Saltar de pára-quedas hoje ficou muito mais fácil. Existe a opção de um SALTO DUPLO junto com o instrutor para aqueles que só desejam experimentar a emoção e a adrenalina de um mergulho no céu e mais duas modalidades de cursos para formação de pára-quedista esportivo civil. O Curso ASL um pouco mais demorado em relação a progressão técnica do aluno e o Curso AFF, no qual o aluno já sai em queda-livre acompanhado de dois instrutores. Em Araraquara-SP em alguns fins de semana programados acontece uma área de saltos e nessa ocasião ocorre a oportunidade dos interessados realizarem seu sonho. O pessoal de nível técnico avançado que se concentram no aeroporto de Araraquara nessas ocasiões, apesar de terem suas origens por aqui, vivem na Capital Nacional do Pára-quedismo em Boituva-SP, onde trabalham com o pára-quedismo. Entre outros, você pode saltar com o Instrutor de Pára-quedismo Cassiano, conhecido no esporte como “BOI” . Ligue para ele (016- 97137074), fale com ele ( cassianoboi@gmail.com) e agende seu salto. Mais informação veja nosso site: http://www.osmedievais.kit.net/ . Boa sorte e bons saltos. A gente se vê em alguma área de saltos
sábado, 3 de setembro de 2011
A ESQUADRILHA DA FUMAÇA no aniversário de Araraquara-SP.
Dia 22 de Agosto de 2.011 a cidade de Araraquara-SP comemorou seu aniversário de 194 anos, tendo como destaque, entre shows musicais e outras grandes atrações, a apresentação da ESQUADRILHA DA FUMAÇA no aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão/SBAQ, onde houve a concentração do publico em massa congestionando as vias de acesso e superlotando toda área aeroportuária.
A minha filha Beatriz que não é muito ligada em aviação tinha como sonho ver um Show da Esquadrilha da Fumaça (http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/) e conseguiu nesse dia realizar seu desejo. Fomos muito bem recebidos pelos seus integrantes que carinhosamente nos concederam uma sessão de fotos.
O show começou por volta das 16:00 horas e a estimativa é de que mais de 15.000 pessoas acompanharam o espetáculo de alta performance, finalizadas com um grande coração desenhado no céu ensolarado da Morada do Sol. Aconteceu também na mesma ocasião demonstração de pára-quedismo e voos panorâmicos. O Clube de Aeromodelismo aproveitou para reunir seus associados e realizou um churrasco até altas horas.
Oportunidade que tivemos de rever os amigos e em especial o encontro com o jovem Mateus Rocha, idealizador e fundador do grupo araraquarense EU AMO VOAR e inseparável companheiro do falecido Brigadeiro Fernando Correia ROCHA. Muito nos orgulha a vivacidade do jovem Matheus, um verdadeiro apaixonado pela aviação, que hoje trabalha em uma unidade de FAB- Força Aérea Brasileira em São José dos Campos-SP. Foi quem mais venerou o Comandante Rocha, como gostava de ser chamado e quem conseguiu homenageá-lo em Araraquara-SP antes do seu inesperado falecimento, tendo em certa ocasião realizado com o apoio da Prefeitura Municipal uma homenagem prestada publicamente de reconhecimento e pelos méritos do então Brigadeiro Rocha, que como 2º Tenente Aviador foi um exímio Piloto de Caça, operando os famosos P-47 THUNDERBOLT, tendo atuado na Itália durante a 2ª Guerra Mundial e de onde retornou dessa campanha com gloriosas 75 missões de combate cumpridas. Por coincidência do acaso o Mateus e o Brigadeiro tem o mesmo sobrenome, Rocha.
A minha filha Beatriz que não é muito ligada em aviação tinha como sonho ver um Show da Esquadrilha da Fumaça (http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/) e conseguiu nesse dia realizar seu desejo. Fomos muito bem recebidos pelos seus integrantes que carinhosamente nos concederam uma sessão de fotos.
O show começou por volta das 16:00 horas e a estimativa é de que mais de 15.000 pessoas acompanharam o espetáculo de alta performance, finalizadas com um grande coração desenhado no céu ensolarado da Morada do Sol. Aconteceu também na mesma ocasião demonstração de pára-quedismo e voos panorâmicos. O Clube de Aeromodelismo aproveitou para reunir seus associados e realizou um churrasco até altas horas.
Oportunidade que tivemos de rever os amigos e em especial o encontro com o jovem Mateus Rocha, idealizador e fundador do grupo araraquarense EU AMO VOAR e inseparável companheiro do falecido Brigadeiro Fernando Correia ROCHA. Muito nos orgulha a vivacidade do jovem Matheus, um verdadeiro apaixonado pela aviação, que hoje trabalha em uma unidade de FAB- Força Aérea Brasileira em São José dos Campos-SP. Foi quem mais venerou o Comandante Rocha, como gostava de ser chamado e quem conseguiu homenageá-lo em Araraquara-SP antes do seu inesperado falecimento, tendo em certa ocasião realizado com o apoio da Prefeitura Municipal uma homenagem prestada publicamente de reconhecimento e pelos méritos do então Brigadeiro Rocha, que como 2º Tenente Aviador foi um exímio Piloto de Caça, operando os famosos P-47 THUNDERBOLT, tendo atuado na Itália durante a 2ª Guerra Mundial e de onde retornou dessa campanha com gloriosas 75 missões de combate cumpridas. Por coincidência do acaso o Mateus e o Brigadeiro tem o mesmo sobrenome, Rocha.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
BELA NOITE PARA VOAR...
BELA NOITE PARA VOAR...
O dia tinha sido muito bonito. Havia voado diversas vezes nesse dia e tudo prometia pela escala intensa de vôos que a ultima etapa dessa jornada estava prevista ocorrer à noite. As corriqueiras preocupações com esse tipo de vôo para ser realizado em um monomotor já começaram a dar sinal. Voar é um prazer muito grande para quem gosta dessa profissão, mas quando anoitece as preocupações aumentam com a possibilidade de uma pane de motor ou helice e o risco de um pouso forçado num local inesperado. Confesso que tenho na minha carreira centenas de horas de vôo noturno em mono e bimotores e já passei por algumas situações desagradáveis, das quais consegui sair bem, mas até hoje me preocupo quando tenho que voar a noite. Tento evitar, mas tem ocasião em que a obrigação do trabalho faz com que não tenha outra saída a não ser voar depois do por do sol, noite adentro. Quando o vôo inicia-se próximo da madrugada com a certeza de que o dia vai clarear, os riscos parecem serem menores, pois logo o sol vai nascer para iluminar o lindo dia que amanhece. Sei que a maioria dos acidentes que aconteceram no período noturno, teriam outro desfeche menos trágico se tivessem certamente ocorrido no período diurno. A escuridão da noite, sem horizonte e sem visibilidade com o terreno é uma agravante e um vetor de risco muito grande.
Fico muito preocupado quando estou em casa e escuto pequenos monomotores de instrução com motores de quatro cilindros voando, executando treinamento de vôo noturno sobre Araraquara-SP/SBAQ, onde por sorte temos um apoio da Radio Araraquara/131.60MHZ e pista balizada para operações noturnas e procedimento de descida NDB/205 KHZ, mas como eles vêm de outros aeroportos ou aeródromos ficando à mercê da sorte durante a navegação. Sei que eles têm que fazer isso para se habilitarem a voar noturno, cumprindo o treinamento. Quando os escuto durante a noite, desejo-lhes toda sorte e proteção do mundo. Talvez os jovens garotos iniciantes não pensem como eu hoje, depois de amadurecido e muito tempo de janela.
Entretanto essa sexta-feira de 26 de agosto de 2011 prometia muito. Fui agraciado com um dos mais lindos vôos noturno, retornando para a minha base/Araraquara-SBAQ. A noite estava magnificamente linda e estrelada e chegou mansinho enquanto estava me preparando para decolar com o meu amigo inseparável de trabalho, o Cessna-206 H STATIONAIR,2002. As luzes do aeroporto e da cidade de Campinas-SP foram sumindo e o céu que me aguardava acolheu-me com todo carinho. O 206 mansamente e gradativamente cumpriu toda etapa prevista como sempre. Estava nesse voo sozinho na cabina, pois a mais de 20 anos vôo sem co-piloto e isso é ruim e muito monótono, apesar de saber que espiritualmente tenho "GOD" como meu inseparável Co-Pilot. As costumeiras conversas com o Centro de Controle de São Paulo-SP e depois com a AFA- Pirassununga-SP preenchiam o silencio da noite até escutar a Radio Araraquara para os ultimos procedimentos para pouso final. Entre tantos outros, acredito que esse foi um dos mais lindos vôos noturnos que já realizei. Estava tão feliz por tudo estar dando tão certo, que aproveitei alguns minutos para fotografar o meu ambiente de trabalho, meu escritório, minha sala, minha escrivaninha, meu cokpit, onde passo boa parte da minha vida... Costumo dizer que a sorte é um fator muito importante nesse contexto e acho que tenho muita sorte, por tudo ter dado tão certo comigo durante esses longos 32 anos voando e o meu “Co-Pilot GOD” nunca ter me abandonado...
O dia tinha sido muito bonito. Havia voado diversas vezes nesse dia e tudo prometia pela escala intensa de vôos que a ultima etapa dessa jornada estava prevista ocorrer à noite. As corriqueiras preocupações com esse tipo de vôo para ser realizado em um monomotor já começaram a dar sinal. Voar é um prazer muito grande para quem gosta dessa profissão, mas quando anoitece as preocupações aumentam com a possibilidade de uma pane de motor ou helice e o risco de um pouso forçado num local inesperado. Confesso que tenho na minha carreira centenas de horas de vôo noturno em mono e bimotores e já passei por algumas situações desagradáveis, das quais consegui sair bem, mas até hoje me preocupo quando tenho que voar a noite. Tento evitar, mas tem ocasião em que a obrigação do trabalho faz com que não tenha outra saída a não ser voar depois do por do sol, noite adentro. Quando o vôo inicia-se próximo da madrugada com a certeza de que o dia vai clarear, os riscos parecem serem menores, pois logo o sol vai nascer para iluminar o lindo dia que amanhece. Sei que a maioria dos acidentes que aconteceram no período noturno, teriam outro desfeche menos trágico se tivessem certamente ocorrido no período diurno. A escuridão da noite, sem horizonte e sem visibilidade com o terreno é uma agravante e um vetor de risco muito grande.
Fico muito preocupado quando estou em casa e escuto pequenos monomotores de instrução com motores de quatro cilindros voando, executando treinamento de vôo noturno sobre Araraquara-SP/SBAQ, onde por sorte temos um apoio da Radio Araraquara/131.60MHZ e pista balizada para operações noturnas e procedimento de descida NDB/205 KHZ, mas como eles vêm de outros aeroportos ou aeródromos ficando à mercê da sorte durante a navegação. Sei que eles têm que fazer isso para se habilitarem a voar noturno, cumprindo o treinamento. Quando os escuto durante a noite, desejo-lhes toda sorte e proteção do mundo. Talvez os jovens garotos iniciantes não pensem como eu hoje, depois de amadurecido e muito tempo de janela.
Entretanto essa sexta-feira de 26 de agosto de 2011 prometia muito. Fui agraciado com um dos mais lindos vôos noturno, retornando para a minha base/Araraquara-SBAQ. A noite estava magnificamente linda e estrelada e chegou mansinho enquanto estava me preparando para decolar com o meu amigo inseparável de trabalho, o Cessna-206 H STATIONAIR,2002. As luzes do aeroporto e da cidade de Campinas-SP foram sumindo e o céu que me aguardava acolheu-me com todo carinho. O 206 mansamente e gradativamente cumpriu toda etapa prevista como sempre. Estava nesse voo sozinho na cabina, pois a mais de 20 anos vôo sem co-piloto e isso é ruim e muito monótono, apesar de saber que espiritualmente tenho "GOD" como meu inseparável Co-Pilot. As costumeiras conversas com o Centro de Controle de São Paulo-SP e depois com a AFA- Pirassununga-SP preenchiam o silencio da noite até escutar a Radio Araraquara para os ultimos procedimentos para pouso final. Entre tantos outros, acredito que esse foi um dos mais lindos vôos noturnos que já realizei. Estava tão feliz por tudo estar dando tão certo, que aproveitei alguns minutos para fotografar o meu ambiente de trabalho, meu escritório, minha sala, minha escrivaninha, meu cokpit, onde passo boa parte da minha vida... Costumo dizer que a sorte é um fator muito importante nesse contexto e acho que tenho muita sorte, por tudo ter dado tão certo comigo durante esses longos 32 anos voando e o meu “Co-Pilot GOD” nunca ter me abandonado...
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