Eu tinha apenas nove meses de vida, em outubro de 1954, quando voava pela primeira vez o Cessna T-37 "Tweet BIRD" nos Estados Unidos. Pode se disser que praticamente temos a mesma idade. Esse cinqüentão foi o primeiro jato militar que conheci na minha vida, pois fomos visitá-los pessoalmente em Pirassununga-SP, em 1969. No mesmo ano, em julho, por ocasião do aniversário da "CIDADE DAS ROSAS", quando acontecia anualmente as grandiosas Festas Aviatórias promovidas pelo Aero Clube de Jaboticabal-SP, esses jatos estiveram sobrevoando o aeródromo local ,realizando inesquecível demonstração aérea para o público em geral. O Cessna T-37 Tweet fabricado pela CESSNA AIRCRAFT CO em Wichita,KS –USA, recebeu a designação inicial por modelo Cessna 318. É um pequeno, econômico bimotor a jato de aeronaves do tipo treinador de ataque, que voou durante décadas como treinador principal para a Força Aérea dos EUA (USAF), tendo sido introduzido oficialmente em serviço em 1957. Foi empregado nas Forças Aéreas de vários outros países, inclusive no Brasil. O A-37 Dragonfly variante do Tweet serviu no papel de ataque leve durante a Guerra do Vietnã e continua a servir nas forças aéreas de vários países sul-americanos. Os primeiros paises a adotarem o T-37C como treinador, além dos Estados Unidos, foram: Brasil (FAB), Força Aérea de Portugal, Força Aérea do Pakistão. Assim foram produzidos no periodo de 1955 a 1975.
Tomei conhecimento com essa versatil aeronave de treinamento militar no inicio de 1969, quando o T-37C já havia sido incorporado a instrução na FAB – Força Aérea Brasileira em Pirassununga-SP. O T-37 serviu como veículo principal os EUA da Força Aérea no treinamento do piloto militar por mais de 52 anos após seu primeiro vôo. Depois de completar a instrução básica no Tweet, os alunos mudaram para outras aeronaves avançadas da Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais e Aviação do Exercito. Foram construídos 1269 unidades desse modelo, com 419 ainda servindo na Força Aérea dos Estados Unidos até 2006. Entre 2001 e 31 de Julho de 2009, a USAF eliminou progressivamente o T-37 como aeronave de treinamento militar.O Brasil adquiriu 65 aparelhos T-37C. Estivemos visitando o Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica-DPEAer em Pirassununga no inicio de 1969, antes da criação definitiva do nome para AFA – Academia da Força Aérea que ocorreu em 10 de julho de 1969. Ocasião em que foi feita a entrega dos espadins aos novos cadetes e a recém formada Esquadrilha CORINGA de T-37C se apresentou publicamente pela primeira vêz com seus jatos birreatores T-37C em ala. Estas aeronaves foram utilizadas para instrução de voo avançada entre 1968 e 1878, quando começaram a ser substituídos pelo UNIVERSAL NEIVA T-25, devido à falta de peças de reposição e fadiga do material. O primeiro voo de instrução com cadetes nessa nova aeronave se deu em 09 de setembro de 1968, substituindo os antigos NA T-6 TEXAN.
O fim da era T-37C na FAB começou em 1978, quando por uma serie de motivos tecnicos de custos operacionais, como falta de peças para reposição e a própria fadiga de material, acabaram sendo substituidos pelos novos NEIVA UNIVERSAL T-25 até a chegada dos EMBRAER TUCANO T-27. Todos os T-37C , oriundos também de outras unidades da FAB haviam sido concentrados na AFA em 1973 e no final de 1980 passaram a ser concentrados no PAMA- Parque de Manutenção de Aeronautica da FAB no Campo de Marte em São Paulo-SP, por determinação ministerial para concorrencia internacional de venda. Assim foi dado baixa no acervo de 42 aeronaves Cessna T-37C remanescentes da antiga frota de 65 aeronaves adquiridas dos Estados Unidos no periodo de 1967 a 1970. Algumas delas haviam sofrido acidentes e outras doadas ao Paraguai. Entre varios paises interessados em adquirir os T-37C que estavam a venda, quem ganhou a concorrencia foi a Coreia do Sul que apresentou melhor oferta e levou as aeronaves em março de 1982.
Um exemplar do T-37C, o FAB 0922 encontra-se preservado no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro-RJ, onde pode ser visitado.
BIBLIOGRAFIA consultada: A História do Cessna T-37C na FAB por Aparecido Camazano Alamino no site do Rudinei Cunha. Nação Maracujá www.natnep.com.br/turmamaracuja/nossosavioes.html
Tomei conhecimento com essa versatil aeronave de treinamento militar no inicio de 1969, quando o T-37C já havia sido incorporado a instrução na FAB – Força Aérea Brasileira em Pirassununga-SP. O T-37 serviu como veículo principal os EUA da Força Aérea no treinamento do piloto militar por mais de 52 anos após seu primeiro vôo. Depois de completar a instrução básica no Tweet, os alunos mudaram para outras aeronaves avançadas da Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais e Aviação do Exercito. Foram construídos 1269 unidades desse modelo, com 419 ainda servindo na Força Aérea dos Estados Unidos até 2006. Entre 2001 e 31 de Julho de 2009, a USAF eliminou progressivamente o T-37 como aeronave de treinamento militar.O Brasil adquiriu 65 aparelhos T-37C. Estivemos visitando o Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica-DPEAer em Pirassununga no inicio de 1969, antes da criação definitiva do nome para AFA – Academia da Força Aérea que ocorreu em 10 de julho de 1969. Ocasião em que foi feita a entrega dos espadins aos novos cadetes e a recém formada Esquadrilha CORINGA de T-37C se apresentou publicamente pela primeira vêz com seus jatos birreatores T-37C em ala. Estas aeronaves foram utilizadas para instrução de voo avançada entre 1968 e 1878, quando começaram a ser substituídos pelo UNIVERSAL NEIVA T-25, devido à falta de peças de reposição e fadiga do material. O primeiro voo de instrução com cadetes nessa nova aeronave se deu em 09 de setembro de 1968, substituindo os antigos NA T-6 TEXAN.
O fim da era T-37C na FAB começou em 1978, quando por uma serie de motivos tecnicos de custos operacionais, como falta de peças para reposição e a própria fadiga de material, acabaram sendo substituidos pelos novos NEIVA UNIVERSAL T-25 até a chegada dos EMBRAER TUCANO T-27. Todos os T-37C , oriundos também de outras unidades da FAB haviam sido concentrados na AFA em 1973 e no final de 1980 passaram a ser concentrados no PAMA- Parque de Manutenção de Aeronautica da FAB no Campo de Marte em São Paulo-SP, por determinação ministerial para concorrencia internacional de venda. Assim foi dado baixa no acervo de 42 aeronaves Cessna T-37C remanescentes da antiga frota de 65 aeronaves adquiridas dos Estados Unidos no periodo de 1967 a 1970. Algumas delas haviam sofrido acidentes e outras doadas ao Paraguai. Entre varios paises interessados em adquirir os T-37C que estavam a venda, quem ganhou a concorrencia foi a Coreia do Sul que apresentou melhor oferta e levou as aeronaves em março de 1982.
Um exemplar do T-37C, o FAB 0922 encontra-se preservado no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro-RJ, onde pode ser visitado.
BIBLIOGRAFIA consultada: A História do Cessna T-37C na FAB por Aparecido Camazano Alamino no site do Rudinei Cunha. Nação Maracujá www.natnep.com.br/turmamaracuja/nossosavioes.html
T-37C
Peso bruto máximo
2,981 kg
Propulsão
Motores
2 x Turboreactor Continental/Teledyne J69-T-25
Força (por motor)
4,56 kN
Performance
Velocidademáxima
684 km/h (Mach: 0,4)
Alcance bélico
km
Alcance
1,500 km
Teto máximo
11,950 m
Relação de subida
1,027 m/min
Peso bruto máximo
2,981 kg
Propulsão
Motores
2 x Turboreactor Continental/Teledyne J69-T-25
Força (por motor)
4,56 kN
Performance
Velocidademáxima
684 km/h (Mach: 0,4)
Alcance bélico
km
Alcance
1,500 km
Teto máximo
11,950 m
Relação de subida
1,027 m/min
Missão
Instrução básica de pilotagem
Tripulação
2 (1 instrutor e 1 aluno)
Dimensões
Comprimento
8,92 m
Envergadura
10,35 m
Altura
2,80 m
Área (asas)
17,08 m²
Instrução básica de pilotagem
Tripulação
2 (1 instrutor e 1 aluno)
Dimensões
Comprimento
8,92 m
Envergadura
10,35 m
Altura
2,80 m
Área (asas)
17,08 m²