sábado, 2 de outubro de 2010

5ªREVOADA PANTANEIRA Cancelada. Não estava escrito nas estrelas...

























As condições meteorológicas adversa reinantes, fizeram com que o estimado amigo Paulenir cancela-se a tão aguardada 5ª REVOPAN – Revoada Pantaneira, anualmente realizada na Pousada Caburé da família no coração do Mato Grosso do Sul, na Nhecolândia (http://www.pousadacabure.com.br/). Todos nós, amigos do Paulenir e da família ficamos sensibilizados com o que ocorreu nesse ínterim, fazendo com que, mesmo a contra gosto ele cancela-se esse tão esperado evento. Tínhamos preparado nossos aviões, preparado nossa bagagem, traçado mais uma vez os nossos planos de vôo e estávamos aguardando o tempo melhorar para decolar rumo aquele paraíso. Entretanto tudo nessa vida é mutante e por questões de segurança e outras o responsável Paulenir, com muita tristeza cancela o evento. Cheio de tristeza manda um comunicado público a todos:
COMUNICADO URGENTE
Sinto em informar que a 5ªREVOPAN, de 8 a 9 de outubro (Revoada Pantaneira-2010) foi CANCELADA devido aos danos feitos pela tempestade de vento que assolou o aeródromo da Faz. São Paulino/Pousada Caburé.
Os mesmos vieram comprometer a infra-estrutura do local (comunicação, hospedagem, apoio ao vôo...), sendo que por motivos de segurança e bem estar aos que do evento iram participar, decidimos pelo cancelamento.
Graças a Deus os danos foram só materiais.
Peço a aqueles que fizeram o depósito antecipado que entrem em contato pelo e-mail: paulenir@terra.com.br
Agradeço a todos os envolvidos no apoio em divulgação e promoção de nosso evento.
Lamentamos muito em não poder atender aos nossos amigos e visitantes nessa data!
Tenham bons vôos.
Atenciosamente:
Paulenir Nogueira de Barros.
(67) 9982-8618
Nós todos do 1º ESQpC (1º ESQUADRÃO PÉ DE CANA de Araraquara-SP, o qual nasceu na Pousada Caburé, durante uma das REVOPANs) constrangidos e imbuídos na sua preocupação de bem estar a todos, encaminhamos pelo FORUM da ABUL (http://www.abul.com.br/) , veículo de comunicação dos amantes dessa aviação aerodesportiva a seguinte nota, na esperança de confortar o Cmte.Paulenir nessa difícil hora de decisão, muitas vezes contra a propria vontade:
01.10.2010, pelo FORUM da ABUL
:
Estimado Paulenir, colaboradores da Caburé e familiares. A ansiedade às vezes supera as expectativas. Nós que o conhecemos bem e de longa data e que estivemos em vossa casa no Pantanal durante anos, estamos sabendo profundamente como está se sentindo em ter que cancelar nesse momento, mesmo contra sua vontade, esse tradicional e esperado evento anual. Não é fácil amigo, mas sabemos que vai superar isso com a classe e a categoria que tem. Tudo passa nessa vida e em breve, em outra data estaremos ai ao lado de vocês, seus familiares, colaboradores e dos amigos que te consideram muito.
Abraços do 1ºESQpCana e até um breve encontro. Delfino,Betty, Waldomiro, William, Benedetti e Juliano.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eu estive no LAGO WINNEBAGO, USA em 2.005


















































































































Confesso que não sou amante de nenhuma atividade aquática apesar de quando jovem, ter praticado um treinamento avançado de natação no Clube Masganni de Jaboticabal-SP, onde vivi até 1972, partindo para a aviação dos meus sonhos. Aprendi a nadar muito bem com o Professor RHEDER, tendo até participado de algumas competições. Todas manhãs antes de ir para a Escola, treinava no Clube Masganni a três quarteirões de casa na Rua Juca Quito,980 onde residíamos.
Apesar disso a água nunca foi minha praia e também não gosto de praia, porque tem mar e muito sol.
Perdi amigos durante a infância na Cidade das Rosas, que morreram afogados na trágica Lagoa do Peta e isso fez com que deixasse a superfície liquida longe dos meus projetos ( Eram eles: FLÁVIO FULLACHI e LUIZ CARLOS POLIA). Admiro e curto bastante aeronaves anfíbias e até tive um Ultraleve Anfíbio Corsário novinho, o PU-ELT, com o qual voei exatamente 98 horas antes de vendê-lo a um amigo fascinado por operações aero-anfibias (Cmte. William Teles de Batatais-SP), sem ter tocado na água com ele. Temerário de um acidente, adoro os anfíbio e os hidroaviões, mas não tenho nenhuma ambição em voá-los na água. Cheguei a presenciar acidente com um anfibio num lago, onde junto com um amigo e uns pescadores salvamos o piloto com algumas fraturas e sei o quanto uma operação mal conduzida é drastica e perigosa.
As únicas vezes que voei em operação anfíbia, foi com o Cmte.William no seu LAKE RENEGADE-250. Ele, entre outros aviões que possui tem um amor muito grande pelo seu LAKE e curte o avião praticamente quando possível, para ir ao Rancho da família, ou para comer um filé de tilapia no Restaurante do nosso amigo Fabiano, situado na Balsa de Cássia/MG-Delfinopolis/MG. A minha esposa BETTY voou mais no anfibio do William do que eu. Se puder escapar, tô fora...
Por força do destino estive em fins de julho de 2.005 visitando o Lago Winnebago nos Estados Unidos. Estive lá porque gosto de ver aviões anfíbios, fotografá-los, mas sem intenção de vôo. O WINNEBAGO LAKE é um lago do Estado de Wisconsin, localizado ao norte de Milwaukee, com uma área de 557 KM2, tendo um comprimento maximo de 50 Km, largura máxima de 16 KM, profundidade média de 4,7 metros, profundidade máxima de 6,4 metros, delimitando-se com as cidade vizinhas de OSHKOSH,FOND DU LAC, NEENAH e MENASHA.
Ali existe a "EAA Seaplane Base at Lake Winnebago" ( The Vette-Blust Ancoradouro 96WI CEA) e tão logo cheguei naquele local encantador depois de uma longa caminhada por uma trilha feita na mata desde a estrada, encontrei um mundo diferente do que eu imaginava. Uma placa diz: “Bem-vindo ao Ancoradouro CEA! É fresco e sombreado, com uma pausa de silêncio a partir do ruído e da ação no aeroporto regional de Wittman, o site da EAA AirVenture”. Localizado a poucos quilômetros ao sul de Wittman Field, em uma enseada natural do Lago Winnebago, hidroaviões estão amarrados a bóias e ancorados ao terminal de embarque e desembarque flutuante, próximo a estação de passageiro com suas facilidades. Eles taxiam pela água até certo ponto e depois são trazidos para o cais por pequenas embarcações com motor de popa, onde tem uma bomba de abastecimento de combustível, rebocando-os em segurança. Não é um edifício grande, mas muito confortável, com lanchonete, sanitários e facilidades dos nossos tempos. Ali os pilotos fazem o briefing e o plano de vôo, usando de todos os serviços de informações aeronáuticas e meteorológicas, fornecido a todos os pilotos que ainda dispõem de controle de radio. Se você gosta e curte anfibios eu recomendo fortemente que você visite a base de hidroaviões, quando estiver em Oshkosh durante a AirVenture. Existe o transporte de pessoas em ônibus de transporte, entre o aeroporto de OSHKOSH e a base de hidroaviões diariamente, inclusive a noite.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

De volta ao Hangar do tempo.......PP-RZA




































































Eta aviãozinho porreta esse tal de PP-RZA, que um dia foi branco e vermelho, branco e azul, branco e verde, amarelinho como um canário e finalmente branco e vermelho como antes. Cumpriu sua missão de voar bem e com segurança transportando os seus tripulantes pelos céus da Cidade das Rosas e outros rincões por onde sobrevoou. Foi tão batuta que nunca deixou ninguém na mão. Foi tão fiel no cumprimento do seu dever de voar bem e nunca deu um susto em ninguém. Agüentou os catrapos durante a grande maioria, dos pilotos alunos inaptos que queriam fazer você voar diferente do que estava acostumado, desde quando saiu da maternidade PIPER lá nos States. Meu querido aviãozinho vai recolher, vai para o Hangar da Recordação, pois você merece um descanso temporário. Cumpriu sua alegre tarefa com dedicação durante longos anos, deixando lindos retratos da realidade e os rastros no céu que se apagaram com o tempo, mas não das nossas lembranças.
Ninguém vai dizer Adeus para você, principalmente o Cmte. Moacyr Borghi que te adotou e vai colocá-lo de novo no seu mundo, onde certamente está louco para voar, trazendo alegria e muita felicidade, matando a saudade desse tempo que ficou guardado no hangar da vida. Você envelheceu como todos nós, mas no balanço das nuvens cheio de emoção vão estar mais contente ainda todos que tiverem a oportunidade de pegar um lugar no seu vôo nostálgico ao som do seu motorzinho. Mudaram as pessoas, mudou a aurora, mas o nascer do dia nas belas manhãs do Campo de Aviação, sua casa chamada hangar vai brilhar de novo nos primeiros raios do sol, quando estará pronto para alçar mais um vôo. E também nos fins de tarde amenas, sem vento e tempo bom vai deslizar novamente na pista ganhando altura, para curtir os últimos raios de luz no por do sol que a muito com certeza está querendo rever. Vá lá meu Teco-Teco querido, não importa a cor da sua fuselagem e das suas asas, mas vá firme e voe alto levando o amigo Cmte. Moacyr Borghi, seu mais novo proprietário, que está cuidando com tanto carinho e esmero de você, onde a saudade ficou até agora de pé. Na velocidade de 75 a 100 Km por hora, finalmente vestido de nostalgia voando na janela do tempo, espero vê-lo com carinho calmamente sobrevoando a nossa Cidade das Rosas. Vai longe o tempo feliz de Instrutor que te usei, para ensinar os meus alunos a nobre arte de voar, cuja doce lembrança guardo muito bem. Vai longe esse tempo em que subíamos ao céu a 1.000 metros de altura sobre a pista para treinarmos aquelas perdas preciosas do primeiro e segundo tipo, que assustava os manicacas, mas que dava segurança quando retornava com elegância ao longo vôo planado, nas plenitudes das curvas e suas glissadas trazendo-nos ao solo com uma delicadeza e extrema segurança. Nada era cansativo naquele tempo e nesse vai e vem, estivemos voando juntos centenas de horas de vôo na instrução. Lembro da maioria dos alunos que estiveram comigo na sua cabine simples, nos seus comandos. Graças a sua obediência os vôos foram lindos e você sabe que eu sei o quanto gostava de mim e o quanto todos nós gostamos de você. Saudades daqueles bons tempos de felicidades que era o saudoso Aero Clube de outrora, naquele campo de aviação sem mistérios, que hoje está interditado até mesmo para você que sempre foi o dono absoluto daquele lugar. Os homens de hoje criaram tantas regras, tantas normas e complicaram os caminhos do céu até mesmo dos seus parentes, os pequenos aviõezinhos que coloriam as manhãs e as tardes de sol. Hoje não se pode mais sobrevoar o Rio Mogi-Guaçu que fica a alguns minutos dali, nem o mar de canaviais que vão até o horizonte. Quem sabe amanhã essa saudade no meu coração, saudades de um tempo feliz e menos complicado, que deixou recordação, volte como o desejo de liberdade e após o aeródromo liberado e aberto ao trafego aéreo, possamos curtir como antes o sabor do ar conduzindo panoramicamente essa lembrança. Então Rezinha como nos te chamamos, siga firme, pois é hora de nos divertir com seus bailados aéreos novamente. Assim que o Campo da sua morada estiver desinterditado e a porta do seu hangar for aberta, estando você pronto e recuperado dessa longa estada terrena, alce vôo e vá sobrevoar os quatros cantos que antes sem ter deixado rastro estão te esperando. Leve na paz e na tranqüilidade a quem te conduzir pelo céu, esteja sendo pilotado no seu assento dianteiro ou traseiro, juntinho voando com os pássaros. Faça o Cmte. Moacyr Borghi feliz de novo e realizado no seu sonho de ver e voar contigo.
NOTA: Aguardem. Breve fotos do PP-RZA em diversos tempos e em diversas cores.