quinta-feira, 21 de agosto de 2014

VACA - Viação Aérea Canarana.... Um monumento histórico

25.12.2010 - HISTÓRIA DO MONUMENTO DO AVIÃO

Texto de Arlindo Schwantes e Domingos Finato 

“MUITA GENTE  PERGUNTA SOBRE A ORIGEM, O SIGNIFICADO E A HISTÓRIA DO AVIÃO/MONUMENTO DA PRAÇA SIEGFRIED ROEWER DE CANARANA QUE SE TORNOU UM SÍMBOLO DE IDENTIFICAÇÃO DA CIDADE. (AQUELA CIDADE ONDE TEM UM AVIÃO NA PRAÇA). O DOUGLAS DC-3 – A VACA – VIAÇÃO AÉREA CANARANA – COMEÇOU A VOAR A SERVIÇO DA COLONIZAÇÃO NESTA REGIÃO NO FINAL DO ANO DE 1975, TRANSPORTANDO AGRICULTORES E OUTROS INTERESSADOS EM SE TRANSFERIREM PARA ESTA REGIÃO. 

HÁ PESSOAS QUE INFORMAM QUE O AVIÃO TROUXE OS PRIMEIROS MORADORES DE CANARANA, MAS ISTO NÃO É CORRETO PORQUE EM 1975 A VILA DE CANARANA JÁ ESTAVA CONSOLIDADA E OS PRIMEIROS MORADORES VIERAM EM 1972. 

O QUE SALVOU O AVIÃO DO SUCATEAMENTO FOI A VISÃO HISTÓRICA QUE TEVE O ENTÃO ADMINISTRADOR MUNICIPAL LUIZ CANCIAN COMO CHEFE DO PODER EXECUTIVO EM SUA PRIMEIRA GESTÃO, TRANSPORTANDO-O, EM 1981, DO ANTIGO AEROPORTO PARA A PRAÇA CENTRAL ONDE SE TRANSFORMOU EM MONUMENTO HISTÓRICO. 

“O NOSSO AVIÃO – PREFIXO PP-YPU – FOI FABRICADO E MONTADO PELA DOUGLAS AIRCRAFT CORPORATION EM SUA FÁBRICA EM OKLAHOMA CITY, NO ESTADO DE OKLAHOMA, NOS ESTADOS UNIDOS.

O avião é do tipo Douglas C-47-5-DK, conforme especificações da época, com número de série 12.303.
Em 11 de janeiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, com prefixo 42-92496, foi entregue para a USAAF (United  States Air Force – Força Aérea dos Estados Unidos).
Em 05 de fevereiro de 1944, com o prefixo FZ 697 foi transferido à RAF (Royal  Air Force – Força Aérea da Grã-Bretanha).
A partir de 16 de maio de 1944 ficou baseado em Leicester East na 107ª Unidade de Treinamento Operacional.
Em 01 de março de 1945 foi transferido para a 1333ª Unidade de Transporte em Leicester East,  unidade essa transferida em 25 de outubro de 1945, após a guerra, para Syerston.
O avião foi desativado e em 17 de julho de 1946 adquirido pela Canadian Ltd. De Montreal, no Canadá.
Em 13 de dezembro de 1946, foi vendido e entregue para a Linhas Aéreas Natal, RN, com o prefixo PP-JAB.
A Linhas Aéreas Natal foi absorvida pela Real Transportes Aéreos em dezembro de 1950 e a aeronave foi re-registrada como PP-YPU.
Em agosto de 1961 a Real Transportes Aéreos foi adquirida pela Varig e o avião permaneceu com a matrícula(prefixo) PP-YPU.
Em 1969 foi vendido pela Varig para a Caraíba Metais S.A. , uma empresa do Grupo Baby (Francisco) Pignatari e registrado em 21 de março de 1972.
Em 21 de maio de 1976 foi definitivamente entregue à Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda – COOPERCOOL – com sede em Barra do Garças-MT, após ter sido anteriormente registrado na Conagro S.C. Ltda.
Desde 1981 encontra-se em exposição estática em Canarana – MT.
Vemos que, pelo registro de sua história, o nosso avião/monumento lutou na Segunda Guerra Mundial como integrante da Força Aérea da Grã-Bretanha onde os C-47 eram conhecidos como Dakoka. O nosso era um Dakota III.
Quando foi adquirido pela Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda o avião já tinha voado 34.887 horas e 36 minutos.
Estes dados históricos do nosso avião nos foram gentilmente cedidos pela Senhor Martin Bernsmüller de Porto Alegre – RS, que durante muitos anos trabalhou na Varig e na Lufthansa como comissário de bordo e hoje trabalha em uma agência de viagens.
Como vemos o Senhor Bernsmüller forneceu um histórico completo. Ele próprio é quem destaca as qualidades do velho, mas bom DC-3 nos quais muito voou.
O seu hobby é colecionar fotografias de aviões comerciais das quais já possui um acervo de mais de 30.000 exemplares e registrar a história dos aviões que voam e especialmente dos que voaram no Brasil.
Ele tomou conhecimento da existência deste avião através de uma reportagem da Zero Hora de Porto Alegre sobre colonizações gaúchas onde o avião foi retratado”.
 
   
  
 Quem chega na cidade de Canarana-MT não pode deixar de visitar o Monumento do Avião. Simbolo da época do pioneirismo da cidade que encanta curiosos visitantes.
Estive lá recentemente em uma das viagens pelo Mato Groso e como não poderia deixar, aproveitei juntamente com meu Co-Piloto RODRIGO para visitar o DC-3 Dakota da extinta VACA- Viação Aérea Canarana, que serviu de ponte aérea entre Canarana-MT  e o Sul do Brasil nos anos 70, trazendo num pinga-pinga os colonizadores daquela terra. 
 
  
 
  
 
   
 
RODRIGO e DELFINO 
   
  
 
 
   
   
 
Vale do Araguaia, 15 de março de 1975. O colonizador e pastor luterano Norberto Schwantes funda a vila de Canarana. Transcorridos 39 anos daquela epopeia, a pequena povoação perdida no divisor das águas do Araguaia e do Xingu se transformou numa bela e importante cidade sede de município com 10.834,33 quilômetros quadrados onde vivem 19.260 habitantes.
A cidade se localiza à margem da MT-326 (pavimentada) e fica a 830 quilômetros a nordeste de Cuiabá por rodovia. Em Canarana nasce o lendário rio Xingu. Canarana integra a relação de municípios de Mato Grosso que surgiram do pioneirismo do pastor Norberto Schwantes, que trouxe para Mato Grosso milhares de colonos gaúchos, catarinenses e paranaenses.
TEXTO do JORNALISTA EDUARDO GOMES

Comentários (1)

·         Edilio Sganzerla diz: 16 de fevereiro de 2014
A cidade de Canarana tem como monumento um avião DC3, na praça central. A história é muito interessante e dá conta de quanto foi importante aquele meio de transporte no desenvolvimento da região e com justiça foi transformado em monumento. Este avião foi protagonista de muitas aventuras que são contadas pelos antigos moradores e se constituiu como o único aparelho da empresa VACA – Viação Aérea Canarana.
Na manhã em que estive lá, antes de sair da cidade fui até à praça admirar o peculiar monumento. Enquanto o observava, fiquei imaginando quantas histórias poderiam cercar aquela valente aeronave. Um senhor idoso, com jeito de quem tem muitas coisas a contar, se aproximou a passos lentos controlados por uma bengala. Ele havia percebido que eu era visita na cidade e vendo meu interesse fez questão de fazer alguns comentários sobre o objeto de minha admiração.
Dizia ele que nos primórdios de Canarana as estradas eram precárias e em muitas épocas do ano ficavam praticamente intransitáveis devido às fortes chuvas. Este avião, por muitas vezes foi o único meio para chegar às cidades vizinhas, principalmente Rondonópolis e Cuiabá para onde levava pessoas para tratamento de saúde, resolver assuntos bancários ou para outros interesses. De lá trazia quase todas as provisões que os agricultores necessitavam como ferramentas, peças, sementes e remédios.
A pista de pouso era uma área de chão batido, sem qualquer tipo de estrutura e nem mesmo dispunha de iluminação. O avião passava por manutenção somente para consertar as partes essenciais. Os instrumentos de navegação não mais funcionavam e o piloto tinha que se guiar pelo traçado da rodovia. Quando era surpreendido por forte chuva ou uma densa neblina, quase sempre perdia o rumo e tinha que ficar por longo tempo sobrevoando a região até voltar a ver a estrada novamente. Nestes casos sofria atrasos e por isso havia a necessidade de aterrissar durante a noite, quando uma singular operação era colocada em prática. A rádio de Canarana convocava os motoristas para que se dirigissem com urgência até ao campo de pouso para identificar a posição da pista com os faróis de seus veículos.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

1º Fly da Larissa e Gustavo no Grumman AA-5 TRAVELER PT-IIN

LARISSA GARITTA,DELFINO,NETO CARNESSECA,GUSTAVO POLLITO
07 de junho de 2014, aconteceu o 1º Vôo da Larissa Garitta com seu namorado Gustavo Pollito no GRUMMAN AA-5 TRAVELER PT-IIN 1973, acompanhada do seu pai o Neto Carnesseca. Foi um vôo local de meia hora pela região de Araraquara-SP, com direito a sobrevoo aos Boeings 737-300 no Centro de Eventos do Cmte. Capistrano, Bueno de Andrada, Museu do Murilo no aeródromo Alberto Bertelli/SSTN, Clube Náutico e outros pontos turísticos da Morada do Sol. 

 
 
 
 
  
  
 
  
 
 
                                                                           
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
LARISSA e GUSTAVO