sábado, 15 de outubro de 2011

Cmte. Adolfo... Exemplo de Vida.













































































































































































Realmente a amizade é uma coisa incrível. A gente nem sabe como ela começa, de que forma e aonde começou. São tantas amizades gratificantes que esse grupo de aviadores que voam por prazer, acaba tornando-se Amigos de Verdade. Comigo não foi tão diferente. Conheci o Cmte Adolfo, sempre acompanhado da sua esposa, nos tempo em que tinha adquirido um Cessna-172, o PT-AZQ e estava aprendendo a voar com amigos do Aero Clube de Campinas-SP, preocupado por ter começado tarde. Disse que nunca era tarde para começar, bastava querer. Não sei se houve incentivo da minha parte, mas essa sempre foi a minha preocupação e intenção com os novatos. Fiquei feliz por saber que o velho amigo meu de Campinas, o Cmte. Demarchi dos anos 80, para o qual havia vendido o meu Cessna-172, o PT-BAM naquela época, estava hoje do seu lado apoiando seu sonho. Tive a oportunidade de conversar, sempre que encontrava com o Adolfo no seu C-172 acompanhado do seu instrutor, em alguns Encontros Aéreos em que estivemos. Sempre cheio de indagações e perguntas sobre a sua aeronave, cujo modelo eu já havia possuído um e voado outros tantos no passado. Uma bela escolha para um inicio brilhante. E não é que esse mesmo Adolfo, foi em frente no seu sonho, conseguiu seu Brevet de Piloto Privado, encostou o C-172, foi nos Estados Unidos, comprou um lindo Beechcraft BONANZA, o PP-JAQ. Contratou um piloto instrutor, veio voando para o Brasil, tomou duplos e hoje está voando solo, ou melhor com a companhia da inseparável e maravilhosa esposa, sua Co-Pila. O acanhado Adolfo dos tempos do Cessninha está em quase todos os Encontros Aviatórios. Recentemente encontramos com o casal em Guaxupé-MG. Se não bastassem os Encontros no fim de semana, sempre acha um jeitinho de ir voando com o seu "Bonanzão" fechar algum negócio profissional.
O legal do Adolfo é o carisma que tem. A simplicidade, o coleguismo e o ar de alegria no sorriso que estampa sempre que está com os amigos, não se importando com os problemas do cotidiano. Todos comentam esse cara é legal e realmente ele é.
"Vivemos em uma sociedade em que só triunfa lutadores. Somente aquele que não retrocede, que não olha para trás, que não desanima no meio da jornada, é com certeza aquele que triunfará. O negócio é não desanimar em meio aos obstáculos. Quem não tem medo de enfrentar os desafios, são homens comprometidos com o sucesso como o Adolfo, este sim terá êxito.
O Cmte Adolfo é tudo isso de bom, além de empresario bem sucedido que é. Lutador que corajosamente mantém uma "Torcida Baby" (http://www.torcidababy.com.br/) , sua empresa, tendo o mesmo amor por todos os times de futebol sem distinção alguma. Acho que ele torce por todos, por isso está sempre feliz. Afinal sempre tem um time ganhando, sendo campeão. Ele é inteligente, não mede sacrifícios, coragem, persistência e tem perseverança no que faz e procura fazer bem.
Aos olhos de Instrutor de Vôo que sou, à longo tempo, acho que o Adolfo impressiona muito todos nós seus amigos nessa luta pelo sucesso, treinando sério para obter ágora a tão almejada licença IFR/Vôos por Instrumentos, para vôos mais ousados e mais seguros.
O bom é que ele não desanima com isso. Aumentando seu esforço, esse impulso de decisão. Certamente ele se sente dotado de novas forças e empreenderá essa vitoria com confiança, pois como os Times de Futebol que ele bem conhece, sabe que o jogo não é tão difícil assim. Eu sabia que ele iria tirar esse certificado com muito sucesso, pois sempre acreditei nele.
Costumo dizer que nunca é tarde para começar
. O Adolfo começou já com certa idade. Comecei jovem nos meus 17 anos, mas no fim é tudo igual. O céu é o mesmo, os aviões evoluíram, as facilidades aumentaram e tudo tem dado certo para todos. Os jovens, que estão no início da vida, defrontam com esta questão: Mal estão começando e já questionam: Que faremos com o resto da minha vida?
É uma preocupação tola, mas ao mesmo tempo normal para os jovens de hoje que não tem paciência e querem que tudo aconteça muito rápido
. Infelizmente a verdadeira Aviação não é assim. Tudo é uma questão de tempo, paciência, treinamento, dedicação e isso só amadurecem com a experiência. O que deveria um homem fazer com sua vida? Temos ágora apenas uma vida para viver e há tantas metas que um homem pode querer atingir. O Cmte Adolfo é um exemplo de homem bem sucedido. Está fazendo da sua vida um sucesso com paciência e perseverança.
O maior problema é que os jovens que estão iniciando na carreira de aviadores estão com pressa
. Achão que não podem se perder em muitos pensamentos, sonhos e fantasias, mas a vida é uma grande realidade, essa mesma realidade que o Adolfo está enfrentando com calma sem preocupar com o tempo. E vejam vocês que o tempo para o Cmte Adolfo e para e uma grande maioria tem passado muito rápido. A vida nos oferece dificuldades e imprevistos, temos que estar firmes e com caminhos bem traçados. Só assim venceremos. O homem bem sucedido não precisa ser um homem rico ou influente, mas tem que ser um bom cidadão amigo de todos. Ao envelhecermos, descobrimos muitas vezes que aquelas coisas que pensávamos que eram difíceis na realidade constituíam o sucesso, e na verdade tudo foi muito fácil. A vida nos oferece dificuldades e imprevistos. Temos que estar firmes e com caminhos bem traçados. O homem que tem bom sucesso na vida é aquele que permite a Deus dirigir seus passos em qualquer situação e assim o Cmte Adolfo vai realizando seu sonho e voando cada vez mais alto e mais longe. Ele tem a determinação em tudo que faz, nunca se deixando levar por desânimo, maus pensamentos ou desmotivação. É muito bom e gratificante ser amigo do Cmte. José Adolfo Queiroz da "Torcida Baby do Brasil". Desejamos a ele boa sorte e bons vôos sempre.

___________________________________________________________________ PS: Logo que conheci o Cmte. Adolfo resolvi escrever sobre ele. Rascunhei uma pequena cronica e acabei engavetando-a esperando o momento certo para publicá-la no meu Blog. Hoje (15.10.2011) vi no Forum da ABUL (http://www.abul.com.br/) um comentário dele, após ter obtida a tão almejada Licença para Vôos IFR e acabei achando o momento certo para falar do Cmte. ADOLFO. Esse Homem que além de aviador colabora com os amantes do futebol , fabrincando produtos licenciados para bebês e crianças dos principais clubes de futebol do país com o propósito simples: levar alegria a pais e familiares torcedores ao verem seu filho com o uniforme do time do coração. Leve alegria você também, escale o melhor time de produtos para sua loja e entre em campo para ganhar!Afinal, torcer nunca sai de moda.


Escreveu no Forum orgulhosamente que havia obtido a Licença IFR e que havia realizado seu primeiro vôo solo em condições IMC. Fiquei feliz e então achei que esse seria o momento para publicar a história dele.
____________________________________________________________________


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A imagem e a sensação visual do tempo...PT-ABP.








































































A imagem é a sensação visual do tempo. Por essa razão tão existencial e objetiva, sempre procurei registrar em fotos os momentos por mais simples que pareçam ser. Acredito que a foto, além de ser a interpretação fiel do universo que nos cerca, tem o efeito de registrar os momentos que nunca mais voltarão a serem os mesmos. A cada instante a mutação natural das coisas acontece, mas a concentração e atenção que fica num "retrato da vida", podem ser vislumbradas passiveis do tempo... O meu objetivo sempre foi fazer uma historia, tendo como finalidade apresentar distintas concepções dessa arte a cada instante registrando em fotos por ser uma condição mais pratica. Sempre acreditei baseado numa simples observação de um amigo, quando ainda em película Preto&Branco ao tirar uma foto da nossa turma disse que era para ser guardada para a posterioridade. Aquilo fez com que despertasse em mim o interesse em registrar os bons momentos para que com o passar do tempo as recordações continuassem vivas. Descobri que a essência da arte está em fotografar o momento delimitado pela noção da sua beleza natural. Minhas primeiras façanhas foram em Preto&Branco com as rudes mas preciosas maquinas fotográficas daquele tempo, as quais sofreram aperfeiçoamentos técnicos tão rápido, passando para a beleza dos momentos colorido e hoje na era digital. É a verdadeira historia fundada no tempo que guardo comigo a sete chaves, principalmente por que os meus interesses sempre foram voltados para o mundo da aviação que me cerca. Recentemente acabei descobrindo com o passar dos anos, aquilo que parecia simples e trivial naquela determinada época, hoje é mais importante do que imaginava, quando cliquei o fato com a foto. Arrependo de algumas fotos que não registrei e que hoje seriam verdadeiros tesouros. A essência da arte é a foto, pois a imagem é a sensação viva do tempo. Anterior a palavra, a sensação visual tem o perfil, a dimensão, a cor e a presença, que juntas tornam a realidade do objetivo e da existência. Quando retida e depois suscitada pela reminiscência ou pelo sonho marca a ação da memória, refazendo o passado. A foto sofre a deformação ou o obscurecimento da imagem pela ação do tempo e do material empregado, mas nunca mesmo, nas piores condições de armazenamento deixa de retratar o nítido ou esfumaçado ou distorcido fiel da imagem.
Nos anos 60 durante minhas incursões fotográficas pelo Campo de Aviação da minha “CIDADE DAS ROSAS” registrei a aeronave Piper PA-28 Cherokee-140 PT-ABP do Aero Clube de São Paulo-SP naquela época em que voava constantemente para Jaboticabal-SP em alguns fins de semana. Quando da remodelação da frota de aviões do AC. São Paulo foi vendido para o AC. de Fernandópolis-SP onde permaneçe até hoje. Curiosamente, muitos anos depois, já totalmente reformado encontrei o PT-ABP ainda voando na dura linha de instrução de vôo do Aéro Clube, com a mesma vitalidade dos anos 60. O tempo passou, a foto e o avião envelheceram, mas o PT-ABP continua vivo. Aqui entra a questão “A FOTO E O TEMPO”. Quando fiz as fotos P&B jamais imaginei que um dia iria voltar a encontrar essa aeronave. Isso prova que o clique não foi em vão como muitos outros cliques fotográficos que registrei e continuo registrando...