sexta-feira, 20 de março de 2015

Um dos melhores presentes da minha vida......

Fui agraciado recentemente com um dos maiores presentes que já ganhei na minha vida. Nossa amiga  Marlene, esteticista e artista plástica de renomado nome, me presenteou com um maravilhoso quadro de sua autoria, “Saudoso Boeing 737-200 da VASP” em óleo sobre tela. Adorei.....................
A preciosa obra de arte encontra-se ágora em destaque na sala da minha casa e relembra com saudosismo a nossa gloriosa aviação comercial. A VASP....
Muito obrigado Marlene pelo valioso presentão que me deu. Serei eternamente grato e prometo conserva-lo com muito zelo e carinho.

 
 MARLENE e DELFINO recebendo a obra de arte.
 MARLENE com a sua filha, inseparável companheira.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Voar é uma das melhores coisas da vida para os amantes da aviação.

Voar é uma das melhores coisas da vida para os amantes da aviação. Voar agrícola é sensacional e muito gratificante, apesar dos riscos inerentes das operações aeroagricolas.  Mas quem faz esse glorioso trabalho por amor, por vocação, sente a recompensa que os voos trazem. Levantar na madrugada, ir para o campo sem o mínimo conforto, contando com o tempo, o vento. Satisfação de fazer e fazer bem, com cuidados e precauções, sacrifício e muita labuta fazem, parte dos Pagr/Pilotos Agrícolas. Quem pensa que voar agrícola é fácil, mero engano!  Voei agrícola por 10 anos (1979, desde a minha formatura no CENEA- Centro Nacional de Engenharia Agrícola do Ministério da Agricultura em parceria com o Ministério da Aeronáutica, até 1989 quando deixei as atividades, retornando para a Aviação Executiva, onde permaneço até hoje.)
Tenho uma paixão e um amor muito grande por essa aviação com a qual me identifiquei inspirado no meu ídolo na época, meu Instrutor de Pilotagem agrícolaErnesto Elvino Biancardi. Enfim acabei dedicando intensos 10 anos da minha vida, voando entre outros aviões agrícolas, o super Thrush SR2R com motor radial de 600 HP da Rockewell, um dos maiores na minha época. Foi um grande amor na minha vida de aviador aprendiz.
Hoje sempre que posso, estou ao lado de algum e muito mais feliz quando estou na Oficina de Manutenção de Aeronaves Aeroagrícola Hangar-2 em Batatais-SP/SDBA, dos meus amigos Rui e William Teles, que possuem e conservam três dessas aeronaves.




















PAGR: WILLIAM TELES e Ex-PAGR: DELFINO.








 WILLIAM trabalhando com seu TRUSH 600 nas lavoura de cana de açúcar.


A mesma paixão que tenho guardada comigo o William curte hoje voando os seus poderosos Thrush-600 HP. Deixa a família em casa, acorda cedo em plena madrugada e vai para o campo voar um dos seus aviões. Esse grande menino , meu amigo, meu irmão é um espelho do meu passado glorioso. Fiz minha parte um dia dessa vida e fiz bem como ele está fazendo hoje.
Confesso que se eu pudesse estaria todos os dias ao seu lado, acompanhando seu trabalho no campo, pelo puro prazer de ouvir nas manhãs e no por do sol, o estridente ronco do motor do P&W 600 Hp desse gigante alado. Um dos aviões hoje de sua propriedade, o Thrush Sr2R-600 PT-LES, entre outros irmãos da mesma família foi durante anos meu instrumento de trabalho, meu ganho pão. Tenho um orgulho imenso de olhar para ele e recordar quantas horas de voo compartilhamos em nossas missões de trabalho na Usina São Martinho em Pradópolis. Amigo de muitas aventuras, companheiro de muitos momentos, de tantas horas.
Desejo a esse jovem piloto William, muito sucesso, muitas glorias, muitas satisfações, muitas alegrias como as que tive num passado não muito distante, mas que ficou registrado no tempo e marcou minha vida de aviador e Piloto Agrícola pioneiro , nos idos tempos dos bandeirinhas que sinalizavam as lavouras e em troca tomavam boa parte dos herbicidas, inseticidas e pesticidas nas costas.
           PAGR: DELFINO (1979-1989) Usina São Martinho, Pradópolis-SP
AUGUSTO PEREIRA ROCHA- Técnico Agrícola, PAGR: DITINHO (BENEDITO CORREA) e PAGR: DELFINO, anos 80.
Esses humildes homens do campos foram nosso braço direito, nossos guias e nossos coadjuvantes, ajudando-nos apesar dos riscos,  para que nosso trabalho chegasse próximo da perfeição. Pelo que sei alguns colaboradores meus de outrora, dos anos 70 e 80 já partiram para a Eternidade, mas deixaram aqui sua marca registrada. Doces lembranças que não voltam mais...

Vivi 10 anos da minha vida de aviador rural, voando agrícola numa época que nem se pensava em GPS. O trabalho era árduo, mas ao mesmo tempo gratificante, sem as facilidades e inovações de hoje que facilitam em muito essa atividade extremamente técnica. Agradeço a Deus pela gloria de ter sobrevivido durante esses dez anos consecutivos de trabalho nessa profissão e estar voando até hoje,  da qual saí ileso por força do destino ou pela força da sorte. Quantos e tantos amigos, que cometerem menores erros que eu não tiveram a mesma sorte e partiram para a eternidade, deixando boas lembranças dos momentos em que estivemos juntos comungando a mesma luta pela sobrevivência.  Gozado como é a vida e como ela brinca com a gente: Quando menino eu queria ser grande e consegui...  Ágora queria voltar a ser menino...!
Devo do fundo do meu coração a ajuda que o meu primeiro patrão na Aviação Agrícola, aviador ROBERTO MOURA, proprietário da AÉRO AGRÍCOLA CAIÇARA LTDA de Santos-SP em 1979 me deu, acreditando em mim, trazendo-me recém formado pelo CAVAG para compor seu time e por ter me ajudado tanto  na minha caminhada inicial. Amparando-me e dando-me a oportunidade de ser na época o mais jovem piloto agrícola a operar um dos seus vários aviões: Thrush SR-2R Commander 600 HP, frente aos pilotos argentinos e portugueses que vieram para o mercado da aviação agrícola naquela ocasião, pela sua experiencia unica com os motores radias, os quais tinham experiência apenas na operação em aeronaves NA T-6.
O corajoso e visionário aviador agrícola, Roberto Moura, foi além no seu tempo. Investiu na compra de 05 aviões militares NA T-6 da FAB que foram desativados e levados a leilão, para manter seus THRUSH SR-600 HP voando, numa época em que as importações de peças e componentes eram complicadas e difíceis. 02 deles foram canibalizados em parte e o restante não aproveitável nos Thrush foram vendidos para operadores de NA T-6 nos EUA. Um deles ficou para a delicia dos voos descompromissados dos seus experientes pilotos agrícolas até a venda definitiva do mesmo. No resumo final 03 foram vendidos voando...

Tempo que se foi, passado que não volta mais...
A idade chegou, aos 61 anos, os cabelos castanhos ficaram brancos... o tempo passou e com ele só as doces recordações de um áureo passado que não volta jamais. Cada qual construiu sua carreira e o seu destino. Sendo mais que sincero, posso dizer com toda convicção do mundo valeu a pena ter vivido essa vida!
Meus planos viáveis se transformaram em planos rentáveis, meus sonhos  se realizaram e tudo saiu direitinho. Afinal tudo que conquistei ao longo desse tempo e que tenho hoje devo aos meus 43 anos no ar..... Admiro muito todos os jovens pilotos que estão atualmente dando continuidade nesse fantástico trabalho, colaborando com o desenvolvimento da agricultura e do nosso país como fizemos no passado. Parabéns a todos. Boa sorte e bons voos sempre...

VASP com seu Douglas DC-3 em Jaboticabal-SP,SSJB naquela época.. Eu estava lá...

Fins dos anos 60, inicio dos anos 70, a VASP- Viação Aérea São Paulo, operando em SSJB (indicativo ICAO daquela época) ,em Jaboticabal-SP, a " CIDADE DAS ROSAS". Eu que queria ser grande um dia, ter  o mesmo poder daqueles aviadores aventureiros que ali pousavam, mas me contentei apenas com a alegria de conversar com alguns deles. Eram meus heróis anônimos, com os quais dormia em meus sonhos de adolescente, na esperança de que meu sonho de ser aviador um dia chegasse, com a mesma intensidade que vivia aqueles maravilhosos momentos da minha vida. Os DC-3 descortinavam uma alegria imensa. Eram majestosos e para onde iam nunca fiquei sabendo... Mas que estiveram na minha cidade estiveram.. E eu registrei em fotos esses momentos que são guardados a sete chaves no meu baú.... 
Naquele tempo, crianças não entravam em papos de adultos, mas a minha inseparável maquina fotográfica Branco&Preto espiã, herança da minha mãe que  amava a fotografia,  ia registrando tudo...
Vi com meus ávidos olhos, aviadores abastecerem os aviões com gasolina/Avgas vindas em vários tambores de 200 lts, e a utilização curiosa de uma enorme régua de madeira, medindo o combustível dos tanques, andando em cima das asas com seus impecáveis uniformes brancos e azuis celestiais, que mais pareciam anjos se preparando para voar até as nuvens, a meio caminho entre o céu e a terra. Alguns passageiros também ajudavam na manivela, bombeando do solo para as asas o precioso combustível, suando as têmporas. 
                        Olha eu aí...... Eu estava lá.........................
Testemunhas dos fatos: Totó a esq. e Mané a direita também estavam lá...
 

 
 
ADEUS VASP, bons momentos , grandiosos dias, que se foram para nunca mais voltar. Felizes os jaboticabalenses que puderam curtir esses preciosos momentos de gloria da nossa aviação.
Os saudosistas, os velhos de hoje e jovens daquela época hão de se lembrar pelo menos do harmonioso e sincronizado ronco dos motores radiais, que marcavam a chegada do DC-3 na longa final da 06, com aproximação desde o centro da cidade,avisando que estava chegando....
Eu estive lá com meus amigos e sou feliz por isso...................