sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

2º Encontro de Pára-quedistas e Aviação de Ibirá-SP,2009.

A tristeza dos restos do velho e único hangar que existia no aeródromo, perdido por fortes ventos, durante um grande temporal.



















































Meninas na Pousada Mariana em clima de festas.



























Prefeito Municipal (de camisa listrada) e incentivador do futuro Condominio, prestigiando o evento.



























Cmtes: Juninho do Skydive Ibitinga e Osmar da PAN.









Estrutura do Evento e o amigo,Cmte.Bernardino de Tupã-SP.









Portal de Entrada da cidade de Ibirá-SP. A esquerda do Cristo está o aeródromo, a 300 mts.

Aconteceu no final de semana de 12 e 13 de dezembro de 2.009, o 2º Encontro de amigos pára-quedistas e aviadores de Ibirá-SP, organizado pelo amigo Cmte. Wanderley Barone (Delei) e seus colaboradores, diretores integrantes do Clube Marte de Pára-quedismo e Aviação daquela cidade. A intenção do Delei e os amigos aviadores dali, é transformar com ajuda da Prefeitura Municipal da cidade, aquele aeródromo hoje administrado pelos integrantes do Clube Marte, em um Condomínio Aeronáutico, com a construção de hangares e facilidades, reunindo os amigos proprietários de aeronaves e pilotos interessados em fazer parte do clube. Apesar das condições meteorológicas nos dias do evento terem sido das piores, o Encontro aconteceu mesmo assim. Os que ali estiveram, puderam ver que o Cmte. DELEI demonstra um grande carinho pelo aeródromo e está empenhado em transformar aquilo tudo.Poucos puderam comparecer com seus aviões, mas a reunião se concentrou na Pousada Mariana (www.pousadamariana.blogspot.com) , tel:(017) 3551-1518, existente próxima a pista, onde a maioria dos presentes estavam hospedados. Tal a localização próxima ao aeródromo municipal de Ibirá-SP, onde tudo se torna muito perto, uma vez que a pista de pouso encontra-se logo no portal de entrada da cidade, com estrutura de chalés para todas as categorias imobiliados e tipo flat com utensilios de cozinha para uso ( fogão,geladeira,tv privativas) salão para convenções, piscina e churrasqueira, tem tudo para ser o local de hospedagem oficial dos aventureiros do ar, que visitarão o novo condomínio aeronáutico que ali está nascendo.Foi clima de festa full time, com muito churrasco e muita cerva, bons papos e encontro de amigos da aviação e do pará--quedismo. Mesmo com as condições meteorológicas adversas, entre uma abertura e outra de nuvens foram realizadas duas decolagens com pára-quedistas que pousaram no aeródromo, bem com demonstrações de aeromodelismo e carro modelismo que aconteceram para satisfação do publico presente ao evento. A alguns meses, fortes ventos destruiram o velho hangar que existia no aeródromo, causando elevado prejuizo aos proprietários de aeronaves que estavam ali hangaradas e foram semi destruidas, mas nem isso fez com que desanimassem. Queremos agradecer ao Delei e seus colaboradores, ao pessoal dos Skydives: Ibitinga e Ribeirão Preto, pela acolhida. O tempo não ajudou, mas o clima da festa foi muito bom.
A denominação “Ibirá”, é originária da língua tupi-guarani (IBIR) e traduz-se como “fibra” ou “IMBIRA”, retirada da casca de certas árvores, abundantes no território, que os índios utilizavam para tecer seus utensílios. Ibirá é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º04'49" sul e na longitude 49º14'27" oeste, estando a uma altitude de 446 metros. Ibirá-SP é uma cidade interiorana entre São José do Rio Preto e Catanduva, no Estado de São Paulo, onde o lema é: VIVER BEM É AQUI.Ibirá, tem suas origens nas terras doadas por D. Pedro II, o Imperador, para Antonio Bernardino de Seixas e seus filhos João e José Bernardino de Seixas, que por volta de 1878-1880, acamparam a beira do Córrego das Bicas, onde localiza-se hoje o Distrito de Termas de Ibirá. Teve como primeira denominação, Freguesia da Cachoeira; posteriormente, Freguesia de Ibirá. Em Agosto de 1906, pela Lei nº. 996, era criado o Distrito de Paz, que em 13 de maio de 1913, foi elevado a categoria de Distrito Policial.Em 12 de dezembro de 1921, elevou-se a categoria de Município, através da Lei nº. 1817, sendo solenemente instalado em 22 de março de 1922.Passou a ser considerado Estância Hidromineral pelo Decreto Lei nº 13.157, de 30 de dezembro de 1942.A cura através das águas vanádicas, começaram com os índios, por volta de 1770, que curavam suas doenças banhando-se nelas. O efeitos curadores permanecem e tais curas, têm comprovação. Ali se encontram as Fontes de Água: Fonte Saracura, Fonte Carlos Gomes, Fonte Seixas, Fonte Jorrante, Fonte Ademar de Barros.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Aéro Clube de Torres Vedras (28DEZ95) e Aeródromo de Cascais(29/DEZ/95 em Terras Portuguesas com certeza...

Aeródromo Municipal - Praia de Santa Cruz - Torres Vedras(N39º07'23" W009º22'47" Elev. 157')
Betty deixando o Aeródromo municipal de Cascais,Portugal. EU QUERO FUMAR UM CIGARRO...




















Chegando a Cascais, a caminho de Lisboa para passar Reveillon no HOTEL PENTA, encontramos o aeródromo publico de Cascais, onde se concentra grande numero de aeronaves particulares e centros de serviços aeronáuticos, escola e manutenção.
LAT: N* 38º 43' 32" LNG: W* 09º 21' 19"

O momento de despedida dos amigos portugueses do A.C. Torres Vedras.












Aviões do A.C. Torres Vedras,Portugal.































Instrutor do AC. Torres Vedras e Piloto da TAP, na calorosa recepção.

Remexendo no Fundo do Baú da historia fotográfica das nossas vidas, encontramos mais uma boa lembrança de um passado recente. Em medos de dezembro de 1.995 a meados de janeiro de 1.996, estivemos viajando por Portugal e Espanha. Resolvemos fazer essa viagem sem destino pré-definidos e sozinhos. Assim, eu e a Betty, fomos descobrir os encantos das terras portuguesas e espanholas por 35 dias de viagem em carros alugado nos dois paises. Como todo piloto está atento sempre, vigilante pelo caminho ao longo das estradas, procurando aviões e campos de aviação, acaba encontrando. É um velho ditado popular, quem procura acha. E entre tantos campos de aviação em que estivemos, acabamos registrando dois pelo fato com que fomos recebidos pelos irmãos portugueses, integrantes do Aéro Clube de Torres Vedras, próximo a capital Lisboa, nosso ponto de origem e pelos não menos anfitriões do Aeródromo de Cascais, em terras portuguesas com certeza. Estávamos regressando para Lisboa nos dias 28 e 29 de dezembro de 1.995, para passar o reveillon 95/96 no Hotel Penta, localizado na rua dos Combatentes, onde havíamos tornado amigo do gerente desse hotel, o qual nos presenteou com a Ceia de Reveillon que aconteceria ali em um dos suntuosos salões do hotel. O frio estava intenso, mas valeu o calor humano das pessoas que cruzaram nosso caminho, tendo ficado grandes saudades...
O Aeroclube de Torres Vedras foi fundado no pós-guerra, em 1946, por entusiastas da aviação desportiva, civis e militares, que já em 1931 haviam inaugurado uma pequena pista na Praia de Santa Cruz.Em 1960 foi ampliada a sua pista e construído um hangar no local do barraco primitivo. Usando as novas instalações e as da Sede, na altura em Torres Vedras, foi incrementada a prática de aeromodelismo, actividade com que se capta decididamente o interesse das camadas mais jovens das escolas da região.
Ali tive a oportunidade de conhecer vários aviões Chipmunk .Um avião de origem canadense, tendo surgido após o fim da 2ª guerra. Destinado a servir de avião de instrução básica, foi inicialmente utilizado pela RAF (Royal Air Force) e mais tarde por numerosas Forças Aéreas, entre as quais a Força Aérea Portuguesa. Foi finalmente retirado do serviço activo na RAF em 1996, continuando porém a sua brilhante carreira como avião civil.
Estes aviões faziam parte de um lote de Chipmunks construídos sob licença nas OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico) em Alverca e que equiparam a Força Aérea Portuguesa durante cerca de 35 anos foram pintados na cor laranja(orange), servindo como avião de instrução básica.Em 1992 foi doado ao Aéro Clube de Torres Vedras, que se comprometeu a mantê-lo inalterado e operacional. Apesar de ter sido doado em condições plenas de voo, a sua certificação civil teve custos elevados.Havia naquela época em que lá estivemos, 4 aviões destes no AC.T.Vedras, encontrando-se presentemente apenas um (o, CS-AZQ) em estado de voar (hoje, ano de 2.009). É usado desde então em instrução de acrobacia básica, na Escola do ACTV, estando contudo disponível para qualquer sócio que nele pretenda voar.
Ficha Técnica: Fabricante - The Havilland Company, Modelo- Chipmunk MK20,Motor- Gipsy Major 8, Potência- 145 HP,Velocidade máxima cruzeiro-222Km/h,Autonomia-02:15hs, Alcançe Máximo-445 Km, Consumo/ hora- 30 lts/h, Peso Máximo autorizado-953 Kg,POB- 02.
O Chipmunk atualmente em vôo no ACTV é o CS-AZQ, modelo MK20, ano de fabricação:1.956, nº de série:1323. Está em atividade desde 1.992