quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O vôo do PT-JUK do Don Ruy,em 19.AGO.09

Cmte. Delfino, curtindo a nova aeronave.
Um beijo de agradecimento ao PT-JUK pelo sucesso do vôo realizado.
Hora do vôo inaugural, mal tempo chegando pelo setor W. Vibração total.











Mecanico Aer. Sebastião Boquinha, revisando a aeronave.




















Cmte. William Teles, piloto do 1ºVôo do avião do Ruy após revisão geral. Novinho de novo.









Plateia de amigos e mecanicos que ajudaram na revisão geral do PT-JUK.


Ruy Teles, feliz e realizado ao lado so seu avião.

Conheci o Don Ruy Teles, quando ele ainda era funcionário no Aero Clube de Ribeirão Preto-sP, nos idos e saudosos anos 70 como mecânico de aviação, prestando serviços na oficina de manutenção. Foi lá em Ribeirão Preto-SP em 1.974 que o Ruy conheceu o Cessna Skylane C-182 P/ 1.974, o PT-JUK. Um lindo exemplar vermelho e branco que um conhecido fazendeiro amigo seu havia comprado e acabava de chegar da fabrica da Cessna nos Estados Unidos-USA. Naquela ocasião ele chegou a fazer as revisões periódicas dessa aeronave, que era cliente da oficina de manutenção do A.C.R.Preto.
Foi amor a primeira vista. Apaixonou-se pelo lindo avião, pelo qual dedicava bom tempo do seu trabalho admirando a aeronave, quando a mesma estava por ali. Como o fazendeiro não era piloto, contratou alguns que passaram por ela voando para suas fazendas, mas sua base era Ribeirão Preto-SP, onde pai e filho empregavam o PT-JUK para suas viagens.
Naquela época haviam centenas de aviões Cessna Skylane, que foram os desbravadores de muitas fazendas, pois eram aviões robustos e pau para toda obra. Entretanto o Don Ruy apaixonou-se pelo JUK e o apelidou de “JUCÁ”. Muitas vezes, quando o avião cruzava em cima do aeroporto na chegada, pegava a perua KOMBI do Aero Clube e ia correndo até na lateral da pista para assistir ao pouso do PT-JUK que garbosamente vinha carregado das fazendas.
Um dia ele prometeu para ele mesmo. Vou juntar dinheiro e futuramente daqui a alguns anos, quando ele envelhecer um pouco, vou comprar uma fazenda e esse avião. Ah...Esse “JUCÁ” ainda vai ser meu...
Enfim, o tempo passou, o Ruy foi ganhando dinheiro, comprou sua própria Oficina de Manutenção de Aeronaves HANGAR-2 em Batatais-SP, hoje com 26 anos de atuação no mercado. Mantendo a gerencia da oficina e trabalhando como mecânico de aviação, conseguiu realizar muitos dos seus sonhos. Entre eles, adquiriu a fazenda, mas faltava alguma coisa na sua vida além das caminhonetes. Passaram-se 35 anos, desde aquele dia em que ele jurou para si próprio que um dia o “JUCÁ” seria dele. Começou a correr atrás do sonho, mas onde estaria o PT-JUK nesse momento da história. Pesquisou tanto e conversou com tantos pilotos que passaram por sua oficina, que acabou descobrindo que o velho JUK estava no norte, sendo empregado nos voos de plantio de capim por via aérea. Estava bastante acabado e seu dono atual estava querendo vende-lo, pois não tinha condições de manter a aeronave que estava com todasa as suas diretrizes de aeronavegabilidade e com os documentos vencidos. O coitado do PT-JUK estava desgastado e em estado deplorável, mas o preço era bom e para o sonhador Ruy que dispões da oficina de manutenção tudo estava se encaixando. Negociou o seu sonho e o proprietário que também é piloto, resolveu transladar a aeronave para a oficina em Batatais-SP sem compromisso.
Ao ver de novo o avião depois de tantos anos, o Ruy se emocionou e não agüentou, caindo em lagrimas. Um homem é forte até que seus sentimentos não sejam abalados. Chorou de alegria ao rever o velho “JUCÁ” e de tristeza do seu estado de conservação desolador. Mesmo assim fechou negocio e o vendedor voltou de ônibus para sua casa no norte, quem sabe também chorando por ter vendido aquela maquina que foi sua companheira de trabalho por tantos anos, garantindo seu sustento e o sustento da sua família.
Vi o avião na oficina do Ruy, a qual freqüento desde a sua abertura, dias depois da sua chegada. O PT-JUK estava bastante desgastado, mas sabia que o Ruy gastaria até seus últimos tostões para deixá-lo novo e brilhante como era em 1.974.
Ninguém conhecia tão bem o avião como o Ruy e ele estava realizado e feliz como um menino quando ganha um doce.
Iniciou os trabalhos de recuperação, mantendo a originalidade da aeronave, partindo para uma revisão geral full de 1.000:00 hs, a qual sabe fazer tão bem. Importou todo o interno da aeronave, refez parte da pintura e os banco, colocou um novo carpete original, novos rádios. Mandou refazer toda a instalação elétrica e de avionics, mantendo a originalidade da aeronave, revisou tudo. Trocou boa parte do assoalho interno,a soleira da porta, os trilhos e todos os componentes vencidos. A cada dia seus olhos brilhavam mais. Passou boa parte das horas cuidando do JUK, fazendo e acompanhando seus mecânicos que capricharam no avião do dono. Finalmente pronto, seu filho Cmte. William Teles que acompanhou todo o trabalho e realizou as importações - USA das peças Cessna, ontem 19.AGO.2009 realizou o 1º Vôo após revisão geral do lindo e rejuvenescido PT-JUK. E eu tive a sorte de estar presente para assistir o espetáculo que foi o seu vôo, apesar das condições meteorológicas próximas estarem se degradando no momento da estréia no ar.
Estava em solo ao lado do Ruy e senti nele a emoção de um sonho conquistado, após 35 anos de lutas, vendo seu filho testando a aeronave. Hoje o PT-JUK é do bravo Don Ruy. Valeu amigão, você merece. Parabéns.
Em breve voaremos com ele para sua fazenda, seu novo lar lá nas montanhas de Minas Gerais. Estou eu ágora ansioso por esse dia, para recordar os tempos em que voava SKYLANE, também nos anos 70.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fotos do Ensaio Fotográfico do meu AA-5 TRAVELER, By Douglas Spoter.



Ensaio fotográfico para a REVISTA americana STAR MAGAZINE.

























O robusto AA-5, PT-IIN em vôo, carinhosamente batizado de "BETTY Boop"








Cmte. Delfino voando com amigos durante o 6ºFERVÔO, edição 2.009.
6º FERVÔO-2009,16 e 17/07/2009, Ituverava-SP.

As fotos em voo da minha aeronave GRUMMAN AA-5 TRAVELER de 150 HP, 1973, PT-IIN foram feitas pelo fotografo profissional e amante da aviação Douglas Spoter de Ituverava-SP. Foram obtidas durante o 6ºFERVÔO-edição 2.009 em Ituverava-SP, 17.07.2009. Segue uma galeria, com fotos reduzidas, pois as originais foram geradas em alta ressolução, como trabalho fotográfico de alta qualidade para a Revista americana STAR MAGAZINE da AYA - American Yankee Associação dos Pilotos de Grumman (http://www.aya.org/), por solicitação diretamente do Editor Eletronico da Revista, DON METZ,que além de piloto é um feliz proprietário de um Grumman TIGER-180 HP. Integro essa associação desde 2.008, como único membro no Brasil (member AYA:17006), por possuir a unica aeronave em disponibilidade de voo. Foi levantado que outras 02 aeronaves modelo AA-5 TRAVELER entraram no Brasil via importação nos anos 70, entretanto estão com seus CAs cancelados e fora de condições de voo atualmente.

domingo, 16 de agosto de 2009

Visitamos o AEROBAR BRAHMA do campo de Marte-SBMT,São Paulo-SP.

Piso superior, Cmte. William e Cmte. Delfino e vista panoramica para o Campo.







Portal de entrada do Bar BRAHMA no Campo de Marte-SP.

Estivemos dia 13.08.2009 visitando a mais nova novidade dentro do campo de Marte em São Paulo-SP. O tão comentado BAR BRAHMA do campo de Marte (SBMT) trouxe mais alegria ao ambiente do campo. Quando se fala em Bar BRAHMA em Sampa, todos logo imaginam o tradicional Bar Brahma da esquina das avenidas Ipiranga com a São João no centro velho da cidade, o qual é um sucesso há mais de sessenta anos.
O BRAHMA do Campo de Marte, nas dependências do Aero Clube de São Paulo-SP, foi inaugurado recentemente, em 17 de abril de 2.009. Tornou-se cartão de visita para quem passa por lá, opera no Campo de Marte ou mesmo visita o local, pois é um bar moderno em estilo avançado, tipo bar temático aberto ao publico em geral. É uma mistura da história da aviação e do próprio Aero Clube de São Paulo, retratada em antigas fotos e a tradição Brahma. Está localizado na Av. Olavo Fontoura, nº 650-Santana, na zona norte da cidade, no conhecido campo de Marte. (
www.barbrahmasp.com/aeroclube).Telefone: (11) 2089.1131
O que mais chama a atenção do publico é um avião monomotor original, vermelho e branco, pendurado no centro do salão principal, o qual transporta o público para a história do Aeroclube. Trata-se de um Piper Cherokee da sua frota de aviões, dos anos 70, o PT-DPV que atuou na formação de centenas de pilotos que passaram pelo Aero Clube. O local é nostálgico e certamente será o ponto de encontro dos aviadores e dos amantes da aviação. Vale a pena ir conferir, fazendo uma visita ao bar nem que for para tomar apenas um chopinho. Estive ali com o Cmte. João Marcelo da Escola Looping de Aviação de Atibaia-SP e com o meu amigo e irmão Cme. William Teles de Batatais-SP, que além de piloto agricola é empresário no ramo de Oficina de Manutenção de Aeronaves a 26 anos (Hangar Dois Manutenção de Aeronaves,SDBA-Batatais-SP), além de Diretor Proprietário da empresa de Aviação Agrícola, AEROAGRICOLA AGROTELES-SDBA/Batatais-SP.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h da manhã até 1h da madrugada. Horário de funcionamento da cozinha: 2ª a 5ª, das 11h da manhã às 1h.6ª e sábado, das 11h às 3h. Domingo das 11h à meia-noite. E de segunda a sexta, das 11h às 16h. Aos sábados, feijoada a partir das 11h. É o bar indicado para quem gosta de aviões, estando em um ambiente de 770 metros/quadrados em quatro espetaculares ambientes: Mezanino, Café, Deque e o salão principal, onde estão os clássicos balcões de chope Brahma, mais um piso superior e um reservado e fechado para reuniões. O tradicional chope brahma custa R$4,50 e o couvert R$5,00 mais taxas. Todos os dias renomados cantores/artistas se apresentam no bar em horários previamente anunciados e cada qual tem um custo o couvert artístico do dia, com preços diferenciados para homens e mulheres. Os espaços internos comportam cerca de 800 pessoas e o deque anexo externo ao ar livre cerca de 500. O andar superior conta com uma parede de vidro que proporciona ampla vista do pôr-do-sol no Campo de Marte e toda movimentação de aviões no Campo, quer seja no taxi ou em vôo.