 1971.Em 1972, Grumman adquiriu a American Aviation e lançou o aprimorado AA-5B com um motor mais potente. Um outro modelo atualizado, o Tiger , também foi oferecido. 
As melhorias no AA-5 básico em 1976 levaram ao AA-5A e sua versão atualizada, o Cheetah . 
Em 1978, a Gulfstream comprou a Grumman American e a produção AA-5 parou enquanto os direitos de produção eram vendidos. Não foi até 1990 que a American General Aircraft Corporation devolveu o tipo para produção, como o AG-5B. General americano parou de negociar em 1994. O tipo é agora novamente fabricado pela Tiger Aircraft.
Com base no site USA da PILOT FRIEND, que fornece informações para certificação de aeronaves, as especificações técnicas do AA5 TRAVELER são:



Desempenho e especificações do Viajante Grumman AA5



Potência: 150 Peso Bruto: 2200 lbs

Velocidade máxima: 130 kts Peso Vazio: 1271 lbs

Velocidade de cruzeiro: 122 kts Capacidade de Combustível: 38.00 gal
Velocidade de Stall (suja): 50 kts Faixa: 503 nm
Decolagem:                                          Aterrissagem:
Corrida em terra: 880 pés                         Pouso em terra 380 ft
Mais de 50 metros de obstáculo: 1600 pés Mais de 50 metros de obstáculo: 1100 pés
Taxa de subida: 660 fpm
Teto: 12650 pés
Linha do tempo

1962 - O lendário designer James Bede projeta o precursor do Tiger de hoje - o BD-1, um de dois lugares com asas intercambiáveis ​​e componentes estabilizadores horizontais.

1964 - Bede vende o projeto BD-1 para a American Aviation e permanece como consultor para a produção do avião.

1969 - O design de Bede estreia como AA-1 Yankee da American Aviation. O AA-1 é o precursor da série AA-5 (incluindo o Traveler, o Cheetah e o Tiger).

1974 - A fabricante de aviões de combate Grumman Aircraft compra a American Aviation, e a empresa passa a se chamar Grumman American. A empresa começa a produzir o AA-5 Traveler, uma versão modificada do AA-1. 

1975 - O Tigre nasce. Os engenheiros da Grumman colocaram sua experiência na construção de caças navais para trabalhar no desenvolvimento de melhorias no design do AA-5. Com base em suas mudanças, Grumman substitui o AA-5 Traveler pelo AA-5B Tiger, que possui um motor maior (180 cv), maior velocidade de cruzeiro (143 nós) e espaço para quatro.

1978 - A Grumman vende sua pequena divisão de aeronaves para a Gulfstream Aerospace, que continua a produção do Tiger.

1989 - A American General Aircraft Corporation adquire o design Tiger da Gulfstream e produz o avião com o número de modelo AG-5B, com alguns avanços tecnológicos incorporados.

1999 - Tiger Aircraft, LLC inicia planos para produção do AG-5B Tiger. Uma nova instalação de construção é construída em Martinsburg, WV.

2001 - Em uma comemoração muito esperada, a Tiger Aircraft anuncia a Certificação de Tipo para o novo Tiger AG-5B, e os novos Tigers começam a sair da linha de montagem.

2002 - Somando-se às suas conquistas, a Tiger Aircraft recebe o Certificado de Produção da FAA para o Tiger AG-5B. Este é o primeiro Certificado de Produção concedido pela FAA no Nordeste em 23 anos. A frota de cerca de 1.800 Tigres anteriormente produzidos começará agora a receber novos parceiros voadores. 









Ao longo das nossas vidas, já tivemos muitos aviões, algo em torno de 16 aeronaves que só nos deram prazer e alegria, bem como sustentos durante alguns anos . É muito bom recordar de todos eles, com os quais convivemos em plena harmonia, sem nunca terem nos dado um susto ou coisa parecida. Asas fiéis e confiáveis.
Fomos apaixonados por todos, pois eram parte integrante da nossa família, num tempo em que voar era ainda barato, manutenção dentro dos seus valores reais, peças compatíveis com o nosso bolso. Entretanto, de Cessnas, Pipers e Experimentais, acabamos chegando no Grumman. O nosso querido AA5 TRAVELER, PT-IIN.
Uma verdadeira jóia....Aeronave de Custo/Beneficio muito bom, que ainda cabe em nossos bolsos: Estruturalmente forte, 200 KM/hora, 30 Lts AVGAS/hora, 04:00 hs de autonomia com 30 minutos de reserva, IFR Diurno e Noturno, acrobático para quem tem afinidade para isso e outras tantas vantagens. Manutenções periódicas minimas a custo baixo, tudo muito razoável e justo.
Um verdadeiro Cadillac, confortavel, espaçoso, aconchegante que pode ser transformado para transporte de cargas em alguns segundos, batizado por mim carinhosamente como "BETTY" em homenagem a minha esposa, guerreira, companheira de grandes voos e memoráveis aventuras e também Aventureira do AR !
Tudo isso faz a diferença hoje, quando começamos a pensar principalmente no alto preço do combustivel. Estamos felizes e realizados com o nosso "VIAJANTE". E por falar em viajante, quantas viagens ele nos proporcionou, quantos lugares conhecemos na companhia do nosso "BETTY" . A gratidão é que  ele nunca nos decepcionou, nunca nos largou na mão. Um verdadeiro amigo alado que nos transmite confiança, segurança e respeito. E eu sei respeitar seus limites conhecendo os meus, quando estou confortavelmente a frente no seu comando.
Todo avião merece cuidados e se você cuidar dele como deve, jamais terá alguma surpresas desagradável. Costumo dizer que o avião avisa, basta você escutar os seus avisos, cuide dele com carinho que ele só lhe dará prazer e alegrias!
Frequento a mesma oficina de manutenção, na qual confio plenamente a mais de 35 anos, onde todas as manutenções, dos meus aviões e dos quais eu voei profissionalmente, foram e são realizadas. Além de você confiar na sua aeronave, você tem que confiar na sua oficina... Assim é a vida. Uma relação maravilhosa entre você, a maquina e os seu mecânico.
Não importa qual o seu equipamento, cuide bem dele, boa sorte e bons voos sempre !











The International Grumman Pilots Association (www.aya.org)