sábado, 15 de agosto de 2009

Dois Cmtes. em vesperas de Exame Médico 1ªClasse,HASP-JES


Sampa é um bom local para encontro de Velhos Amigos da aviação que se vêem a cada seis meses mais ou menos. Aconteceu um almoço inesperado na Churrascaria Anhembi, em frente ao Campo de Marte (SBMT) dia 13/08/2.009, quando amigos se reuniram para comemorar. Estavam presentes os Cmtes. Delfino, João marcelo, Moacyr Franco JUNIOR, William Teles e seu tesouro. Estivemos também visitando o lindo e mais novo BAR BRAHMA, instalado nas dependências do Aéro Clube de São Paulo, no Campo de Marte
Foram horas alegres e descontraidas, onde foi possível recordar os bons momentos do passado e planejar um futuro encontro na área de Araraquara-SP, Monte Alto-SP, Batatais-SP, Pousada da Limeira-MG e Rancho RUY do Cmte. William com direito a voos no seu avião anfibio LAKE RENEGADO-250.
Cmte.Delfino e Cmte.Moacyr Franco JUNIOR,TAM (B-767)

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CAMPO DE MARTE (SBMT), corre risco de ser desativado.

1ª Turma de Pilotos brevetados pelo Aéro Clube e Vista Aérea da sede em. 1943, Campo de Marte.
Foto Aérea do Campo de Marte-SP em 1.939.



Sempre que posso leio e/ou participo do FORUM da ABUL (www.abul.com.br). Ontem(10.08.09) deparei com uma mensagem do nosso amigo Cmte. Pedro Lobo, tecendo comentários sobre a possível desativação do Campo de Marte (SBMT) para a aviação executiva nos próximos cinco anos, para dar lugar a inovadora Estação de Trens de Alta Velocidade (TAV), projeto do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de São Paulo-SP.
Inacreditável que isso venha a ocorrer, desativando a pista de pouso para dar lugar a uma estação de trem. O próprio complexo de feiras e exposições do Anhembi as margens da marginal do Rio Tiete poderia ser uma outra opção, sem agredir a aviação de pequeno porte.O projeto ousado, tem como principio a linha Campinas-SP / Rio de Janeiro-RJ. Mas as coisas são bem diferentes na visão dos mentores desse projeto: Com a retirada dos aviões, será mantida a operação apenas do heliporto. Além do futuro terminal de passageiros do trem-bala, o projeto prevê a expansão do centro de convenções do Anhembi e a implantação de um parque público, segundo Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). " Temos que repensar a utilização do Campo de Marte. É uma área nobre da cidade, que pode ser reintegrada à sociedade " , comenta Figueiredo, cuja noticia foi vinculada no jornal O GLOBO online as 11:57 hs do dia 10.08.2009 com o Titulo CAMPO DE MARTE DEVE SER DESATIVADO. A idéia é que todas as mudanças deverão estar prontas até 2.014, ano da Copa do Mundo no Brasil, quando o governo federal pretende que o trem-bala inicie suas operações, mesmo que parcialmente. Segundo fontes do jornal, a área do Campo de Marte pertence à Aeronáutica e o Ministério dos Transportes já abriu discussões técnicas com os militares. Na operação do TAV, será necessário usar o espaço da pista atual, hangares e estacionamento para aeronaves, não apenas para construir a estação de passageiros, mas para oficinas e pátios de manobras que darão suporte ao trem.

UM POUCO DA HISTÓRIA desse campo.
O aeroporto Campo de Marte (SBMT), localizado no bairro de Santana, zona oeste da cidade de São Paulo-(SP), foi a primeira infra-estrutura aeroportuária da cidade, fundada em 1920, quando foi construída a primeira pista para pousos e decolagens da cidade com 1.600 metros de extensão por 45 metros de largura.
Durante a Revolução de 1.932, o local chegou a ser bombardeado por ordem do governo federal, pelo fato de os pilotos do aeroporto terem integrado o Movimento Constitucionalista. Dois anos depois o Parque da Aeronáutica, instalou-se no local, ocupando boa parte do complexo e hoje o aeroporto opera com apenas aeronaves de pequeno porte e helicópteros.
Entre as atividades desenvolvidas hoje no Campo de Marte, além da aviação executiva e dos táxis aéreos, estão escolas de pilotagem de aviões e helicópteros, oficinas de manutenção e vendas de componentes e peças para aeronaves, os serviços aerotático das policias civil e militar. O local ficou conhecido Campo de Marte, pois foi inspirado em uma praça parisiense homônima, sobre a qual o aviador brasileiro SANTOS DUMONT voou a bordo de um balão em 1899.
Obs: Sobre a História do Campo, os dados e fotos foram obtidos do acervo histórido do Museu do Aéro Clube de São Paulo-SP, que opera na área.


segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Com SEAN TUCKER em 2.005 na Feira EAA de OSHKOSH-USA


Delfino na EAA AIRVENTURE OSHKOSH-USA,2005, com SEAN TUCKER.

SEAN TUCKER em 2.009,ORACE TEAM.

O piloto de acrobacia aérea,Sean D. Tucker é uma vida marcada por uma busca pela excelência pela acrobacia aérea e aperfeiçoou sua habilidade. Ele nunca está satisfeito a menos que ele está a aprender novas manobras, aperfeiçoar uma habilidade, ou conquistar uma nova essencia de vôo com a máquina que pilota. Em voar Shows Aéreos, Sean Tucker (www.oracle.com/cluboracle/teamoracle/about.html) é o primeiro piloto do mundo em termos de entretenimento, com valor integrado na pilotagem e habilidade, sobretudo profissionalismo. Fazendo Airshows, desde meados dos anos 70 já ganhou numerosos concursos de acrobacia. Participou praticamente de todas as Feiras de Aviação nos Estados Unidos e é presença marcante na Famosa FEIRA da EAA DE OSHKOSH. Tive o prazer de assistir suas exibições na edição de OSHKOSH-USA-2005 e estar ao seu lado nos momentos em que com simplicidade de um às recebe as pessoas, dedicando seu tempo ao publico. Essa é uma grande qualidade de um grande aviador que sente prazer em falar das suas manobras arrojadas e do seu próprio show. Desde os anos 70, Sean tem voado mais de 1000 espetáculos em mais de 425 Airshows, na frente de mais de 80 milhões de fãs. Ainda nessa temporada de 2.009, sozinho Tucker e Team Oracle irão entreter cerca de 10 milhões de fãs em 15 shows em toda a América do Norte. O nível de profissionalismo e emoção que a Sean's Airshow exibe não é coincidência. Ele prática treinamento de shows aéreos, sua rotina, três vezes por dia. Sean Tucker dedicou toda sua vida adulta a explorar a arte do vôo acrobático e após mais de 10.000 horas/vôo praticando, sua paixão continua a crescer. Ele é mais inspirado pela magia e disciplina de vôo e todos os anos ele continua a melhorar suas habilidades como um aviador em sintonia com a maquina que representa. Para suportar a extrema exigência física de cada rotina, Sean mantém um rigoroso treinamento físico diario, ao longo de 340 dias por ano, em uma rotina de ginástica e levantamento de peso em dias alternados.
Sean é um líder no Airshow negócios, bem como a maior indústria da aviação de acrobacia. Ele recebeu de todas as mais altas honrarias da indústria de Shows Aéreos. Além disso, Sean foi nomeado como um dos Legendários Vivos em Aviação, recebendo a medalha Águia Crystal Award, entregue em 2001 pela USAF, comenda de Eagles e nomeado como uma das Living Legends of Flight. Isto coloca Sean Tucker na elite seleta de um grupo de aviadores e astronautas, que inclui General Jimmy Doolittle, general Chuck "Yeager, Bob Hoover, Gene Cernan e John Glenn. Esteve se apresentando na Feira de Oshkosh desse ano com a sua ORACLE TEAM.