sexta-feira, 20 de abril de 2012

Começa hoje a AVIASHOW-2012 em Regente Feijó-SP.

Começa hoje em Regente Feijó-SP a tradicional Feira e Encontro de Aviação AVIASHOW-2012. São três dias de intensa confraternização entre amigos, aviadores, proprietários de aeronaves, expositores diversos, onde acontece grandes negócios da aviação. Encontro que iniciou-se com uma simples reunião de amigos amantes da aviação tomou grande vulto e estamos  ágora na sua 12ª Edição. Até o momento estão inscritos, confirmando o comparecimento 222 aviões. O ano passado o número de aeronaves superou 250. É realmente uma festa imperdível, onde visitantes dos mais remotos recantos comparecem. Esse ano, segundo seu idealizador, o Cmte. Renato, ao invés do tradicional BOI NO ROLETE, será servido um suculento Churrasco Gaucha aos participantes. Informa-nos que reservou uma área VIP para os que vierem voando, com toda infra-estrutura.

Se as condições meteorológicas permitirem o nosso 1º ESQpCana dos AVENTUREIROS DO AR, estará decolando amanhã (sabado,21/ABR) logo cedo para esse mega evento aeronáutico. Boa parte dos visitantes já está chegando hoje para participação full na programação reservada para esse ano.

Bem Vindos ao AVIASHOW-2012.

Plano de Vôo
Os planos de vôo com destino ao Aeropark, nos dias de eventos deverão prever os dois portões de entrada que serão utilizados pelo controle Prudente (Freq.118.45), para organizar a entrada no circuito de tráfego de Regente. Caso a cabeceira ideal no momento seja a 08, a entrada para a perna do vento será por INDIANA, distante 6 NM do Aeropark. Para a cabeceira 26 a entrada será por ANHUMAS.
Após o bloqueio de uma destas localidades, o controle liberará a freqüência para que as aeronaves se autocoordenem em 123.45, cuidando-se do ajuste da separação ideal na perna do vento, base, final e seqüência de pouso. Para maior segurança de todos, sugerimos ter em mãos uma cópia da "carta de aproximação" (ao lado) elaborada para o evento, para eventual consulta rápida durante a chegada.
Bom vôo a todos e sejam bem-vindos!
O evento AVIASHOW - Feira de Aviação Desportiva representa o crescimento natural de um encontro de amigos da aviação, que se iniciou em outubro de 2001 com a inauguração do Aeródromo Jose Martins da Silva em Regente Feijó- SP, onde foi fundado o Aeropark Clube de Vôo Desportivo. O simples churrasco de confraternização evolui para o hoje tradicional “Boi no Rolete” de Regente Feijó, tão esperado pelos pilotos a cada ano. A afluência cada vez maior de interessados, na Aviashow 2011 atingiu a marca de 251 aeronaves visitantes no período da Feira, fato que sem dúvida consolida o evento como um dos maiores encontros de aeronaves do Brasil. Sem perder o seu foco, que sempre foi o “encontro de amigos”, também vêm atraindo a cada ano mais expositores fabricantes ou representantes de aeronaves novas, fornecedores de serviços correlacionados à aviação, bem como interessados de outras áreas, que também tem seu foco no perfil de clientes classe A, nos quais se enquadram a grande maioria dos pilotos e proprietários de aeronaves visitantes.(Informações da organização do evento). 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Perdemos um grande amigo. Cmte. Fernando de Arruda Botelho







Esta foi a ultima foto tirada do nosso parceiro Fernando quando se preparava para sua ultima decolagem.Foto tirada por Ana Fontes, Diretora de Relações Internacionais da APPA nos EEUU, e enviada para que todos possam ter esta lembrança deste grande entusiasta da aviação Brasileira.George Sucupira- Presidente da APPA- Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves.












A vida prega cada peça na gente. Apesar de ser sexta-feira, 13.04.2012, o dia amanheceu lindo prometendo ser um belo dia para a aviação. Por volta das 07:00 horas a caminho de Campinas-SP. Passando no través do aeródromo Dr. José Augusto de Oliveira Botelho próximo a represa do Broa, comentei com um dos meus passageiros que estava sentado no lugar do co-piloto ao meu lado,sobre o tradicional evento BROA FLY IN e seu idealizador, o amigo Cmte. Fernando Botelho. Comentamos sobre a sua luta em mostrar aos americanos, tendo como principal projeto demonstrar uma réplica perfeita do Demoiselle, a melhor aeronave projetada e construída por Santos Dumont, na tentativa de provar que o brasileiro é realmente o Pai da Aviação. Entretanto, mal sabíamos que nosso regresso no fim da tarde teria a trágica noticia do acidente ali mesmo por volta das 12:45 horas, onde o Cmte. Fernando de Arruda Botelho, aos 63 anos, acionista da Camargo Corrêa e um dos empresários mais conhecidos do país, havia perdido a vida ao lado do seu companheiro Cmte. Sergio Luiz Robattino da Morro Vermelho Táxi Aéreo do grupo.
Tragicamente perdemos um grande amigo e a Aviação perdeu um grande entusiasta e incentivador. Casado com Rosana Camargo Corrêa, uma das três filhas de Sebastião Camargo, fundador do Grupo Camargo Corrêa, deixa três filhos e três netos e uma infinidade de amigos que o conhecia, convivia com ele nos seus sonhos, nas suas aventuras e que o terá sempre no roll das boas recordações.
Espero que o Cmte.Fernando Botelho que tantos aviadores homenageou ao longo do tempo, nos seus eventos anuais, o BROA FLY IN, conhecido internacionalmente, seja lembrado e homenageado, nem que seja o ultimo BROA FLY IN. Acredito que esse seria o sonho dele, ver os amigos reunidos no seu lar, no seu aeródromo, mesmo tendo partido para a eternidade, prestando uma ultima homenagem, ficando nas nossas memórias seus feitos, sua grandiosidade e generosidade para todos. Homem de bom coração, verdadeiro lutador por causas nobres ligadas a aviação e a ecologia, com projetos fantásticos e apaixonado por aviação, fundou o reconhecido Instituto Arruda Botelho, em Itirapina (SP), que em parceria com Sesi, Senai e USP . Construiu réplicas do Demoiselle, segundo avião criado por Santos Dumont depois do 14 BIS. "A missão do projeto é resgatar a história da aviação e divulgar o nome deste herói brasileiro e sua contribuição para o desenvolvimento da história da aviação mundial", informa o site do instituto. Encantado pela aviação desde os oito anos, quando viu uma reportagem sobre o Correio Aéreo Nacional (CAN), e com brevet desde os 17 (ainda nem tinha idade para tirar carta de motorista), Fernando Botelho comprou a sua primeira aeronave aos 30 anos. Nos últimos tempos, no instituto a que deu o seu nome e para o qual comprava aviões históricos, fazia réplicas perfeitas do Demoiselle, o segundo aparelho criado pelo pioneiro Santos Dumont. Foi o idealizador e principal organizador da Broa Fly-In, uma das maiores feiras de aviação da América Latina, que ocorria anualmente em seu aeródromo, sempre em junho, mês de seu aniversário. Para esse ano era esperada a 12ª edição da feira, quando se esperava receber mais de seis mil pessoas durante os três dias de evento. Apenas em negócios, a feira movimenta anualmente mais de US$ 100 milhões.
Nas proximidades do seu aeródromo, considerado por ele o quintal da sua casa, que conta com uma pista de 1,5 mil metros com balizamento para vôos noturnos e uma área total de 4 mil metros quadrados, que Arruda Botelho faleceu. Ele estava a bordo de um avião antigo, um modelo T-28, utilizado pela Marinha americana para treinamento de pilotos e depois avião de combate durante a 2ª Guerra Mundial, recém comprado de um colecionador americano, tendo trocado as cores da NAVY (Marinha USA)originais da aeronave pelo verde e amarelo da FAB.

O Cmte. Fernando de Arruda Botelho, jamais será esquecido. Ficou para a bonita história da aviação, tendo escrito uma longa pagina nesse cenário de amigos.