quinta-feira, 8 de setembro de 2011

OSHKOSH-2011, visita a CESSNA AIRCRAFT ...





























































































































































































Em Oshkosh-Wi/USA reúnem-se centenas de empresas e vendedores de produtos para uso na aviação em geral. Entre esses expositores estão grandes fabricantes de aeronaves. Entre as pioneiras do mercado estão a lendária CESSNA AIRCRAFT COMPANY, produtora de magníficas e versáteis aeronaves, principalmente pela contribuição na Aviação Geral com seus monomotores de uso nos mais variados segmentos. Aqui no Brasil, nas décadas de 50,60,70 e 80 foram os pioneiros desbravadores dos sertões e continuam até hoje sendo utilizados nos mais longínquos rincões, por serem verdadeiros utilitários. Fazendeiros empregaram os monomotores da CESSNA na abertura de suas fazendas e com relação ao Garimpo nem se fala da versatilidade dessas aeronaves asa alta. Monomotores que ficaram para a história.
Hoje o carro chefe da CESSNA nesse segmento de usos em geral, construídos em larga escala, são os monomotores turboélice C-208 CARAVAN e GRAD CARAVAN e o C-206 TC/Turbo empregados na operação em pistas precárias. Pau para toda obra. Na gama de produtos apresentado em OSHKOSH-2011, além dos novos jatos executivos, apresentou o tão comentado lançamento do pequeno monomotor categoria LIGHT-SPORT Cessna Skycatcher, oferecido para os amantes da aviação aerodesportiva e para treinamento primário de pilotos.
Aproveitei a oportunidade da estada em OSHKOSH-2011 para visitar a CESSNA e rever os amigos do suporte técnico TAM MONOMOTORES, representantes de vendas no Brasil que lá se encontravam. Ao mesmo tempo conhecer junto com amigos os lançamentos CESSNA. Na minha área de atuação o maior interesse foi pelo monomotor de 06 lugares, o famoso Cessna-206 TC/Turbo, tendo ficado encantado com a nova linha da aeronave, com muito destaque nas melhorias implantadas no projeto. Valeu realmente a visita aos amigos da CESSNA, onde fomos muito bem recebidos por todos. Em particular pelo HUMBERTO FERREIRA VINHAIS/Sales Department, PEDRO LORENTZ G. SOUZA/Sales Engineer, BRIAN QUINDT/Contract Administrator and Delivery Pilot.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TELA RADAR, algo interessante no Ar....



Quando tiver um tempinho livre, uma boa diversão é acompanhar ao vivo a movimentação Radar do Controle São Paulo/SBSP e foi o que fiz hoje em alguns intervalos do dia. O site é super-legal e foi disponibilizado para os amantes da aviação. No seu próprio computador, pela TELA RADAR/SP (http://www.telaradar.com.br/) você sabe como anda o tráfego aéreo na TMA/SP ao vivo. Poderá ainda acompanhar os aviões dos amigos, sabendo prefixo da aeronave e se tem alguém na Aviação Comercial, sabendo o numero do voo poderá saber a posição da aeronave comercial. Bons voos e bons divertimentos...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Está nascendo o mais lindo C-170 do Brasil...


























































































































































O Cmte. Paulão (Paulo Bizagio) é um dos grandes amigos que tenho em São José do Rio Preto-SP. Ele tem um dos mais lindos Cessna-310 bimotor, o PT-ONX, com o qual está sempre voando. É o tipo de pessoa carismática que todos gostam de estar ao lado. Muito atencioso prestativo e cordial nos seus negócios. É o típico individuo que teve a sorte de nascer em berço de ouro e que se não gostasse de voar nem precisava trabalhar muito. Poderia apenas viver das suas fazendas, mas preferiu ter seu TÁXI AÉREO para prestar serviços aos amigos e estar assim sempre no ar, longe da vidinha monótona dos que vivem sós em terra. Como todo ser normal ele tem um sonho, restaurar um velho monomotor Cessna-170 A que estava abandonado. Adquiriu a aeronave no Nordeste e trouxe desmontada para São José do Rio Preto-SP, na qual está dedicando boa parte do seu tempo, para transformar no melhor e mais lindo Cessna-170 do Brasil. Está tendo certa dificuldade com o pessoal da entidade que lhe vendeu o “Velhinho Alado” com relação documental, mas que certamente será resolvida. Enquanto isso os trabalhos de restauração estão a todo vapor sem medir os gastos conseqüentes dessa empreitada que está chegando à final, para alçar vôo e voltar ao ambiente para qual nasceu, o céu que é de todos. Com a facilidade típica das importações, hoje tudo ficou muito fácil.
Durante minha jornada tive alguns Cessna-170, desde o primeiro dos anos 50 com asa ainda de tela e montante das asas duplo ao C-170 A com asas metálicas, flaps pequenos, mas de grande desempenho e versatilidade em vôo. Voei alguns outros 170 e C-170 B de amigos com grandes flaps, verdadeiros pioneiros. Cada um de nós tem sua história.
A história do Cmte. Paulo Bizagio pelo interesse em recuperar uma aeronave desse modelo é a seguinte
: Tudo começou com o Cessna-170A PT-ATA que pertenceu ao seu finado avô Raymundo, proprietário da antiga TAAL – Táxi Aéreo Araçatuba Ltda e possuía entre outros vários C-170. Ao morrer no início dos anos 60 o PT-ATA passou para o pai do Paulão, que o utilizava para fazer a ligação entre as fazendas de Paranaíba-MS e sua cidade natal e de apoio, Araçatuba-SP. O Paulão ao nascer em 1964, seu pai foi buscá-lo junto com a mãe em Piracicaba-SP, (pois os avôs maternos eram de lá) com o PT-ATA. Deve ter sido esse amor à primeira vista.
Ao se tornar piloto, tentou comprar o PT-ATA, mas quando descobriu o seu paradeiro o atual proprietário havia lenhada a aeronave e vendido a pedaços. O “ATA” já foi "homenageado" de outras formas: Quando o Paulão comprou um Cessna Caravan-208 em 2000/2001, conseguiu receber ainda na Cessna Aircraft a matrícula de “ATA”, porém com a inicial PR. Acabou sendo chamado carinhosamente de “Prata” na fonia (hoje ele está com o Fausto de Vera Cruz-SP). A empresa de ligações sistemáticas montada pelo Paulão em sociedade com mais duas pessoas em Recife-PE, também recebeu o nome de ATA (Atlântico Transporte Aéreo), depois foi vendida e acabou envolvendo-se no escândalo dos correios para a linha postal noturna. A empresa acabou perdendo suas linhas e ficou com um dois ou três Boeings perdidos no chão.
Por ai você vai vendo a tristeza que ficou o Paulão por não ter a possibilidade de adquirir o PT-ATA legítimo.
Entretanto, conseguiu de outra forma um velho Cessna-170 A, que está acabando de restaurar para manter vivo seu sonho. É assim as pessoas vivem dos seus sonhos...