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Meu amigo, Cmte. José Celso Callegari hoje é reconhecido no mercado de fabricantes de aeronaves experimentais leves. Conheci o apaixonado pela aviação e construção aeronáutica Cmte. Callegari nos idos anos 70 quando exercia as funções de serralheiro. Na minha juventude freqüentava com amigos amantes da aviação, os aeroportos de Jaboticabal-SP (hoje: SDJC) e Monte Alto-SP (hoje: SDMO) com um sonho, voar e construir um avião. O Callegari também sonhava alto.
Lembro-me de quando construiu na sua serralheria um girocoptero sem motor, o qual era rebocado por um jipe na pista de pouso do aeródromo de Monte Ato em incansáveis corridas, com o incentivo e colaboração entusiástica do Cmte. Izidoro Nunes (in memória), que sem medir esforços e sem nunca reclamar, dirigia o jipe nas frenéticas corridas pelo solo. Inúmeras vezes o Cmte. Callegari alçou vôo por alguns metros acima do solo, mas a pista terminava e a corda limitava sua ascensão mais alta. Certa vez, com os meus amigos Albino Panosso Filho, Vando Carregari (in memória)e Mauricio Tavares tentamos projetar e construir uma aeronave com a qual pretendiamos voar, mas faltou dinheiro e o projeto sustentado mais pelo Albino, acabou ficando somente na cabina da aeronave. O Mauricio foi mais longe, sua familia tinha um sitio e ele com um pequeno trator de lamina, raspou o solo querendo construir uma pista de pouso e decolagem, bem antes da aeronave estar pronta. Tudo acabou ali em frustações. Entretanto bem mais tarde, já estruturado financeiramente consegui construir a minha própria aeronave e o Vando também conseguiu construir a sua. O Albino partiu para a Aviação Agricola e conseguiu comprar seus aviões desistindo da idéia de fazer um.
A história do Cmte. Celso, começa quando abandonou o girocoptero e partiu para a construção do seu primeiro avião experimental, um KR com motor Wosksvagem, um projeto americano que estava tomando vulto no Brasil. Acho que um dos aviões mais construídos no mundo a partir de plantas, que sofreram derivações diversas pelos seus construtores com melhorias significativas. Após o sucesso do primeiro o Cmte. Callegari construiu e colaborou na construção de dezenas deles.
Surgiu então o projeto do CB-300, denominado THRIATLON, desenvolvido dentro da Universidade em Uberlândia, Minas Gerais. O Celso apostou no projeto e pegou para construir o primeiro THRIATLON em Monte Alto (SP) nos hangares da sua empresa (www.aviacaoaerodesportiva.com.br). Criou todo o ferramental necessário para a sua construção, que na sua maioria emprega madeira, resinas, material composto, etc... A construção é totalmente artesanal e despende de muitas horas de mão de obra, dedicação e ajustes, mas provou ser um sucesso de vendas esse projeto. Só o Cmte. Celso construiu e voou três deles e outra dezena de plantas foi vendida pelo seu projetista, estando em processo de construção pelo Brasil todo.
Hoje ele se orgulha em fazer parte deste ótimo momento no setor, acompanhando o ritmo acelerado da construção experimental. Com esse novo lançamento, comprovadamente mostrou a sintonia custo-benefício com as necessidades dos clientes. Busca atender as necessidades dos demais construtores do projeto, oferecendo peças e componentes desenvolvidos por ele, facilitando os novos proprietários com produtos aprovados, robustos, resistentes, econômicos. Cmte. Celso Callegari é um ponto de referencia nacional para os iniciantes na construção amadora.