quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

NAVION BIMOTOR, Um Lindo Avião....
















A triste manhã de 13 de fevereiro de 2012 amanheceu com nuvens negras, muito nevoeiro, teto baixo. Eram fragmentos das chuvas torrenciais da noite que marcaram o alvorecer da Morada do Sol. Levantei como de costume as 05:30 horas, para iniciar minha jornada de trabalho que seria cheia de surpresas. Cheguei ao hangar da empresa no horário da apresentação para o vôo programado do dia, como manda o figurino, ou seja, mínimo de uma hora antes da hora proposta de partida. Tempo regulamentar necessário para os tramites legais de preparação da aeronave, PLN-Plano de Vôo com a Academia - AFA, consultas meteorológicas do destino, alternativa e da rota. Os meus passageiros chegaram as 07:00 da matina, mas eu já estava lá com tudo pronto junto com meu auxiliar Alex dos serviços de terra/hangar desde as 06:15 horas, tendo tomado algumas xícaras de café que tanto aprecio.
Entretanto o tempo não estava legal, mas a meteorologia previa que iria melhorar e o nevoeiro seria esparso na decolagem, com as nuvens Stratificadas dando aberturas isoladas para o majestoso Céu que é de todos os aeronavegantes de plantão. Dois dos cinco passageiros estavam temerários e convenceram os demais a prosseguir para o destino, trocando os 00:45 minutos de vôo por cerca de 04:00 horas de carro, mesmo tendo que enfrentar uma estrada um tanto perigosa. Tentei convencê-los com minha experiência, para aguardar mais alguns minutos, propondo apresentar uma DLA-Mensagem de Atraso, propondo ao Controle da Área nova hora de calços fora. Infelizmente não consegui essa intenção, mesmo com a ajuda de um dos passageiros, meu habitual companheiro de longos anos em muitos vôos da empresa, o qual acabou cedendo e foi com eles num carro apertado para cinco viajantes. Fiz a Mensagem de Cancelamento do Vôo e resolvi ficar no hangar e no aeroporto/SBAQ, aproveitando para rever os amigos e tomar mais alguns cafés. Vi o tempo abrir por completo por volta das 10:00 horas para os sortudos, oferecendo condições para um perfeito vôo. Alguns aviões começaram a chegar. Assim que o aeroporto abriu visual/VFR, os alunos do Aero Clube local começaram a agitar suas penas e o dia foi muito promissor.
Nesse ínterim estava no saguão da Estação de Embarque de Araraquara-SP/SBAQ administrada pelo DAESP-Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, quando surgiu no pátio uma estranha aeronave. Feia para alguns, mas linda para mim... Fiquei encantado com a aeronave e acho que foi amor a primeira vista. Nunca havia visto um avião desses, mas meus conhecimentos logo analisaram pela aparência ser uma aeronave NAVION. Por ser bimotor estilo antigo achei estranho, pois só havia visto Navion monomotores nos anos 60 e não sabia que existia o bimotor.
Encurtando a conversa com o pessoal do DAESP fui me dirigindo ao pátio para ver de perto essa linda preciosidade e qual não foi meu espanto ao ver descer do estranho avião o único tripulante, meu amigo de longo tempo, Cmte. Marcinho de São Sebastião do Paraíso - MG, Terra da famosa Manteiga Aviação. Fiquei duplamente muito feliz com esse inesperado encontro proporcionado por Deus, que me fez permanecer no aeroporto, coisa que não sou habituado a fazer. A emoção foi tão grande que acabei nem mesmo fotografando o meu amigo ou ter feito uma foto ao seu lado. O avião me encantou tanto que me esqueci deste detalhe, mas não deixei de fotografar esse estranho avião. Foi o primeiro desse modelo que vi na minha vida e o Marcinho contou-me muita história dessa aeronave pelo pouco tempo que ali estivemos. Havia pousado em SBAQ para abastecimento a fim de prosseguir vôo até a Capital Paulista, vindo da minha querida CITY OF ROSES/ Chácara Serradinho, SDXE/Jaboticabal-SP. Coincidência ou não, o proprietário dessa aeronave é o famoso "Netinho" de Jaboticabal-SP, minha Terra Natal, o Jeremias de Paula Martins, dono da JP. Martins Aviação de São Paulo-SP, representante da Piper Aircraft no Brasil. Desde garoto soube que ele é um eterno apaixonado por NAVION e tem alguns antigos monomotores em sua coleção, mas desconhecia esse modelo, o CAMAIR-480.
SBAQ está há alguns dias sem fornecimento de AVGAS-Gasolina de Aviação não sei por que e assim o Cmte. Marcinho perdeu a viagem, tendo que alternar SBRP/Ribeirão Preto-SP, para o reabastecimento e eu ganhei esse presentão do céu, conhecer esse lindo avião, pois sou amante de aeronaves antigas.
Se você está curioso e quiser saber mais sobre essa fantástica aeronave vale a pena acessar o site: http://www.twinnavion.com/
HISTÓRIA
O Camair Navion Bimotor, segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre
era uma aeronave civil, utilitário produzida nos Estados Unidos na década de 1950, convertendo Navions Monomotores Ryan em Biimotores pequenos. Conhecido pelos americanos como TWIN NAVION. Foi um dos tais programas para melhorar o desempenho do Navion monomotor muito agradável, porém considerado como sendo de fraca potência (o programa outro resultou na TEMCO-Riley Navion D-16A Twin). Este projeto Navion Bimotor foi realizado pelos irmãos White da Engenharia White, em San Antonio, Texas. Eles substituíram o motor do Navion com um compartimento de bagagem, montando dois motores dentro naceles novos associados as bordas das asas principais, equipando a aeronave com uma cauda nova em fibra de vidro, e acrescentando os tanques de ponta feitas de latas recicladas napalm Segunda Guerra Mundial. Designado o WE-1, o protótipo e os direitos foram vendidos para Camair logo após seu primeiro vôo em 1953, e a Autoridade de Aviação Civil da época concedeu a certificação de tipo, tendo isso sido alcançado em maio 1955 sob o nome Camair 480 (o número referindo-se a potência total das duas motores, ou seja dois motores de 240 HP). As vendas foram lentas e a industria Camair construíu apenas 25 exemplares antes de vender os direitos dessa aeronave em 1959. A titularidade desses direitos iria mudar de mãos duas vezes novamente na década seguinte.
Características e Especificações do modelo CAMAIR-480D:
Tripulação: Um piloto
Capacidade: 3 passageiros
Comprimento: 28 ft 0 in (8,53 m)
Envergadura: 34 ft 8 in (10,57 m)
Altura: 10 pés 8 (3,25 m)
Área da Asa: 184 ft2 (17,1 m2)
Peso vazio: 3.000 lb (1,360 kg)
Peso bruto: 4.500 lb (2,041 kg)
Motores: 02 × Continental IO-520, 240 HP (224 kW)
DESEMPENHO TÉCNICO:
Velocidade máxima
: 215 mph (346 km / h)
Teto de serviço: 22.000 pés (6.700 m)
Razão de subida: 2000 pés / min (10,2 m / s)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bem Vindo a Central de Vôo Anjo...







São Pilotos Voluntários abenegados que dispõem a prestar serviços com seus aviões ajudando seus semelhantes. E eles estiveram presentes na Internacional Feira de Aviação de OSHKOSH-2011 e eu estive lá...
A Central de Vôo Anjo (AFC):
http://www.angelflightcentral.org/ é uma organização voluntária sem fins lucrativos dedicada à remoção de necessitados arranjando transporte de longa distância em momentos de crise pessoal e comunitária.
Hoje, voluntários e apoiadores AFC em todo o Centro-Oeste tornaram possível mais de 15.000 voos "gratuitamente", que abrange 7000 mil milhas. Estão ajudando milhares de famílias cuidando de saúde. São especialistas em lugares de dificil acesso, operando em campos remotos quando existem necessidade especiais, e outros destinos para os esforços de ajuda comunitária em desastres e pelas proprias razões de compaixão.
A Central de Vôo Anjo (AFC), está localizada no coração do centro-oeste americano, colaborando de costa a costa, dando asas a esperança todos os dias!
Para integrar o quadro voluntario de pilotos da AFC, os minimos requisitos para os Pilotos Voluntarios são: Prestar serviços de transporte sem custo para os passageiros de vôo Anjo Central, desde que o piloto tenha um seguro e um
Certificado de Piloto Privado minimo valido no FAA e Atestado Médico atualizado.
Realizar uma qualificação de instrumentos e manter valido o Certificado IFR/Vôo por Instrumentos, porém não obrigatorio, mas desejado.
Ter registrado 250 horas em Piloto em Comando (PIC) e um total de 500 horas de vôo minimo. ( O requisito de tempo total é dispensada se piloto possui um Certificado de Piloto Comercial)
Ter registrado minimo de 25 horas em aviões monomotores/no modelo a ser voado e minimo de 50 horas em aviões multimotores a pistão ou turbohelice.
Possuir ou ter acesso a uma aeronave com aeronavegabilidade em dia (conforme definido pelos Regulamentos Federal Aviation)
Operar cada voo em conformidade com as FAR e da AFC Pilot Handbook Voluntário,
provando a manutenção da aeronave com seguro de responsabilidade civil por assento.
Apresentar os Certificados da aeronave / certificação pela Federal Aviation Administration, apresentando também cópias do certificado de piloto (s), emitido pelo governo ID e Certificado Médico apto.
Fornecer uma foto digital para o Crachá de Identificação voluntário na Central de Vôo Anjo. Completar na AOPA Air Safety Curso do Instituto de Pilotos Voluntários voando vôos de benefício público. Concluir pelo menos um curso, aprovado em matéria de Segurança de Vôo anualmente.
A AFC complementa aos Pilotos Voluntários com um Programa de Orientação ao piloto antes de aceitar realizar os vôos. Tem como obrigação reafirmar anualmente com AFC e voar pelo menos dentro da AFC um vôo a cada 24 meses permanendo no quadro de atividade como Piloto Voluntário.
Uma passagem legal e comovente que esses pilotos voluntários contam é:
"Depois que o avião estava nivelado, ela compartilhou sua história: diagnosticada com câncer do pulmão e com apenas alguns meses para viver ... Quatro anos mais tarde e depois de muitas viagens para o tratamento, o câncer não cresceu. Pouco antes de pouso, com os olhos cheios de lágrimas, ela colocou a mão no meu braço e disse, Angel/Vôo de Anjo salvou minha vida ... Quero dizer a todos vocês, OBRIGADO do fundo do meu coração. "
A história de Angel Vôo Central
Fundador e Presidente Emérito, James H. Stevens, Jr. revive o início:
"Seu nome era John/João, um menino Coreano de oito anos de idade adotado sofria de uma rara anomalia cardíaca impedindo o seu sangue de receber oxigênio suficiente. Ele ia morrer sem uma operação. Entretanto nenhum seguro de saúde os pais adotivos possuiam e financeiramente estavam experimentando tempos difíceis. O hospital daquela localidade simplesmente não tinha os conhecimentos necessários para realizar a cirurgia no John/João necessárias para ele continuar vivendo. Um cirurgião e um hospital em outro estado concordou em salvar a vida desta criança sem nenhum custo para a família. Mesmo assim eles não tinham como fazer John/João chegar as instalações do Hospital que estava oferecendo todos os serviços necessários gratuitamente.
Eu me ofereci para levá-lo no meu avião. Fiquei chocado ao ver a cor azul da pele de John. Quando ele foi levado para o avião, ele olhou nos meus olhos e com o maior sorriso que você já viu deu-me uma saudação e disse: "Eu estou pronto para meu primeiro vôo, Capitão!" Durante o vôo ele estava nos braços de sua mãe com ela administrado oxigênio. Após o desembarque, ele animou-se e perguntou: "Posso ter minhas asas agora?"
Sua mãe estava claramente sem palavras, e não sabia o que fazer ou dizer. Simplesmente me deu um longo abraço de urso com lágrimas escorrendo pelo seu rosto. Sem dizer uma palavra eles me deixaram e isso me contaminou. Naquele dia eu voei mais de nove horas e não fiz uma vez nenhum lamento da minha decisão. "
Desde aquele dia em agosto de 1995, Angel Vôo Central (então: Wings Over Mid-America) com a ajuda de mais de 1000 pilotos voluntários, temos voado mais de sete milhões de milhas e temos ajudado a transportar mais de 15.000 passageiros. Conforme caminhamos para o futuro, será a generosidade dos nossos Pilotos Voluntários, doadores e apoiadores que nos permitirá "proporcionar vôos livres para as pessoas em necessidade".
Obrigado por 15 anos maravilhosos!
Servindo Texas, Oklahoma, Louisiana,
Arkansas e Novo México
Contacte-nos em 800-989-2602
A missão do Vôo Anjo South Central é ajudar pessoas que necessitam de transporte aéreo gratuito para fins médicos e humanitários. É o objetivo deles remover a carga de transporte de pacientes para que eles possam chegar ao tratamento médico especializado não disponível para eles no local e se concentrar em obter o bem. Muitos dos nossos pacientes não têm acesso ao transporte convencional ou estão demasiado doentes para serem transportados em seus veiculos ou voar comercialmente. Vôo Anjo está aqui para ajudar! Completamente livre de encargos! Anjo vôo South Central depende totalmente de pilotos voluntários e doações de indivíduos, fundações, clubes e empresas.

O 1º Vôo do "Borracha" no Grumman AA-5...








































































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Não sei por que o chamam de “BORRACHA” e nem quem colocou esse apelido nele. Seu nome é João Roberto Marcelino, um microempresário bem sucedido de Matão-SP, que fabrica produtos ecológicos a base de água e resinas para limpeza, polimento de alto poder de renovação e com ação prolongada e duradoura após a aplicação. Sua empresa é a AQUARIANA como o signo de Aquário (21 de janeiro a 18 de fevereiro), o signo do ar, cujo signo progressista, vanguardista é regido por Urano, planeta das mudanças súbitas, da inovação de pensamento. Signo que representa o futuro, as reformas sociais e tudo o que é alternativo. Aquarianos valorizam a liberdade, a independência, a amizade e a fraternidade. Têm como missão a abertura de mentalidade. São imprevisíveis, idealistas e criativos com características de inventividade, originalidade, intuição, visão larga, sem preconceitos, humanitarismo, afeto impessoal, desejo de mudança, rebeldia, excentricidade, nervosismo. As telecomunicações, a tecnologia, as invenções, os ideais humanitários, a inovação, os grupos, e a própria astrologia possuem afinidade com a energia aquariana. E eu sou um Aquariano e penso que o “Borracha” também é.
Conheci certo dia o famoso “Borracha” revitalizando a hélice de um helicóptero Robison-44 de um amigo deão Carlos-SP. Daí ficamos amigos e geralmente quando nós estamos no Hangar Delfi’s em SDLY-Matão-SP ele aparece por lá com seu violão e o amigo, com o qual faz uma verdadeira Dupla Sertaneja, para alegrar a maioria dos nossos Churrascos Experimentais. Já experimentei alguns produtos de sua fabricação aplicando no meu Grumman AA-5 TRAVELER e não é que a pintura ficou zero bala. O spiner da hélice em alumínio nem se fala e o pretinho das asas e internos da aeronave ficaram uma jóia.
O incrivel Cantor das Multidões, o “Borracha” , vai até patrocinar a revitalização da pintura de um Boeing-727/200, arrematado recentemente em um leilão em São Paulo-SP da Massa falida da grandiosa VASP por um amigo e entusiasta, o Cmte Capistrano. Essa aeronave virá não sei como para a nossa "Morada do Sol", Araraquara-SP, para servir como Recanto Temático da Aviação, com área de lazer, restaurante e visitação publica. Será um verdadeiro paraíso para as crianças e seus pais amantes da aviação que sonham em voar. Estará sendo preservado pelo amor e carinho que tem pelos aviões esse meu amigo corajoso, o qual teve a coragem de adquirir tal patrimônio histórico com recursos próprios.
E numa dessas passagens pelo Hangar Delfi’s, na manhã do dia 29/JAN/2012 acabei levando o “Borracha” para fazer seu 1ºVôo comigo no Grumminha. De inicio ele ficou apreensivo e até assustado, pois o tempo não estava lá àquelas coisas, mas o VFR vôo foi conduzido fantasticamente com o tradicional sobrevôo da minha querida Terra Natal, Jabuka, a “Cidade das Rosas”. Sobrevoamos também a cidade de Monte Alto, Terra dos Dinossauros da Betty, com direito a ver a Serra dos Dinos e sua majestosa Cachoeira no Vale próximo ao aeródromo SDMO de Monte Alto-SP. Foram 50 minutos de vôo panorâmico. Um verdadeiro passeio pelo céu coberto de nuvens stratificadas naquela manhã que prometia um lindo dia...
Nota: Quem desejar conhecer os produtos fabricados pelo “Borracha” para polir, lavar, revitalizar seu carro, sua aeronave, seu barco ou sei lá o que é só entrar em contato com ele: (016)9715-7690, ou pelo e-mail: aquarianarenova@hotmail.com
Sua empresa está localizada na “Terra da Saudade”, Matão-SP: Rua Tito Burini,nº85 no Jardim Paraíso, CEP:15.991-350