sábado, 22 de dezembro de 2018

Coisas da Vida !

Como as coisas nessa vida são engraçadas. As vezes fazemos certas coisas sem saber se um dia isso vai representar alguma importância. Quando você para e passa a refletir sobre a vida, principalmente relembrando o passado, acaba achando graça. Ela é repleta acontecimentos e as vezes conseguimos mais tarde respostas para nossas indagações. Aconteceu comigo, quando ainda criança. Apaixonei-me por aviões. Eles eram tão encantadores e fantásticos. Eu os vislumbrava como algo misterioso e onde estivesse se tivesse avião por perto, queria ir ver. Já estive em cada lugar que você nem consegue imaginar, vi cada avião e tudo era motivo para estar por perto deles. A minha existência e a minha memória desde criança acaba me devolvendo as gratificantes lembranças, de momentos que não voltam mais, mas valeu estar lá naquela época, naquele instante e que foi um dos instantâneos da minha vida.
O bom é quando você conta alguma coisa e pode provar algo, com foto que sem saber a razão por um acaso acabou tirando. Instantâneos que ficam para sempre através da imagem de quem vivenciou aquele momento. Cacei muitos aviões e registrei com as minhas velhas maquinas fotográficas e guardei a sete chave essas preciosas relíquias, no fundo do baú. Verdadeira aventura para um apaixonado por aviões e sem muitos recursos, mas com sacrifício acima de tudo. Aqueles aviões traziam tantas inspirações e me dava forças para seguir em frente, na batalha que não seria fácil...Ser Aviador um dia. Afinal, a luta foi difícil, mas a vontade sempre imperou no meu caminho. Cheguei aonde cheguei e sou Feliz por isso, pois saí vitorioso depois de tantas e tantas derrotas. Batalhas perdidas, batalhas ganhas....essa é verdadeira vida ! Vida de um apaixonado por aviões.                                                                                                                Não é que você vai atingir todos os seus objetivo. Existem muitas pedras pelo caminho. O importante é se conhecer e ver até aonde você quer chegar. Quando eu nasci eu já sabia o que queria ser na vida e lutaria a tudo custo pelo meu objetivo.
Você já parou para refletir sobre a vida? Ela é repleta de questões, de desdobramentos, mas dificilmente conseguimos todas as respostas que precisamos. O melhor a se fazer é viver dia após dia e sempre emanar o que você quer receber. A existência te devolve tudo o que você oferece a ela.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Nasce o PACAS – Para Clube Águia do Sol em Araraquara-SP.

Nos anos 70, uma turma de garotos araraquarenses apaixonados por aventuras fundam o “OCIBAS”, uma Organização Civil sem fins lucrativos, cuja finalidade seria busca e salvamento. Na mesma ocasião,  nascia em Santos-SP  o “SATS”- Serviço Aéreo Terrestre de Salvamento, também uma entidade civil sem fins lucrativos, formada  por um grupo de seletos paraquedistas. Era o inicio do paraquedismo civil esportivo prestando serviços à comunidade, só que os garotos de Araraquara-SP não eram paraquedistas. Com essa intenção conseguiram um instrutor de paraquedismo do CPC-Clube de Paraquedismo de Campinas-SP que estava no auge do esporte, o MIRO (Adalmiro Dondon Filho), que começou a vir para a Morada do Sol instruir esses garotos.Ocasião em que foi fundado o PACAS - Para Clube Águias do Sol, com a ajuda do Prefeito Municipal na época, Sr. Rubens Cruz, feliz proprietário da Empresa Cruz de Ônibus. 
Isso aconteceu logo após a reabertura do CPJ em Jaboticabal, ocorrida em 03 de maio de 1971 e nós do CPJ como a turma do PACAS crescemos unidos, lado a lado nas nossas atividades. Jaboticabal-SP sob a responsabilidade do instrutor FERNANDO FURUKAWA que delegou poderes ao experiente paraquedistas COSTA FILHO (João Fernandes da Costa Filho) até o próximo Curso de Monitor de Paraquedismo, o que aconteceu no CTA em São José dos Campos-SP, quando o COSTA FILHO assumiu definitivamente o CPJ como Instrutor responsável e iniciou a formação de novos alunos, com cursos de duração  mensal. Lá em S.José dos Campos, durante o Curso de Monitor COSTA FILHO conheceu o paraquedista PANGONI do CTA que pertencia ao Clube de Paraquedismo de lá, o qual emprestou um paraquedas comandado para uso do CPJ -Clube de Paraquedismo de Jaboticabal-SP.
Devemos muito também aos irmãos paraquedistas STEIN do CPL – Clube de Paraquedismo de Limeira-SP, que nos emprestou parte dos equipamentos de saltos (paraquedas principais e reservas), para o inicio da formação dos alunos no CPJ. Havia uma grande harmonia naquele tempo entre os paraquedistas. Era uma grande irmandade e um procurava ajudar o outro e assim os clubes foram se proliferando pelo Estado de São Paulo e o paraquedismo esportivo foi crescendo a todo vapor. 
Nós tínhamos um órgão regularizador constituído na sua maioria por paraquedistas militar da BRIGADA AEROTERESTRE do Rio de Janeiro-RJ, a “UBP” – União Brasileira de Paraquedismo e com o surgimento de inúmeros clube no Estado de São Paulo, foi fundada “FPPq” - Federação Paulista de Paraquedismo. Deu-se então o inicio dos Campeonatos Paulistas de Paraquedismo, entre os Clubes filiados. Naquela época, os alunos paraquedistas além de receber todo conhecimento e treinamento técnico de aterragem, navegação, sinalização Terra-Ar, deviam aprender a dobrar seu paraquedas antes do 1º Salto, que era realizado com o equipamento dobrado por ele,  supervisionado pelo instrutor ou por um paraquedista mais experiente.
Nesse meio de tempo, prevendo a reabertura do CPJ que encontrava com as suas atividades paralisadas, o COSTA FILHO conseguiu com o pessoal do CPP – Clube de Paraquedismo de Piracicaba-SP, ao qual pertencia e onde o havíamos conhecido, um curso de paraquedismo gratuito para nós três jaboticabalenses: DELFINO, HIDE (Hidetoshi Ota) e ALBINO (Albino Panosso Filho). O IGNÁCIO (Joaquim Ignácio de Campos) veio depois a integrar a equipe, tendo realizado seu curso com o recém-formado instrutor COSTA FILHO em Jaboticabal-SP e assim caminhou a humanidade. 
O instrutor MIRO em continuidade, dando instrução em Araraquara-SP formou os garotos da época e a OCIBAS foi esquecida, dando lugar ao PACAS. Com o tempo, um dos paraquedistas de lá, o JAIRO (Jairo Correia de Lima) concluiu o Curso de Monitor de Paraquedismo e acabou ficando até hoje como instrutor do PACAS - Para Clube Águias do Sol. Todos nós eramos uma Grande Família e o JAIRO acabou sendo o Instrutor que formou a Betty. Meu 1º Salto foi em Piracicaba-SP em 15 de maio de 1971 , com a supervisão da Instrutora MARILDA MARCONI, que posteriormente veio a ser a esposa do Fernando Furukawa. Aconteceu do Cessna –C-170A PT-AFU do Cmte. BELO. Subiu no avião naquele meu histórico dia o BISSI, que a pedido da MARILDA executaria meu lançamento e o SAMUEL.