terça-feira, 30 de março de 2010

CHURRASCÃO no ACJ em 28MAR2010.













































































O ACJ – Aéro Clube de Jaboticabal-SP está passando por uma fase de transição muito difícil, após aceitar e receber recentemente da Prefeitura Municipal de Jaboticabal-SP a área do aeródromo publico SDJC, onde se instala os hangares e a pista de pouso da entidade, para administração total pelo Aéro Clube. Existem alguns desentendimentos a serem sanados em questão da manutenção física do campo de aviação, assim conhecido pelo publico que com certa freqüência ali freqüenta. É um lindo local em ótima localização totalmente arborizada junto a uma natureza de belas paisagens e lugar sereno, onde as crianças brincam tranquilamente sem o grande risco das ruas da cidade. Os ocupante do aeródromo e usuários deste precisam se inteirar em beneficio do bem comum, deixando de lado o individualismo e questões pessoais que acabam remontando certa morosidade na solução dos problemas ali existentes, que sem duvida alguma precisam ser resolvidos a toque de caixa. O maior empencilio é a pista de pouso interditada e o próprio aeródromo, pelos fiscais da ANAC que recentemente ali estiveram. Exigiam providencias na melhoria da segurança e conservação do local e nada foi feito dentro do prazo estipulado com certa elasticidade, que acabou rompendo-se, dando lugar a interdição do aeródromo para operações de pouso e decolagens. Até que as irregularidades apresentadas na vistoria não tenham sido solucionadas a contento e permanecendo nesse empurra empurra de barriga todos acabam prejudicados.
Mesmo nesse clima, a minoria que está empenhada em salvar o aeródromo da sua falência definitiva, fez acontecer no domingo de 28MAR2010, um Churrascão por adesão entre os AMIGOS DO CAMPO DE AVIAÇÃO, liderados pelo então presidente do Aéro Clube, o Cmte. Roberto Delallibera. Ocasião em foi cogitado entre os presentes, usuários do aeródromo publico de Jaboticabal-SP, inovações a serem feitas e plano diretor para a sobrevivência saudável daquele lugar histórico em parceria com o poder publico. Sem o auxilio da Prefeitura Municipal, nada será possível, pois a entidade ACJ não tem recursos financeiros para manter o aeródromo e suas facilidades operacionalmente, dentro das normas técnicas exigidas pelo órgão fiscalizador do meio. O Presidente do ACJ pensa em ceder gratuitamente área para construção de novos hangares a interessados em se instalar ali, com a anuência da Prefeitura, a qual é legitima proprietária daquelas terras publicas, confrontando-se com as terras da vizinha UNESP. Foi um domingo muito proveitoso e saudável entre famílias irmanadas na aviação aerodesportiva local. Pudemos conhecer o mais novo piloto de ultraleve em fase de treinamento no departamento de ultraleves do Aéro Clube, o qual dispões de 03 ULM de instrução básica
.

PALESTRA na EAA em Americana-SP,27MAR2010






































































































No sábado, 27MAR2010, estivemos em Americana-SP (SDAI) na EAA – Escola Americana de Aviação (019- 34672122, eaaaviacao@hotmail.com) do amigo Cmte. Antonio Carlos de CAMARGO participando com outros amigos da aviação, da brilhante Palestra/Debate sobre as novas regras das TMAs/SP (Terminais) SP1 e SP 2, bem como assuntos pertinentes ao interesse comum, referente ao novo espaço aéreo controlado na área de jurisdição de São Paulo. Onde entre outros aeroportos e aeródromos se encontra Americana, Limeira, Campinas, Atibaia, Bragança Paulista, Aeródromo Eldorado,etc... Localidades de grande fluxo e concentração de aeronaves.
Ocorreu um numero maior de participantes na Palestra, do que o estimado pelo Cmte. CAMARGO. Aviadores interessados no conhecimento das novas regras, o que superou sua expectativa. O tempo ajudou e assim alguns foram com seus aviões prestigiar o evento de elevado interesse, enquanto outros foram de carro, mas o importante é que a Palestra desenvolveu-se em um clima de absoluta serenidade, onde muitos puderam dar suas opiniões e até algumas sugestões, validas para melhoria do que já está razoavelemente bom. Faltando apenas o entendimento geral dos pilotos que operam nessa área de inúmeras confluências, onde a responsabilidade pela separação das aeronaves e a segurança de vôo ficou na mão de cada um. A Palestra técnica foi muito boa e melhor ainda foi a oportunidade de rever os amigos e fazer novas amizades dentro desse seleto grupo de amigos, os quais tem como paixão a arte do vôo aerodesportivo. O próprio Cmte. CAMARGO e o Luiz Henrique CEOTTO, não mediram esforços na tentativa de esclarecer aos presentes as novas normas das TMA, as quais entraram em vigor no dia 12 de março passado. Pareceu-me um tanto confuso ainda a nova freqüência de coordenação ar-ar entre as aeronaves e as altitudes de vôo empregadas nos corredores. Todos saíram dali convicto que haverá ainda novas mudanças no que está sendo proposto, em beneficio da segurança de todos, com base na experiência de cada um que voa nessa area dando melhores sugestões. Após a realização da Palestra proposta a maioria se reuniu no luxuoso bar, lanchonete e restaurante do aeródromo de Americana-SP, onde foi servido um farto almoço aos presentes com momentos de muita descontração e alegria.
Fazia muitos anos que deixei de ir a Americana e isso ocorreu após o fechamento da Oficina de Manutenção do amigo AZEVEDO. Fiquei encantado com a nova estrutura conquistada naquele aeródromo publico de relativo movimento, coisa de primeiro mundo na nossa pequena aviação, em facilidades para os usuários e todos que voam ali, além do crescimento e solidez admirável da Escola de Aviação criada pelo Cmte. Camargo, o anfitrião desse evento.
Parabéns ao Camargo, ao Caio e seus colaboradores, pela oportunidade e pelo carinho pessoal com que todos foram recebidos em suas dependências luxuosas.