quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

3ºAEROFEST de Fernandopolis-SP,2011.













Acontecerá nos dias 19/SAB e 20/DOM de fevereiro/2011 a 3ª AEROFEST de FERNANDOPOLIS-SP, organizada pelo Aeroclube de Fernandópolis, com apresentação de aeronaves, vôos panorâmicos e muita diversão. Ocasião em que os pilotos estarão participando de um Encontro Festivo. O evento será no aeródromo municipal de Fernandópolis/SDFD, sede do Aeroclube. Com pista de 1.000x25 ASPH, coordenadas geográficas: S 20º 16’ 36” – W 050º 12’ 50”. Entre muitos amigos participantes assíduos de eventos dessa natureza o 1º ESQpC ( Esquadrão Pé de Cana de Araraquara-SP) estará marcando presença com sua equipe de voadores sóbrios e amantes de muita cerva gelada quando não estão voando. A turma do Aero Clube de Fernandopolis que nos aguarde com muitas delas geladíssimas para abastecer nosso Esquadrão. Os integrantes do 1º ESQpC ficarão hospedados no Hotel Itália no centro da city (tel:017- 34425849). Para os mais chiques existe a opção do Hotel Thermas Água Viva (017- 34650400).
Quem desejar maiores informações sobre o tão esperado evento segue contatos do Aeroclube: (017)9115-9598 ou 9125-6207. Já que pediram confirmação de presença, aqui vamos confirmando. Se tudo der certo, conforme o previsto chegaremos na sexta-feira/18-FEV à tarde para ajudar a abastecer refrigeradores e ir acendendo a churrasqueira.

AS COISAS SÃO COMO ELAS SÃO.

















Nem tudo na vida é como a gente quer ou queria que fosse. Muitas programações são desfeitas por acaso do destino, mesmo contra nossa vontade. Planejamos muitas coisas ao longo da nossa vida e nem sempre, por um motivo ou outro conseguimos realizar. São compromissos frustrados, passeios não realizados e muitos desencontros. Planejei certas viagens que não deram certo.
Há tempo para tudo. Tempo para começar é o que não falta
. Quando se tem sonho, se tem vontade, nada é impossível. Basta querer, querer é poder. Esse ou aquele desafio pode levar você ao sucesso. O céu que nos protege merece respeito e o mínimo que você deve saber é conhecer as regras do ar. Isso não significa que você estará imune de acidentes, mas com certo conhecimento certamente poderá amenizar os riscos. Em minha opinião, quando se fala em liberdade a aviação é o maior elo para se conquistar isso. A aviação é dinâmica e pode te dar tudo isso. Graças à aviação encontrei muitas pessoas que se tornaram meus amigos (as). Alguns (mas) partiram para sempre, mas deixaram boas lembranças. Nós vivemos literalmente nas alturas, voando por todos os cantos, a trabalho e quando podemos também por lazer. Não conseguimos parar nunca, pois nos tornamos pessoas dinâmicas. Sempre ao longo do nosso caminho, lá longe no horizonte tem um destino para nós e acabamos descobrindo que a vida vale a pena pela viagem, apesar das conexões que acontecem durante esses longos vôos de realizações pessoais.
Sempre digo que em cada escala da vida acabamos tendo tempo para rever nossas atitudes. O importante é reconhecer que mudamos bastante. Acordar de madrugada, sentir o cheiro da AVGAS ou do Querosene, a principio nos deixa tranqüilo, pois estamos no nosso mundo. Nesse mundo cheio de mistérios e indagações, estamos obstinados a seguir nossa navegação anteriormente planejada, mas muitas vezes temos que retardar a partida em beneficio da nossa segurança. Nem sempre o tempo está bom e favorável para alçarmos nossos vôos rumo ao desconhecido. Sempre gostei de falar em Segurança de Vôo e me aprofundei como pude, ampliando meus conhecimentos nesse campo, inclusive participando de inúmeros simpósios de segurança de vôo promovidos pelo CENIPA e SIPAER-4. O vôo sendo tão técnico não pode ter erros. Afinal a aviação não perdoa erros. Quando vamos voar um avião, temos que saber acima de tudo os procedimentos de emergências criados para aquela aeronave, pois assim estaremos amenizando os nossos riscos. Sair do chão já é reconhecidamente um grande risco. Bem cedo, quando comecei a voar, em pleno regime militar, aprofundei em leituras de Boletins Técnicos relacionados a "Relatórios Finais sobre Acidentes Aéreos", públicos anualmente e graciosamente enviados as entidades de aviação como o Aero Clube de Jaboticabal-SP (ACJ), o qual freqüentava com grande constância. Eram enormes compêndios, onde além de todos os dados levantados sobre a aeronave em questão, como modelo, prefixo, pilotos e tripulantes envolvidos no fato, ali estavam descritos os Resultados Finais Conclusivos de como ocorreu o acidente nos mínimos detalhes e como poderia ter sido evitado. Assim, da infelicidade de alguns aprendíamos os procedimentos recomendados, caso nos envolvêssemos em circunstancias semelhantes. Isso era muito bom realmente. Chegaram a minhas mãos alguns boletins de segurança da Safety Americana/USA (http://www.americasafety.com ) , onde li em certa ocasião, que em 90% dos acidentes onde o Fator preponderante foi a Falha Humana, o tripulante, Comandante, Co-Piloto ou simplesmente o Piloto em Comando de pequenas aeronaves que acabam sobrevivendo, nunca assumem seus erros. Isso acontece por quererem preservar a empresa, seu emprego e mesmo para que o empregador consiga receber da seguradora parte ou total dos prejuízos. Poucos assumem suas responsabilidades e declaram terem errado naquele momento. Em certas ocasiões quando o pau esta quebrando lá em cima, muitos preferiam estar no chão e se as coisas não andam boas e você já está pousado fique quieto até que a turbulência passe. Nada é eterno também em meteorologia.
Quem conhece um pouco sobre as condições climáticas e consegue entender alguns avisos do céu e está treinado para as emergências, provavelmente irá ter vida mais longa. Na aviação nunca sabemos tudo, a cada dia aprendemos mais e as lições não são fáceis, a matéria é difícil, mas nada é impossível quando se tem um razoavelmente conhecimento.
Não vou dizer que nunca errei. Não tenho vergonha de dizer que cometi certos erros, alguns até primários ao longo da minha carreira ininterrupta de 39 anos de aviação, mas tive sorte e consegui evitar o eminente acidente. Por outro lado perdi muitos amigos que não tiveram a mesma sorte minha.
Enfim, as coisas são como elas são...