segunda-feira, 13 de junho de 2011

XXº CONGRESSO MERCOSUL e LATINO AMERICANO de AVIAÇÃO AGRICOLA-2011



















Lazer é lazer, esporte é esporte, trabalho é trabalho. Ultimamente tenho falado tanto aqui de diversão, Encontros Aviatórios diversos, mas ágora chegou a hora de falar sobre trabalho. Afinal, trabalho também na aviação. Setor em que estamos diretamente ligados em função de cargo ocupado na empresa. Lá vamos nós para o XXº CONGRESSO MERCOSUL e LATINO AMERICANO de AVIAÇÃO AGRICOLA-2011 a ser realizado durantes os dias 15,16 e 17 de junho no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis - SC. Vamos encontrar com os amigos do setor aeroagricola, onde vamos trocar experiências, fechar alguns negócios, rever os antigos e por que não também comemorar com eles esse maravilhoso Encontro de Profissionais do setor.O Congresso anualmente é promovido pelo SINDAG – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (www.congressosindag.com.br).
O Congresso-2011 tem, em sua programação, a XXª Reunião do Comitê Executivo Aeroagrícola Privado do MERCOSUL e o 2º Workshop de Gestão Aeroagrícola. O Workshop acontece no dia 15 de junho e contará com a presença de nomes conhecidos na área de gestão. Neste mesmo dia também ocorre o Seminário de Familiarização com Aeronaves Air Tractor Série 500 e Turbinas PT6A.
O local – Situado na exuberante Praia do Santinho, ao norte da ilha de Santa Catarina, e permeado por dunas, costões e muita natureza, o Costão do Santinho Resort é um empreendimento turístico completo. O complexo proporciona aos hóspedes um atendimento de padrão internacional, alta gastronomia, SPA e lazer diversificado. No total são 695 apartamentos, com capacidade para 1.900 pessoas, dispostos em 14 vilas batizadas com nomes de espécies da fauna e flora da região, além da mais completa estrutura para eventos do Sul do Brasil.
Segundo informações do SINDAG: O Congresso Nacional de Aviação Agrícola-2011 é a melhor oportunidade para o encontro de profissionais ligados à Aviação Agrícola, que buscam excelente qualificação profissional, informações sobre legislação, novos nichos de mercado, novas tecnologias e formas corretas de aplicações aéreas; além de servir de palco de exposições para as melhores empresas de produtos, equipamentos, serviços e aeronaves, reunindo em um mesmo local todos os elos que fazem parte da cadeia da Aviação Agrícola. A nova proposta é diminuir o máximo possível os custos para associados da entidade e demais profissionais do setor, motivando-os a participar do evento e, assim, buscar maior qualificação profissional.
A MICROSPIN, empresa do meu conterrâneo GINO PANOSSO, irmão de um grande amigo da aviação, o Cmte. ALBINO PANOSSO FILHO, com o qual estive lado a lado nos tempos da Aviação Agrícola, desde o nosso Curso de Formação PAGR no antigo CENEA- Centro Nacional de Engenharia Agrícola na Fazenda Ipanema em Iperó-SP em 1979, já garantiu sua participação no XXº Congresso Mercosul e Latino Americano de Aviação Agrícola. Com sede em Jaboticabal (SP), a empresa MICROSPIN atua na fabricação de equipamentos em aço e inox, atomizadores rotativos aeronáuticos e na pulverização agrícola, através de componentes aeroagricolas diversos, equipando aeronaves agrícolas para o serviço. Está no mercado desde 1993, aprimorando cada vez mais os atomizadores rotativos, desenvolvidos a partir de uma tecnologia exclusivamente nacional. Com especialidades em inox, a MICROSPIN (http://www.microspin.com.br/) garante com total segurança os resultados esperados nas diversas linhas de trabalho. Nós utilizamos esses equipamentos na aeronave agrícola EMB. IPANEMA-202 da nossa empresa desde 2004 e estamos plenamente realizados com os serviços e o pós vendas desenvolvido por essa conceituada empresa.
Estarei participando desse Congresso na companhia dos amigos de trabalho, Cmte. PAGR: Junior Massom e do Técnico/Executor em Aviação Agricola: Cristiam Ferreira.

domingo, 12 de junho de 2011

O "MF-2 BRASIL" decolou ?




Muitos aviões Experimentais foram e estão sendo contruidos no Brasil. Na sua maioria projetos audaciosos de verdadeiros amantes da aviação. Alguns protótipos fantásticos, os quais foram construídos com muitas dificuldades, mas estão finalmente voando. Alguns até sendo construídos em serie e comercializados. Construir uma aeronave no nosso país, simplesmente com recursos próprios não é fácil. Somente para verdadeiros corajosos homens que acreditam nos seus projetos e ali depositam total confiança. Alguns construtores tiveram sucesso total, outros não. Verdadeiramente, um sonho construir sua aeronave própria, onde alguns até pagaram com a própria vida.
Somente os audaciosos encaram essa dura empreitada numa terra cheia de dificuldades em obter peças e componentes aeronáuticos, pois a grande maioria tem que ser importado e com muita dificuldade. De sonhos nasceram grandes aviões que estão voando por esse Brasilzão a fora.
Em 2009, um conhecido nosso da aviação aerodesportiva estava na fase final de construção do seu projeto denominado por ele de "MF-2 BRASIL" na sua cidade, em Bebedouro-SP. Não tivemos mais noticias com o decorrer dos anos e não tive mais a oportunidade de encontrar com esse construtor, o qual estava empenhando todas as suas economias para ver seu MF-2 decolar. Recordo-me que naquela ocasião, o avião que estava quase concluido, havia sido construido em um barracão no centro da cidade e o seu construtor estava tendo problemas para deslocar a aeronave até o Aeroporto Municipal de Bebedouro-SP/SDBB, onde faria os testes pré-vôo.
Será que ele conseguiu realizar seu sonho ? O "MF-2 BRASIL" decolou ?