sexta-feira, 16 de setembro de 2011

OSHKOSH-2011...Procurando os Parentes do meu Grumman...




















































































































































































Como as pessoas têm famílias, os aviões também têm a sua família. Se tiver família têm parente e assim é familia CESSNA, PIPER,BEECH e outras. Partindo desse principio lógico, durante minha estada nos Estados Unidos, visitando a Feira de Aviação de OSHKOSH-2011 estive procurando os parentes do meu Grumman AA-5 Traveler. Tirei um dia para passear pela área de acampamento, onde se concentram as aeronaves visitantes com seus proprietários que acabam fixando residência temporária em barracas de camping junto com suas aeronaves. Centenas delas se espalhavam por uma vasta área gramada com boa infra estrutura para Camping. Andei muito entre uma infinidade de aeronave e barracas de todos os tipos, das mais improvisadas até as mais chiques e confortáveis possíveis. Aproveitei para fazer um Tour fotográfico. Nessa incansável procura consegui encontrar três Parentes do meu Grumman e aproveitei para conversar com eles. Meu péssimo Inglês colegial foi razoável para conversar com o proprietário de um deles que veio voando com seu “TIGER” desde o vizinho Canadá e ali estava curtindo uma bela tarde, apreciando o desenrolar das demonstrações aéreas. Conversando sobre a falta de Beer na festa esse paizão do "Grumman Tiger", mostrou-me um balão amarelo que preso a uma corda ao sabor dos ventos, próximo dali acima das copas das arvores, indicava a área de lazer dos usuários do acampamento onde havia o que estava procurando. Descobri rapidamente o local indicado, perto dali logo na saída externa da área de Camping. Um dos moradores havia montado sua tenda improvisada frente a sua residência de Vôo naquele condomínio, comercializando ali mesmo no quintal da sua casa, refrigerantes, um tipo de churrasco a base de salsichões e para os maiores como eu que não estavam voando, uma variedade de cervejas geladíssimas a US$5,00 cada. Foram 1 Miller Lite e 2 estranhas mas saborosas New Glarus. Havia caminhado tanto entre os aviões e esse foi o ponto final do dia. Saboreei junto com outros americanos algumas Beers durante um bom momento de descanso e assim terminou minha tarde de visita aos Parentes do meu “TRAVELER”. Afinal é encantador e muito mágico os momentos de caminhada entre as aeronaves ali acampadas e os gringos. É um mundo diferente do nosso e da nossa tradição. O curioso é que um parente do meu Grumman, um "Yankee" estava voando com gasolina automotiva e estava muito bem.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

GRUMMAN AA5.... Meu pequeno grande amor....








































































































































Sempre fui Cessneiro, mas hoje um dos meus grandes amores é o meu GRUMMAN AA-5 TRAVELER, o Viajante. Um monomotor muito limpo de 04 lugares, construído entre os anos 1971-1975, foi produzido 834 exemplares que estão voando pelo mundo. Um deles, modelo de 1973, nº de série AA50215 é o meu PT-IIN. O único em vôo atualmente no Brasil.
Logo que comprei o "Laranjinha" fiquei sócio da AYA- THE AMERICAN YANKEE ASSOCIATION dos Estados Unidos. Organização que congrega a maioria dos pilotos e proprietários de GRUMMAN, sendo a THE INTERNATIONAL GRUMMAN-AMERICAN PILOTS ASSOCIATION. Quando você é bem recebido e faz parte de uma Associação, você pode se orgulhar por encontrar novos amigos, uma nova família. Assim durante mais de 03 anos venho acompanhando e pesquisando a verdadeira história da minha aeronave e seus parentes, como os gringos gostam de dizer. Vou aproveitar para contar um pouco da história desse magnífico avião:
Todos os modelos do AA-5 têm quatro assentos sob um deslizamento dossel do canopy, que pode em parte ser aberto no vôo para a ventilação
. A entrada para todos os quatro ocupantes é da raiz da asa sobre o peitoril do dossel/capota. Comparado ao avião do competidor da mesma época os AA-5 são anotados com destaque pelas suas linhas e características de operação agradáveis como a velocidade razoável para a categoria, aliado ao motor Lycoming 0-320-E2G de 150 HP de quatro cilindros e de baixo consumo, cruzando a velocidade de 200 a 220 Km/hora com elevada segurança para seus ocupantes. O AA-5 foi desenhado para cumprir a marca de 121 nós/KT de velocidade de cruzeiro e foi certificado pelo FAA/EUA
A GRUMMAN havia sido vendida para a AMERICAN AVIATION, tendo sido redesenhado em 1975 com significantes melhorias, absorvendo um novo motor Lycoming de 04 cilindros de 180 HP. Passou a chamar AA-5 TIGER (Tigre), com melhorias aerodinâmicas na carenagem do motor, capota, seção de cauda/leme. Em conseqüência dessas mudanças, houve a melhoria na limpeza aerodinâmica. Em 1975 teve uma velocidade de cruzeiro aumentada de 127 nós/KT. Assim o TRAVELER ( o Viajante) foi substituído na produção pelo AA-5A CHEETAH com o mesmo motor Lycoming de 150 HP.
Os coordenadores da GRUMMAN sentiram que o projeto CHEETAH tinha mais potencial que o TRAVELER original, mesmo com as melhorias introduzidas em 1975. No AA-5A as mudanças foram feitas nas capotas de motor para melhorar a refrigeração e diminuir o arrasto. O sistema de exaustão redesenhado, os fairings da engrenagem principal foi melhorado , a aleta ventral foi suprimida e a cauda horizontal foi ampliada para permitir um maior centro de gravidade na escala. A capacidade do combustível foi aumentada dos galões dos E.U. do TRAVELER de 37 para 52 galões no CHEETAH, assim aumentando sua autonomia..
Essa nova variante denominada de AA-5A CHEETAH introduzida a partir do modelo de 1976, com gama de velocidade a mais de 6 nós/KT (7Mph) mais rápido que o Viajante, mesmo com o motor LYCOMING 0-320-E2G de 150 HP. Porque o CHEETAH saiu muito bem como o TRAVELER externamente, o departamento do marketing da GRUMMAN criou “um Tigre Branco pulando, como emblema do CHEETAH para diferenciá-lo do AA-5 Viajante mais velho. A GRUMMAN vendeu sua divisão do avião a AEROESPAÇO GULFSTREAM em 1978 e na nova divisão foi rebatizado o modelo americano pela Gulfstream. Gulfstream continuou a produção do AA-5A até 1979. Um total de 900 CHEETAHs foram produzido.
Nos States ele é muito conhecido como TIPO DE AVIÃO CLUBE/ESPORTIVO. A variação do TRAVELER é o seu irmão o TIGER (TIGRE) AA-5B que foi projetado pelos coordenadores da Grumman, sendo o primeiro foi produzido a partir de 1.974. O TIGER era o resultado do mesmo trabalho de redesenho do TRAVELER AA-5 de 150 HP, mas com novo motor Lycoming O-360-A4K de 180 HP, tendo como resultado satisfatório o aumento de velocidade de cruzeiro para 139 nós/KT, maior desempenho nos procedimentos de decolagem e subida. O peso bruto foi aumentado de AA-5/AA5A de 2.200 libras para 2.400 libras no TIGRE. Externamente o designer do TIGER/Tigre ficou bem parecido com o TRAVELER/Viajante e do CHEETAH. Apenas um pacote de decalques e distintivos diferenciados identifica o novo projeto TIGER em produção continuada até hoje pela TRUE FLIGHT AEROESPACE. Diferencia o novo projeto, o desenho de um TIGRE Correndo em velocidade. Afinal os AA-5 possuem uma historia muito bonita. Um legado da Grumman que acertou desde os primeiros AA-1s YANKEE de dois lugares e os AA-5s de quatro lugares. Não mudaram muito de ano para ano, mas o AA-5B sempre se submeteu a continuas melhorias. Tanto o modelo AA-1A e o AA-5B continuaram sendo produzidos pela GULSTREAM quando comprou a divisão americana da GRUMMAN. Entretanto a GULFSTREAM acabou cessando a produção de todo avião a pistão em 1979. Foi quando o projeto bem sucedido do TIGER/Tigre saiu de produção, após terem sido entregues 1.323 aeronaves desse modelo. Entretanto a empresa foi finalmente vendida para a americana TRUE FLIGHT , (http://www.trueflightaerospace.com/) a qual continuou construindo até hoje o "Tiger",adotando nova tecnologia e melhorias, inclusive com adoção dos novos paineis e instrumentais digitais G-1000,etc... Estive em 2009 na Florida-USA com o Kevin Lancaster, Presidente da TRUE FLIGHT e pude vivenciar essa nova geração do avião, que apesar das inovações mantém a mesma linha de serie.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ESQUADRILHA TEXTOR AIR SHOW no Aniversário de Matão-SP,2011.






































































































































































































































































































































































































































A cidade de Matão-SP completou 113 anos no sábado de 27 de agosto de 2.011. A Prefeitura Municipal preparou uma extensa comemoração, oferecendo durante toda a semana uma programação repleta de muitos atos cívicos, exposições, shows artísticos e culturais, festival de musica, demonstrações de aeromodelismo, pára-quedismo e fechou com Chave de Ouro, o SHOW AÉREO oferecido ao publico. Aconteceu no domingo/28.AGO.2011 das 14:00 as 17:00 horas no aeródromo municipal Armando Nataly, SDLY, onde compareceu em massa o povo matonense.
A ESQUADRILHA TEXTOR AIR SHOW (http://www.aerotex.com.br/) ) novamente esteve em Matão esse ano, com os seus integrantes: BETO, ANDRÉ e TIAGO TEXTOR, com duas aeronaves RV-7 e um COZY. Foi uma apresentação de alto desempenho executado com muito brilhantismo por esses pilotos de acrobacia e demonstração aérea. A Esquadrilha é familiar e além dos SHOWS que dão por todo Brasil, os Textor comandam a empresa de Aviação Agrícola AEROTEX que está no ar a 25 anos, oferecendo serviços de aeroaplicações e combate a incêndios florestais. Sua base operacional localiza-se em Rio Verde-GO.
Quem contratar a ESQUADRILHA TEXTOR AIR SHOW não se arrependerá (textorairshow@gmail.com) . O show altamente técnico encantará a todos. O trio é muito simpático e agrada logo à primeira vista. Ficamos muito felizes com a presença desse grupo e esperamos vê-los novamente muito em breve. Parabéns a Prefeitura Municipal pela nobre iniciativa.